Ir para conteúdo

Mercury 30Hp 2T com vela de Iridium. Virou um canhão.


Posts Recomendados

 A verdade coloquei as velas de Iridium porque todo mundo fala que só melhora a partida a frio e aceleração em baixas rotações... não melhora nada em performance,mas também não estraga nada.. foi o que vários mecânicos me disseram..

Acabou que no meu caso teve alguma melhora..ou pelo menos parece né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou referência ... Referência geográfica! Sounakele gordo careca suado do lado da gostosa a direita hahahaha...

 

Se for eu for referência de alguém

. esse cara ta eh fudiidooo ehhehee

Sirvo eh de mal exemplo ehhehe

Só volto semana q vem, to de férias em Maragogi, qro nem saber se motor anda mais ou menos, quero camarão, cerveja, caipirinha e salgar a bunda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um mercury 50hp 2 T e aproximadamente 6 meses coloquei velas de iridium nele. O que mudou, velocidade final igual, no meu caso nao tive nenhum ganho de final por causa delas, partida mais fácil, esse sim teve ganho, msm com o motor parado a alguns dias, pega muito fácil, e não morre mais durante o dia, mas o maior beneficio foi a melhora de eficiência em baixa rotação, ele gasta bem menos, recentemente passei por uma situaçao de quase ter que empurrar o barco por causa de pane seca kkk fui par ao ponto torcendo o cabo, chegando la surpresa, tinha ido quase o tanque todo, tinha so 10 litros reserva e uma quirela no tanto, voltei a meia aceleração e ainda sobrou gasolina.

 

@Taylor Oliveira vc ja usou gasolina com alta octanagem no motor para ver se melhora tbm? 

 

Inveja do seu conjunto, o meu granflashbass com 50 nao chega nos numeros do seu, meus parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro João Manoel,

Você poderia especificar (detalhar o modelo) da vela que que colocaste no motor? É chinesa ou nacional da NGK? Os 2 mm a mais em relação as velas convencionais não causam problemas? 

Um abraço e obrigado

Kruel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, JCKruel disse:

Caro João Manoel,

Você poderia especificar (detalhar o modelo) da vela que que colocaste no motor? É chinesa ou nacional da NGK? Os 2 mm a mais em relação as velas convencionais não causam problemas? 

Um abraço e obrigado

Kruel

 

Boa tarde @JCKruel

 

comprei a ngk mesmo, entrei em contato com um vendedor, passei a referencia da vela normal, e ele me passou a equivalente de iridium, comprei pelo mercadolivre mesmo, nao creio que pela demora e  o risco de ser taxado, vale a pena pegar do aliexpress, segue link da vela que eu comprei

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-760675273-vela-iridium-br8hix-yamaha-rx-tt-ttm-trilha125-ngk-_JM

 

Agora sendo o mais sincero possível, não entendo 1/10 da parte técnica que vc falam aqui no tópico, sou leigo reconheço (por isso estou li e re li varias vezes para tentar entender o máximo possível do que vocês falam aqui), apenas comprei, troquei dei partida e sai navegando. Graças a deus nunca tive nenhum problema. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Sou referência ... Referência geográfica! Sounakele gordo careca suado do lado da gostosa a direita hahahaha...

 

Se for eu for referência de alguém

. esse cara ta eh fudiidooo ehhehee

Sirvo eh de mal exemplo ehhehe

Só volto semana q vem, to de férias em Maragogi, qro nem saber se motor anda mais ou menos, quero camarão, cerveja, caipirinha e salgar a bunda!

Kkkkk,larga de ser bobo rapaz, você é uma pessoa entendida so assunto e assim Com o Guto,tem mt experiência no ramo..as opiniões de vocês tem muito valor pra mim e pra galera do grupo...mas vai lá.. aproveite o passeio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Tenho um mercury 50hp 2 T e aproximadamente 6 meses coloquei velas de iridium nele. O que mudou, velocidade final igual, no meu caso nao tive nenhum ganho de final por causa delas, partida mais fácil, esse sim teve ganho, msm com o motor parado a alguns dias, pega muito fácil, e não morre mais durante o dia, mas o maior beneficio foi a melhora de eficiência em baixa rotação, ele gasta bem menos, recentemente passei por uma situaçao de quase ter que empurrar o barco por causa de pane seca kkk fui par ao ponto torcendo o cabo, chegando la surpresa, tinha ido quase o tanque todo, tinha so 10 litros reserva e uma quirela no tanto, voltei a meia aceleração e ainda sobrou gasolina.

 

@Taylor Oliveira vc ja usou gasolina com alta octanagem no motor para ver se melhora tbm? 

