Ir para conteúdo

O que esperar de um operador de pesca ?


Kid M

Posts Recomendados

44 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse:

Comentário muito cheio de ironias....Não espero isso de um operador de pesca esportiva num fórum onde só tem pescador esportivo falando justamente sobre o atual cenário da pesca esportiva no nosso país.Mesmo que isso seja um desabafo (compreensível pelo seu ponto de vista) não se esqueça,que antes de ser um operador,você também foi um simples pescador como nós.

Cristiano, continuo sendo pescador e continuo sendo sincero e transparente. Sou bastante irônico pessoalmente, muito mais que na internet. Ironia não é ofensa. Não tem porque desqualificar ou não gostar de um argumento só porque teve ironia, eu até prefiro ler comentários irônicos. 😁  

Sobre o cenário, com ou sem ironia, estamos todos na mesma causa, só divergimos em método e é triste que as pessoas se afastem por isso. Só nos enfraquece. Vamos continuar discutindo a questão, discordando e sendo amigos?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Marcel Werner disse:

Cristiano, continuo sendo pescador e continuo sendo sincero e transparente. Sou bastante irônico pessoalmente, muito mais que na internet. Ironia não é ofensa. Não tem porque desqualificar ou não gostar de um argumento só porque teve ironia, eu até prefiro ler comentários irônicos. 😁  

Sobre o cenário, com ou sem ironia, estamos todos na mesma causa, só divergimos em método e é triste que as pessoas se afastem por isso. Só nos enfraquece. Vamos continuar discutindo a questão, discordando e sendo amigos?

Abraço!

Vamos continuar discutindo a questão, discordando e sendo amigos?

Mas não tenha a mínima dúvida disso.....Nem discutindo política  com alguém ( o que detesto) eu perco a esportiva,imagine então se o assunto é pescaria kkkk...Mas meu ponto de vista também está aí exposto e não vai mudar.Opiniões contrárias são muitas vezes o que movem conversas que agregam algo...Cada um com suas razões.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos.

Desculpe me Kid. Desculpe-me também, Marcel...

Quem tem razão nisso tudo é o Cristiano: cada um tem um ponto de vista e mesmo que não possamos chegar a um consenso, podemos ser amigos e dialogar sobre aquilo que nos interessa: pescaria.

Um abraço a todos e ótimas pescarias para todos nós... E quando não pudermos mais pescar, que nos restem as fotografias para matar as saudades e os amigos que fizemos nesse caminho.

Editado por Falcão
erro na digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente abordagem...Concordo com o posicionamento da maioria, entretanto, discordo de alguns pontos de vista.

Entendi perfeitamente o desabafo do Marcel e também concordo inteiramente com ele.

Vou divagar um pouco aqui para q eu não seja mal interpretado também.

Nestes pouco mais de 30 anos pescando (tô ficando velho...kkk)...até hoje só vi duas operações serem tratadas realmente com empresa. Claro q tem muito mais, mas não tive acesso aos detalhes destas outras operações, deixo claro.

São elas, a Pousada Vida de Peixe e o Rancho Trairão (q era do nosso amigo Xandego).

Vou falar mais da operação do Xande, até mesmo pq o negócio não existe mais......Mas vamos lá.

A primeira vez q estive no Rancho Trairão (acho q 2011 ou algo assim), tomei a liberdade e falei na lata do Xande que achava a operação dele cara (a diária de pesca muito cara). Até então eu só tinha como referência os R$ 700,00/dia q pagava na amazônia, acreditando que lá na amazônia os gastos seriam muito, mas muito maiores...Só sei q o Xande cobrava algo em torno dos R$ 800,00, e achava aquilo os "olhos da cara".

De maneira muito cordial o Xande me disse: " Ô FDP, senta aqui ao meu lado e vamos fazer algumas contas aqui!"...blink::

Soma, divide, multiplica, quando, ao final, descobri que ele era um maluco q investiu muito tempo e muita grana num negócio q se girasse muito certinho, daria retorno daqui 5 anos. Cheguei a falar q não valia a pena a trabalheira.
Tem q ser contabilizado o desgaste de tudo o q tem na pousada, os gastos quando não se está operando, os calotes que sempre existirão, o marketing, a propaganda, as causas trabalhistas, os imprevistos, as quebras, as perdas, os danos, os desperdícios, as reformas, as trocas, os furtos e roubos, os agrados, os pedintes, e por aí vai.

