Ir para conteúdo

REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.


Posts Recomendados

REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.

carretilha-shimano-curado-k-201-xg-camis

SALVE GALERA !!!!

Vamos á mais um review técnico o da curado k (shimano).

se quiserem mais reviews técnicos lá no site tem muitos deles , olhem e compartilhem:

http://www.ldstuning.com.br/review-tecnico-da-curado-k-200-hg-por-eduardo-chedid-lds-tuning/

Ele estava engavetado há muito tempo , pois sinceramente não acho que essa carretilha de fato merecia o crédito muito menos o nome das suas antecessoras, mas depois da turma me cobrar muito aqui vai a minha opinião técnica.

Lembrem que não sou patrocinado por ninguém portanto não tenho rabo preso , outra informação pertinente , sou engenheiro mecânico , portanto sei de fato o que estou escrevendo aqui.

As informações contidas nesse review são puramente técnicas , e claro sou pescador também e quero sempre o melhor custo benefício para mim.

Mas vamos deixar de conversa fiada e mostrar as entranhas da nova curado k:

vamos as ESPECS DO FABRICANTE:

Modelo: Curado 200K HG
Manivela: DIREITA
Rolamentos: 4 S A-RB + 2BB + 1 ROLLER B.
Relação: 7.4:1
Recuperação por Volt (cm): 79
Drag: 5 kg
Peso: 215 gramas
Capacidade Multifilamento (lb-yd): 30-190 / 50-120 / 65-80

P_20180828_130623-1024x576.jpg Jpeg

Aqui a nossa amiga toda desmontada:

P_20180828_130656-1024x576.jpg Jpeg

A tampa lateral feita em plástico oferece regulagem externa e tampa de giro , sistema bem legal , não perde a lateral facilmente , mesmo assim pouco é aberta pois depois de reguladas as buchas internas do carretel o freio em si é regulado externamente , característica das shimano de alguns anos pra cá (sistema infinity).

P_20180828_130804-1024x576.jpg Jpeg

Como dito acima o sistema de freio conta com 4 sapatas que são ligadas uma a uma e depois a regulagem é feita por fora.

P_20180828_130815-1024x576.jpg Jpeg

Detalhe do sistema de freio desligado , ele liga puxando a cabeça da sapata sentido tampa lateral (clique) e desliga no sentido oposto.

P_20180828_130756-1024x576.jpg Jpeg

Eixo em aço inox podemos ver que a curado k possui carretel apoiado por 2 rolamentos apenas , por um lado ela lança muito (mesmo com os rolamentos originais) por outro lado o carretel com esse eixo enorme e sem apoio no centro fica suscetível a deformações e a borda dele raspa no corpo da carretilha com facilidade, um dos maiores e recorrentes defeitos das shimano.

P_20180828_130707-1024x576.jpg Jpeg

O focinho da carretilha em plástico , sem novidades.

P_20180828_130718-1024x576.jpg Jpeg

Tampa lateral da curado k ,plástico a novidade é que ela ganhou 1 rolamento a mais ele apoia a torre da manivela , bom ?

Sim e não , com isso pioraram o ante reverso dela (qualidade) essa mesma carretilha do review voltou para cá com o ante reverso quebrado (isso mesmo) .

Mas por outro lado ela ganhou um rolamento a mais .

Outro detalhe que me incomoda há algum tempo nas shimano , é a rosca do caps (regulagem de peso da isca) ser em plástico(injetado) , é muito comum espanamento nessas peças.

Qualquer carretilha possui esse sistema em metal fundido na tampa , mais um ponto fraco delas.

P_20180828_130727-1024x576.jpg Jpeg

Olha o rolamento extra no lugar.

P_20180828_130736-1024x576.jpg Jpeg

Tampa lateral visto por dentro , vejam como o ante reverso é diferente.

P_20180828_130831-1024x576.jpg Jpeg

Sistema de desarme habitual da shimano em chaparia com câmara de desarme em plástico , desarme por 1 mola assentado por 1 peça em nylon , rolamento interno de apoio do pinhão ao fundo.

Sinceramente o que há de melhor nela , sistema tradicional e confiável.

P_20180828_130840-1024x576.jpg Jpeg

Corpo em alumínio , reparem que a shimano calçou o botão de desarme , agora ele possui apoio dos 2 lados , solução boa para as anteriores aonde o botão era preso por apenas 1 lado e apoiado por uma pequena barra do outro.

