Ir para conteúdo

Iscas artificiais - quais as melhores ?


Kid M

Posts Recomendados

536816374_FTB1.jpg.2210d31c8239bef7844a993e0ef55835.jpg 130685248_ftb3.jpg.3075ecbd5e709bc7538d58565bd7ecab.jpg  286565697_ftb2.jpg.9c36190dc47b34e6c8df47edef639f9b.jpg 

Amigos,

Sem entrar na "velha história" de que a necessidade de iscas e cores diferentes é para o peixe e não para a "coleção do pescador", fico observando o porque de determinadas iscas serem consideradas como "coringas" nas nossas pescarias, em detrimento da enorme maioria que temos, muitas das quais levadas para a pescaria. Claro que é de se supor que algumas dessas "iscas coringas" são consagradas, seja pelo trabalho que fazem na atração do predador, seja na cor (?), ou até mesmo origem de fabricação... Não é meu propósito falar delas, embora elas também se encontram nessas minhas reflexões...

Quando pescamos, via de regra temos as nossas preferências, e quase sempre (salvo exceções) insistimos nessas iscas por acreditarmos no seu potencial ! Em outras palavras, usuários de "T20" dificilmente irão trocá-la para usar uma outra isca zara similar ! Com isso essas "nossas preferidas" permanecem muito mais tempo dentro d'água e certamente têm mais chances de pegar os peixes desejados ! Isso termina (quase sempre) fazendo com que venhamos usar apenas uns 10% (sendo generoso) daquela tranqueira toda que foi levada para o famoso "e se..." ! Quanto mais se pesca, mais se reduz o quantitativo de iscas a serem usadas, embora a "compulsão" pelas novidades permaneça inalterada ! Claro que usamos também as "novidades", mas se elas não apresentarem um resultado em pouco tempo, serão trocadas por alguma "já testada" e "comprovadamente melhor"... (será mesmo ?).

Meu ponto de vista passa pela crença que praticamente todas as iscas produzidas pela indústria funcionam, até porque foram projetadas e desenvolvidas para isso. Aperfeiçoamentos tecnológicos são incorporados em novos modelos e comercialmente produzem bons resultados junto às compras que todos nós pescadores nos "escravizamos" a fazer de tempos em tempos (alguns com espaçamento maior que outros...). Entendo que para que qualquer isca artificial funcionar é preciso que o pescador que vá usá-la, acredite nisso e insista nela, sem substituí-las após algumas tentativas. Elas irão funcionar, respeitando sempre as condições de alimentação do local onde estivermos pescando. Se as "presas" locais que servem de alimentação forem claras (lambaris, branquinhas, matrinxãs, piaus, etc...), as iscas a serem usadas deverão ser parecidas, não só nas cores, mas também no seu tamanho ! Peixe grande se alimenta do que encontrar, e no local de presas pequenas, as grandes poderão até assustar pela ausência de similaridade. Isso é algo a ser observado sempre.

Longe de querer "ensinar padre nosso à vigário", posto esse tópico apenas com minhas reflexões (não necessariamente corretas) após esses anos de aprendizado que se mantém em fase evolutiva, até por cada vez mais enxergarmos que nossos conceitos e práticas precisam ser revistos e quase sempre atualizados. Nenhuma pescaria é igual, assim como qualquer comportamento dos cardumes se repete. Sempre há algo a ser observado e quase sempre nos detalhes...   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Kid.

Desculpe mas vou literalmente aproveitar seu gancho kkk.

Alguem sabe de alguma iscar artificial boa para pirarucu? É que vou pescar num lugar onde vejo sempre uns 3 boiando na minha cara. Já tentei de tudo, mas os infelizes não entram... Pensei em tentar uma artificial de tamanho médio, com trabalho lento para ver se funciona.... afinal, perdido por perdido, truco!

Quanto às iscas artificiais, penso que uma das mais coringas que conheço é a Brava... Meia água, trabalha praticamente sozinha no recolhimento - ou seja - é à prova de inexperientes.... e tem alta produtividade.... Em dias de sol com água clara a transparente é um veneno.... Em dias de menos luz ou com água mais turva a de costas verde limão funciona muito bem.... Além disso elas enroscam muito pouco em aguapés... Tem uma imitações mas abrem na emenda, não vale a economia....

