Ir para conteúdo

Pescaria Rio Araguaia 09 a 11 de maio 2019


Posts Recomendados

Depois de varios meses esperando a tão sonhada pescaria ao Rio Araguaia, chegou a data sonhada..... foram tres dias de pescaria em Luiz Alves... com o guia Edinan e nos hospedamos a Pousada Rei das Piraibas, e como sempre DEUS sempre guarda emoções para nós.... 

1230510729_WhatsAppImage2019-05-08at17_24_59.jpeg.a6b8ca5ad4c78e86b856ef06184721f3.jpeg

No primeiro dia.... nada nenhuma ação nem da Piraiba e nem Pirarara.... somente alguns mandubés..... 

874273256_WhatsAppImage2019-05-09at20_59_40.jpeg.6639442b779ef2e2ef4efc25534f341b.jpeg

No segundo dia , nem paramos pra almoçar pra não perder nenhum segundo da pescaria

1015667824_WhatsAppImage2019-05-10at20_09_37.jpeg.43f2a145feb49a0714e75c5762dbb7a9.jpeg

Mas fomos presenteados com uma pequena Pirarara... era o começo da pescaria ... mas infelizmente mais nada no dia , nenhuma ação....

1786967035_WhatsAppImage2019-05-10at18_47_22.jpeg.55fa172a71c80ad233f7a0db611984e7.jpeg2131646785_WhatsAppImage2019-05-10at18_52_00.jpeg.bbcbf2caefe0521b4d055b1295a29fc8.jpeg

..... mas somos brasileiros e não desistimos nunca......

No terceiro e ultimo dia de pescaria , resolvi pedir ao guia para subirmos o rio e não descer como estava sendo recomendado.. ai veio as felicidades...

... logo na primeira parada ..... aquele estouro..... linda Pirarara..... uma briga sensacional e descumunal..... 

1859479809_WhatsAppImage2019-05-11at18_12_55.jpeg.defb7f966c67c8393d061878a8b49a60.jpeg

...... foi um dia muito feliz.... no segundo ponto.... uma puxada monstra... 600 metros de linha na agua e o peixe leva mais uns 50.. depois de mais de hora de briga quando vemos o rebojo da rainha ela solta a isca e não temos fotos.... foi como uma facada no peito , uma decepção , e a famosa pergunta .... Onde errei? 
mas como disse não podemos desistir....já no finalzinho do dia por volta das 17:30  ultima parada.... aquela despedida.... uns 10 minutos de espera ... e pau... uma tomada de linha forte , levando quase 100 metros de linha a mais pra agua.... a rainha nos presentou ....... não é tão grande como a que perdemos ... mas com seus 1,55 já é uma Pìraiba.....  foi uma explosão de felicidades...... 

389931647_WhatsAppImage2019-05-11at18_12_41.jpeg.b388cb8e5b8b295fd5ea70ea4e60a99b.jpeg

uma viagem com grandes amigos e fazendo novos amigos.... foi tudo sensacional.... e fomos presenteados com esses belos peixes.... 

Obrigado a DEUS ...


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me canso de dizer que o Araguaia ainda é um dos melhores destinos de pesca do Brasil....Sempre somos surpreendidos por aquelas bandas...Parabéns pela persistência e não desanimarem mesmo depois de terem perdido o troféu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o Araguaia aqui no Tocantins, precisamente próximo ao encontro com o Rio Tocantins não dá tantos resultados, tudo isso por causa da pesca predatória de espinhel, boião, redes e etc e falta de fiscalização. Triste amigos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Kid M disse:

Nada de botos seila::

Parabéns :amigo: 

vi varios , muitos botos , mas nenhuma uma vez ele atacou a isca.... o guia falou que como o rio ta cheio ainda e muito cardume de peixe , que por enquanto eles não estão atrapalhando....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gustavo Petrocchi disse:

vi varios , muitos botos , mas nenhuma uma vez ele atacou a isca....

Tirou na loteria !

arrow:: Lá para os lados do rio Cristalino tem mais boto do que peixe de couro... e como incomodam... chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela pescaria, pela persistência. Belos peixeis para presentear. Fico imaginando o tamanho desta que tomou 600m de linha, mas no final do dia aparece outra para brindar e presentear os pescadores.

 

Show!!! Obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Gustavo.

Tem muita gente que não dá sorte e fica anos percorrendo o Araguaia sem ver a cor de uma Piraíba. 

Estarei aí dia 12 de junho e meu piloteiro disse que tá muuuuito bom de peixe.

O ano passado foi um show. Pegamos vários cardumes subindo (matrinxãs, pacus, cacharas) e quatro pirararas monstras... mas, as piraíbas passaram longe.