Isso trazia inúmeros problemas de dureza , desgaste e quebra do botão e empenamentos da chaparia interna (ponto pra shimano).

 

P_20180828_130852-1024x576.jpg Jpeg

Detalhe do sistema de botão com chapa passante .

P_20180828_130900-1024x576.jpg Jpeg

Detalhe dos internos do corpo , do lado direito da fotos vemos a ponta da chaparia que apoia o botão de desarme.

Por que estou falando tanto desse botão ?

por que sinceramente foi a única peça melhorada na carretilha , o resto foi por água abaixo mesmo.

Querem ver ?

Vamos lá então:

P_20180828_130918-1024x576.jpg Jpeg

foto da parte de baixo do corpo.

P_20180828_130950-1024x576.jpg Jpeg

Essa curado k possui velocidade 7,4/1 (hg) coroa em latão estrela de desarme e calota da fricção em chapa , fricção em carbono ( bem duro) e com pouca área de contato.

P_20180828_131038-1024x576.jpg Jpeg

pinhão em latão também com um banho de proteção, mas as avessas pois depois desse banho foi usinado e bem na parte necessária(dentes ) ,é latão sem tratamento.

O terrível , porém momentaneamente macio micro módulo.

Esse sistema apareceu para resolver os problemas de ajustes e maciez da carretilha , porém é por pouco tempo.

Realmente com o passar do tempo ele fica ruidoso e do nada , sempre no meio da pescaria deixa na mão , pois ele quebra sem dar noticias , os dentes do pinhão ficam literalmente banguelos.

Peças para a curado k?

não sei ainda , pelo menos no Japão não consegui achar.

P_20180828_131048-1024x576.jpg Jpeg

Olhem o micro módulo de perto.

P_20180828_131101-1024x576.jpg Jpeg

A torre de manivela , uma das poucas peças em alumínio da carretilha.

A shimano se perdeu tanto no sistema de frontal em plástico que resolveu instalar um sistema de segurança dentro da torre de manivela .

Como funciona :

Em baixo da engrenagem preta tem 2 pinos pressionados por 1 mola , quando o sem fim trava (é bem mais comum do que imaginam) a torre gira em falso (escutasse um clek)a engrenagem preta desarma e gira de posição.

Extremamente inteligente não ?

Pois é

Não é inteligência e sim pura estupidez, explico

A engrenagem preta perdeu muita espessura e ficou suscetível a quebras e rachamentos .

Querem mais , o sistema de pinos é de plástico , ou melhor quando começar o clek , eles praticamente perdem a função pois arredondam a cabeça.

Agora eu sinceramente queria saber o que se passou na cabeça do engenheiro que pensou essa arte toda.

Me pareceu ser o filho do dono da marca batendo o pé e falando assim :

PAPAI PAPAI EU QUERO EU QUERO

E o pai para não contrariar fez essa cagada sem precedentes.

Não seria mais fácil fazer o sem fim em alumínio ?

Pois essa engenharia reversa está diretamente ligada ao que vem a seguir:

P_20180828_131142-1024x576.jpg Jpeg

Começamos por aqui o sem fim é de plástico ,ESQUEÇAM PLÁSTICO É PLASTICO , É MOLE E VAI SIM ENCAVALAR COM PRESSÃO LATERAL.

A unha resolveram voltar para o metal , mas ela sofre uma força lateral alta , não tem jeito.

Pra ajudar o que segura o sem fim é uma bucha de plastico (nem pra colocar um rolamento) e do outro lado é calçado pelo cilindro que é plastico também , e pra piorar a trava que seguro o conjunto no lugar (trava elástica) é presa no sem sim (parte minúscula na ponta contrária da engrenagem).

Pelo amor de Deus como pode?

Vamos voltar a falar do sem fim , :

O carro que é acionado pena unha que desliza sobre as fendas do sem fim possui um olho por onde passa a linha , ele já foi feito de todo tipo de material (óxido de alumínio) , cerâmica , a maioria hoje em dia é feito em titânio( existem séries em tungstênio).

Isso sugere que existe um desgaste nesse olho , a linha quando passa por ele faz estrago , mas vamos pensar juntos , há alguns anos só existia linha mono ( nylon) e ela possui uma abrasividade muito baixa ( em relação a multifilamento e fluorcarbono).

Mesmo assim além de ser bem menos abrasiva ela possui um efeito memória (trabalha como uma mola) estica e volta ao normal.