Ocorre que pouquíssimos fazem estas contas (muitos não sabem fazer mesmo). Muitos investem grana, tempo e, depois de anos, saem reclamando que não ganharam dinheiro.  

As pessoas se esquecem que estamos no Brasil. Tudo aqui é muito caro. Ocorre que isto não quer dizer que as pessoas que estão labutando para nos atender sejam mercenárias ou exploradoras. O q o Marcel disse foi o seguinte, "vai meter as caras lá pra ver se sobra dinheiro"...E digo sem ter tido acesso as contas da operação do Marcel...PROPORCIONALMENTE ELE TRABALHOU MUITO MAIS DO QUE TEVE LUCRO.

Entretanto, do lado de cá, sim do nosso lado, queremos trabalhar 40h semanais e ganhar salário de 20 mil/30 mil / 40 mil. Claro q investimos tempo para chegar nesta posição (isso aos que chegaram ou querem chegar), mas adoramos trabalhar o quanto menos, pelo muito mais $$$....ou será q estou mentindo?!?! Considero isso normal de todos nós....Só acho que deveríamos primeiro ter acesso aos dados antes de julgar e, como não o temos, sou de afirmar q erramos em 99% dos julgamentos.

Outro dia mesmo vi numa reportagem, sobre uma mega operação de pesca em área indígena da AM, o proprietário falando que investiu U$$ 5 milhões (ou reais, não me lembro ao certo) na operação e que esperava retorno daqui 10 anos...blink::

Oi?!?!

E ainda falam q cobrar U$$ 6 mil por semana de pesca é caro?!?!

Não amigo, não é caro. Nós é q não temos dinheiro, ou a operação não é pro nosso bico (estou falando por mim)...rsrs...e não temos ideia de quanto custa investir e operar em locais remotos, onde a burocracia impera, e o mercado flutua a cada semana.
Só o hidroavião de Manaus até a operação cobra 30 mil reais por trecho (incluso no pacote)..rsrs

 

E onde quero chegar?!?!

Os pacotes custam caro!??! SIM, CLARO Q CUSTAM!!!....mas sou de afirmar que a grande maioria dos operadores não contabilizam corretamente seus negócios, gerando com isso uma falta de dinheiro para cumprir o que foi combinado, ou seja, o empresário gasta o dinheiro de caixa de forma imprevisível e faz uma operação "nas coxas", gerando um descontentamento geral.

- O que eu espero de um operador de pesca?!?!

Que cumpra a risca o que foi combinado, só isso!!! joia:::

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Fabrício e também entendo a posição do Marcel.

Quando falei, não disse desta ou daquela operadora, mas de uma reclamação que é geral: o alto valor cobrado, o que torna a pesca  inacessível para a grande maioria.

Talvez com um valor mais razoável mais pessoas pescassem, gerando mais empregos na região. Talvez um curso para os piloteiros para aprenderem inclusive a recepcionar o pessoal.

Como em qualquer negócio, há um investimento inicial e por trás dele o sonho de que dê certo.

Isso vale para uma grande rede de restaurantes de alto padrão ou uma marmitaria de fundo de quintal.

Não há que se desmerecer o empreendedorismo de um ou de outro. Cada qual dentro do seu tamanho, está fazendo o melhor.

Também não é errado ter lucro. 

Eu jamais montaria uma empresa se achasse que iria perder dinheiro ou "trocar figurinha", como se diz.

É preciso prosperar e isso implica em ganhar dinheiro e, sobretudo reinvestir uma parte para continuar crescendo.

Porém existem muitas nuances também do outro lado: os piloteiros tem contrato de trabalho para se fidelizarem ao local e terem real interesse em prestar um bom serviço? O imposto de Renda devido é recolhido? (afinal a maior atração de uma pousada é a pesca e vale lembrar que o rio não pertence à pousada, mas a todos). Outro dia vi uma atitude muito legal de uma pousada que não serve peixes do rio, mas os compra de produtores para servir aos clientes. Porém, já estive em lugares onde come-se, todo dia, o peixe fora de medida que é tirado do rio, o jacaré  que tem o rabo descepado e é abandonado para morrer na praia... Alimentos , peixes fora de medida, picados e servidos às porções para aumentar o lucro, independentemente da degradação da natureza... Temos as famosas "cotas de combustível": sem acesso a quanto realmente foi gasto, muitas vezes, somos surpreendidos ao final de uma estadia, com um absurdo no valor cobrado... E por aí vai.

