Ir para conteúdo

Aprovado ou desaprovado? vc decide - Zé Tacca


Posts Recomendados

 

Pessoal, refleti uns dias antes de postar isso, mas no fim decidir por compartilhar,  a pescaria aconteceu dia 19 e 20 de março de 2019.

Minha equipe de pesca sempre costuma ir no Zé Taccca, eu estava indo para a minha segunda pescaria lá; um lugar fantástico para pegar um azulão. Lembrando que NUNCA tivemos problemas antes e sempre fomos bem tratados.

Nossa equipe alugou dois barcos, com quatro pescadores no total.

Bate e volta de dois dias. Ligamos e reservamos nossos guias que conhecemos e gostamos.

Primeira surpresa, os guias combinados não guiaram para nós. Problema suficiente para desmarcar a pescaria, mas na boa fé dos bons tratamentos anteriores continuamos. Depois descobrimos que eles foram guiar para duas turmas maiores que chegaram logo depois de nós.

Os dois guias substitutos são duas excelentes pessoas, e pescaria que segue.

Daí começou o maior problema.

No segundo e derradeiro dia, tentamos fugir de uma tempestade, e a danada pegou a gente. Onda de dois metros a dois metros e meio (de acordo  com o guia, do outro barco que eu não estava eles pegaram ondas de 4 metros).

Enfim, vento fortíssimo, chuva e raios. Tentamos atravessar para a pousada. O guia do barco que eu estava (Alessandro - apelido pinga) resolveu voltar e tentar encalhar o barco num raseiro próximo. Foi apertado, batemos em várias árvores no paliteiro (totalmente encoberto pelas ondas e chuva), barco bebeu água algumas vezes, mas achamos uma moita e ficamos por lá por mais de uma hora.

Preocupados com o outro barco com nossos parceiros (como irmãos), tentávamos usar o rádio para contactar o outro barco ou a pousada, nada...

A chuva parou, e nosso guia tentou enfrentar o vento, apenas desabrigamos e vimos que não daríamos conta, desta vez tentamos uma ilha com terra firme, tivemos uma surpresa ao passar o banco do barco flutuando pela gente.

E na ilha vimos o guia Ronaldo (cenoura) e nossos dois amigos. O barco naufragou. A perda material foi entre 15-17 mil, incluindo carretilhas shimano, vara black mamba, vara venator, caixas de iscas, celulares. Mas graças ao bom Deus todos vivos.

O barco naufragado não tinha a quantidade de salva vidas pedido pela marinha… tinha apenas dois, o guia passou para meus amigos e pegou o tanque de combustível vazio e se jogou com o tanque como salva vidas. A bateria do rádio estava sem carregar. E se nós não tivéssemos insistido para pescar juntos (no mesmo local) aquela tarde, provavelmente teriam de posar naquela pequena ilha.

Utilizamos o rádio de nosso barco e pedimos resgate

Assim que o vento diminuiu o barco de resgate pegou eles e todos fomos embora em segurança.

 

O Fernando (dono) chegou na pousada, e queríamos falar com ele, antes de falar conosco resolveu ir buscar o barco afundado (que graças a perícia do guia, em tentar se aproximar de uma margem, tinha afundado e se prendido nos tocos). Voltando por volta das 21 horas.

Nos disse que estava com a labirintite atacada (após buscar um barco a noite e com vento), e disse que a empregada dele falaria conosco, mencionamos sobre o acidente, ele retornou que nós tivemos prejuízo e ele também.

Nos tranquilizou que podíamos pernoitar  lá (detalhe que pagamos duas diárias, o pouso generosamente ofertado tava pago, juntamente com o desjejum) e tomar café no outro dia(mesmo caso), tudo “por conta da casa”. E se retirou.

Eu fiquei extremamente revoltado em nome dos meus dois colegas, que tiveram um acidente gravíssimo, levaram 15 minutos para sair da água mesmo com colete, correram risco de vida, tiveram perda financeira,  e o aparente descaso do dono na pousada, finalizando a aventura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá André, 

Que susto! Graças a Deus tudo bem com vocês, somente perdas materiais.

Vamos lá, já fui na Pousada Zé Tacca várias vezes, desde 2013. Tenho uma grande amizade com o proprietário Fernando e com alguns guias da pousada, gosto muito do local, ambiente rural, natureza, a pousada, atendimento deles, a consciência em relação a pesca esportiva, etc. Sobre a questão dos guias pré-reservados, realmente isso tem que ser reconsiderado pois eu também quando reservo determinado guia é porque faço questão de ir com ele, pois muitas vezes até deixamos de ir quando o mesmo não está disponível. Pessoalmente conversarei com o Fernando sobre essa questão para ficar mais atento a esse ponto.

