Ir para conteúdo

Capixaba no Biguá


Posts Recomendados

Apresento-me em alto e bom tom a todos Biguázeiros de plantão, sou do Espírito Santo terra da Moqueca Capixaba, mais precisamente no balneário de Nova Almeida um distrito que esta situada no extremo norte do município de Serra. No balneário está localizada a Igreja e Residência dos Reis Magos, situada a 40 metros do nível do mar, numa colina que possibilita uma visão panorâmica, de quase toda localidade.

História:

Em 1557, durante um trabalho de evangelização das Aldeias Indígenas do litoral, Braz Lourenço visita os Índios Tupiniquins localizados na foz do rio Nhupãgoa, atual rio Reis Magos, e ali inicia um trabalho de catequese, construindo uma capela de palhas e rezando a primeira missa a 6 de janeiro, sendo o local denominado de Aldeia dos Reis Magos.

A data histórica da fundação é 6 de janeiro de 1557, quando padre Braz Lourenço, juntamente com os Tupiniquins, constrói uma pequena capela de palhas, e inaugura-a ?Aldeia dos Reis Magos?.

Doze anos depois, em 1559, José de Anchieta organiza a construção de um povoado e inicia as obras da Igreja, que são concluídas somente em 1580. Portanto, a implantação do povoado dos Reis Magos, só ocorrerá mais tarde com a presença de padre José de Anchieta, em 1569.

Em 1610, a Aldeia dos Reis Magos, passa a se chamar Aldeia Nova e Yapara, com a doação de uma sesmaria para os índios locais.

Em 1615 a Igreja é reformada, com a ampliação da residência e colégio dos padres, recebendo então a denominação de Santo Inácio e São Tiago.

Em 1758, o Governo resolve criar a Vila Almeida, acaba recebendo o nome de Nova Almeida, para diferenciar de Almeida, em Portugal.

Atualmente, Nova Almeida possui 91 Km² de área e em se tratando de turismo, é o distrito mais desenvolvido.

E neste cenário que pratico boa parte das minhas pescarias, sendo que hoje ainda e possível pegar alguns robalos, apesar da pesca predatória este ano foi capturado um robalo de 13 quilos aqui no velho Reis magos.

Um abraço a todos e venham conhecer o Espírito Santo.

Abnel Robaleiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Abnel. Seja muito bem vindo ao Forum. Temos certeza de que você irá nos trazer muitas experiências sobre a nobre arte da pesca. Sinta-se em casa.

Eu tenho laços de família aí, nessa terra maravilhosa que é o Estado do Espírito Santo, mais precisamente na região de Bom Jesus do Norte.

Estamos à disposição. Tenha um Feliz Ano Novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Abnel. Seja muito bem vindo ao Forum. Temos certeza de que você irá nos trazer muitas experiências sobre a nobre arte da pesca. Sinta-se em casa.

Eu tenho laços de família aí, nessa terra maravilhosa que é o Estado do Espírito Santo, mais precisamente na região de Bom Jesus do Norte.

Estamos à disposição. Tenha um Feliz Ano Novo.

Beleza, conheço Bom Jesus.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...