 

Inveja do seu conjunto, o meu granflashbass com 50 nao chega nos numeros do seu, meus parabens.

Não meu amigo,sempre gasolina comum mesmo,as vezes a aditivada também,mas os mecânicos dizem pra não usar aditivada que os detergentes do aditivo vão se unir e tirar a função do óleo 2t e tals.....mas as vezes uso a aditivada sim...mas na maioria das vezes uso a comum mesmo...meu conjunto anda bem sim cara...mas tô querendo tirar o melhor dele,por isso as velas de Iridium...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JCKruel disse:

Caro João Manoel,

Você poderia especificar (detalhar o modelo) da vela que que colocaste no motor? É chinesa ou nacional da NGK? Os 2 mm a mais em relação as velas convencionais não causam problemas? 

Um abraço e obrigado

Kruel

 

A que eu coloquei foi a chinesa INT BP7HIX.... No meu caso os 2 mm a mais não causaram nenhum problema,o motor só ficou melhor..mas provavelmente a centelha ficará mais próximo ao pistão...a nacional é exatamente como a original.. é a ngk br7hix,isso pro Mercury 30 hp...pro 50hp é outro modelo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Kruel, bom dia! acabaram sim.... 😭

 

eu tenho pensado no topico, mas acho melhor fazer uma pesquisa maior, explicando os conceitos, usando inclusive citações para que nao tenha erros da minha parte ao escrever algo ... vou tentar fazer isso esse fds, com calma, sento no pc, busco tdas as informacoes que eu achei que ficaram meio confusas e ai sim, junto td, coloco aqui e fecho com conclusao.

 

mas eu aceito ferias novas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola , bom eu uso velas de iridiun no meu 40 mercury japonês desde 2012 nunca tive problemas , antes de comprar pedi por Email para NGK se tinha velas de iridiun compatíveis com a NGK br7HS10 e eles disseram que nao que so tinha compatível com a BR7HS , perguntei qual era a diferença e eles me diçeram que era a abertura do eletrodo que na BR7HS10 era de 1mm e a de iridiun era de 0,7mm , mesmo assim eu comprei a vela de iridiun e abri os eletros para 1mm , as velas que comprei e  NGK BR7HIX  , a diferença ficou na partida e na lenta e em baixas rotações ela funciona mais redondo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, não tenho postado nada,pois tudo o que sabia a respeito eu ja tinha colocado...hoje fui pescar novamente,mas em 3 pesados...o RPM ficou em torno de 5200-5280...mt bom o rpm, visto que antes das velas de Iridium,dava 5100-5160 Rpm,com as velas ngk original...o que notei de diferença foi o rpm subiu um pouco em relação as velas originais, consumo se manteve o mesmo...o motor pega mais fácil e mesmo se ficar desligado por mt tempo,pega normalmente e pode sair acelerando que ele aceita e não morre....isso é tudo o que sei por enquanto..quanto ao ganho de rpm tenho certeza,pois sempre verifiquei o rpm e ele subiu cerca de 100 rpm com as velas de Iridium....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Boa noite galera, não tenho postado nada,pois tudo o que sabia a respeito eu ja tinha colocado...hoje fui pescar novamente,mas em 3 pesados...o RPM ficou em torno de 5200-5280...mt bom o rpm, visto que antes das velas de Iridium,dava 5100-5160 Rpm,com as velas ngk original...o que notei de diferença foi o rpm subiu um pouco em relação as velas originais, consumo se manteve o mesmo...o motor pega mais fácil e mesmo se ficar desligado por mt tempo,pega normalmente e pode sair acelerando que ele aceita e não morre....isso é tudo o que sei por enquanto..quanto ao ganho de rpm tenho certeza,pois sempre verifiquei o rpm e ele subiu cerca de 100 rpm com as velas de Iridium....

Top Taylor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra ir aguçando os amigos, seguem algumas reportagens que irao embasar de certa forma o que penso a respeito.

 

http://www.ngkntk.com.br/direct/p3.html

http://www.ngkntk.com.br/automotivo/suporte-tecnico/perguntas-mais-frequentes/

http://www.autoentusiastasclassic.com.br/2013/02/acertando-o-ponto-do-comando.html

http://www.xl.pt/autopedia/motores/avan_ignicao.shtml

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/avanco-de-ignicao-por-que-menor-e-ate-negativo/

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/detonacao-motor-batendo-pino-por-que-acontece-e-como-evitar/

http://jaicar.com.br/temperatura-influencia-diretamente-rendimento-carro/

https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2016/11/a-temperatura-ambiente-pode-influenciar-no-rendimento-do-carro.html

http://portalpos.unioeste.br/media/File/energia_agricultura/Dissertacao_Jonas_Gralick.pdf

http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI258911-10142,00-O+MOTOR+RENDE+MELHOR+AO+NIVEL+DO+MAR.html

https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/05/como-altitude-afeta-o-desempenho-do-carro.html

https://www.motonline.com.br/noticia/carburacao-2-regulagem/

dizem que este teste eh mentiroso que o cara regula o botao de forca do aparelho, mas mesmo assim da para entender melhor a questao.