Sobre o temporal, já passei situações de muito susto tanto por lá tanto no Zé Tacca como em Epitácio ou em Teodoro Sampaio, mas nunca próximo da gravidade que foi o que vocês passaram, com barco afundando, etc. Sobre o rádio, todas as vezes que fui funcionou muito bem, e isso é um diferencial da pousada pois as outras de toda região da Represa Sérgio Motta não têm, se um deles ficou sem bateria com certeza foi um descuido do guia que administra o rádio do barco que ele pilota na pousada. Em relação aos coletes, sempre teve na pousada sobrando para os clientes e os guias, tenho certeza que se faltou colete para o guia é porque foi negligência do mesmo que não pegou para si mesmo antes de sair para pescar.

Sobre o Fernando, digo com convicção para vocês que é uma pessoa de grande coração e sempre disposta a fazer o melhor para a pousada e os clientes. Falhas acontecem mas eu vi a evolução da pousada nesses anos. Com certeza se pareceu que ele se comportou com descaso, foi algum mal entendido ou não se expressou bem. Tenho certeza que ele fará o possível para corrigir as falhas e compensar vocês nas próximas pescarias. O importante é a saúde de vocês e que todos voltaram bem para casa, o resto se resolve. Com certeza a pousada vai aprender com o acontecido e corrigir as falhas que ocorreram.

Um abraço e boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André,difícil dar uma opinião quando não estivemos e não vivenciamos o ocorrido né.....Daqui eu imaginei o sufoco que vocês passaram,pois eu também já passei muito aperto em tempestades....Quanto ao acidente,pelo o que você descreveu,não foi imprudência do guia....Parece que ele fez o que pode pra tentar amenizar os danos......Rádio sem bateria também é um problema,mas que eu particularmente não levaria tanto em conta....Quantas vezes todos nós já nos esquecemos de fazer coisas desse tipo,como carregar o celular antes de sair de casa,e quando mais precisamos,não conseguimos usar....Enfim,me pareceu ser um acidente que poderia ter acontecido com qualquer outra pousada (apesar de que isso não deveria acontecer nunca né). O fato de não terem selecionado os guias que vocês pediram, pra mim seria solucionado se o dono se comprometesse a colocar outros guias de no mínimo mesmo nível dos que vocês solicitaram....Até aí,são problemas que "talvez" não me fizessem negativar uma pousada que sempre teve boas referências,mas se houve alguma falta de respeito por parte do dono ou coisa do tipo,mesmo após problemas graves como esse,aí sim,pra mim seria o motivo principal pra não voltar nunca mais lá e não recomendar pra ninguém.....Mas,como não conheço essa pessoa e como o João disse acima,se tratar de uma boa pessoa,não posso julgar a pousada....Acho que apenas vocês,que vivenciaram todo o ocorrido é que podem decidir isso.

Mas o mais importante no resumo da história na minha opinião são esses 2 pontos: graças a Deus não houve perda de vidas e que isso sirva de lição a todos (pescadores e pousada) pra que se evite que isso volte a acontecer....No menor sinal de tempestade chegando,se estiverem perto da pousada,corram pra ela...Se estiverem longe,procurem o barranco mais próximo....Insistir na pescaria em condições de clima desfavorável é algo que nunca pode acontecer.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo André! Peço desculpas pelo ocorrido. Não vou tentar ficar me explicando aqui pois houve falhas pela pousada. Não sou de responder tbem publicamente mas peço a gentileza só de esclarecer melhor umas situações.

Qto a reserva dos guias que citou (não colocarei nomes ok), qdo os srs. reservaram a pousada com 3 ou 4 dias de antecedência da pescaria eu havia falado que seria difícil de agendar os guias que me pediram pois eles ja tinham reservas anteriores mas que eu não deixaria de tentar e conversar com eles para tentar essa possibilidade.

Devo esclarecer que os materiais de segurança são um dever em estarem presentes na embarcação até porque temos de sobra na pousada mas infelizmente as vezes confiamos no profissionalismo de cada um onde acabamos por pecar! nesse sentido. Em razão disso tomamos algumas medidas aqui pois houve irresponsabilidade até mesmo em querer enfrentar um temporal para vir embora eis que os srs. estavam ao lado de uma área segura. Nossa preocupação não é só pela perda material mas sim principalmente pelo risco de vida!

