Ir para conteúdo

Cota zero para o Tucunaré em SP !!!


Posts Recomendados

Galera, fiquei muito feliz lendo essa matéria do link que deixarei abaixo.

https://www.google.com/amp/s/www.pescamadora.com.br/2019/03/projeto-de-lei-pede-cota-zero-para-a-pesca-do-tucunare-azul-e-amarelo-no-estado-de-sp/amp/

 

Mas o que me encomodou um pouco, foi o pessoal no Facebook criticando a idéia de cota zero aqui no Estado de SP, vi muitos comentários sobre o tucunaré acabar com os outros peixes e o rio. Todos sabemos que isso é um mito, porque o maior predador é o homem com a pesca predatória.

 

Mas eai pessoal, o que vocês tem a dizer sobre essa iniciativa da cota zero para o tucunaré em SP?

 

Para mim seria excepcional! Aqui no Tietê de Araçatuba e Buritama não se vê muitas pousadas para a pesca ou para o lazer, e com essa iniciativa pode acabar chegando novas pousadas e muitos piloteiros, assim gerando emprego para quem vive da pesca! Seria maravilhoso sair para pescar e poder pegar vários exemplares, porque aqui no Tietê os mergulhadores não perdoam, não só mergulhadores, mas também pescadores predatórios e principalmente os que se dizem "esportivos" nas redes sociais e chega no rio e não solta nem os filhotes, está muito difícil fisgar os exemplares, dificilmente sai um exemplar, as vezes quando está um dia ótimo pode até sair dois. Já passei por dias que o dia estava perfeito para a pesca e não pegar se quer um Tucunaré, uso bastantes iscas, superfície, meia agua e fundo, trabalhos alternados e nada do bicho, sei que pode ser procriação ou ele não estar ativo, mas não pegar um se quer é difícil. Valeu pessoal vou ficando por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Se nem o Dourado passou, imagina o tucunaré que é peixe exótico aqui.   E por um milagre que passe esse projeto,  como vão fiscalizar?    

Cara sobre a fiscalização não sei! Mas vi muitas matérias onde muitos pescadores se ferraram por fazer pesca ilegal. A PMA sempre pega os inflatores.

Os grandes "jornais" só não mostra as apreensões porque não tem relevância para eles.

Tem que dar uma pesquisadinha mais afundo!!! O site do link que eu postei acima acho que mostra vários casos de apreensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fiscalização nos rios é difícil, exemplo do nosso Tietê que tem uma área enorme... más se a fiscalização for eficiente no quesito transporte com o tempo acredito que as coisas mudam como está acontecendo em Goiás "pelo menos onde tenho contato".

9 horas atrás, Henrique Rossini disse:

, está muito difícil fisgar os exemplares, dificilmente sai um exemplar, as vezes quando está um dia ótimo pode até sair dois. Já passei por dias que o dia estava perfeito para a pesca e não pegar se quer um Tucunaré, uso bastantes iscas, superfície, meia agua e fundo, trabalhos alternados e nada do bicho, sei que pode ser procriação ou ele não estar ativo, mas não pegar um se quer é difícil. Valeu pessoal vou ficando por aqui!

Henrique eu conheço muito bem nosso reservatório e posso te  garantir que tem muito, más, muito peixe mesmo... porém dependendo da localização o rio parece estar "sem vida". Isto é culpa da depredação do homem mau::

Sábado passado fiquei contente de acertar uma pescaria, onde consegui uma foto com um belo exemplar e tive outros dois ainda maiores fisgados até o barco mas infelizmente não consegui embarcar para a foto. chorei::

Nosso rio tem um potencial GIGANTESCO no universo da pesca esportiva, más não vejo os mais interessados moverem uma só palha para isso melhorar.

Vamos torcer para que este projeto seja sancionado e que a fiscalização se torne mais presente e eficaz :good:

DSC03766.JPG.6d6da92e2818e535324322c94c602cf4.JPG

:amigo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto é bem difícil não só pela PL mais pelo contexto geral.

Pessoalmente sou a favor.

Motivos:

1) Político fala a língua dos números, ou seja, da emprego, gera renda, viável economicamente? Alguém tem esses números? Duvido! esse seria um piloto excelente para saber se outros projetos de cota zero poderiam avançar pelo Brasil a fora junto a sociedade e políticos.

2) Quem pesca tucunaré em São Paulo sabe bem que ele já esta aqui a 40 anos e convivendo com dezenas de espécies. Próximo da minha casa eu pesco tabaranas e piaparas em um trecho de rio que fica a 1KM de uma represa que tem tucunaré... na parte de baixo, onde a agua corre não se vê um tucunaré. Se for um bom observador saberá.

3) A florida possui projeto de sucesso envolvendo o tucunaré em seus canais... lá ele faz parte de uma indústria bilionária (porque aqui não pode fazer?).