Esses caras eu gosto muito dos testes deles, confiaveis:

 

Para que a queima da mistura carburante se dê quando o êmbolo se encontra perto do ponto morto superior (altura que a compressão é máxima ) é então necessário que a faísca seja dada uns graus de rotação da cambota antes do ponto morto superior. A esta antecipação da faísca dá-se o nome de avanço à ignição.

 

Portanto, para entender tudo que esta ocorrendo, precisamos ter em mente diveeeersas coisas:

1- se o motor consegue ou nao se beneficiar das velas de iridium (projeto), e se todos os perifericos tb aceitam bem ela (cabos, bobina, cdi, etc.)

2- conceitos de altitude, pressao, temperatura

3- conceitos de avanco, PMS, PMT, etc

4- mistura rica versus mistura pobre

5- calculo estequimétrico da adição de oleo (e nos seapro isso muda sensivelmente com 5% a mais ou a menos, que na pratica pode ser dificil de mensurar visto que ng usa uma bireta para medir)

6- grau termico versus pre detonacao (risco de furar pistao) versus tradicional e iridium

7- velas tradicionais e iridium, o que é de fato e o que é mito

8- variacoes de gasolina de uma marca pra outra, de um posto pra outro, tempo de vida util e principalmente alcool na gasolina

9- regulagem de motor 2 tempos. Possivel é, deve ser feito mas nao espere nunca a perfeicao... 2 tempos varia e ponto final.

10-diferencas de motores de carros , motos e popa.... 4 tempos é melhor ou pior? 2 tempos é facil regular? 2 tempos eh ruim?

11- Astra deve ser referencia ou nao? Enquete se tira a foto do Bolsonaro nas repartições publicas e troca pelo do Astra ?

12- Astra é feminino ou masculino? Taranis é o que? Alias fala-se tarânis, taranís, taránis ?

13- GPS de celular, confiamos neles ou compramos mais anzois? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem mais essa reportagem tb https://garagem360.com.br/fatos-velas-de-ignicao-especiais/

leiam, absorvam, leiam de novo....

depois discutimos, tem muita informacao pra pouco tempo de conversa.

minha opinião pessoal?

se isolarmos apenas as velas, esquecermos de motor, acerto, avanco etc etc etc.

vela de iridium tem uma melhora em baixa e media rotacao, nao em alta, essa melhora vale o custo delas? se forem xing ling talvez mas eu nao colocaria vela xing ling, seria uma ngk e nesse caso elas sao caras e nao vejo vantagem, ja que mesmo que elas durem muito muito mais, em motor 2 tempos vao estar melejadas de oleo, vai ter sujeira entre tantas outras coisas que vai me obrigar a retirar e limpar ou quiça troca-las em pouco tempo, igual as mais baratas.

agora qdo adicionamos outras variaveis, hmm ai teremos que aguardar o fds para eu poder sentar no pc e escrever...

 

PS: o amigo ai falou que as velas dele sao 2mm maiores, me diga, esse 2mm estao onde? no topo? na base? na rosca? no eletrodo? a base é igual (cone ou reta na argola, ou veio com argola ou sem argola?) ?? sei que no passado tinham velas maiores ou menores, nos OMC por exemplo a altura das velas faz diferenca e tem vela especifica pra alguns motores, mas pesquisando rapido aqui nao encontrei nada a respeito, em casa tento pesquisar melhor. Acredito que pra maioria dos motores hoje, o tamanho seja padrao, mas antigamente realmente tinham umas de tamanho diferente.