Peço desculpas por não ter ido conversar com vcs logo que cheguei mas ja tinha informações que estavam todos bens e não podia deixar dois guias meus ir atrás dos materiais afundados( tanto os da pousada como os dos sr.) sem que eu pudesse estar junto para tentar assegurar que tudo correria bem.

Infelizmente qdo cheguei ja tarde da noite do rio em razão das marolas não estava passando bem e não tive muita condições de atende-los melhor mas ainda sim tive com os srs. nessa noite onde conversamos e pude me tranquilizar mais por estarem todos bens. 

Ps: por algumas vezes estivemos no local onde o barco naufragou tentando procurar os materiais mas tivemos pouco sucesso até porque é uma área com muito lodo e algas isso sem falar nas ondas que estavam naquele dia.

Enfim, temos nossos erros e tentamos corrigir sempre e para isso é sempre bom ouvir criticas para tentar melhorar e com certeza se voltarem a nos visitar tentaremos dar o melhor.

Peço por gentileza que se houver qquer duvida ou novas criticas construtivas estamos a sua pronta disposição.

att: Fernando

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando Tacca disse:

 

Qto a reserva dos guias que citou (não colocarei nomes ok), qdo os srs. reservaram a pousada com 3 ou 4 dias de antecedência da pescaria eu havia falado que seria difícil de agendar os guias que me pediram pois eles ja tinham reservas anteriores mas que eu não deixaria de tentar e conversar com eles para tentar essa possibilidade.

 

Primeiramente, agradeço a resposta. 

Pensei muito em postar ou não... entendo o impacto duma situação dessas. 

Quanto ao grifo meu, irei verificar com meu parceiro que fez a reserva (eu não participei desse processo). Pode ser q realmente tenha havido um mal entendido.  Ele está no fórum aqui, imagino q vá se manifestar sobre o ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, eu que agendei a pescaria e falei com o proprietário da pousada, eu estava no barco q afundou e garanto que é uma experiência que não desejo a ninguém, me considero um felizardo por estar vivo. 

Foi a quarta vez q fui a pousada Estancia Zé Tacca, e como meu amigo citou sempre havíamos sido muito bem atendidos, inclusive recomendei a vários conhecidos meus que gostam de pescar. Eles tem cotas, incentivam a pesca esportiva, acomodações boas e principalmente é uma região com tucunarés azuis de grande porte.

Agendei a pescaria com apenas 4 dias de antecedência mesmo, tenho toda a conversa salva, o q foi me dito é q o guia (x) que eu pedi estaria disponível e o guia (y) só poderia um dia e no outro dia ele conseguiria outro. Lembrando que na situação do temporal o guia fez o q pode, mas infelizmente a tempestade venceu.

Não vou julgar o proprietário, mas como cliente e por ter passado está situação difícil eu esperava mais.

Acredito ter me feito entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças a Deus todos vivos.  ......

Como o próprio tópico diz, aprovado ou desaprovado? Você decide. Qual o real interesse no tópico?

Alertar sobre reserva de guias que não aconteceu?

Sobre uma mudança de tempo muito rápida q pode nos levar a morte?

Resarcimento por tralhas perdidas?

Falta de atenção por parte do proprietário?

enfim.......Não sou advogado de nenhum dos lados, não conheço nenhum envolvido, mas as coisas não ficaram bem claras. 

Eu já frequentei demais essa represa, pesquei ao menos umas 20x com e sem guia. E é certo que todos que estão lá sabem do risco q ela tem, e até o lado q o vento sopra é sinal de partir para a pousada ou local abrigado, então dificilmente um temporal nos pega de surpresa, já presenciei varios, e nenhum surgiu em 5min. 

Sou pescador e quase sempre queremos dar mais um arremesso e acreditamos q o vento ou chuva não vai chegar. fato q os acidentes acontecem, por imprudência ou não. E como não sabemos na real oq aconteceu, difícil aprovar ou desaprovar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao que parece é mais uma questão de insatisfação com a pousada por não ter conseguido os piloteiros reservados, nos quais os pescadores depositavam maior confiança.

houve a tempestade e felizmente os colegas conseguiram escapar com vida, e os guias substitutos fizeram todo o possível para manter a integridade do grupo, e apesar das perdas materiais, conseguiram realizar difícil façanha, só quem já passou por situação semelhante sabe o milagre de vocês terem escapado com vida.

sobre o dono ter dado atenção ou não após o incidente parece que tentou ajudar na logística, oferecendo um pernoite e um café de graça, porém entendo o estresse da situação e que os clientes talvez esperassem um pouco mais de cumplicidade, da mesma forma que entendo o lado do Sr tacca pois devia estar com pousada lotada e materiais naufragados precisando tomar decisões rápidas e efetivas.