E sabe porque o peixe maior sempre escapa?

Para a gente ter o prazer de voltar atrás dele... 

Espero também poder ter fotos para postar aqui na volta kkkkkk

Abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, Gustavo, só mais uma coisa.... Por curiosidade: que anzol vc utilizou?

Encomendei o 10/0 da Gamakatsu 4x Strog por ser super resistente e muito afiado (sempre mando encastoar com cabo de aço flexivel e girador de de 200lbs, luvas duplas invertidas) ....

Confesso que fiquei bastante decepcionado com esses anzóis da Gamakatsu pois apesar de muito afiados e fortes, a farpa deles é minúscula, ao contrário dos anzóis da Mustad.

Sinceramente tenho muito receio que numa "cabeçada" do peixe para o lado contrário da fisga, o anzol saia da boca.

Não sei se foi seu caso, mas para mim, deixei os Gamakatsu de lado...  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Falcão disse:

Parabéns Gustavo.

Tem muita gente que não dá sorte e fica anos percorrendo o Araguaia sem ver a cor de uma Piraíba. 

Estarei aí dia 12 de junho e meu piloteiro disse que tá muuuuito bom de peixe.

O ano passado foi um show. Pegamos vários cardumes subindo (matrinxãs, pacus, cacharas) e quatro pirararas monstras... mas, as piraíbas passaram longe.

E sabe porque o peixe maior sempre escapa?

Para a gente ter o prazer de voltar atrás dele... 

Espero também poder ter fotos para postar aqui na volta kkkkkk

Abraço.

 

 

vai dar certo esse ano...... mas como meu piloteiro disse , tem que ter persistencia , e eu tive , nossa pesquei com duas carretilhas , um Tyrnos e um senator , jogava uns 600 metros da tyrnos toda hora na agua e uns 300 da senator , nossa to com os braços doendo até hoje de puxar linha,.... kkkkkk 
mas tinha muito cardume ..... com certeza voce vai pegar uma epoca otima.... hoje tive noticias de lá ja saiu mais umas 6 piraibas,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Falcão disse:

Ah, Gustavo, só mais uma coisa.... Por curiosidade: que anzol vc utilizou?

Encomendei o 10/0 da Gamakatsu 4x Strog por ser super resistente e muito afiado (sempre mando encastoar com cabo de aço flexivel e girador de de 200lbs, luvas duplas invertidas) ....

Confesso que fiquei bastante decepcionado com esses anzóis da Gamakatsu pois apesar de muito afiados e fortes, a farpa deles é minúscula, ao contrário dos anzóis da Mustad.

Sinceramente tenho muito receio que numa "cabeçada" do peixe para o lado contrário da fisga, o anzol saia da boca.

Não sei se foi seu caso, mas para mim, deixei os Gamakatsu de lado...  

 

então eu usei o Gamakatsu big river bait 12/0 com suporte hook live bait 9/0 na tyrnos, e na senator marine sports 12/0 , com cabo torcido 200 lbs , sem chumbada sempre , linha max force 0,92 e cama de mult power pro 100 lbs nas duas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Gustavo, talvez seja o que eu falei mesmo.... os anzóis da Gamakatsu são ótimos, mas a farpa deles é muto pequena...

Imagina uns monstros dando cabeçada de um lado para o outro para tentar escapar....

Tenho sérias dúvidas quanto a facilidade deles para escapar dessa farpinha... Já o Mustad tem uma farpa que não sai nem com reza (embora seja meno pontiagudo)....

Vou maquinado também: to levando duas Tiagras (30 e 50) e uma Penn Internacional 50...

Se não pegar a piraíba, arranco o tampão do Rio Araguaia kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Falcão disse:

Então Gustavo, talvez seja o que eu falei mesmo.... os anzóis da Gamakatsu são ótimos, mas a farpa deles é muto pequena...

Imagina uns monstros dando cabeçada de um lado para o outro para tentar escapar....

Tenho sérias dúvidas quanto a facilidade deles para escapar dessa farpinha... Já o Mustad tem uma farpa que não sai nem com reza (embora seja meno pontiagudo)....

Vou maquinado também: to levando duas Tiagras (30 e 50) e uma Penn Internacional 50...