 

Em tempo, ha diversos conceitos sobre eletrodos de velas, por exemplo as champion nem utilizam os mesmos:

 

pg121.gif

 

veja que ha motores de alta performance que nem usam o tipo padrao e sim superficial, entao o iridum nao serviria pra nada.... e sao motores de alto desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Astra-Taranis disse:

tem mais essa reportagem tb https://garagem360.com.br/fatos-velas-de-ignicao-especiais/

leiam, absorvam, leiam de novo....

depois discutimos, tem muita informacao pra pouco tempo de conversa.

minha opinião pessoal?

se isolarmos apenas as velas, esquecermos de motor, acerto, avanco etc etc etc.

vela de iridium tem uma melhora em baixa e media rotacao, nao em alta, essa melhora vale o custo delas? se forem xing ling talvez mas eu nao colocaria vela xing ling, seria uma ngk e nesse caso elas sao caras e nao vejo vantagem, ja que mesmo que elas durem muito muito mais, em motor 2 tempos vao estar melejadas de oleo, vai ter sujeira entre tantas outras coisas que vai me obrigar a retirar e limpar ou quiça troca-las em pouco tempo, igual as mais baratas.

agora qdo adicionamos outras variaveis, hmm ai teremos que aguardar o fds para eu poder sentar no pc e escrever...

 

PS: o amigo ai falou que as velas dele sao 2mm maiores, me diga, esse 2mm estao onde? no topo? na base? na rosca? no eletrodo? a base é igual (cone ou reta na argola, ou veio com argola ou sem argola?) ?? sei que no passado tinham velas maiores ou menores, nos OMC por exemplo a altura das velas faz diferenca e tem vela especifica pra alguns motores, mas pesquisando rapido aqui nao encontrei nada a respeito, em casa tento pesquisar melhor. Acredito que pra maioria dos motores hoje, o tamanho seja padrao, mas antigamente realmente tinham umas de tamanho diferente.

 

Em tempo, ha diversos conceitos sobre eletrodos de velas, por exemplo as champion nem utilizam os mesmos:

 

pg121.gif

 

veja que ha motores de alta performance que nem usam o tipo padrao e sim superficial, entao o iridum nao serviria pra nada.... e sao motores de alto desempenho.

Astra,quando disse que as velas de Iridium que comprei são 2mm maiores,quiz me referir ao isolador...a vela original br7hs10 é exatamente como a primeira foto que está escrito tipo padrão..as velas de Iridium BP7HIX tem o isolador projetado,(pesquisa no Google)parecido como na segunda imagem ao de esta escrito tipo ponta do isolador saliente...de resto as velas de Iridium são exatamente iguais às originais,com aquela arruela que amassa e veda no cilindro....

Quanto as suas postagens sobre fontes..meus parabéns pois tem mt conteúdo de ótima qualidade..eu mesmo li um monte desses antes de colocar a vela de Iridium,vi os videos e tals...mas no final das contas eu precisei comprar e colocar pra ver se iria ter algum ganho....

Olhando para as velas de Iridium, que ja usei o motor por 3 vezes,e gastei uns 25 litros,a vela esta ficando com o isolador cor marrom café,e estão extremamente secas, nenhuma borra ou resíduo de óleo queimados... olhando com uma lanterna pro pistão,eles estão exatamente como nas velas originais..pois tinha olhado antes de instalar as de Iridium...a cabeça do pistão está limpa onde ocorre a detonação,e marromzada dos lados...nenhuma marca nem sinal de pré ignição...o que senti também foi que agora a gasolina quando retiro a mangueira da gasolina é que demora mais pro motor apagar...o que me leva a crer que a vela de Iridium queima todo o combustível do carburador,por isso a vela extremamente seca.....quando instalei as velas de Iridium,o motor ficou mais acelerado,tive que desacelerar no parafuso da lenta....mas toda vez que uso tenho retirado as velas para olhar o desenvolvimento e o estado dos itens de ignição...sempre esteve da mesma forma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2019 em 10:07, JCKruel disse:

Caríssimos!

Inicio esta postagem dizendo uma frase que gosto muito: não detenho o monopólio da verdade e muito menos o da competência!

Por isso peço que sejam condescendentes com as ponderações que vou fazer sobre o assunto, mas antes disso quero agradecer ao Taylor pela oportunidade que me deu de pesquisar com mais profundidade sobre o tema velas de iridium que, desde muito tempo, me intrigava...

O que vocês vão ler abaixo é uma coletânea de testes, opiniões de internautas de outros fóruns, sites e eu apenas dei uma forma que acreditei se tornar mais palatável e de fácil entendimento.

Andei pesquisando bastante na internet sobre as velas de iridium e a conclusão é que elas passaram a ser usadas em escala maior lá em meados da década de 90, em veículos automotores de 4 tempos.

Há quem informe ganhos sensíveis, porém longe dos 10 a 20% eventualmente apregoados, sendo que os relatos (ganhos empíricos) da maioria são de que tais ganhos estariam em torno de apenas 5% de potência. Também há relatos do uso em motos e a maioria apregoa que resultado positivo só ocorre em motos de grande cilindrada...