Só uma pergunta (respondam se quiser)

se voces fossem voltar na pousada, iriam querer sair com os piloteiros que lhes foram recusados (os primeiros) ou com estes que salvaram suas vidas ?

na minha humilde opinião, marque uma nova pescaria no Sr tacca e fiquem muito atentos às tempestades, apesar dele ter ótimos piloteiros à disposição.

abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse o dono da pousada, não teria saído pra procurar barco nem nada. Isso é trabalho pra funcionário.

Obrigação de operador é com o cliente!

Eu não teria desgrudado dos pescadores nem um minuto enquanto não estivessem tranquilizados e satisfeitos, com todas as dúvidas esclarecidas e possíveis compensações por erros estabelecidas. 

Quanto aos materiais perdidos, por ter acontecido em virtude de evento natural, não é responsabilidade da pousada. Mas justifica uma busca com mergulhadores, pois guias geralmente encontram os materiais perdidos e ficam para si. Eu resgataria o possível e enviaria, já feita a manutenção, para os clientes. 

Os guias precisam de um pouco mais de treinamento, só isso. 

Tudo é uma questão de postura. De tanto o João Medeiros fazer propaganda, ainda tenho vontade de ir lá, mas depois dessa, muito atento com esses detalhes. Já peguei “tempo ruim” lá e não conseguimos sair nem de bassboat, deve ter sido mesmo terrível a situação. Que bom que estão todos a salvo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Graças a Deus todos vivos.  ......

Como o próprio tópico diz, aprovado ou desaprovado? Você decide. Qual o real interesse no tópico?

Alertar sobre reserva de guias que não aconteceu?

Sobre uma mudança de tempo muito rápida q pode nos levar a morte?

Resarcimento por tralhas perdidas?

Falta de atenção por parte do proprietário?

enfim.......Não sou advogado de nenhum dos lados, não conheço nenhum envolvido, mas as coisas não ficaram bem claras. 

Eu já frequentei demais essa represa, pesquei ao menos umas 20x com e sem guia. E é certo que todos que estão lá sabem do risco q ela tem, e até o lado q o vento sopra é sinal de partir para a pousada ou local abrigado, então dificilmente um temporal nos pega de surpresa, já presenciei varios, e nenhum surgiu em 5min. 

Sou pescador e quase sempre queremos dar mais um arremesso e acreditamos q o vento ou chuva não vai chegar. fato q os acidentes acontecem, por imprudência ou não. E como não sabemos na real oq aconteceu, difícil aprovar ou desaprovar. 

Meu interesse é informar o pessoal do fórum sobre o que aconteceu conosco.

Acredito ser essa a serventia do fórum.

O que não ficou claro pra vc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Situacao difícil, mas acho que o Marcel resumiu bem, o cliente é a razão pelo qual uma empresa exista não importa o ramo de atuação. Já presenciei situações parecidas e acho muito válido o que o André relatou, em nenhum momento foi utilizada má fé de qualquer lado e por isso acredito que com o diálogo e boa vontade as partes se entenderão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Agora ficou mais claro. Poderia até mudar o tópico de sala.  

 

 

Não acho.

Eu não qualifiquei pq acho q to emocionalmente envolvido com o caso, daí não acredito na possibilidade de ser imparcial...

Minha opinião do aprovado ou desaprovado, bate muito com o do amigo Jorel... mas como te disse, eu não me sinto imparcial à respeito do ocorrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/04/2019 em 23:01, Nerooo disse:

Só uma pergunta (respondam se quiser)

se voces fossem voltar na pousada, iriam querer sair com os piloteiros que lhes foram recusados (os primeiros) ou com estes que salvaram suas vidas ?

Ainda os primeiros.  Não desabonamos de maneira alguma os piloteiros que pilotaram na tempestade, excelentes profissionais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

É duro dizer de quem é a culpa? Pra mim não pois conheço a região e só um maluco navega com ondas por ali.

A infinidade de pontas de troncos ao nível da agua é monstruosa, sem ondas já é perigoso, imaginem com ondas.

De todos os lugares que já naveguei (e foram muitos) não tenho receio de apontar esta região como a pior do Brasil.

A facilidade que esta região tem de ventos é absurda e não precisa muito vento para dar erda.

 

Nenhum acidente acontece por um único motivo e infelizmente nós pescadores não estamos discutindo estes acidentes,

há sempre uma razão obscura para que isto não aconteça (discussão).