Nessa época surgiram os olhais de oxido , titânio e tungstênio tudo isso para amenizar o estrago que a tração da linha faz no olho do carro.

Vocês realmente acham que se desenvolveria toda essa tecnologia se o carro não sofresse nenhum tipo de esforço ?

Vejam com a linha esticada e o carro no canto da carretilha ,bobinando a linha vocês imaginam a força que ele sofre? Ela é lateral e força o tempo todo a unha (uma das peças de maior desgaste das carretilhas)contra as paredes do sem fim.

Oras se temos desgaste da unha imaginem do sem fim né.

P_20180828_131212-1024x576.jpg Jpeg

Olhem o causador das maiorias dos problemas dessa carretilha atualmente.

Pelo menos o sistema de micro módulo vai durar um pouco mais em relação a ele né.

Querem mais ?

pois é ainda tem:

P_20180828_131232-1024x576.jpg Jpeg

Olhem a espessura dessa engrenagem plástica , é assustadora mesmo

Ela é bem pequenina e rasa , não passa nenhum tipo de confiança.

Mas vamos seguir em frente.

Vejam se a curado fosse tamanho 30 ou 50 para peixes pequenos com carretel raso ,eu entenderia pois é específica para bass , mas ela é uma tamanho 200 cabe linha , pesa 215 gramas tem corpo de alumínio.

Então sinceramente não consigo entender o que fizeram com ela , realmente das antecessoras só ficou a cor do carretel (verde) , a shimano enterrou de vez o projeto curado infelizmente.

E fico triste com isso pois ela é uma das maiores fabricantes mundiais de carretilhas, se ela vem com isso nem quero saber o que as outras montadoras influenciadas por ela o farão.

P_20180828_150916-1024x576.jpg Jpeg

Manivela padrão com os famosos knobs que vão derreter em pouco tempo e calçados por buchas.

P_20180828_150923-1024x576.jpg Jpeg

Poderiam colocar 4 rolamentos nela né , mas tudo bem.

P_20180828_131018-1024x576.jpg Jpeg

E por fim a estrela a peça mais legal da carretilha , com sinceridade.

Pessoal é isso , tirem suas conclusões , se acham que vale a pena comprar uma curado k se sintam a vontade.

Na minha concepção não é um projeto confiável o suficiente para as pescarias e quando falo isso ,falo de qualquer tipo de pescaria , pois esse frontal todo em plástico é uma bomba relógio e provavelmente vai deixar o pessoal na mão , abraços a todos

Próximo review da lubina gtx da ms a puxadora de hélices !!!!

ABRAÇOS A TODOS

QUEREM UMA CUSTOM?

ZAP(11)967808633

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jorel disse:

Mesmo leigo não tem como aceitar  um eixo de distribuição de linha de plástico, acho que não precisa ser um gênio pra saber que e  essa parte da Carretilha é muito exigida e deveria ser dada uma atenção especial aos materiais que seriam utilizados nesse local mas a Shimano em vez disso faz esse eixo de prástico, parece que tá pedindo pra dar problema, como o Eduardo disse se fosse uma carretilha ultralight ainda ia mas não é o caso estamos falando de carretilha parruda de 215gr com boa capacidade de linha, isso tbm se aplica ao micro module, se fosse uma Carretilha ultralight ok mas não é, parece que a Shimano quer se modernizar a qualquer preço e está mudando pra pior, sou mais uma Black Widow.

Por falar em Black Widow... Chedid faz um review da BW GTX seila::

danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente rewiew... parabéns.

Fiquei com 2 curiosidades:

1) Tem entrado muitas carretas desse modelo para "reparo" na sua oficina? a pergunta é porque tenho visto muita gente(muita mesmo) levando ela para a Amazônia e como sou shimaneiro seria interessante ter esse feedback. Minha base mais sólida de shimano é que nunca fiquei na mão com essa marca em nenhuma pescaria (uso elas a 23 anos), mais se considerar essa carreta me parece que isso pode acontecer de fato a qualquer momento.

2) Existe alguma possibilidade de eles estarem aperfeiçoando as ligas para tornar essas peças mais leves e eficientes em detrimento aos materiais mais resistentes e pesados?

Essa ultima pergunta é totalmente de leigo... mais fiquei curioso.

 

Abço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Rogério Araujo Pinheiro disse:

2) Existe alguma possibilidade de eles estarem aperfeiçoando as ligas para tornar essas peças mais leves e eficientes em detrimento aos materiais mais resistentes e pesados?

com certeza .... mas não vou me alongar nesse assunto ... 