Tais relatos, nos carros e nas motos, as velas iridium usadas pela maioria são com ponta de eletrodo 0,4mm, mas considerando que o tempo da centelha é determinado pela central de injeção, em tese, ele será o mesmo para qualquer tipo de vela e há de ser considerado ainda que  a origem da corrente que gera a centelha que é sempre a mesma.

Há de ser considerado que a tensão nas velas Iridium é três vezes menor que uma vela normal, pois em vários testes realizados, enquanto a normal exigiu 166V a de Iridium exigiu 50V pra gerar a faísca. Considerem ainda que as velas de Iridium são projetadas para agir em altas taxas de compressão facilitando a dissipação do plasma e facilitando a queima dos gases.

As velas de eletrodos finos, não precisam ser iridium sendo este metal é usado por sua durabilidade maior e produzir mais energia por em função da ponta mais fina.

Nos carros modernos, do meu conhecimento, apenas o Renault Fluence tem as velas de Iridium de fábrica e a troca é com 100 mil km, sendo o principal benefício a durabilidade delas e uma voltagem menor que pouparia a bobina em função do esforço menor.

As velas que duram 100.000 milhas ou 160.000km são as NGK Laser Iridium e as Denso Iridium Though que tem apliques de platina no eletrodo da massa. Observar que os cabos não sofrem sobretensões e podem, no máximo, ressecarem...

Por falar em cabos, para se obter uma queima melhor com velas Iridium é recomendável utilizar-se cabos de velas mais eficientes, (10mm) preferentemente os de silicone!

Numa breve comparação entre as velas comuns (de fábrica) que em tese devem durar aproximadamente 300 horas, observa-se que, quando novas, seu comportamento é muito próximo as velas de iridium e depois que as quinas vão se arredondando, elas perdem performance.

Já as velas de eletrodo fino conseguem gerar com o mesmo impulso elétrico, em torno de 45% mais centelha (largura e temperatura), provocando uma queima inicial mais vigorosa.

A vela de Irídio faz baixar de 3.000 a 5.000 Volts a tensão de disparo da faísca no secundário. Não muda a potência total da descarga elétrica nem o tempo de descarga, que dependem da bobina e seu acionamento.

A combustão com uma vela convencional em perfeito estado e com outra de Irídio é praticamente igual. Não há aumento de potência ou de eficiência, nem redução de consumo.

Como o Irídio desgasta lentamente, em tese, a vela de iridium deve durar bem mais e num chute pessoal (para motores de popa) poderia ser trocada depois de 900 horas...

O diferencial é a tensão mais baixa para o disparo da faísca que sai mais fácil. Significa que em certas condições limite para nossas embarcações (alta carga e baixa rotação) onde as velas normais podem falhar, as velas de iridium vão responder melhor.

Isso pode parecer irrelevante, mas na prática é um diferencial a ser considerado, pois as velas de iridium ao exigir menos tensão para gerar a faísca, protegem também cabos e bobinas que não são expostos a tensões demasiadamente altas e demoram mais para comprometer os isolamentos.

Os cabos e a bobina vão durar mais junto com as velas, pois as velas de Iridium mudam muito pouco de desempenho em longos períodos por não desgastar tanto a ponta do eletrodo. Nas velas convencionais, o arredondamento das quinas do eletrodo central com o uso normal, já faz a tensão de ignição subir e por vezes falhar.

Finalmente (ufa) tenho um Mercury 40 que por vezes tem me dado alguma dor de cabeça!

Ora, em vez de buscar remédios heroicos ou mecânicos salvadores (constantes limpeza de carburadores) acredito que o uso das velas de iridium por tudo que falei acima serão capazes de resolver os eventuais problemas com os carburadores uma vez que, na teoria, a queima será completa com ganhos significativos no desempenho do motor, sem considerar nada que não seja me poupar incômodos.

Os poucos depoimentos (apenas 5) que encontrei em relação a utilização das velas de iridium em motores de popa, a opinião unânime é de elas fazem muita diferença na hora de fazer o motor pegar e uma melhora significativa na baixa rotação.

Tudo indica que as velas de iridium devam apresentar boas respostas em motores de popa de quatro tempos e alto desempenho fazendo diferença tanto nos de quatro quatro tempos quanto nos de dois tempos.

Grande abraço

Kruel

Kruel, esse seu post expos muito do que eu considero correto sobre as tais velas de iridium, estou tentando ler o topico eqto trabalho para fazer uma resposta.

 

Em resumo, acho que vc expos que a vela em si nao resulta em maior faisca, q isso depende de bobina e que tb a mesma exige teoricamente cabos de vela mais reforcados, pq a bobina manda um excesso de carga que a vela nao gera a mesma resistencia.

qto aos resultados mencionados, foram os mesmos que meus amigos de carro tem experimentado, uma partida mais limpa e funcionamento idem, objetivamente pq as velas falham menos e tem uma queima mais projetado num ponto unico.