 

Não vejo ninguém preocupado com coletes, vejo cada osta nos barcos que são usados como assento. Não vejo ninguém utilizando

fixação em nada e por ai vai até a bóia de salvatagem obrigatória.

 

Tem muita gente que esta exagerando na bebida e pior ainda oferecendo ao piloteiro, tem muito piloteiro despreparado assim como

muitos donos de pousada que já ligaram o fdce faz tempo.

 

Assim sendo fatos como este se repetirão pra sempre, pescadores acham que estão pagando e esta tudo resolvido, piloteiro acha que se pegarem peixe

haverá caixinha e dono de pousada sempre enrolando os dois acima e assim a vida vai.

 

Aplaudi a mentalidade do Werner quanto a visão global do empreendimento, mas está difícil engolir o que o mercado esta oferecendo.

 

Eu não crucifico ninguém, mas se fosse o ocorrido comigo a pousada iria levar uma bucha jurídica pra nunca mais cometer nenhum erro, é inadimissível

a imprudência que há em muitos lugares, falo em vidas e também em prejuízo financeiro.

 

Sempre vejo que a recomendação é a utilização de um guia pois será ele nosso salvador da pátria, concordo, porém quem me garante que irão colocar

este guia bom comigo e não no barco do bacana cliente há muito tempo? Confesso que sempre que pilotei nunca tive problemas e a principio de

tudo sempre deixei bem claro que quem mandava e escolhia o que fazer no barco era eu.

 

Se imagine voltando de uma pescaria e parando na casa de seu parceiro pra falar a esposa e filhinho dele que o marido e pai morreu por causa do vento!

 

Precisamos parar um pouco de ser fominhas e também ter mais prudência, a pescaria assim como os acidentes não tem um só motivo, vamos curtir o passeio

em sua plenitude e tirar o melhor proveito.

 

É minha opinião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2019 em 13:38, Angelo Roberto disse:

É duro dizer de quem é a culpa? Pra mim não pois conheço a região e só um maluco navega com ondas por ali.

A infinidade de pontas de troncos ao nível da agua é monstruosa, sem ondas já é perigoso, imaginem com ondas.

De todos os lugares que já naveguei (e foram muitos) não tenho receio de apontar esta região como a pior do Brasil.

A facilidade que esta região tem de ventos é absurda e não precisa muito vento para dar erda.

 

Nenhum acidente acontece por um único motivo e infelizmente nós pescadores não estamos discutindo estes acidentes,

há sempre uma razão obscura para que isto não aconteça (discussão).

 

Não vejo ninguém preocupado com coletes, vejo cada osta nos barcos que são usados como assento. Não vejo ninguém utilizando

fixação em nada e por ai vai até a bóia de salvatagem obrigatória.

 

Tem muita gente que esta exagerando na bebida e pior ainda oferecendo ao piloteiro, tem muito piloteiro despreparado assim como

muitos donos de pousada que já ligaram o fdce faz tempo.

 

Assim sendo fatos como este se repetirão pra sempre, pescadores acham que estão pagando e esta tudo resolvido, piloteiro acha que se pegarem peixe

haverá caixinha e dono de pousada sempre enrolando os dois acima e assim a vida vai.

 

Aplaudi a mentalidade do Werner quanto a visão global do empreendimento, mas está difícil engolir o que o mercado esta oferecendo.

 

Eu não crucifico ninguém, mas se fosse o ocorrido comigo a pousada iria levar uma bucha jurídica pra nunca mais cometer nenhum erro, é inadimissível

a imprudência que há em muitos lugares, falo em vidas e também em prejuízo financeiro.

 

Sempre vejo que a recomendação é a utilização de um guia pois será ele nosso salvador da pátria, concordo, porém quem me garante que irão colocar

este guia bom comigo e não no barco do bacana cliente há muito tempo? Confesso que sempre que pilotei nunca tive problemas e a principio de

tudo sempre deixei bem claro que quem mandava e escolhia o que fazer no barco era eu.

 

Se imagine voltando de uma pescaria e parando na casa de seu parceiro pra falar a esposa e filhinho dele que o marido e pai morreu por causa do vento!

 

Precisamos parar um pouco de ser fominhas e também ter mais prudência, a pescaria assim como os acidentes não tem um só motivo, vamos curtir o passeio

em sua plenitude e tirar o melhor proveito.

 

É minha opinião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Obrigado pela opinião meu amigo.

SE fosse eu no barco afundado, eu iria em um caminho similar ao seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...