Recentemente um amigo ganhou uma isca   Megabass Vision Oneten M Western Clow 110,5mm com 3 garatéias (as garatéias achei um pouco fraca e recomendo a troca) - a produtividade foi fantástica.... Num lugar de pouco resultado com artificiais ele tirou 8 tucunarés bons e outros mais miúdos em menos de duas horas... Pena que é um pouco cara: achei no ML por R$ 119,00....

Abraços.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Kid, Brother, otimo post

Tenho mais de 350 iscas e pesco sempre com as mesmas 10 ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

não posso entrar numa loja de pesca, num resistu, como dizem..kkk

abçrs e boas pescarias aos amigos do forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma contribuição, lembrando que de modo algum sou dono da verdade.

Pesco em diversos locais, diversas espécies, com diversos climas, tenho percebido que determinada isca em determinado local, tem destaque. Por vezes, se leva a mesma isca, para a mesma espécie de peixe em outro local e o sucesso não vem.

Eu procuro insistir em iscas desacreditadas, e por vezes encontramos resultados que nos fazem sorrir.

Dentro desse contexto tem iscas inúteis em alguns locais, para algumas espécies que se tornam verdadeiras campeãs em outro local, ou mesmo circunstancias diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Falcão disse:

...alguma isca artificial boa para pirarucu

Falcão,

Meio complicado indicar alguma coisa "boa" !

O pirarucu é "bicho cismado" e dificilmente se deixa seduzir por iscas artificiais...

Normalmente atacam iscas naturais (filé de tucunaré cortado em tiras) "oferecidas" a um palmo à frente de onde respirou por último !

Tem que ficar no silêncio esperando ele subir e fazer o arremesso com precisão para ver se ele se interessa... (pesca complicada)

Se tivesse que testar uma isca, usaria uma "sub-superfície" (Subwalk da Rapala, Perversa da Borboleta, Biruta da Moro Deconto, etc...) de pequeno porte e com trabalho bem lento... pode ser que ele se interesse !

Boa sorte

582408606_Sub1.JPG.3e44c8901baaf8f2bfb1e3915299b320.JPG  1805323723_sub2.jpg.e957b57c381ba474a3acdf8cc299f874.jpg  185408878_sub3.jpg.f8ee6d8c88428288779b992c88eff523.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid me corrija se estiver errado, mas entendo que vc está dizendo que o fato da T20, por exemplo, pegar mais é por ser mais usada que outras zaras e não pelo formato ou tamanho.

Pois bem, nisso eu concordo sem dúvidas. Tenho impressão que nas iscas de superfícies os peixes atacam mais por instinto de predador ou seja, para matar a presa que invade seu território do que pela cor, formato ou tamanha da isca.

Já nas meia água penso que a cor e tamanho influenciam fortemente.

Na última pesca que fiz isso ficou muito fácil de ser comprovado pois usei quase o tempo todo iscas de meia água. Nessa pesca os peixes saíram, tanto para mim como para os demais pescadores do grupo, em iscas de meia água e escuras. Quando usava as mais claras e grandes o peixe rebojava ao lado da isca, em ação clara de "espantar" o intruso.

Quanto a marca mais usada foi MS INNA, mas foi pego na bomber e nas  borboletas, sempre em cores escuras. Daí suponho que a marca, em analogia com a questão da mais usada pegar mais (caso da T20) importa menos.  Tenho a impressão de  que foi decisivo para o ataque do peixe naquele caso foi a cor e o tamanho das iscas.

Em se tratando de soft a cor e tamanho importam mais ainda do que a marca e o formato.

A T20 é mais barata que a DUO-REALIS, por exemplo, que na minha opinião é uma "baita" isca, porém mais cara e perde-la pode ser uma preocupação, por isso uso menos do que a famosa T20.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enviei o texto sem concluir o raciocínio...

