Ir para conteúdo

Barco Fluvimar Boto PR 5500 com Mercury 50hp


Posts Recomendados

Bom dia galera do bem!

Comprei um barco modelo Boto Piapara, da Fluvimar, de 5.5m e um Mercury 50hp, ambos novos.

Pegarei o conjunto na Alternativa Náutica de Campo Grande/MS na próxima semana.

Estou em dúvida quanto a hélice a ser utilizada com esse casco, haja vista ter recentemente possuído um Mercury 30 e ter sido necessário realizar a troca da hélice para atingir a rotação e velocidade adequadas.

Os dados técnicos da embarcação, fornecidos pela própria Fluvimar, são os seguintes:

  • Comprimento: 5,50m
  • Larg.Boca: 1,50m
  • Alt.Borda: 0,60cm
  • Larg.Fundo: 1,05m
  • Mot.Miníma: 15hp
  • Mot.Máxima: 50hp
  • Peso aproximado: 125kg
  • Cap. de carga: 580kg
  • Nº de pessoas: 5
  • Calada Máxima: 20cm
  • Pontal Moldado: 60cm

Certamente o barco não pesa 125kg, como especificado acima, já que o levantamos em 2 pessoas e pudemos constatar que seu peço seria de, aproximadamente, uns 100 a 110kg.

Alguém possui ou já possuiu um conjunto semelhante que possa me ajudar na escolha da hélice adequada?

Obrigado.

Abração!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robson, não existe receita de bolo. Se vc comprou modelo de manche, compre um tacometro e veja o rpm  e velocidade atingidos. E de preferencia depois do motor amaciado. E o peso dele deve ser por aí mesmo, em torno de 130kg, visto que se não me engano o boto é feito com chapa 2mm, 100kg ele pesaria se fosse com chapa 1.2mm e sem metade dos reforços. Acredito que esse conjunto se dará bem com hélice 14, e em  uso normal atinja seus 52 a 56 km\h.  Mas isso só na água pra agua pra ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Guto, comprei o relógio para medir.

O modelo do motor é o de manche e o casco 2mm.

Rapaz, se realmente pesar os 125kg fico feliz, demonstra que estou forte (rs).

Lembro de um post que você criou a respeita da hélice do 30hp Mercury. Segui a sua receita e realmente melhorou o desempenho. Outros amigos, com embarcações diferentes que a minha, também trocaram a hélice e também melhorou, aumentando a rotação e a velocidade.

Semana que vem colocarei na água e saberei na prática o desempenho.

O mecânico da Altenativa, Anderson (Xixa), me fornecerá diferentes hélices para testar, por isso queria saber se alguém já possui a experiência com o conjunto.

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano o Renato Barreto aqui e o Angelo possuem os mesmos barcos, ambos com yamaha 40hp.  Vc pode perguntar o desempenho pra eles. Se não me engano o Yamaha com manche usa hélice passo 15.  Boa sorte, vc comprou um barcaço.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Neoti disse:

Boa tarde, tenho um Boto 5.5 pesca com Mercury 40hp elo 20", a hélice em que obtive melhor desempenho foi a 15, com essa hélice ele atinge de máxima 50km/h e a rotação máxima que consegui foi 5 mil rpm.

Fala Neoti tudo bem?

 

Rapaz, nao querendo me entrometer, mas rpm de 5000 está meio baixo para este motor, eu reduziria para passo 13 para atingir os 5500 rpm, da uma olhada no manual que ele diz o rpm ideal.

 

Quando ao post no nosso amigo, como o guto falou, nao tem receita de bolo, pq peso do barco, dos pescadores e principalmente da tralha influenciam muito,  entao so na pratica para saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yamaha 30 não se deu bem com hélice 12, eu tinha pra testar.  Ele batia 5400 rpm em 3 pesados e andando menos que a 13 andando a 5100 rpm.  Vai muito de motor também, tem motor que vai bem com rpm mais alto, outros com com mais baixo.    Negócio é só testando 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/02/2019 em 17:36, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Fala Neoti tudo bem?

 

Rapaz, nao querendo me entrometer, mas rpm de 5000 está meio baixo para este motor, eu reduziria para passo 13 para atingir os 5500 rpm, da uma olhada no manual que ele diz o rpm ideal.