Sei também que tem gente que vai para as pousadas e acha que é dono do mundo e que, longe de casa, pode fazer o que bem entender: quer matar tudo que é peixe, quer arrumar confusão, e as vezes nem vai realmente para pescar.

Vejo que vc e o Kid avalizam o trabalho do Marcel, o que, para mim é suficiente. Acredito que ele seja um excelente profissional. Assim, como acredito que, como ele, existam outros que não merecem ser injustiçados.

Mas, como bem dito acima, estamos no Brasil e, como em todo segmento tem gente boa e gente ruim.

Por isso acho importantíssimo o setor deste site onde os pescadores narram suas experiências, boas ou ruins: isso vai paulatinamente nos ajudando a distinguir o joio do trigo.

E mais uma vez penitencio-me se não soube me expressar corretamente. Sinceramente, não foi a intenção.

Abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O assunto é longo mesmo,e por aí estenderiam-se horas de conversa sobre tal sem dúvida alguma...Então pra encerrar a conversa,eu digo-lhes: NÃO FIQUEM PREOCUPADOS...ESTOU PRA GANHAR NA MEGA-SENA E VOU MONTAR UMA POUSADA TOP,NUM LUGAR TOP DA AMAZÔNIA E COBRAR 500 PAU A DIÁRIA COM TUDO INCLUSO...AÍ FICA BOM PRA NÓS TODOS :gorfei:::fishingdanca::danca:::gorfei::gorfei:

Abraços rapaziada rsrsrs.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a pergunta do tópico, sem discurso.  O que esperar?  Nada mais , nada menos tudo que foi combinado via verbal , via contratual.  prometer peixe em pescaria  não existe assim como adventos climáticos podem ocorrer,  dependendo do lugar não temos nem nós nem o operador como que resolver , mas fornecendo o que foi combinado pra mim está ótimo, não adianta nada por exemplo a pousada( operador) fornecer  uma rodada de picanha com chopp de  brinde numa noite e no outro dia o motor elétrico não ter bateria , kkkkkkkkkk . Simples assim.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Excelente abordagem...Concordo com o posicionamento da maioria, entretanto, discordo de alguns pontos de vista.

Entendi perfeitamente o desabafo do Marcel e também concordo inteiramente com ele.

Vou divagar um pouco aqui para q eu não seja mal interpretado também.

Nestes pouco mais de 30 anos pescando (tô ficando velho...kkk)...até hoje só vi duas operações serem tratadas realmente com empresa. Claro q tem muito mais, mas não tive acesso aos detalhes destas outras operações, deixo claro.

São elas, a Pousada Vida de Peixe e o Rancho Trairão (q era do nosso amigo Xandego).

Vou falar mais da operação do Xande, até mesmo pq o negócio não existe mais......Mas vamos lá.

A primeira vez q estive no Rancho Trairão (acho q 2011 ou algo assim), tomei a liberdade e falei na lata do Xande que achava a operação dele cara (a diária de pesca muito cara). Até então eu só tinha como referência os R$ 700,00/dia q pagava na amazônia, acreditando que lá na amazônia os gastos seriam muito, mas muito maiores...Só sei q o Xande cobrava algo em torno dos R$ 800,00, e achava aquilo os "olhos da cara".

De maneira muito cordial o Xande me disse: " Ô FDP, senta aqui ao meu lado e vamos fazer algumas contas aqui!"...blink::

Soma, divide, multiplica, quando, ao final, descobri que ele era um maluco q investiu muito tempo e muita grana num negócio q se girasse muito certinho, daria retorno daqui 5 anos. Cheguei a falar q não valia a pena a trabalheira.
Tem q ser contabilizado o desgaste de tudo o q tem na pousada, os gastos quando não se está operando, os calotes que sempre existirão, o marketing, a propaganda, as causas trabalhistas, os imprevistos, as quebras, as perdas, os danos, os desperdícios, as reformas, as trocas, os furtos e roubos, os agrados, os pedintes, e por aí vai.