Se não pegar a piraíba, arranco o tampão do Rio Araguaia kkkkkkkkkkk

Porem voce tem que avaliar que pela quantidade de linha dentro da agua, e pela elasticidade dessas monofilamento o Gamakatsu tem um poder de perfuração muito maior, ate porque a fisga e mais fina ! Ja vi eles furarem e entrarem para dentro do osso do peixe, gosto muito desses anzóis, quase não os uso pelo preço , mais pode ficar despreocupado que esses pequenos detalhes não irão mudar o desempenho da sua pescaria, oq tiver que acontecer acontecera ! Pesco com os dois , e cada qual com sua vantagem/desvantagem ! Se você esta realmente preocupado com o anzol sair da boca do peixe, ao invés de trocar o anzol , troque a sua monofilamento por uma multifilamento e o resultado da fisgada realmente vai ser muito mais significante !! Um abraco

 

Parabens pela pescaria !!! 45 do segundo tempo da uma emoção a mais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Carocinho. 

Sem dúvida cada anzol tem sua vantagem e sua desvantagem... Se tivesse um jeito de "cruzar" o Gamakatsu com o Mustad, sairia show... kkkkkkk

Quanto ao uso da multifilamento, sou meio "das antiga"... Uso multi só nas carretilhas de perfil baixo (e ainda assim não curto muito).

Nas médias e grandes uso sempre mono de boa qualidade... (Por isso uso carretilhas com boa capacidade de linha)

Por maior que seja o cuidado com a multifilamento na hora de acomodar no carretel, na levada dos grandes peixes ela acaba sempre encavalando. Além disso, na hora de recolher, sem devaneador, a multi é bem mais complicada e arriscado... especialmente se o peão está recolhendo com o dedão na linha para distribuir e o peixe dá uma arrancada - é problema na certa...

Como voce disse, assim como cada anzol tem sua qualidade e seu defeito - linha, carretilha e vara é a mesma coisa... O melhor mesmo é aquela que cada um consegue se adaptar melhor (e que caiba no nosso bolso kkkkk)... Conheço cara "bão" de pesca que só usa molinete, até para pincho kkkkkk

Lembro que em posts antigos voce falava que só usava mono... Hoje, vejo que já se adaptou com as multi... 

Eu ainda não cheguei lá... estou no pré-primário kkkkkk

(O Lindomar (Recanto das Piraíbas - Luiz Alves) vive insistindo para eu por multi, mas não entra nem na minha cabeça dura, nem nas minhas carretilhas kkkkkk)

Um abraço. E boas pescarias para nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2019 em 16:30, Falcão disse:

Ah, Gustavo, só mais uma coisa.... Por curiosidade: que anzol vc utilizou?

Encomendei o 10/0 da Gamakatsu 4x Strog por ser super resistente e muito afiado (sempre mando encastoar com cabo de aço flexivel e girador de de 200lbs, luvas duplas invertidas) ....

Confesso que fiquei bastante decepcionado com esses anzóis da Gamakatsu pois apesar de muito afiados e fortes, a farpa deles é minúscula, ao contrário dos anzóis da Mustad.

Sinceramente tenho muito receio que numa "cabeçada" do peixe para o lado contrário da fisga, o anzol saia da boca.

Não sei se foi seu caso, mas para mim, deixei os Gamakatsu de lado...  

 

Fala Falcão.

Bom dia.

Pelo que entendi você encomendou o Gamakatsu Octopus 4X 10/0, por favor nos conte a experiência com ele, pois ainda não o utilizei.

Em relação a farpa, fique totalmente tranquilo. Como o grande @Carocinho comentou, também nunca ví nenhum anzol que fosse tão afiado e fisgasse tão bem em tantos lugares como o Gamakatsu Big River 12/0. A farpa possui a função de "segurar" a isca no anzol e não de segurar o peixe, logo a questão do tamanho da farpa do Gamakatsu não lhe fará perder peixes. Na verdade, ajuda a recuperação do peixe após a soltura pois, justamente por não ter uma farpa volumosa, faz com que o furo que o anzol faz seja menor, a retirada do mesmo e a cicatrização sejam mais rápidos.

A grande questão é a elasticidade que o monofilamento apresenta X a quantidade de linha que colocamos na água, logo precisamos de um anzol com uma ponta super afiada, (por isso que este é o que mais uso e confio) e manter a linha esticada sempre.

Algumas dicas dos mais comuns, temos: Gamakatsu Big River 12/0, Mustad 92247 10/0, Crow Baitholder 11/0, Crow Super CatFish 12/0, Kenzaki Maruseigo 40, etc. Porém o Gamakatsu é o mais utilizado.

Sobre a questão da multifilamento encavalar: eu procuro sempre usar, quando faço a famosa "cama de multifilamento", linhas mais grossas, como por exemplo a Power Pro 100 lbs (aprox. 0,46mm) ou a Crow Fiber Flex 4X 120lbs ou 140lbs (aprox. 0,70mm e 0,82mm). Por serem mais grossas, evitam o possível encavalamento.

Estamos a disposição.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Tadeu.