  

Quando ao post no nosso amigo, como o guto falou, nao tem receita de bolo, pq peso do barco, dos pescadores e principalmente da tralha influenciam muito,  entao so na pratica para saber.

Tudo certo e ai ?

A rpm máxima do motor é 5 mil, ja testei com hélice 13 e 14, ma o desempenho foi inferior a 15.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Neoti disse:

Tudo certo e ai ?

A rpm máxima do motor é 5 mil, ja testei com hélice 13 e 14, ma o desempenho foi inferior a 15.  

Ah show, desconhecia o rpm maximo do 40, para mim era igual do 50 5500rpm.

eu to testando de tudo para melhorar a performace do meu. comprei uma hélice passo 12 original da black max, estava com uma 13 de inox, porem a máxima estava muito baixa, e a helice patinava muito quando acelerava, a captação de água dela era pouca.

O ultimo teste que falta eu fazer é com gasolina de alta octanagem.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2019 em 09:58, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Ah show, desconhecia o rpm maximo do 40, para mim era igual do 50 5500rpm.

eu to testando de tudo para melhorar a performace do meu. comprei uma hélice passo 12 original da black max, estava com uma 13 de inox, porem a máxima estava muito baixa, e a helice patinava muito quando acelerava, a captação de água dela era pouca. 

O ultimo teste que falta eu fazer é com gasolina de alta octanagem. 

 

Abraços

 

Opa, eu me enganei no digitar, a rpm maxima do 40 é 5500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2019 em 11:24, Neoti disse:

Opa, eu me enganei no digitar, a rpm maxima do 40 é 5500.

Tinha achado estranho msm, eu acho que se vc diminuir 2 passos vc vai ter mais velocidade final, alem de aumentar a vida util do seu motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Tinha achado estranho msm, eu acho que se vc diminuir 2 passos vc vai ter mais velocidade final, alem de aumentar a vida util do seu motor. 

Já testei hélice 13 e 14 nenhuma das duas passou de 4 mil rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Neoti disse:

Já testei hélice 13 e 14 nenhuma das duas passou de 4 mil rpm.

Neoti, algo de errado nao esta certo pedirei até ajuda aos universitários @Guto Pinto

 

No meu entendimento, quando diminuímos o passo da helice o giro aumenta, e o inverso tbm, está correto Guto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Neoti, algo de errado nao esta certo pedirei até ajuda aos universitários @Guto Pinto

 

No meu entendimento, quando diminuímos o passo da helice o giro aumenta, e o inverso tbm, está correto Guto?

Na teoria 1 polegada que vc abaixa o motor sobe 300rpm e ao contrário idem. Por exemplo se seu motor anda com hélice passo 14 a 5000rpm,  se vc colocar uma 13  ele subirá pra 5300rpm, e se colocar   uma 15 ele cairá pra 4700.    O que tem que que ser verificado é se esse ganho de RPM muda a eficácia  do motor e isso só pratica que se ve.   Eu por exemplo tinha um Mercury  25 Seapro (30) que  vem com hélice 13 original,coloquei uma 12 MFX e o RPM subiu 250  e depois uma 12 Sorabo  e o o RPM subiu 500!! Ou seja teve variação entre uma hélice e outra .  No caso do Mercury essa subida de RPM melhorou em torno de 3km/h com barco em uso de pesca( 2 a 4 pesados e tralha) , já no Yamaha 30 atual eu troquei a 13 original pela 12 Sorabo, subiu 300 RPM mas não teve melhora com barco cheio e até perdeu velocidade com duas pessoas  e tralha ,então como já disse não tem muita na receita de bolo, tem que ir pra água pra ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Guto Pinto disse:

Na teoria 1 polegada que vc abaixa o motor sobe 300rpm e ao contrário idem. Por exemplo se seu motor anda com hélice passo 14 a 5000rpm,  se vc colocar uma 13  ele subirá pra 5300rpm, e se colocar   uma 15 ele cairá pra 4700.    O que tem que que ser verificado é se esse ganho de RPM muda a eficácia  do motor e isso só pratica que se ve.   Eu por exemplo tinha um Mercury  25 Seapro (30) que  vem com hélice 13 original,coloquei uma 12 MFX e o RPM subiu 250  e depois uma 12 Sorabo  e o o RPM subiu 500!! Ou seja teve variação entre uma hélice e outra .  No caso do Mercury essa subida de RPM melhorou em torno de 3km/h com barco em uso de pesca( 2 a 4 pesados e tralha) , já no Yamaha 30 atual eu troquei a 13 original pela 12 Sorabo, subiu 300 RPM mas não teve melhora com barco cheio e até perdeu velocidade com duas pessoas  e tralha ,então como já disse não tem muita na receita de bolo, tem que ir pra água pra ver. 