Já para o caso de Hélices, já ouvi até comentário do Jhonny (tempos atrás...) sobre a pouca interferência da cor na questão dos ataques, que ocorrem muito mais pelo trabalho da isca.

Pesquei em Altazes somente com hélices de 11cm centímetros e peguei tantos e de tamanhos iguais aos que pescaram com hélices maiores.

Em minha opinião as marcas e formatos das iscas influenciam no arremesso por exemplo, fato que interfere no resultado da pesca, mas não interfere necessariamente no ataque do peixe, ou seja: aquilo que o Kid falou sobre a relação da isca com a presa do local.

Enfim, acho a discussão muito válida. 

Espero ver aqui os comentários dos mais experientes sobre o assunto.

 

Abraço a todos e boas pescas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse tópico.

Discutir qual é a isca melhor é complicado porque vai muito do gosto pessoal. Nesse quesito entra a cor da isca, o trabalho, etc etc, em que cada um de nós tem suas preferencias.

Eu particularmente assim como o Magrão e o Fabricio Biguá não carrego mais do 10 comigo e acabo usando duas ou três.

Na verdade a isca que mais pega peixe é aquela que esta na água.joia:::joia::::wild:. E gosto de insistir com uma isca, quanto muito troco a cor.

Abraços a todos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito pertinente o tópico, Kid...

Eu sou igual ao Magrão e Fabrício, e deve se repetir por muitos outros amigos pescadores... uso 10 iscas dentre todas que levo...

As primeiras idas ao AM, levava 4 estojos forrados até a tampa de iscas, e sempre usei só algumas (top 10) kkk 

Na ultima ida ao AM, levei 2 estojos só com as selecionadas e não senti falta de nenhuma.

Sobre as iscas/cores em si... eu gosto demais da T20 osso... e acredito que todas as iscas, exceto as Hélices, a cor faz diferença...

Por exemplo: tenho uma T20 holográfica rosa... usei bastante ela e não tive nenhum ataque de tucunaré... No mesmo ponto, troquei por uma osso e depois de 3 arremessos um ataque... pode ser psicológico? em já arremessar desacreditando? Pode, claro que pode...

Um acontecido interessante:
Sempre tive Bonnie128 nas minhas caixas... sempre usei (confesso que não por muito tempo) e só tinha pego uns popocas com ela... então, ela não fazia parte das minhas Top10...

Eis que em Fevereiro deste ano, em Barcelos, paramos no primeiro ponto de pesca.. abri o estojo e uma Bonnie 128 estava bem em cima, chamando atenção... coloquei ela como se algo me dissesse: "Usa essa isca aqui, essa Bonnie 128".... resumindo: Arrebentei de pegar peixe grande... até perde-la para um gigante que foi pra paulera... kkkk

Resultado: voltei de Barcelos e comprei 2 Bonnie 128 de cada cor e 3 de cada da mesma cor que perdi a isca. kkkk = Aumentei a fé em 1000% na isca.. mesmo sempre tendo relatos positivos da mesma... eu só acredito vendo, usando e provando.. kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Octávio Amaral disse:

Muito pertinente o tópico, Kid...

Eu sou igual ao Magrão e Fabrício, e deve se repetir por muitos outros amigos pescadores... uso 10 iscas dentre todas que levo...

As primeiras idas ao AM, levava 4 estojos forrados até a tampa de iscas, e sempre usei só algumas (top 10) kkk 

Na ultima ida ao AM, levei 2 estojos só com as selecionadas e não senti falta de nenhuma.

Sobre as iscas/cores em si... eu gosto demais da T20 osso... e acredito que todas as iscas, exceto as Hélices, a cor faz diferença...

Por exemplo: tenho uma T20 holográfica rosa... usei bastante ela e não tive nenhum ataque de tucunaré... No mesmo ponto, troquei por uma osso e depois de 3 arremessos um ataque... pode ser psicológico? em já arremessar desacreditando? Pode, claro que pode...

Um acontecido interessante:
Sempre tive Bonnie128 nas minhas caixas... sempre usei (confesso que não por muito tempo) e só tinha pego uns popocas com ela... então, ela não fazia parte das minhas Top10...