 

outros relatos que tive é uma facilidade no aumento do giro, nao é ganho de potencia e sim ganho de agilidade ao subir o giro e neste momento entra meus maiores olhos na questao.

 

se voces lerem as reportagens que enviei, notarao que de alguma forma ou outra o motor 2 tempos (seja ele qual for) sempre tera um desbalanceio natural, ou vc tem uma queima perfeita em alta mas nem tao boa em media e baixa ou o inverso, isso nao é um demérito deste tipo de motor, e sim uma característica.

 

Apenas é impossivel vc regular perfeitamente o motor de 2tempos em bancada, primeiro pq se regular pra alta rpm, nao vai pegar ou se pegar vai te dar uma luxação pra conseguir, logo vc tb  embora nao use sempre em marcha lenta, precisa regular para este ponto ser no minimo entre bom e otimo.

pra isso assim como nas motos vc precisa fazer o ajuste finissimo de ponto, mistura de ar e outros navegando, o que concordamos é no minimo insano hehehehe

por isso variacoes de desempenho sao comuns mas nao muito distantes entre motores no mesmo local, ja que o 2 tempos sofre bastante com variacao de altitude, temperatura e pressao do ar.

 

vamos falar de diferenca de ponto?

Minha opinião sincera: marcação de ponto na regua ali é pra regulagem grossa, muitas vezes nao batem de jeito nenhum, se vc qr regular o ponto com maior exatidao, arrume uma luz estrobo. aí sim vamos falar de PMS, PMT, entre outras coisas mais serias.

 

Problema de furar pistao: a vela em si nao vai furar o pistao, mas a pre ignicao sim! e fura rapido!

uma pre ignicao num motor de 2 tempos a 5500rpm com 409cc vai por mim, nao eh complicado de ocorrer nao! Por isso regular o ponto pra mais ou rpa menos eh importante.

 

Ai entramos em outra seara, os pontos de referencia 23 e 25 graus, sao com base numa gasolina mais "original" e sem alcool (q eh um excelente anti detonante! acredite o alcool nao eh o vilao sozinho, ao contrario sem ele os motores estariam fodidos em dias).

 

Alguns motores qdo bebem nossa gasolina tem alterado de forma bastante expressiva o ponto correto, conforme uma das reportagens menciona, os pontos sairam muito da curva projetada. 

Neste momento uma vela que tem um centelhonamento mais otimizado para baixas e medias rpm, podem causar problemas mais rapidamente q uma vela normal. 

 

Mas e em alta? Qm manda energia eh a bobina e o cdi, portanto, em alta, dificilmente uma vela tradicional vai falhar ou ter desempenho inferior que uma vela de iridium.

Ta e pq melhorou tanto o motor do Taylor?

Elementar meu caro pequeno gafanhotp: pq o Taylor mudou o ponto! 

Entao ele acertou o ponto?

POde ser que sim.... pode ser que nao.... ou talvez seria mais prudente dizer que ele chegou num nivel de maior otimizacao do motor.

hmmmmmmmmmmmm entao se ele chegou nesse nivel ta beleza! Parabens! Show de bola! Joinha pra ele!

ééééé NAO!

Vejamos... um motor pode estar sendo sobrecarregado nesse estagio, pode dar mais que deveria e isso acarretar em problemas futuros. E esse é o ponto.

Sentado na minha cadeira, as 11 e 22 da manha, é impossivel dizer se ele chegou no 100% ou no 120% do motor. O que posso dizer que entre 90 e 100% vc ta feliz, o motor ta feliz e o mecanico ta feliz..... acima dos 100% o mecanico ta feliz pra (editado), vc ta feliz...... só que depois terá problemas, ai o mecanico ta te chamando de doutor e sua mulher de muleque idiota!

Em resumo, da pra falar bastante ainda sobre o caso, tem muitos pormenores, muita coisa a ser dita e verificada.... por exemplo os tais2mm q nao deu tempo de comentar...

PMS, PMT, pressao do ar, temperatura, variacoes de gasolina dum dia pro outro.

 

Tambem precisamos entender pq o motor com vela original e apenas 30 horas estava variando o rpm ou nao atingindo o que era antes (quais variaveis, o que poderia haver de errado)

 O que eu vi na vela era que esteja melejada, ou um excesso de oleo ou uma regulagem de ar ineficiente, o que tb geraria problemas na afinacao em WOT.