4) Essa PL ajudaria muito a desatrelar a demonização criada em torno do tucunaré e que muitos usam para matar desenfreadamente em nome do meio ambiente.

5) Meio ambiente em São Paulo? Onde? Já esta tudo modificado e destruído em nome da prosperidade. Tem pesquisa onde o próprio biólogo menciona não ter a mínima ideia do porque os projetos de peixamento de espécies nativas não estão sendo efetivos.

Trecho tirado de uma dessas matérias:
 
"A baixa rentabilidade da pesca e o virtual desaparecimento de várias espécies de peixes de grande porte nos trechos altos da bacia do rio Paraná, após mais de 30 anos dos programas de repovoamento, são emblemáticas em relação a isso."

Eu não sou biólogo ao algo parecido, mais usando a lógica, o que acontece quando represamos um trecho de rio de 50KM, com barranco alto, profundo, mata ciliar, arvore frutífera, agua corrente, PH x, Nitrato Y, Nitrito z entre outras dezenas de fatores que compõem um ecossistema? Transformamos ele em 300KM de margem pasto, raso, sem mata ciliar, inundando arvores (que gazes elas liberam?), PH A? Espécies nativas vão permanecer? Ou vão procurar um ambiente mais confortável pra si? O que vai viver nesse ambiente?

Agora o pior de tudo:

Como os influenciadores desse mercado não tem uma posição alinhada sobre esse assunto? Pesca e solta o tucunaré em corixo do pantanal e desce a lenha no peixe? Como eles nem se quer sabiam dessa PL? Poderiam ter ajudado lá atrás? Porque não se anteciparam? Próxima menção a pesca esportiva por políticos será em 2124.

É claro que essa PL não passa, mais deram todos os motivos para político vetar, matador matar,mergulhador arpoar,pesque e coma, entre outros... vai ser uma carnificina nos lagos de São Paulo e amparada por textões influenciadores. Conheço matador que até já printou os textos.

Esse assunto deveria ser pequeno pois a PL não passa mais o aditivo que veio com ele será terrível para quem realmente pesca e solta.

Fiquei decepcionado.

Mais.... vida que segue e mais um motivo para não querer que meu filho pratique tal esporte.

Saudações a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Guto Pinto disse:

Se nem o Dourado passou, imagina o tucunaré que é peixe exótico aqui.   E por um milagre que passe esse projeto,  como vão fiscalizar?    

Eu sou a favor e torço para passar...mas estou cético com relação a aprovação dessa Lei...Acho o mesmo que o Guto disse:- Se nem o Dourado passou, imagina o tucunaré que é peixe exótico aqui nos rios e represas de SP....só por milagre seria aprovada....e também de nada adianta ter Leis e não haver uma fiscalização efetiva!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Marcelo Terra disse:

Henrique eu conheço muito bem nosso reservatório e posso te  garantir que tem muito, más, muito peixe mesmo... porém dependendo da localização o rio parece estar "sem vida". Isto é culpa da depredação do homem mau::

Sábado passado fiquei contente de acertar uma pescaria, onde consegui uma foto com um belo exemplar e tive outros dois ainda maiores fisgados até o barco mas infelizmente não consegui embarcar para a foto. chorei::

Nosso rio tem um potencial GIGANTESCO no universo da pesca esportiva, más não vejo os mais interessados moverem uma só palha para isso melhorar.

Vamos torcer para que este projeto seja sancionado e que a fiscalização se torne mais presente e eficaz :good:

DSC03766.JPG.6d6da92e2818e535324322c94c602cf4.JPG

:amigo:

 

Belo exempar de azulão, parabéns!

 

Nosso Tietê tem um potencial enorme, e tem MUITO peixe mesmo, mas ultimamente não tenho acertado mesmo kkkk, pesquei muito pouco! Mas a iniciativa da lei é bacana, mesmo que não for para frente, pelo menos tem alguém tentando nos ajudar a preservar.

Só que eu gostaria que fosse cota zero para todos os peixes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique Rossini disse:

Belo exempar de azulão, parabéns!

Nosso Tietê tem um potencial enorme, e tem MUITO peixe mesmo, mas ultimamente não tenho acertado mesmo kkkk, pesquei muito pouco! Mas a iniciativa da lei é bacana, mesmo que não for para frente, pelo menos tem alguém tentando nos ajudar a preservar.

Só que eu gostaria que fosse cota zero para todos os peixes!

Nem todo mundo teve a felicidade de descobrir os prazer proporcionado pela pesca esportiva... SÓ QUEM PRATICA MESMO alegre::

eu tbm penso assim: é bom saber que tem alguém levantando a bandeira!!! 

