Ir para conteúdo

Barcelos: medida CPRM e máxima ideal. Pesquisa


Posts Recomendados

Turma,

Sempre recebo perguntas dos meus amigos, clientes e grupos de pesca sobre o nível de água no Alto Rio Negro e sua influência na pesca do tucunaré. Como aqui no fórum muitos são experientes e já estudaram o assunto, gostaria de saber na opinião de todos vocês a seguinte questão:

Tendo como referência os níveis de medição da CPRM, qual é a medição (valor) máxima ideal para a pesca de tucunaré na região de Barcelos?

Quero tentar buscar uma medição que me responda quando o nível de água se mostra alto (cheio) porém ainda se pesca.

Agradeço todas infos. Estou criando e estudando um parâmetro para tal assunto.

 

Abraço  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cuca blz pura?!?!

O bom deste assunto é q ele não se esgota nunca...rsrs

Temos um tópico bem interessante sobre este assunto q pode ser lido clicando no link abaixo. Trata-se de um estudo dos gráficos dos anos anteriores do Rio Negro na região de Barcelos.

https://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41614-histórico-do-nível-do-rio-negro-em-barcelos/?page=5

E aqui uma foto atual do gráfico com nível.

Captura de Tela 2019-04-24 às 12.16.19.png

E o q eu percebo nestes anos pescando por lá?!?!

Que o nível ideal gira nos 3 metros...ficando perfeito, nos 2.5m / 2m...tb acho q abaixo disto, a água esteja muito baixa e quente, prejudicando demais a pescaria.

Outra coisa q percebi nestes anos é que:

- nunca o nível q você pega num ano, será igual no ano seguinte;
- dois afluentes na mesma margem podem ter níveis completamente diferentes;
- com nível alto, e água subindo, você pode SIM, pegar bons peixes;
- com nível baixo, e água abaixando, você pode NÃO pegar bons peixes (claro q é muito difícil isto ocorrer, mas já pesquei em situações assim...mas este é o cenário ideal);
- "cabeçada" de água descendo vai atrapalhar sua pescaria, não importa se está chovendo aonde você está ou não;
- chuva atrapalha?!?! só se o nível estiver muito baixo e volume de chuva esfriar muito a água do rio;
- calor atrapalha?!?!  só se for demais, e o nível estiver muito baixo. Os peixes grandes somem nesta situação;
- o guia me ligou dizendo q o nível está top....Cuidado, ele pode estar precisando de dinheiro e está mentindo pra você;
- início de temporada é melhor?!?! Mentira, a melhor pescaria que fiz foi no final da temporada. De dezembro a março a pressão de pesca diminui exponencialmente.
 

Só sei que já vi de tudo. Vi pescarias fantásticas ocorrendo com água em 6m (e secando forte) e todos do barco pegarem muitos, mas muitos peixes grandes. Fui pra lá com nível em 5m, água também secando, mas não tão forte, e pegamos bem menos.

Já subi num afluente famoso e não peguei nada....e, na semana seguinte, subi outro afluente e todos do barco pegaram muito peixe grande.

Então é isso...estar na amazônia pescando tucunarés é uma grande dádiva q temos, não importa o nível da água. Uma hora acertamos a mão, em várias outras erramos, mas, de uma hora pra outra, somos presenteados com uma cena fantástica e um peixe grande....mas o melhor mesmo que arrecadei pescando por lá nestes últimos 15 anos, além de cenas incríveis, foram as centenas de grandes amigos e histórias que nunca esquecerei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuca, escrevi o texto acima no dia em que você postou o tópico...Não sei pq, me esqueci de clicar em RESPONDER...Imaginei q houvesse perdido tudo, mas não é que ao clicar dentro da caixa de texto para escrever tudo novamente, o texto não apareceu por completo?!?! 

Olha o dinheiro q gasto nesta plataforma atualizada fazendo-se valer....rsrs joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Cuca blz pura?!?!

O bom deste assunto é q ele não se esgota nunca...rsrs

Temos um tópico bem interessante sobre este assunto q pode ser lido clicando no link abaixo. Trata-se de um estudo dos gráficos dos anos anteriores do Rio Negro na região de Barcelos.

https://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/41614-histórico-do-nível-do-rio-negro-em-barcelos/?page=5

E aqui uma foto atual do gráfico com nível.

Captura de Tela 2019-04-24 às 12.16.19.png

E o q eu percebo nestes anos pescando por lá?!?!

Que o nível ideal gira nos 3 metros...ficando perfeito, nos 2.5m / 2m...tb acho q abaixo disto, a água esteja muito baixa e quente, prejudicando demais a pescaria.

Outra coisa q percebi nestes anos é que:

- nunca o nível q você pega num ano, será igual no ano seguinte;
- dois afluentes na mesma margem podem ter níveis completamente diferentes;
- com nível alto, e água subindo, você pode SIM, pegar bons peixes;
- com nível baixo, e água abaixando, você pode NÃO pegar bons peixes (claro q é muito difícil isto ocorrer, mas já pesquei em situações assim...mas este é o cenário ideal);
- "cabeçada" de água descendo vai atrapalhar sua pescaria, não importa se está chovendo aonde você está ou não;
- chuva atrapalha?!?! só se o nível estiver muito baixo e volume de chuva esfriar muito a água do rio;
- calor atrapalha?!?!  só se for demais, e o nível estiver muito baixo. Os peixes grandes somem nesta situação;
- o guia me ligou dizendo q o nível está top....Cuidado, ele pode estar precisando de dinheiro e está mentindo pra você;
- início de temporada é melhor?!?! Mentira, a melhor pescaria que fiz foi no final da temporada. De dezembro a março a pressão de pesca diminui exponencialmente.
 

Só sei que já vi de tudo. Vi pescarias fantásticas ocorrendo com água em 6m (e secando forte) e todos do barco pegarem muitos, mas muitos peixes grandes. Fui pra lá com nível em 5m, água também secando, mas não tão forte, e pegamos bem menos.

Já subi num afluente famoso e não peguei nada....e, na semana seguinte, subi outro afluente e todos do barco pegaram muito peixe grande.

Então é isso...estar na amazônia pescando tucunarés é uma grande dádiva q temos, não importa o nível da água. Uma hora acertamos a mão, em várias outras erramos, mas, de uma hora pra outra, somos presenteados com uma cena fantástica e um peixe grande....mas o melhor mesmo que arrecadei pescando por lá nestes últimos 15 anos, além de cenas incríveis, foram as centenas de grandes amigos e histórias que nunca esquecerei.

 

Fabricio,

excelente parecer cheio de experiência e informação técnica!

Vou coletando infos e posto em breve algo sobre...

Grato e continuem postando

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...