Ai vc poe uma vela q queima melhor em baixa, regula o ponto, as variaveis de pressao estao melhores e temos um resultado melhor.

Por eqto eh isso, depois volto pro topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal , tem um detalhe interessante , tem motores de popa japoneses como Yamaha , Tohatsu e etc.. que vem com um resistor no cachimbo da vela , ele fica ente o cabo e o cachimbo , não interessa a potencia da bobina ou da vela eles controlam para que trabalhem todas iguais , de vês em quando e interessante tirar o cabo do cachimbo , tirar aquele pino onde o cabo se encaixa ele fica atras  ( CUIDADO POIS TEM UMA MICRO MOLA ) , e fazer a limpeza pois ele com o tempo costuma isolar e fazer um teste para ver se esta passando corrente caso não estiver todos iguais e melhor tirar todos pois não acha outro no mercado . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Kruel, esse seu post expos muito do que eu considero correto sobre as tais velas de iridium, estou tentando ler o topico eqto trabalho para fazer uma resposta.

 

Em resumo, acho que vc expos que a vela em si nao resulta em maior faisca, q isso depende de bobina e que tb a mesma exige teoricamente cabos de vela mais reforcados, pq a bobina manda um excesso de carga que a vela nao gera a mesma resistencia.

qto aos resultados mencionados, foram os mesmos que meus amigos de carro tem experimentado, uma partida mais limpa e funcionamento idem, objetivamente pq as velas falham menos e tem uma queima mais projetado num ponto unico.

 

outros relatos que tive é uma facilidade no aumento do giro, nao é ganho de potencia e sim ganho de agilidade ao subir o giro e neste momento entra meus maiores olhos na questao.

 

se voces lerem as reportagens que enviei, notarao que de alguma forma ou outra o motor 2 tempos (seja ele qual for) sempre tera um desbalanceio natural, ou vc tem uma queima perfeita em alta mas nem tao boa em media e baixa ou o inverso, isso nao é um demérito deste tipo de motor, e sim uma característica.

 

Apenas é impossivel vc regular perfeitamente o motor de 2tempos em bancada, primeiro pq se regular pra alta rpm, nao vai pegar ou se pegar vai te dar uma luxação pra conseguir, logo vc tb  embora nao use sempre em marcha lenta, precisa regular para este ponto ser no minimo entre bom e otimo.

pra isso assim como nas motos vc precisa fazer o ajuste finissimo de ponto, mistura de ar e outros navegando, o que concordamos é no minimo insano hehehehe

por isso variacoes de desempenho sao comuns mas nao muito distantes entre motores no mesmo local, ja que o 2 tempos sofre bastante com variacao de altitude, temperatura e pressao do ar.

 

vamos falar de diferenca de ponto?

Minha opinião sincera: marcação de ponto na regua ali é pra regulagem grossa, muitas vezes nao batem de jeito nenhum, se vc qr regular o ponto com maior exatidao, arrume uma luz estrobo. aí sim vamos falar de PMS, PMT, entre outras coisas mais serias.

 

Problema de furar pistao: a vela em si nao vai furar o pistao, mas a pre ignicao sim! e fura rapido!

uma pre ignicao num motor de 2 tempos a 5500rpm com 409cc vai por mim, nao eh complicado de ocorrer nao! Por isso regular o ponto pra mais ou rpa menos eh importante.

 

Ai entramos em outra seara, os pontos de referencia 23 e 25 graus, sao com base numa gasolina mais "original" e sem alcool (q eh um excelente anti detonante! acredite o alcool nao eh o vilao sozinho, ao contrario sem ele os motores estariam fodidos em dias).

 

Alguns motores qdo bebem nossa gasolina tem alterado de forma bastante expressiva o ponto correto, conforme uma das reportagens menciona, os pontos sairam muito da curva projetada. 

Neste momento uma vela que tem um centelhonamento mais otimizado para baixas e medias rpm, podem causar problemas mais rapidamente q uma vela normal. 

 

Mas e em alta? Qm manda energia eh a bobina e o cdi, portanto, em alta, dificilmente uma vela tradicional vai falhar ou ter desempenho inferior que uma vela de iridium.

Ta e pq melhorou tanto o motor do Taylor?

Elementar meu caro pequeno gafanhotp: pq o Taylor mudou o ponto! 

Entao ele acertou o ponto?

POde ser que sim.... pode ser que nao.... ou talvez seria mais prudente dizer que ele chegou num nivel de maior otimizacao do motor.

hmmmmmmmmmmmm entao se ele chegou nesse nivel ta beleza! Parabens! Show de bola! Joinha pra ele!

ééééé NAO!