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só gostaria de deixar claro que não tenho nada contra voce @Eduardo Chedid, acompanho seus reviews há bastante tempo. Não quero confrontar sua pessoa, apenas seus argumentos. Ficar provocando pânico nas pessoas, dizendo que tem pena da pessoa que adquiri uma carretilha Shimano não me parece uma atitude bacana, na nossa equipe de caiaqueiros tem dois que usam uma Curado K e nenhum deles é digno de pena. Frases do tipo "eu sou engenheiro e sei o que estou falando" não passa de uma carteirada. Muitas pessoas que não tem idéia de como funciona uma carretilha aceitam tudo que você escreve como se fossem verdades absolutas. Daqui a pouco vai ter gente comprando Arena e Intruder pra você customizar achando que ela vai superar uma Curado. Quer fazer um review técnico então o faça de forma técnica. Se o material aparenta ser fraco, mais fino ou mais mole do que "você" gostaria que fosse, diga que isso "sugere" uma maior fragilidade e "possivelmente" uma vida útil menor. A medida que acumular inúmeras manutenções referentes ao mesmo problema,  ainda assim verifique a possibilidade de mal uso. Após constatado que a referida carretilha não foi usada pra pescar "piras" e "tambas" dê o seu parecer técnico de fato. A palavra técnica envolve metodologia, não acredito que se meça drag puxando a linha por alicate e nem meça o percentual de melhora no arremesso girando o carretel, mas isso é apenas a minha opinião, abraço e sucesso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Batista disse:

Quer fazer um review técnico então o faça de forma técnica. Se o material aparenta ser fraco, mais fino ou mais mole do que "você" gostaria que fosse, diga que isso "sugere" uma maior fragilidade e "possivelmente" uma vida útil menor. A medida que acumular inúmeras manutenções referentes ao mesmo problema,  ainda assim verifique a possibilidade de mal uso. Após constatado que a referida carretilha não foi usada pra pescar "piras" e "tambas" dê o seu parecer técnico de fato. A palavra técnica envolve metodologia, não acredito que se meça drag puxando a linha por alicate e nem meça o percentual de melhora no arremesso girando o carretel, mas isso é apenas a minha opinião, abraço e sucesso.

:good: esqueceu de citar que água alcalina do rio negro ( sic ) ataca o magnésio das carretilhas MG da Shimano :gorfei:

falou o que eu penso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Batista disse:

Só gostaria de deixar claro que não tenho nada contra voce @Eduardo Chedid, acompanho seus reviews há bastante tempo. Não quero confrontar sua pessoa, apenas seus argumentos. Ficar provocando pânico nas pessoas, dizendo que tem pena da pessoa que adquiri uma carretilha Shimano não me parece uma atitude bacana, na nossa equipe de caiaqueiros tem dois que usam uma Curado K e nenhum deles é digno de pena. Frases do tipo "eu sou engenheiro e sei o que estou falando" não passa de uma carteirada. Muitas pessoas que não tem idéia de como funciona uma carretilha aceitam tudo que você escreve como se fossem verdades absolutas. Daqui a pouco vai ter gente comprando Arena e Intruder pra você customizar achando que ela vai superar uma Curado. Quer fazer um review técnico então o faça de forma técnica. Se o material aparenta ser fraco, mais fino ou mais mole do que "você" gostaria que fosse, diga que isso "sugere" uma maior fragilidade e "possivelmente" uma vida útil menor. A medida que acumular inúmeras manutenções referentes ao mesmo problema,  ainda assim verifique a possibilidade de mal uso. Após constatado que a referida carretilha não foi usada pra pescar "piras" e "tambas" dê o seu parecer técnico de fato. A palavra técnica envolve metodologia, não acredito que se meça drag puxando a linha por alicate e nem meça o percentual de melhora no arremesso girando o carretel, mas isso é apenas a minha opinião, abraço e sucesso.

 

Batista infelizmente contra fatos não existem argumentos, quando digo que acabaram com a curado é com pezar mesmo, usar ligas de carbono no corpo e nas tampas é aceitável pelo custo corrosão etc, agora colocar um sem fim de plástico na carretilha infelizmente é retroceder, para você ter um exemplo aqui comigo tenho 3 sucatas delas praticamente sem uso isso no mínimo é indício de problemas. 

Agora coragem de apontar o erro eu tenho, aceita a minha opinião quem acredita. 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Excelente rewiew... parabéns.

