Ir para conteúdo

O que deseja com a sua "tralha de pesca" ?


Posts Recomendados

427317408_FTB2.jpg.53bbfee6fdbce1e17dfeba7c2a6541bb.jpg  538326204_ftb1.jpg.1b90941c3fac62b6c2358ffae67d9a96.jpg  1598920480_ftb3.jpg.06436a6add1c2ca1607c599d8f12459d.jpg

Amigos,

Tenho lido diversos tópicos aqui no FTB onde se recomenda alguns apetrechos que me parecem "exagerados" !

Claro que cada um tem sua forma e "tempo" de pesca, daí não questionar nada (ou ninguém) quanto as preferências.

Parece-me contudo que grande parte de nossas pescarias são vividas antes mesmo de "molhar as iscas"... e é assim mesmo !

Pensar, planejar, procurar novidades da indústria, bolar estratégias, treinar, adaptar iscas segundo a própria conveniência, etc...

Tudo isso faz parte da "pescaria" (esportiva ou não) ! Trata-se de uma motivação lúdica para tanto investimento em "tralhas" e "desavenças matrimoniais"...

Com o tempo de pescaria, com a experiência de muitas ansiedades superadas, os pescadores vão ficando mais técnicos e exigentes na busca da "adrenalina".

A questão colocada como título desse tópico trata um pouco dessa etapa onde o principal não é o embarque do peixe e sim o como fazê-lo competitivamente.

A sensação de "reboque" de um peixe capturado com tralhas pesadas é para alguns (onde me incluo) um desperdício de oportunidade de uma bela taquicardia...

Por outro lado, trazer para embarque um troféu com uma tralha mais leve, é um estímulo para a melhoria do pescador, quer na sua técnica, quer na sua ansiedade.

Ter algo que funcione nesse "meio termo" de segurança e maior risco de perda é o início da transformação do pescador em alguém que privilegia a técnica sobre a força.

Com o tempo, a busca será avaliar a capacidade de "brigar" com "adversários" poderosos e superar sua notória explosão e força, por paciência e inteligência.

Acredito sempre que "pegar peixe é apenas uma consequência", não uma meta a ser superada de forma desmedida ! E nem precisa ser feita só de troféus...

Equilíbrio no conjunto usado é de fundamental importância para melhoria técnica de qualquer pescador ! Bom senso também e às vezes em maior intensidade.

Trabalhar com varas de ação média e linhas de 65 lb é algo questionável, mesmo com a justificativa do peixe poder correr para a tranqueira...   

Perder peixes nas pescarias precisa ser encarado de forma mais natural, evitando aquelas explosões de mau humor que se seguem após a "derrota" ! 

Pescar esportivamente é algo que fazemos por puro prazer ! Vamos privilegiar essa situação sempre, cada vez com mais técnica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o problema não é escolher a tralha adequada/proporcional... difícil e segurar essa tal ADRENALINA!!! más tbm não faço a menor questão em dominá-la, pois isso me fascina e faz com que eu esteja na beira do rio várias vezes, TODOS OS DIAS (mesmo longe dele).

danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo texto Kid, e concordo com você. Prefiro um equipamento bem balanceado e mais leve do que algo superdimensionado para teoricamente embarcar o troféu, tendo em vista a minha última pescaria na Amazônia as varas de 17lb embarcaram os troféus, vários peixes acima de 70cm e 3 peixes acima dos seus 80cm.

Eu mesmo tenho levado 3 conjuntos: 25lb, 20lb e 17lb, todas com linha 0.28mm de 50lb e uso a 20lb na maior parte da pescaria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Jorel disse:

Por isso vou pra amazônia  com duas varas 17lb e uma 14, linha mult 0,28 e iscas na grande maioria abaixo de 10cm apesar da reprovação dos amigos rsalegre::

Obs. Os maiores tucunarés que peguei até hoje foi com iscas pequenas Duo realis pencil 86, T10 etc.. etc..

Obs2. Varas acima de 14 libras pro sudeste e centro oeste? puro exagero.

Finalmente vai para Amazônia heim! Que você faça uma grande pescaria, eu levaria isca de até no máximo 14cm. Pelo menos leva algumas pois chegando lá pode fazer falta.
Sucesso lá meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só fui 3 x ate hj pro lado do amazonas, todas usei vara 17L, de 25 apenas para isca de helice pois faz um arrasto melhor , porem nunca peguei nada na helice rsrsr

perder peixe faz parte da pescaria, mas que fica na mente da gente quando vc perde um bitelo por enrosco ou abre garateia , vc lembra nele um tempao , quando vc perdeu um trofeu mas pega outro nem lembra no perdido