Vejamos... um motor pode estar sendo sobrecarregado nesse estagio, pode dar mais que deveria e isso acarretar em problemas futuros. E esse é o ponto.

Sentado na minha cadeira, as 11 e 22 da manha, é impossivel dizer se ele chegou no 100% ou no 120% do motor. O que posso dizer que entre 90 e 100% vc ta feliz, o motor ta feliz e o mecanico ta feliz..... acima dos 100% o mecanico ta feliz pra (editado), vc ta feliz...... só que depois terá problemas, ai o mecanico ta te chamando de doutor e sua mulher de muleque idiota!

Em resumo, da pra falar bastante ainda sobre o caso, tem muitos pormenores, muita coisa a ser dita e verificada.... por exemplo os tais2mm q nao deu tempo de comentar...

PMS, PMT, pressao do ar, temperatura, variacoes de gasolina dum dia pro outro.

 

Tambem precisamos entender pq o motor com vela original e apenas 30 horas estava variando o rpm ou nao atingindo o que era antes (quais variaveis, o que poderia haver de errado)

 O que eu vi na vela era que esteja melejada, ou um excesso de oleo ou uma regulagem de ar ineficiente, o que tb geraria problemas na afinacao em WOT.

Ai vc poe uma vela q queima melhor em baixa, regula o ponto, as variaveis de pressao estao melhores e temos um resultado melhor.

Por eqto eh isso, depois volto pro topico.

Rapaz,esse cara é uma enciclopédia....kkk parabéns pelo texto Astra.. acho que você falou mt coisa que eu precisava entender....e acho que você foi mt feliz em suas declarações....o que tenho notado nas velas de Iridium é a facilidade com que ela sobe o rpm do Motor...com as velas originais do motor,e sem mexer em ponto, eu também já consegui 5600rpm, quase o mesmo que com velas de Iridium..mas foi somente em 2 ocasiões,com gasolina mt nova...tenho acompanhado sempre o estado dos pistões..eles estão como sempre foram.. com a cor de queima, resíduo escuro no pistão.....tenho acompanhado em todo o uso até pra eu poder passar uma informação certa ao grupo..aa velas de Iridium estão perfeitos e os pistões também....o que notei e vou confirmar no próximo uso é que parece que a vela de Iridium está mais seca do que as originais..abri um pouco mais a entrada de ar pra ver....depois coloco os resultados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Vladimir Chatalov disse:

Ola pessoal , tem um detalhe interessante , tem motores de popa japoneses como Yamaha , Tohatsu e etc.. que vem com um resistor no cachimbo da vela , ele fica ente o cabo e o cachimbo , não interessa a potencia da bobina ou da vela eles controlam para que trabalhem todas iguais , de vês em quando e interessante tirar o cabo do cachimbo , tirar aquele pino onde o cabo se encaixa ele fica atras  ( CUIDADO POIS TEM UMA MICRO MOLA ) , e fazer a limpeza pois ele com o tempo costuma isolar e fazer um teste para ver se esta passando corrente caso não estiver todos iguais e melhor tirar todos pois não acha outro no mercado . 

Não sabia disso...meu carro que é um Sandero tem o dito fusível no cachimbo..mas no motor de popa nunca notei isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Astra!

Independente de qualquer outra coisa só tenho uma palavra a te dizer: obrigado...

A questão de que você o Guto eventualmente   terem se tornado uma referência para nós (leigos) fica cristalina, na medida que as respostas se aprofundam e a experiência e o conhecimento de vocês afloram de uma maneira natural e a verdade vai se consolidando e proporcionando esclarecimentos fundamentais para que possamos fazer nossas escolhas com a menor margem de erros.

Tua resposta ajudou muito e esclareceu muito, de forma que aqueles que tiveram interesse neste post do Taylor se beneficiaram bastante da socialização de informações que, embora disponíveis, até então ninguém havia proporcionado em nenhum outro fórum como também não estão disponíveis na internet da forma aqui proposta...

De minha parte tive apenas o mérito de identificar em você uma pessoa diferenciada que, por vezes, tenta vender uma imagem de irreverência e de irresignado com as agruras deste mundo, mas que no fundo tem um enorme coração, característica daqueles que já viveram experiências  capazes de quando necessário, demonstrarem seriedade e compromisso para aqueles que em você demonstram confiança.

Grande abraço e mais uma vez obrigado pelo carinho demonstrado.

Kruel

P.s. Aproveitando, lembro que te referiste (lá atrás) sobre as velas Champion normais... É possível que elas apresentem alguma vantagem em relação as velas originais, nos motores Mercury 40/50 nas baixas rotações ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...