É MUITO IMPORTANTE QUE VENHA A VIGORAR ENQUANTO OS RIOS AINDA SOBREVIVEM, PQ NORMALMENTE SÓ IMPLANTAM ESSE TIPO DE LEI QDO O RIO ESTÁ AGONIZANDO ::medo::

um dia as coisas mudam... por aqui já tem muito pescador esportivo e a tendencia é aumentar :good:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Terra disse:

Nem todo mundo teve a felicidade de descobrir os prazer proporcionado pela pesca esportiva... SÓ QUEM PRATICA MESMO alegre::

eu tbm penso assim: é bom saber que tem alguém levantando a bandeira!!! 

É MUITO IMPORTANTE QUE VENHA A VIGORAR ENQUANTO OS RIOS AINDA SOBREVIVEM, PQ NORMALMENTE SÓ IMPLANTAM ESSE TIPO DE LEI QDO O RIO ESTÁ AGONIZANDO ::medo::

um dia as coisas mudam... por aqui já tem muito pescador esportivo e a tendencia é aumentar :good:

:amigo:

Tomare que essa lei vá para frente!

A Pesca esportiva é algo inexplicável, simplismente fantástica! Tento fazer com que meus amigos aderem essa modalidade do esporte, mas eles sempre me mandam fotos de peixes mortos, acho que é por isso que não pesco muito, não tenho um companheiro que faz pesca esportiva, sou solitário na pesca esportiva! Muitas vezes guardei minhas tralhas em meio a pescaria por causa de amigos meus mantando ou arpoeiros atravessando a frente do barco mergulhando, redes etc, me deixa muito triste. Tenho uma grande paixão pelo peixe e pela pesca esportiva.

 

Marcelo sabe se tem algum grupo de pescadores esportivos no WhatsApp? Nunca perguntei ou pesquisei se tem algum grupo de pesca!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique Rossini disse:

Tomare que essa lei vá para frente!

A Pesca esportiva é algo inexplicável, simplismente fantástica! Tento fazer com que meus amigos aderem essa modalidade do esporte, mas eles sempre me mandam fotos de peixes mortos, acho que é por isso que não pesco muito, não tenho um companheiro que faz pesca esportiva, sou solitário na pesca esportiva! Muitas vezes guardei minhas tralhas em meio a pescaria por causa de amigos meus mantando ou arpoeiros atravessando a frente do barco mergulhando, redes etc, me deixa muito triste. Tenho uma grande paixão pelo peixe e pela pesca esportiva.

 

Marcelo sabe se tem algum grupo de pescadores esportivos no WhatsApp? Nunca perguntei ou pesquisei se tem algum grupo de pesca!

Sei que existe, más não participo e não tenho contato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta é uma situação bastante curiosa ! Muito se teme pela extinção dos peixes (sejam quais forem), mas a mãe natureza sempre reverte essa situação...

Claro que também sou favorável a não retirada dos peixes silvestres (exóticos ou não) dos nossos rios. Falaram na industria americana faturar bilhões de dólares na atividade e é verdade.

Esqueceram tão somente que "não existe" pesca comercial de peixes silvestres. Há uma cota que não é ultrapassada por quem quer que seja !

Mais do que a "regra obedecida", o foco mesmo é a conscientização do que é certo e do errado... estamos novamente falando de conscientização x necessidade alimentar !

É um jogo perverso esse pois a necessidade alimentar de milhões de ribeirinhos impede qualquer progresso na exemplificação do processo !

Não quero hipocrisia no comentário, mas a simples presença de botos (como estão hoje) reduzem a sobrevivência dos peixes mais que o próprio pesque e solte !

Boto é um exemplo, mas o que dizer das redes e comercialização intermunicipal e mesmo interestadual de toneladas capturadas !

Algo pode parecer simples mas tem consequências se avaliadas por outras óticas e/ou práticas. Não vejo como tratar de um processo sem resolver o outro !

Os canais de Miami são repletos de tucunarés (entre outros peixes), mas lá o pesque e solte é natural, e quem for pescar tem sua licença emitida pelo guia... 

Sou de um tempo onde a fartura de peixe no Pantanal era um absurdo ! Cardumes na subida para a desova no Araguaia eram perseguidos por até 200 botes (já vi isso acontecer).

Já que se mencionou os Estados Unidos, é bom que saibam que os black bass de lá andaram próximos da extinção e somente após muito incentivo e foco no problema isso se reverteu !

Claro que tem interesse econômico nisso, mas talvez por conta disso é que termine funcionando de forma adequada. Não se trata de "privilégio", mas de sensatez !

Apenas meus pontos de vista que não precisam ser rebatidos, pois não irei mudá-los ! Precisamos também praticar o "ouvir alheio" mesmo que sejam posicionamentos inversos ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Kid M disse:

Cardumes na subida para a desova no Araguaia eram perseguidos por até 200 botes (já vi isso acontecer).

só para esclarecimento,acho que esses cardumes a que se refere nao é pra desova e sim migração trófica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...