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao projetar e definir tralhas de pescaria devem levar em consideração o bem estar do peixe, não somente o lado do pescador, o equipamento deve estar dimensionado de forma que atenda os anseios do pescador (esportivo) e dê a continuidade de viver do peixe.
Principalmente nas pescarias nas regiões de BARCELOS E SANTA ISABEL DO RIO NEGRO, o que adianta embarcar um peixe semi-morto ,se, não consegue sobrevir após a soltura ou for uma presa fácil de outro predador, por  ex, uma vara de 14 , 17 libras para embarcar um açú acima de 7 kg, vai travar uma briga que leva a exaustão ,  para soltar deve dar as minímas condições de sobreviver, senão não adianta dizer que pratica pesca esportiva.      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha humilde opinião: Todos os colegas acima tem suas razões,mas o que o @Shoji Ito disse também deve ser sempre levado em consideração: De que adianta uma tralha leve demais e brigar com o peixe até a total exaustão?? A tal "fórmula" no meu ver é simples: BALANCEAR O EQUIPAMENTO PRA CADA PESCARIA,ou seja,nem pra mais nem pra menos,simples assim...Varas e linhas intermediárias. Enquanto uns dizem que se deve pescar tucunaré na Amazônia com linha de 65lb e outros pescam com linhas de 40lb,fique no meio termo...Use de 50lb.....Ninguém quer rebocar o peixe ,mas também todos nós queremos devolver nosso troféu o mais sadio possível a natureza não é?! Um exemplo: acredito que todos vocês tem acompanhado as pescarias de piraíba no Suriname do Johnny Hoffman né? Já repararam que toda piraíba pescada por ele (ou pelo menos a grande maioria) chega a superfície totalmente exausta,já de barriga pra cima,demonstrando total exaustão e falta de forças sequer pra nadar....Já houve caso até de na hora de soltar o peixe,pararem a filmagem e não mostrar o peixo indo embora..Será que sobreviveu??? Quando ele está pescando com molinete até tenho confiança no equipamento,pois realmente são robustos e projetados para tal,mas e com carretilhas de perfil baixo e varas de 60lb??Como ele já fez algumas vezes....Eu realmente acho equipamento leve demais pelo tamanho dos peixes,mas respeito a opinião contrária.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Shoji Ito disse:

o equipamento deve estar dimensionado de forma que atenda os anseios do pescador (esportivo) e dê a continuidade de viver do peixe.

Concordo com você Shoji.

Muitas são as vezes em que essa recomendação tem razão de ser, embora seja usada de uma forma genérica...

Nem todos os peixes irão "precisar" de material pesado, e a esportividade poderá ser melhor desfrutada !

Em Barcelos ou SIRN não tem "meio termo" ! Por lá é tudo bruto !

Só esqueceu de mencionar os "botos" que acompanham as solturas e ficam de barriga cheia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

De que adianta uma tralha leve demais e brigar com o peixe até a total exaustão??

Cristiano,

Não vamos aos "extremos"... claro que a preservação do peixe continua sendo essencial, mas isso se consegue com um boa recuperação antes dele ser solto !

Já respondi ao Shoji e repito que um dos grandes problemas encontrados (pelo menos por mim) são os botos atacando os peixes recém soltos ! 

Mesmo com eles recuperados, os ataques são fulminantes ! E os botos já associaram a vibração dos motores à "comida" e estão sempre seguindo os botes !

Só tem um jeito de evitar isso que é indo soltar o peixe bem na beirada onde o boto não possa alcançar

Mas respeito seu ponto de vista, mesmo sendo um dos que usa linha de 40 lb e nem sempre embarca os troféus desejados... (acho que faz parte).   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Kid M disse:

Cristiano,

Não vamos aos "extremos"... claro que a preservação do peixe continua sendo essencial, mas isso se consegue com um boa recuperação antes dele ser solto !

Já respondi ao Shoji e repito que um dos grandes problemas encontrados (pelo menos por mim) são os botos atacando os peixes recém soltos ! 

Mesmo com eles recuperados, os ataques são fulminantes ! E os botos já associaram a vibração dos motores à "comida" e estão sempre seguindo os botes !

Só tem um jeito de evitar isso que é indo soltar o peixe bem na beirada onde o boto não possa alcançar

Mas respeito seu ponto de vista, mesmo sendo um dos que usa linha de 40 lb e nem sempre embarca os troféus desejados... (acho que faz parte).   

Bem lembrado Kid,os botos realmente são oportunistas,principalmente na região do rio Negro e Araguaia...Ao meu ver,mais um ponto pra tentarmos soltar o peixe o mais integro possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Kid. Me lembro a muito tempo atras de ter dado uma opinião em um post aqui no forum sobre qual linha usar na amazônia, quase levei uma "surra" kkkk.... Pessoal dizendo que o ideal era linha de 80lbs e vara de 25-40lbs, eu dei minha opinião e disse que sempre usei linhas de 40 - 50lbs, lógico com base naquilo que ja tinha vivido com peixes de 8, 9 e 10 kg por lá, mas cada um tem sua preferência e isso é muito pessoal. Só sei de uma coisa.... Me lembro pouco dos grandes peixes que peguei, mas muito dos que perdi e travei uma boa briga.... 

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu concordo com você em relação a "esportividade" de uma material @Kid M. Na nossa primeira viagem para o Rio Cristalino optei por varas de 14lb e me aventurei com uma The Flash da Sumax 14lb, excelente vara, mas por ser de ação média/leve, praticamente perdi todos os troféus. No ano passado já fui com uma Rapala 14lb TS2 e uma Rapala Gold 17lb. Ambas varas leves, mas de ação rápida, que me permitiram brigar com os menores de forma justa, sem no entanto perder tanto peixe depois do ataque 🤣. Agora já vi muita gente levar vara 40lb para o Araguaia pescar palmito, cachara e outros peixes menores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/05/2019 em 20:42, Viapiana disse:

Me lembro pouco dos grandes peixes que peguei, mas muito dos que perdi e travei uma boa briga....

Viapiana,

Essa me parece ser a essência da pescaria esportiva ! Respeitar o oponente e travar um embarque recheado de emoções... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fabricio.Passos disse:

Agora já vi muita gente levar vara 40lb para o Araguaia pescar palmito, cachara e outros peixes menores

Fabrício,

Uma questão a ser considerada é a eventual possibilidade de entrar uma pirarara ou filhote, já que os locais de pesca são similares... 

Quanto o ponto de pesca é "raso", a esportividade deverá sempre ser priorizada ! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...