Realmente fazer uma cama com multi evita o risco de acabar a linha. Mas penso que se deixar o peixe correr demais não vou dar conta de tirar.... Minhas carretilhas comportam 500m de monofilamento.... Se o peixe fugir mais que isso eu to na roça kkkkk.... O negócio é soltar o barco e ir atras....

Esse anzol big river eu não usei ainda.... é aquele que o pessoal diz para NÃO FISGAR? 

O Gamakatsu já usei com sucesso.... (Mesmo o Gamakatsu comum funciona bem - nem precisa ser o 4X.... mas como sou exagerado kkkk) O Mustad também nunca falhou...

Como vc disse, importante é linha esticada sempre...

Só fiquei meio cabreiro com os giradores da Albatroz.... usei em alguns o N. 05 CRANE SWIVEL.... mas na embalagem não vem anotada a libragem.... Mandei um e-mail para o fabricante e eles ficaram de me responder.... Estou no aguardo....

Pena que não sei por fotos aqui... Vc precisa ver cada conjunto de anzol/empate e girador que montei... Show de bola.

Vou ver se alguém mais novo sabe me explicar como por as imagens.... Sou totalmente tosco nisso kkkkkk

Um abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim o Gamakatsu big river é o melhor anzol para as gigantes do Araguaia sem a menor dúvida, anzóis para peixes de couro nem precisaria de farpa na minha opinião, o peixe tem o couro grosso a penetração é mais importante que a farpa, dificilmente escapa e ainda facilita na hora de tirar o anzol da boca do peixe diminuindo o risco de acidentes com o anzol nesse momento que é crítico já vi anzol 12/0 fincando na mão de caboco na hora de tirar da boca do peixe, o peixe dá uma cabeçada anzol "farpudo" duro de sair e pronto acabou a pescaria pescaria. 

Único defeito do big river é o preço mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Falcão disse:

Boa tarde Tadeu.

Realmente fazer uma cama com multi evita o risco de acabar a linha. Mas penso que se deixar o peixe correr demais não vou dar conta de tirar.... Minhas carretilhas comportam 500m de monofilamento.... Se o peixe fugir mais que isso eu to na roça kkkkk.... O negócio é soltar o barco e ir atras....

Esse anzol big river eu não usei ainda.... é aquele que o pessoal diz para NÃO FISGAR? 

O Gamakatsu já usei com sucesso.... (Mesmo o Gamakatsu comum funciona bem - nem precisa ser o 4X.... mas como sou exagerado kkkk) O Mustad também nunca falhou...

Como vc disse, importante é linha esticada sempre...

Só fiquei meio cabreiro com os giradores da Albatroz.... usei em alguns o N. 05 CRANE SWIVEL.... mas na embalagem não vem anotada a libragem.... Mandei um e-mail para o fabricante e eles ficaram de me responder.... Estou no aguardo....

Pena que não sei por fotos aqui... Vc precisa ver cada conjunto de anzol/empate e girador que montei... Show de bola.

Vou ver se alguém mais novo sabe me explicar como por as imagens.... Sou totalmente tosco nisso kkkkkk

Um abraço.

 

 

Bom dia Falcão.

Fique tranquilo. Os guias são extremamente experientes, logo após a fisgada os demais equipamentos são recolhidos e o barco solto para que a briga fique pouco mais confortável. Em seguida, o guia irá guiar o barco, fazendo com que a linha sempre fique esticada.

O anzol que dizem para não fisgar é o CIRCLE HOOK, este não indico para esse tipo de pescaria.

Já em relação ao Big River 12/0 vou colocar uma foto abaixo para facilitar meu amigo. Sobre o OCTOPUS comum, não indico para pesca extra pesada por já saber de diversos casos dele abrir, já o 4X não.

1608705135_GamakatsuBigRiver12.JPG.17d3c74cfd580e978c84f7274a60473f.JPG

Em relação aos giradores, costumo utilizar os modelos:

  • Celta Crane 4/0 299lbs;
  • Owner King Stainless Swivel 2/0 700lbs.

Giradores.thumb.jpg.9b2f6b990f080f334c4756244452098c.jpg

Não se assuste com a libragem pois utilizo principalmente devido ao tamanho do girador. Como o Rio Araguaia possui muita areia, ela acaba entrando no girador e, quando é pequeno, ele trava com maior facilidade. O importante da libragem é ser de acordo com o cabo de aço, ou seja, 200lbs.

Outro bastante utilizado é o girador Marine Sports BBS 5/0.

Marine.jpg.494f78072f43c1f66c5950757beb1f7a.jpg

Fico a disposição para ajudar a todos amigos pescadores.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...