Ocorre que pouquíssimos fazem estas contas (muitos não sabem fazer mesmo). Muitos investem grana, tempo e, depois de anos, saem reclamando que não ganharam dinheiro.  

As pessoas se esquecem que estamos no Brasil. Tudo aqui é muito caro. Ocorre que isto não quer dizer que as pessoas que estão labutando para nos atender sejam mercenárias ou exploradoras. O q o Marcel disse foi o seguinte, "vai meter as caras lá pra ver se sobra dinheiro"...E digo sem ter tido acesso as contas da operação do Marcel...PROPORCIONALMENTE ELE TRABALHOU MUITO MAIS DO QUE TEVE LUCRO.

Entretanto, do lado de cá, sim do nosso lado, queremos trabalhar 40h semanais e ganhar salário de 20 mil/30 mil / 40 mil. Claro q investimos tempo para chegar nesta posição (isso aos que chegaram ou querem chegar), mas adoramos trabalhar o quanto menos, pelo muito mais $$$....ou será q estou mentindo?!?! Considero isso normal de todos nós....Só acho que deveríamos primeiro ter acesso aos dados antes de julgar e, como não o temos, sou de afirmar q erramos em 99% dos julgamentos.

Outro dia mesmo vi numa reportagem, sobre uma mega operação de pesca em área indígena da AM, o proprietário falando que investiu U$$ 5 milhões (ou reais, não me lembro ao certo) na operação e que esperava retorno daqui 10 anos...blink::

Oi?!?!

E ainda falam q cobrar U$$ 6 mil por semana de pesca é caro?!?!

Não amigo, não é caro. Nós é q não temos dinheiro, ou a operação não é pro nosso bico (estou falando por mim)...rsrs...e não temos ideia de quanto custa investir e operar em locais remotos, onde a burocracia impera, e o mercado flutua a cada semana.
Só o hidroavião de Manaus até a operação cobra 30 mil reais por trecho (incluso no pacote)..rsrs

 

E onde quero chegar?!?!

Os pacotes custam caro!??! SIM, CLARO Q CUSTAM!!!....mas sou de afirmar que a grande maioria dos operadores não contabilizam corretamente seus negócios, gerando com isso uma falta de dinheiro para cumprir o que foi combinado, ou seja, o empresário gasta o dinheiro de caixa de forma imprevisível e faz uma operação "nas coxas", gerando um descontentamento geral.

- O que eu espero de um operador de pesca?!?!

Que cumpra a risca o que foi combinado, só isso!!! joia:::

 

Matou a pau! Principalmente quando mencionou que não temos dinheiro.

Recentemente em conversa com um gerente de uma grande loja de pesca nos EUA, mencionei que minha ultima pescaria no rio negro havia me custado perto de R$7.000,00, ele imediatamente me questionou :

Quanto é isso?

Eu disse: Cerca de U$2.000,00

Ele me disse: Para nós é mais que o dobro desse valor! Queria poder pescar por esse valor.

Desastre de uma moeda desvalorizada, mais.....

Faz parte... bola pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tem muito segredo. o que esperar de um operador? seriedade, verdade e cumprir o combinado. se ele te prometer muito peixe, cuidado pois já faltou verdade.

a questão de preço é muito complicada para opinar, cada um vai ter uma opinião. eu por exemplo acho que certos locais estão com excesso de oferta, causando uma pressão de pesca muito grande nos rios, exemplo disto é Barcelos. de toda forma, se tiver menos oferta o valor sobe. particularmente acho que buscamos ser tratados com respeito, como clientes.

as questões colocadas pelo @Fabrício Biguá são extremamente importantes para se levar em conta com relação aos custos das operações que não cobram só por uma diária simples e sim por todo um aparato que faz parte da operação, além de comida, bebida etc.

acho que aqui é o local de se expor opiniões e realmente discutir questões importantes para os pescadores com informações e outros assuntos, sendo que o que é importante para alguns, as vezes não é para outros. 

agora, por experiência própria, já estive na operação do @Marcel Werner e posso dizer que a seriedade dele com relação a operação é realmente surpreendente.

acho que o pior que um operador pode fazer é ``esconder o jogo´´ e não falar a verdade para o cliente. já tive experiencias péssimas por causa disto. na última eu e minha esposa fomos em uma operação com valor bem alto, e na véspera recebemos informação de que o rio estava um pouco alto, mas saindo muito peixe, chegamos lá o rio estava 5 metros acima do nível, água para todo lado, tempestade todos os dias, pesca de tucunaré zero e quando tirei o equipamento de couro para ir pescar, o pessoal achou ruim pois o foco era tucunaré. não que fossemos cancelar a viagem, mas clareza e sinceridade nas informações passadas, devem ser prioridade para quem quer ser sério e cativar clientes.