Eis que em Fevereiro deste ano, em Barcelos, paramos no primeiro ponto de pesca.. abri o estojo e uma Bonnie 128 estava bem em cima, chamando atenção... coloquei ela como se algo me dissesse: "Usa essa isca aqui, essa Bonnie 128".... resumindo: Arrebentei de pegar peixe grande... até perde-la para um gigante que foi pra paulera... kkkk

Resultado: voltei de Barcelos e comprei 2 Bonnie 128 de cada cor e 3 de cada da mesma cor que perdi a isca. kkkk = Aumentei a fé em 1000% na isca.. mesmo sempre tendo relatos positivos da mesma... eu só acredito vendo, usando e provando.. kkkk

 

boa tarde Octávio!!!

Rapaz, vc me deixou curioso !!!!kkkk

Qual a cor pegadeira da Bonnie 128 que vc comprou 3 unid iguais ? KKKK

Quero uma (4) também KKKKk

abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alexandre Gomes de Almeida disse:

boa tarde Octávio!!!

Rapaz, vc me deixou curioso !!!!kkkk

Qual a cor pegadeira da Bonnie 128 que vc comprou 3 unid iguais ? KKKK

Quero uma (4) também KKKKk

abraço

 

KKKKKKK

Fala Alexandre! boa tarde!

A cor é a Light BlueBack Chartreuse

Boa sorte! rs

Abraços!!!

 

Citar

631574963_Bonnie1.jpg.9a3891273138c50c6969b458831b6d84.jpg  db88e40a-4778-4310-998d-0b4b330b3751_zps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

Tenho impressão que nas iscas de superfícies os peixes atacam mais por instinto de predador

Mauricio,

arrow:: Com certeza o instinto é o grande responsável pela forma do ataque dos tucunas, principalmente quando o tamanho da isca e cor correspondem a uma presa local...

8 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

Já nas meia água penso que a cor e tamanho influenciam fortemente.

arrow:: Também concordo (em parte) com sua afirmação e agregaria a forma de trabalho dessas iscas ! Com a visibilidade reduzida, acredito que a vibração seja um dos requisitos de atração aos predadores

8 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

mais usada foi MS INNA

arrow:: Essa isquinha é sempre eficiente ! Acho que as do modelo anterior eram ainda mais letais...

630259689_Inna1.jpg.31b5617cee8b78d7306cc27ee3064ebd.jpg  1081208553_Innaprotunned.jpg.3f4c0f0ffc7bd02444a18b6122e37603.jpg

8 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

as marcas e formatos das iscas influenciam no arremesso

arrow:: Não por acaso que os fabricantes de iscas gastam bastante grana para melhorar a aerodinâmica das iscas arremessadas ! Tem uma em que as esferas de aço internas deslizam para a parte traseira da isca para melhorar a forma de acertar o arremesso no local desejado sem que as garateias se embaracem na linha...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, João Rech disse:

Na verdade a isca que mais pega peixe é aquela que esta na água.joia:::joia::::wild:. E gosto de insistir com uma isca, quanto muito troco a cor.

Rech,

Esse é um princípio básico de credibilidade na isca escolhida ! Estou cada vez mais próximo ao "clube das 10 iscas"... (mas o trabalho de "desapego" não tem sido fácil...😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Takahiro disse:

Mas se tem uma isca que salva pescaria é a xrap, da Rapala. Uma das que mais nada!

Rafael,

arrow:: Essa isca é um verdadeiro coringa ! Quem a tem na caixa reduz muito as chances de "voltar sem peixe"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Octávio Amaral disse:

Na ultima ida ao AM, levei 2 estojos só com as selecionadas e não senti falta de nenhuma.

Sobre as iscas/cores em si... eu gosto demais da T20 osso... e acredito que todas as iscas, exceto as Hélices, a cor faz diferença...

Octávio,

arrow:: Essa "evolução" no que carregar de iscas para a pescaria é algo que precisa ser praticado sempre... desde que não traga "desconforto" pela ausência de alguma "queridinha"...

arrow:: A T20 osso me parece ser a mais preferida pelos pescadores que usam iscas de superfície (Imbatível).

arrow:: Não concordo integralmente com a tese de que cor faz a diferença, embora goste (cada vez mais) de usar iscas transparentes, quase translúcidas ! Pegam muito... 

