Ir para conteúdo

VARA PARA JIG


Falcão

Posts Recomendados

Boa tarde.

Conforme postei recentemente (e recebi muita ajuda), estarei indo pescar no mar pela primeira vez.

Embora tenha bastante traia de pesca, meu material é todo para pesca em rios e lagos.

Vi que muitas das pescas são feitas com jig, com peso entre 60 e 100g (no local onde vou).

Todavia não tenho vara específica para isso.

Tenho varas para carretilha, de 30-40lbs...

e Varas para molinete, de 60-80lbs...

Gostaria de saber se posso utilizar esse material, evitando gastar muito, afinal é só um dia de pesca. Caso, isso não seja possível, que alguém me indique opções de vara com bom custo benefício (algo que não fuja de R$ 200,00)

Também gostaria de saber se, ao invés de multifilamento, posso usar monofilamento de 40, 50 60 lbs em minha carretilhas Calcutta 400b?

Desde já agradeço a colaboração de todos.

Falcão

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,

Por partes...

O problema do material de água doce no mar é a questão do "sal"... Via de regra os de mar são mais robustos também (freio)

Se o jig usado é na faixa de 60 à 100 g o problema fica mais equacionável ! Você precisa de uma vara resistente, mas flexível (para balançar o jig "lá em baixo").

Se achar nas suas varas algo com essas características, pode usar sem problemas - busque algo que não seja pesado, pois é um "balançar de braços" constante !

Por conta de um dia de pesca, desaconselho a fazer um gasto dessa natureza - vai comprar algo "mediano" que depois vai abandonar... (fique com o que já tem).

Não há contraindicação "técnica" por conta da multi, PORÉM é importante que a resposta ao anzol seja feita o mais rapidamente possível e para isso a multi é incomparável !

Pesca em mar exige um líder em fluorcarbono bem amarrado, pois os peixes de mar são mais velhacos e "suspeitam" das linhas amarradas diretamente nos jigs !

Pense sempre em usar linha de até 40/50 lb, e o líder nessa faixa também, já que não há tranqueiras (imagino) onde vai jigar...

Boa pescaria, e tomara que engate um xaréu para ver o que é um peixe ousado e brigão... :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vara para Pesca Vertical tem um blank e montagem diferenciado afim de ter um trabalho diferenciado para o Jumping Jig... Porem tbm nao recomendo vc comprar so pra ir numa pescaria, ai com o que vc tem! Caso venha a praticar mais vezes, ai sim recomendo a compra de um produto especifico! Eu so compraria a Multi .... Esse tipo de pescaria com nylon nao eh legal, vai perder a resposta imediata no trabalho do Jig e na fisgada! Compraria so uma multi e iria com o que vc tem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão ... se não me falhe a memória ... vai pra Ilhabela não e ?

veja bem ... jumping jig ? ... muitas das pescas ? ... não ... a maioria ainda é isca natural ...

pode usar seu equipamento de agua doce ? ( molinete e carretilha ) ... certamente , mas tenha o cuidado de lavar e lubrificar o equipamento ( o sal não perdoa nada ) ... leve agua doce e jogue sobre o equipamento após cada uso ... não deixe o sal secar  ...

jigs entre 60 a 100 gramas ? ... depende ... eu diria entre 100 e 150 gms ... ( se for em dia de maré grande , com certeza terá alguma correnteza ) ...

pode usar suas varas ? ... logicamente que sim ... não são específicas pra jig ? ... e daí ? ... usa assim mesmo ... só não pode ser muito mole , ou muito duras ( tem que ter uma certa flexibilidade pra poder trabalhar o jig adequadamente ) ... se for trabalhar o jig mais lentamente sempre tem que manter o contato com ela .... se for mais rápido , tem que ter flexibilidade ( e força ) suficiente pra tracionar o jig ...

mono ? ... até pode , mas lembra que pode ter correnteza ... mono dá muito arrasto ( correnteza ) pq vai ter que trabalhar com uma mono mais grossa ( o que não acontece se for multi ) ... com multi vc pode usar linha mais fina ... isso quer dizer , menor arrasto ( isso significa que necessite menor peso de jig pra descer ao fundo ) ... menor peso de jig = menor esforço de trabalho ...

mono grosso ... = mais elasticidade = menor sensibilidade .... vc dá uma "jigada" aqui em cima .... o jig vai "andar" metade lá em baixo .... compreende ? ... por isso é aconselhável o uso de multi .... e até pq , a multi vc não perde ... vai utilizar em outras pescarias ...

calcuttá 400 ? ... não ... muito pesada ... só se for usar pra isca natural ( de fundo ou à deriva ... popular isca boba ) ...

jigar requer algum esforço físico ... melhor ( meu conselho ) utilizar molinete ( pode ser tamanho 4000 ) ... muito mais cômodo e confortável ... jigar com carretilha eu só faço se for trabalho mais lento ... aí , até acho melhor a carretilha ....

líder ? ... pode ser mono mesmo ... eu só uso mono ( Sumax exo bt ) ... só usaria fluor se fosse atrás de atuns , sororocas , etc ( visão mais aguçada ) ... se necessitar de fluor , pegue sua mono e passe bombril nela ... resultado é o mesmo ...  ah , e não use snap ... amarre direto na isca ou use split ring ( aquela argolinha ) ...

se for trabalhar mais rápido ( aí eu indico as 40 libras ) , entre 5,6" até no máximo 6" = mais força de tração e conforto .... se for trabalhar mais lento , acima de 6" ( pode ser a de 30 lbs ) = amplitude de trabalho maior e melhor apresentação da isca ...

 

"eu" ... no seu lugar ... ficaria nas iscas naturais mesmo ... ( pode usar qualquer coisa ) ... aí se me sentisse confortável , partiria para algo mais específico ( jigs ) ...

 

bom .... minha opinião , ok 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...