Ir para conteúdo

Hélice passo 11'' com menor RPM que a passo 13'' no Mercury 25hp Sea Pro


Posts Recomendados

Olá companheiros do Fórum! 
Quero relatar um fato no mínimo curioso que está ocorrendo com meu Mercury 25/30 hp Sea Pro. Logo depois dos acertos para deixá-lo com 30hp fui numa pescaria e aproveitar pra avaliar o comportamento do conjunto com duas hélices diferentes, a original 9.9 passo 13 e outra 9 7/8 passo 11 da SORABO.

Por incrível que pareça com a hélice passo 11 o motor caiu aprox. 300 RPM em comparação com a hélice original. Sendo que o teste foi realizado no mesmo local, eu só parei o barco fiz a troca da hélice e testei novamente, com as mesmas condições em um lago sem correnteza. 

Hélice original passo 13: 5180 RPM - 41 Km/h

Hélice passo 11: 4850 RPM - 38 Km/h

Meu barco é um similar ao flash Bass com 5m e 1,60m de boca, praticamente com 80% plataformado. Na ocasião estavamos 2 de 90kg + motor elétrico 34 lbs + bateria 60h + tanque com 20 lts + térmica cheia + tralhas de pesca. 

Minha dúvida é, essa Hélice passo 11 da SORABO realmente é passo 11? Alguém já utilizou ela e teve resultados satisfatórios?

Peço desculpas por não ter agora as imagens com as evidências, mas já quero registrar aqui pra ver se isso não ocorreu com outros amigos. E na minha próxima pescaria faço os registros com as evidências certinho e compartilho aqui novamente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho isso, veja se na hélice está marcando realmente passo 11.  Mas no caso procure o vendedor e troque a hélice pode ser que tenha vindo com defeito,  o normal  teoricamente seria subir 600rpm( 300 por polegada de passo) .  E procure uma hélice 12 , a 11 é curta demais, só se o barco e o peso carregado forem extremamente pesados.  No meu antigo Seapro eu utilizava  Sorabo passo 12 e ela subiu uns 400 rpm e 3km\h quando barco pesado em uso normal de pesca comparada com a 13 original.  Hélice nacional é complicado, apesar da Sorabo ser teoricamente a melhor marca.  Lembro que que tive a MFX e Sorabo passo 12 e a diferença entre as duas ficava em torno de 150rpm,  a MFX subiu o esperado de 250 a 300 rpm , já Sorabo 400, no caso foi melhor pro meu barco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho né amigo! Mas realmente está timbrado nela as dimensões e o nome do fabricante, é uma passo 11 mesmo da SORABO. Tô pensando mesmo em seguir sua sugestão de tentar uma passo 12. Valeu pelas colocações.
Grande abço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passo 12 provavelmente será a ideal... meu fb Calaça de 5.5 plataformado com 2 pessoas de 80kg e tralhas leves tá batendo 5610rpm em WOT....com a passo 13 e mesmo peso só ficava em 5100 rpm....ganhei 3km/h com a passo 12..uso a sorabo 9.⅞ x 12..a mesma que o Guto disse que usava..foi ele que me disse pra colocar a passo 12 e realmente motor melhorou mt na arrancada e planeio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou a hélice saiu com defeito de fábrica ou saiu com a marcação de "passo" errada, porque seria IMPOSSÍVEL a passo 11" ocasionar RPM  mais baixo no motor. Eu tenho uma passo 11" (uso normalmente a 12") e posso garantir que ela aumenta muito o RPM, ultrapassando 6200 rotações. Dá mais giro, mas a velocidade é menor. Serve apenas para embarcações MUITO pesadas.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Carlos Berta disse:

Ou a hélice saiu com defeito de fábrica ou saiu com a marcação de "passo" errada, porque seria IMPOSSÍVEL a passo 11" ocasionar RPM  mais baixo no motor. Eu tenho uma passo 11" (uso normalmente a 12") e posso garantir que ela aumenta muito o RPM, ultrapassando 6200 rotações. Dá mais giro, mas a velocidade é menor. Serve apenas para embarcações MUITO pesadas.

 

 

 

Concerteza amigo.. acho que a única forma de uma hélice passo 11 ter rpm menor do que quê passo 13 seria se o diâmetro da hélice passo 11 fosse maior do que a passo 13...fora isso só se a hélice veio com a marcação errada mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... defeito de fábrica ou marcação errada. Se quiser mesmo possuir e testar uma passo 11, relate o ocorrido para o fabricante e peça a troca da hélice. Creio que a SORABO terá todo interesse do mundo em descobrir o que deu errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...