Ir para conteúdo

FORÇA BRUTA , PIRAIBA


Posts Recomendados

Ano passado em abril fui pescar no Rio das Mortes MS à mais ou menos 200km de Ribeirão de Cascalheiras , próximo de Barra de Sto Antonio na Barreira Amarela "pertinho" aqui de casa, São Paulo/SP região de Interlagos e com certeza a maior aventura dos meus 62 anos de existência 

Fui atrás das  Pirararas junto com mais 3 amigos de Goiânia, mas infelizmente não foi desta vez que tirei ela do rio, já pesquei algumas nos pesqueiros aqui de SP, BOITUPESCA, CAMPOS,MONTE NEGRO,MATSSUMURA,etc

Como disse infelizmente não tirei,embarquei e soltei mas fisguei 2 monstras, a primeira correu pra pauleira na beira do rio e perdi, mas a segunda deu uma corrida pro meio do rio arrastando o barco apoitado com três dentro, estava com uma vara Pesca Brasil de 80lb, uma carretilha Black Max 50, linha multifilamento 0,70mm 8x 120lb da Goal, anzol 10/0 encastoado com um cabo encapado de 150lb, depois de mais ou menos 50m de corrida, a linha estourou trazendo uma grande frustração.

Agora 3,dias atrás assisti a um vídeo no Instagram em um post do Peixes de Couro, aonde filmaram uma PIRAIBA explodindo na superfície bem na margem do rio, sempre soube que elas ficam mais pro meio do rio, geralmente em um poço

Agora aquela pergunta que está martelando a minha cabeça :

  Sera que fisguei uma PIRAIBA ?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo...

Pode ter sido ela sim.... Já tive a oportunidade de pegar uma piraíba e pirararas. A pegada da piraíba é exatamente como você falou, ela pega e toma muita linha para o meio do rio. Quando a monstra pega, até tu tirar a vara da secretária ela toma mais de 100 metros de linha.

As vezes uma grande pirarara pode fazer isso também, a corrida inicial dela é forte e para o canal também.

Uma pena que estourou a linha. Pode ser pela baixa qualidade dela, por ter passado em uma pedra ou também pela linha "acavalar" no momento da corrida. Isso é bem comum acontecer, principalmente quando as bitolas são mais finas, mas com uma 0,70 já é mais difícil de acontecer. 

Essa linha, bem como todas as outras chinesas normalmente não são tão confiáveis tanto na espessura quanto na libragem. A diferença de preço de uma linha chinesa e uma de boa qualidade aqui é grande. Porém a frustração de perder um peixe desses, depois de viajar muitos quilômetros e ter gasto é grande.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para completar... em relação a libragem das linhas, os rapazes da Pennraíba (Daniel e Felipe) fizeram testes com linhas monofilamentos mais usadas na pesca pesada. Observaram qual a libragem apresentada pelo fabricante e qual a libragem em testes... e o resultado foi esse ai:

Intergreen 0,80mm 65lbs = 34kgs

Max Force 0,92mm 228lbs = 38kgs

Nova Max Force Fumê 0,92mm 81,3lbs = 40kgs 

Max Force 0,85mm 165lbs = 36kgs

Ottoni 0,90mm 194lbs = 29kgs

Camu XT 0,80mm 167lbs = 37kgs

Camu XT 0,90mm 194lbs = 47kgs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Oi Bernardo,

Vdd nunca havia sentido uma puxada  desta, foi descomunal e referente a linha com certeza era de ma qualidade e sub dimensionada mas foi o que deu prq me ferrei

com os correios ano passado e as linhas chegaram atrasadas.

Mas agora vou novamente pra la no final de maio e, hoje chegou minha Penn SQL50LW e 400m da Camu XT 0,90mm que comprei com o Felipe da PENN RAIBA

super indicado mesmo, preferi não arriscar importar e comprei, a diferença não compensava o risco.

  Abraço 

fullsizeoutput_284.jpeg

IMG_5293.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João,com certeza você vai levar essa dúvida pra sempre com você e jamais terá uma resposta concreta kkkkk....Mas pelo o que disse,as chances de ser uma piraíba realmente são muito grandes...A fisgada dela,na maioria dos casos (nem sempre) costuma ser assim mesmo.......Uma dica: da próxima vez,se você já estiver com uma carretilha maior,use somente monofilamento 0,90 ou 0,92mm,ou então,use o multi apenas pra fazer uma cama no carretel,e depois preencha com o mono....Os pescadores experientes dessa região jamais usam multifilamento pra pesca pesada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...