Ir para conteúdo

Pantanal 07/2019


LucasPelicano

Posts Recomendados

Prezados, boa tarde.

Após bastante tempo, retornarei para uma pescara no pantanal.

Esteremos diante da embarcação da Transpantal, no período de julho/2019.

Estou atrás de dicas em geral. Alguém conseguiria me ajudar?

Desde já, agradeço.

Abraços e boa pescaria à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,a pescaria lá costuma ser variada...Difícil peixe grande,mas com sorte pegarão boa quantidade e variedade...

Acredito que os destaques ficam pra pesca de dourado,lá feita principalmente com isca viva....Varas de 20 a 30lb de ação rápida e carretilhas com  linhas mono 0,47mm ou mult de 50lb atendem bem...Isso servirá tanto pros dourados quanto pros peixes de couro (pintados,barbados,palmitos,jurupensens etc).....Anzóis encastoados de 5 a 7/0 Marine Sports e chumbos variados....Leve também uma tralha mais leve pros tucunas ,nada de diferente do que estamos acostumados no Sudeste ou Centro Oeste...Varas de 17lb,linhas de 30lb e iscas variadas,principalmente plugs de meia água de 7 a 9cm....Esse mesmo conjunto você poderá usar pros pacus e piausus,que tem muito por aquelas bandas...Acrescente aí os anzóis pra eles....E pra finalizar,se achar que vale  a pena,leve apenas um conjunto pesado pra tentar os jaús....Varas de 60lb,carretilhas com cerca de 130 a 150m de linha mono 0,70mm e anzóis 8/0 encastoados. Mas lembre-se,as vezes no mês de julho no Pantanal chegam fortes frente frias....Leve bons agasalhos e divirta-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Lucas,a pescaria lá costuma ser variada...Difícil peixe grande,mas com sorte pegarão boa quantidade e variedade...

Acredito que os destaques ficam pra pesca de dourado,lá feita principalmente com isca viva....Varas de 20 a 30lb de ação rápida e carretilhas com  linhas mono 0,47mm ou mult de 50lb atendem bem...Isso servirá tanto pros dourados quanto pros peixes de couro (pintados,barbados,palmitos,jurupensens etc).....Anzóis encastoados de 5 a 7/0 Marine Sports e chumbos variados....Leve também uma tralha mais leve pros tucunas ,nada de diferente do que estamos acostumados no Sudeste ou Centro Oeste...Varas de 17lb,linhas de 30lb e iscas variadas,principalmente plugs de meia água de 7 a 9cm....Esse mesmo conjunto você poderá usar pros pacus e piausus,que tem muito por aquelas bandas...Acrescente aí os anzóis pra eles....E pra finalizar,se achar que vale  a pena,leve apenas um conjunto pesado pra tentar os jaús....Varas de 60lb,carretilhas com cerca de 130 a 150m de linha mono 0,70mm e anzóis 8/0 encastoados. Mas lembre-se,as vezes no mês de julho no Pantanal chegam fortes frente frias....Leve bons agasalhos e divirta-se.

vishe com essa traia ai vc vai rebocar os peixes...cade a esportividade...traia superdimencionada pra lá,com exceção a do jaú...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Miron Júnior disse:

vishe com essa traia ai vc vai rebocar os peixes...cade a esportividade...traia superdimencionada pra lá,com exceção a do jaú...

 É nada irmão, a variável fica próximo disso...Obviamente,em toda modalidade podemos usar tralhas mais leves....Mas com isso da pra se basear pra +ou pra -...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse:

 É nada irmão, a variável fica próximo disso...Obviamente,em toda modalidade podemos usar tralhas mais leves....Mas com isso da pra se basear pra +ou pra -...

como ja pesquei muuuito na minha vida,tenho tentado usar cada vez mais tralhas mais leves em minha pescarias,no limite do limite mesmo,e tem dado certo,ultimamente tenho tido fortes emoções hehehe,nossa é tenso pegar um peixe bom em traia mais leve que o normal,é bom demais...mas pra isso funcionar tem que ter grande experiencia e vivencia,para pescadores iniciantes ou que nao tem tanta experiencia o certo é usar um equipamento mais equilibrado mesmo...

abç!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vou pro pantanal ou pro rio sao loutenço uns 150 km de rondonopolis onde ja juntou o sao lourenço com o rio Vermelho

Uso 2 traias Um Carretilha Pra pesca Mais Pesadas  para jau pintado cacharas e uma carretilha corvalos 401 com linha mono 0.60 mm vara 50 libras, e outra carretilha perfil baixo com linha 0.40 mono ou 0.30 multi vara 15/30 libras para pesca de pacu dourado cachorras palmito , ate ja tirei pintados  bons com ela mas tem ter muita paciencia

anzol varia de 4/0 a 7/0 chumbo pesos variados pois se pesca apoitados ate em aguas ligeiras depende do lugar e peixe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2019 em 22:00, Miron Júnior disse:

como ja pesquei muuuito na minha vida,tenho tentado usar cada vez mais tralhas mais leves em minha pescarias,no limite do limite mesmo,e tem dado certo,ultimamente tenho tido fortes emoções hehehe,nossa é tenso pegar um peixe bom em traia mais leve que o normal,é bom demais...mas pra isso funcionar tem que ter grande experiencia e vivencia,para pescadores iniciantes ou que nao tem tanta experiencia o certo é usar um equipamento mais equilibrado mesmo...

abç!

Quando eu crescer quero ser igual a você! rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Guilherme Martins disse:

Material ultra light é bom só pro prazer e ego do pescador. Para o peixe é quase sempre fatal. Proporciona brigas demasiadamente longas e diminui muito as chances de sobrevivência do animal quando solto

 

Acho que você quis dizer subdimensionado, ao invés de ultra light. E não, não é quase sempre fatal. Compreendo que você tenha essa impressão (eu já tive!) ou tenha passado por algum evento do tipo, mas a prática e a repetição desses acontecimentos me fizeram saber que não é assim.

E material sobredimensionado também provoca lesões/traumas mais significativos, além de perder a graça da briga.

Cada material deve ser empregado de forma equilibrada. 

Além disso, é tão difícil e complexo determinar as variantes sobre equilíbrio do material... Quando pescamos tucunarés açus na Amazônia, pegamos peixes de 500 g a 10 kg com o mesmo material, sendo que a enorme maior parte dos peixes tem entre 1,5 e 3 kg. E aí, dimensiona pra qual? 

Tenho certeza de que a sua intenção é a melhor e legítima em relação à integridade do Peixe, brigas mais longas expõem sim o Peixe bastante, cansam mais, mas longe de ser fator determinante.

Manuseio, esse sim, é fator determinante, estamos muito distantes de uma realidade com manuseio minimamente danoso. Inclusive sobre recuperação de um peixe que cansou demais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...