Ah sim @Guto Pinto concordo com vc que não existe receita de bolo, porem sempre fui orientado a primeiro verificar a bater a rotação indicada e depois me preocupar com velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Saudações; inicialmente parabéns pela compra , voce falou em 50 hp mercury japones e para este motor com certeza após o amaciamento como primeiro tanque este motor sera ótimo para este conjunto. por experiência e aprendendo muito neste fórum use a hélice original  passo 10 1/4 x 14" ou a 10 1/4 x 15" que obtera o melhor resultado. neste conjunto tenho certeza que com 250 kg deve andar acima de 55 km e a rpm total pode chegar a 5800 . após amaciar se não ocorrer essa performance tenho certeza que tem problemas de carburação. boa sorte e grandes alegrias. este motor toca uma lancha com casco de fibra pesando muito com cinco pessoas a bordo com passe 15 acima de 50 km fácil . esta com um grande motor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos , Robson não precisa nem perder tempo e dinheiro a hélice ideal para o seu conjunto e 10 3/8 X 14  (sorabo ) e de três voltas fechando  na haste do avanço caso não resolva confira o sincronismo dos carburadores , a regulagem de mistura e 2 3/4 , abraço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

Pois é Vladimir, usei essa hélice indicada por você, da Sorabo, e por incrível que pareça a embarcação atingiu somente a velocidade de 58 km/h (5.300 rpm). Com a hélice original, atingiu 63 km/h (5.600 rpm).

Acabei comprando outra hélice original para deixar de reserva.

Aproveitando a deixa, vi alguns relatos em outro tópico aqui do Fórum a respeito de problemas que estão sendo apresentados nos Mercury 50 hp 2t. Estou usando bastante o meu desde que comprei e até agora é só alegria. Um amigo aqui da cidade comprou junto comigo e está acoplado em um barco da PetyBrazil e também é só alegria. 

No mais, agradeço aos parceiros que de alguma forma puderam me auxiliar. Logo postarei fotos do conjunto. Modéstia parte, ficou top.

Grande Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 27/02/2019 em 09:37, Robson Ludjero disse:

Bom dia galera do bem!

Comprei um barco modelo Boto Piapara, da Fluvimar, de 5.5m e um Mercury 50hp, ambos novos.

Pegarei o conjunto na Alternativa Náutica de Campo Grande/MS na próxima semana.

Estou em dúvida quanto a hélice a ser utilizada com esse casco, haja vista ter recentemente possuído um Mercury 30 e ter sido necessário realizar a troca da hélice para atingir a rotação e velocidade adequadas.

Os dados técnicos da embarcação, fornecidos pela própria Fluvimar, são os seguintes:

  • Comprimento: 5,50m
  • Larg.Boca: 1,50m
  • Alt.Borda: 0,60cm
  • Larg.Fundo: 1,05m
  • Mot.Miníma: 15hp
  • Mot.Máxima: 50hp
  • Peso aproximado: 125kg
  • Cap. de carga: 580kg
  • Nº de pessoas: 5
  • Calada Máxima: 20cm
  • Pontal Moldado: 60cm

Certamente o barco não pesa 125kg, como especificado acima, já que o levantamos em 2 pessoas e pudemos constatar que seu peço seria de, aproximadamente, uns 100 a 110kg.

Alguém possui ou já possuiu um conjunto semelhante que possa me ajudar na escolha da hélice adequada?

Obrigado.

Abração!

 

 

Boa noite amigo!!

E o barcao é bom mesmo? Conseguiu fazer a média de consumo? 

Outra coisa, tem como mandar fotos mostrando o detalhe do barco, pois tô pesquisando bastante e aqui na minha cidade não tem nenhum pra dar uma olhada. 

Grande abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...