Fiquei com 2 curiosidades:

1) Tem entrado muitas carretas desse modelo para "reparo" na sua oficina? a pergunta é porque tenho visto muita gente(muita mesmo) levando ela para a Amazônia e como sou shimaneiro seria interessante ter esse feedback. Minha base mais sólida de shimano é que nunca fiquei na mão com essa marca em nenhuma pescaria (uso elas a 23 anos), mais se considerar essa carreta me parece que isso pode acontecer de fato a qualquer momento.

2) Existe alguma possibilidade de eles estarem aperfeiçoando as ligas para tornar essas peças mais leves e eficientes em detrimento aos materiais mais resistentes e pesados?

Essa ultima pergunta é totalmente de leigo... mais fiquei curioso.

 

Abço,

Rogério, sim chega pelo menos 1 por semana peças para ela ainda não existe para comprar. Então comprei 3 delas novas para canibalizar as peças e arrumar as defeituosas, na minha cabeça isso seria inconcebível vindo de uma marca tão tradicional.

Quanto a estarem mexendo com ligas tudo é possível, mas claramente não está dando certo, na minha cabeça é apenas redução de custo mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Luciano L disse:

:good: esqueceu de citar que água alcalina do rio negro ( sic ) ataca o magnésio das carretilhas MG da Shimano :gorfei:

falou o que eu penso 

Luciano, tenho muitos exemplos não só de MG como também de alumínio com bolhas e corrosão apenas pescando na AM. 

Se não quiser acreditar sem problemas é opção sua. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eduardo Chedid disse:

Luciano, tenho muitos exemplos não só de MG como também de alumínio com bolhas e corrosão apenas pescando na AM. 

Se não quiser acreditar sem problemas é opção sua. 

 

chedid , corrosão em liga de magnésio com agua alcalina ( sic ) do rio negro ?  até o Pepe se assustou srrsrsrs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Eduardo Chedid disse:

para você ter um exemplo aqui comigo tenho 3 sucatas delas praticamente sem uso isso no mínimo é indício de problemas. 

aparece 1 por semana com esses problemas e voce nunca tirou foto e postou aqui no biguá ?

logo você que tanto bate na qualidade dessas curados ? seila::  é sério que você perderia essa chance ?

cara , não sou shimaneiro , uso de tudo e até quebrar , mas tem coisa que não cola entende ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todo mundo fala ....... fala ..... fala ..... eixo de plastico , micro module , etc 

estranho que eu passo nas oficinas daqui de sp e nunca ví  , estragar por uso inadequado , já vi de monte 

ver a carretilha estragada , o que ocasionou , o tipo de material , e concluir com fotos e fatos é uma coisa , achar que vai estragar e ficar fazendo terror é outra 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Chedid disse:

Rogério, sim chega pelo menos 1 por semana peças para ela ainda não existe para comprar. Então comprei 3 delas novas para canibalizar as peças e arrumar as defeituosas, na minha cabeça isso seria inconcebível vindo de uma marca tão tradicional.

Quanto a estarem mexendo com ligas tudo é possível, mas claramente não está dando certo, na minha cabeça é apenas redução de custo mesmo. 

Você comprou três carretilhas novas pra canibalizar peças? Me lembro de você ter escrito num outro post que você usinava as peças das Shimano, inclusive que tinha peças para substituir as peças plásticas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Batista disse:

Você comprou três carretilhas novas pra canibalizar peças? 

comprou 3 curados novas pra canibalizar ´peças ?  , se chega 1 por semana , acho que vai ter que comprar mais 3 

hahahahhahahahhahahahahahahahahhahahahahahah

e tem gente que acredita 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Batista disse:

Você comprou três carretilhas novas pra canibalizar peças? Me lembro de você ter escrito num outro post que você usinava as peças das Shimano, inclusive que tinha peças para substituir as peças plásticas. 

Batista produzo o sem fim em metal para a curado 70 infelizmente não compensa produzir para a curado k. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Luciano L disse:

comprou 3 curados novas pra canibalizar ´peças ?  , se chega 1 por semana , acho que vai ter que comprar mais 3 

hahahahhahahahhahahahahahahahahhahahahahahah

e tem gente que acredita 

Luciano realmente você é o dono da verdade, nunca vi nada de útil digitado por você aqui no fórum, não ajuda, apenas critica. 

Você merece meus parabéns pela quantidade de besteiras que escreve. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...