917905035_bora12transparente.jpg.bfcd2096f258ce893a74436319463f58.jpg  transp.jpg.9befcfd2304e0287f9bce16c026447a0.jpg  2122348105_transp2.JPG.08485f05611db2f99db8d71f1aae8e40.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Falcão disse:

Obrigado Kid, valeu a dica, vou tentar "servir" a isca de tucunaré, a belle munier, feito moqueca, assado no sal grosso, kkkkk de todo jeito para ver se um pirarucu bocudo daqueles agarra...

O bicho sismado sô.

Falcão,

arrow:: Com todo esse preparo, é possível que a isca sequer vá para a água... não esqueça da gelada... :drinks:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pesco açú más vou deixar aqui meu comentário. (em escala menor T-10) :good:

Sou mais um que utiliza meia dúzia de três ou quatro iscas em uma pescaria rsrs  

Em nosso barco as pescarias são realizadas com 90% de iscas de superfície e tem um tarado que pesca apenas de T-10 :gorfei:

essa isca deve ter um sei lá oq doeu:: más é realmente impressionante. Existe muitas iscas pra comentar ex: bonnie, firestick...

Mas as Jumpin Minnow T  bang::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Kid M disse:

Rech,

É verdade Kid...nós pescadores com poucas exceções somo compulsivos...se entramos numa loja de pesca é um desastre...com alguma quinquilharia vamos sair😂😂, falo por mim...tem isca que comprei a 15 anos e que ainda não foram para água...isso é paranoia pura...mas como você estou tentando me tratar e entrar para o "clube das 10 iscas" também.

Abraços e boas pescarias.

Esse é um princípio básico de credibilidade na isca escolhida ! Estou cada vez mais próximo ao "clube das 10 iscas"... (mas o trabalho de "desapego" não tem sido fácil...😞

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Kid M disse:

Octávio,

arrow:: Essa "evolução" no que carregar de iscas para a pescaria é algo que precisa ser praticado sempre... desde que não traga "desconforto" pela ausência de alguma "queridinha"...

arrow:: A T20 osso me parece ser a mais preferida pelos pescadores que usam iscas de superfície (Imbatível).

arrow:: Não concordo integralmente com a tese de que cor faz a diferença, embora goste (cada vez mais) de usar iscas transparentes, quase translúcidas ! Pegam muito... 

917905035_bora12transparente.jpg.bfcd2096f258ce893a74436319463f58.jpg  transp.jpg.9befcfd2304e0287f9bce16c026447a0.jpg  2122348105_transp2.JPG.08485f05611db2f99db8d71f1aae8e40.JPG

Kid,

Eu tenho algumas T20 que quando comprei eram osso, mas agora estão "customizadas"...

Estão manchadas de amarelo/marrom das águas escuras do Negrão, junto com as marcas de garateias... pra mim, essas são as melhores.. !!! 😀😁😀😁

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2019 em 19:04, Marcelo Terra disse:

Sou mais um que utiliza meia dúzia de três ou quatro iscas em uma pescaria rsrs  

Em nosso barco as pescarias são realizadas com 90% de iscas de superfície e tem um tarado que pesca apenas de T-10 :gorfei:

Marcelo,

Essas T10 são muitas vezes mais eficazes que as T20. Depende apenas de onde estiverem sendo usadas... Recomendo ter mais de uma de cada na caixa de pesca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2019 em 08:13, Octávio Amaral disse:

Eu tenho algumas T20 que quando comprei eram osso, mas agora estão "customizadas"...

Estão manchadas de amarelo/marrom das águas escuras do Negrão, junto com as marcas de garateias... pra mim, essas são as melhores.. !!!

Octávio,

Também tenho cara ! Parece que por já terem sido "batizadas" são mais "pegadoras"... bang::

Difícil tirar uma dessas da ponta da linha quando o peixe está entrando...  ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...