é isto, como disse o Kid, peixe é consequência, até porque é o item que está fora do nosso controle, mas o que pode ser controlado e previsto, tem que ser realizado de maneira correta, honesta, sempre com boa comunicação entre o operador e o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 05/06/2019 em 16:02, Jorge Augusto Atalla disse:

não tem muito segredo. o que esperar de um operador? seriedade, verdade e cumprir o combinado. se ele te prometer muito peixe, cuidado pois já faltou verdade.

 

agora, por experiência própria, já estive na operação do @Marcel Werner e posso dizer que a seriedade dele com relação a operação é realmente surpreendente.

Muito obrigado, Augusto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Rodrigo Yamaki disse:

Será que o consumidor de pesca brasileiro não é mais chato que a média mundial ?

Será que o fornecedor de pesca brasileiro não é menos profissional que a média mundial ?

 

Na minha opinião, sim para as duas perguntas. 

O cliente tem que pagar caro porque operar custa caro, aí acaba perdendo o foco em suas exigências. Compreensível. 

As duas orientações que eu posso dar nesse sentido são:

1- SEMPRE entre em contato direto com o operador, mesmo que você compre com um intermediário. Isso evita golpes e outros dissabores. E também vai ajudar o cliente a ter senso crítico sobre o intermediário, se é alguém que contribui no  pacote ou só o deixa mais caro. Seja chato, mas consciente e coerente.

2- OPTE por operações que pertençam ou sejam conduzidas por um pescador esportivo profissional, com histórico verificável, que depende da operação, porque este é o perfil mais interessado em fazer você pegar peixes. Bons serviços de hotelaria em lugares piscosos são interessantes, mas não passam de bons serviços de hotelaria em lugares piscosos. Se o pescador não souber pegar o Peixe, nada acontecerá, a não ser por sorte. Daí a importância de ter alguém que faça as capturas acontecerem. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcel Werner disse:

SEMPRE entre em contato direto com o operador,

Endosso o conselho ! Já escrevi sobre isso em algum das minhas "considerações". Saber o que esperar é uma diretriz importante, mesmo que a expectativa seja diminuída. A verdade sempre.

3 horas atrás, Marcel Werner disse:

OPTE por operações que pertençam ou sejam conduzidas por um pescador esportivo profissional, com histórico verificável, que depende da operação, porque este é o perfil mais interessado em fazer você pegar peixes.

Nada mais coerente que isso ! A busca de auto-afirmação no mercado competitivo (e ofertado) de pacotes de pesca tem desviado a atenção do que realmente interessa. Claro que bons serviços de "hotelaria" são importantes e tem gente que os valoriza (não fujo de minha realidade), mas é fundamental manter o foco naquilo que leva as pessoas a quererem ir pescar... Mais do que um "boa praça", esse profissional irá lhe possibilitar a oportunidade de fazer boas pescarias. Temos alguns bons profissionais de pesca, assim como outro tanto de "gestores de navegação"

Por fim, 

17 horas atrás, Rodrigo Yamaki disse:

Será que o consumidor de pesca brasileiro não é mais chato que a média mundial ?

Acredito que sim, mais até pela vontade de ser (ou ter) mais que o disponibilizado.

17 horas atrás, Rodrigo Yamaki disse:

Será que o fornecedor de pesca brasileiro não é menos profissional que a média mundial ?

Também entendo que sim, pois o nível de qualidade e padrão de excelência que está acostumado a ter e oferecer dificilmente evolui de forma natural. Tem que acontecer algo para promover uma mudança e/ou reflexão sobre qualquer tema. Por outro lado os pescadores brasileiros (na sua maioria) se adaptam às circunstâncias e permitem a manutenção desse "status quo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...