Ir para conteúdo

Carretilhas Shimano - Tucunaré


Posts Recomendados

Boa noite pescadores,

Estou precisando de uma tralha para tucunarés de até 5 kgs, que é o que temos aqui no sudoeste goiano e noroeste paulista e estou na dúvida de qual conjunto montar.

A princípio estou pensando em uma carretilha shimano porém analisando as opções (que são muitas dentro da própria shimano) não consegui decidir entre estas e as de outras marcas.

Algumas possuem a tecnologia DC (anti cabeleira) que alguns evidenciam como vantagem por evitar a famosa cabeleira e outros condenam por limitar a distancia do arremesso.

Gostaria de levantar essa discussão e esclarecer algumas dúvidas visto que é um alto investimento. Após a escolha da carretilha também terei que comprar a vara então quem já tiver algum conjunto pra esse tipo de pescaria e puder me indicar eu agradeço e muito. 

Editando pois faltaram algumas informações.

Aqui a maioria das iscas que usamos são pequenas.

Algumas vezes pescamos do barranco nas represas e como sabem, em represa as vezes pegamos dias de vento.

O valor do conjunto eu não coloquei limite, a única coisa que quero é comprar um conjunto que possa utilizar por muitos anos igual tenho os outros.

Tenho um molinete saga 2000 pra usar com jig em tucunare, uma curado 201 para peixes um poucos maiores, uma corvalus pra peixes medios, um molinete BG 8000 pra peixes maiores.

Esses dias o Japa da JP Fishing publicou que esta vindo uma nova antares MGL III, ainda não vi a venda por aqui pessoalmente, se me falarem que vale a pena talvez eu espere para comprar.

Editado por Valtolino
Falta de informações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigo, poderia dar muitas sugestões, mas tem grande variação de preço.

Por exemplo uma Shimano Curado 70/71xg é muito boa e vai cair bem demais com uma vara bem leve de 17lb, que tem uma infinidade para indicar.

Porém pode gastar mais em uma Metanium ou Aldebaram.

De fato o ideal é saber quanto quer investir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Eder Nascimento disse:

Fala amigo, poderia dar muitas sugestões, mas tem grande variação de preço.

Por exemplo uma Shimano Curado 70/71xg é muito boa e vai cair bem demais com uma vara bem leve de 17lb, que tem uma infinidade para indicar.

Porém pode gastar mais em uma Metanium ou Aldebaram.

De fato o ideal é saber quanto quer investir.

Bom dia Eder.

Editei o post com as informações que eu acho que faltavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Valtolino, vou te passar os meus conjuntos que pesco em Três Marias e pode servir como base.

Vara Viking 20lb + Metanium DC XG (para iscas maiores e onde tem muita estrutura)

Vara Enzo 17lb Custom + Metanium DC XG

Vara Viking 14lb + Daiwa Alphas 105 SV

Antes eu usava a Curado 71xg e me atendia super bem.

Estou na eminencia de pegar uma Custom 14lb Black Fish All Black e colocar com uma Aldebaran 51hg ou 31hg, assim deixaria uma Metanium guardada exclusivamente para Amazônia, sendo que hoje uso as duas tanto em Três Marias quanto na Amazônia.

Também tenho a vara venator se 17lb + carretilha venator lite, esse conjunto deixo só para Amazônia com jigs.

Todas as minhas vara para bait são 5.8' ou 6', menor do que isso eu particularmente não gosto.

A vara viking esta fora de estoque em quase todas as lojas, pois em Setembro será lançado a segunda geração dela.

Ah! Com toda certeza vão te indicar a Benkei também que é uma varinha top demais da Major Craft.

Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que manifestou a preferência por Shimano (que são carretilhas tops) mas minha preferencia pessoal são pelos modelos Daiwa, principalmente pelo freio magnético delas conseguir resultados melhores que o centiífugo da Shimano em dias de vento forte, fazendo o que o sistema DC faz, com muito mais simplicidade, menor custo e menor peso.

Carretilha: CARRETILHA STEEZ SV TW1012SV-XHL 8.1:1

Vara: Majorcraft Benkei 5,8 pés é ótima opção, as Redai Viking tb, mas no valor destas eu pessoalmente mandaria fazer uma vara customizada.

Espero que esta sugestão lhe seja útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bom dia!

Se for para pescar tucunaré azul e amarelo, 12lbs esta de bom tamanho, se quiser uma tralha pesada vai para 14lbs, mais que isso é puro exagero.

Se for para listar as opções de varas vou citar só as mais caras, mas sinceramente acho que vale mais a pena customizar uma. montei uma com a waka custom que ficou show de bola, leve e como eu sempre quis.

Redai Black mamba second generetion 12lbs

Zodias 12lbs

major craft benkei 12lbs

 

Qualquer uma destas tres vc vai estar muito bem servido para tucunares azuis e amarelos, ainda mais pescando com iscas pequenas.

Quando ao sistema dc, a primeira pergunta que vc deve se fazer é, os locais aonde vc pesca, os arremessos são longos ou são precisos? A resposta disso ja vai te dizer se vale a pena investir no sistema dc ou nao.

 

Eu já tive a metanium dc e a metanium mgl xg.

 

Acabei optando pelo sistema convencional, justamente pq os pontos de pesca que bato, sao abertos e arremessos longos sao mais efetivos.

 

Mais em conta escorpion, mais em conta curado todas 71, 200 é exagero.

 

Abraços e boas pescarias.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Vamos lá Valtolino, vou te passar os meus conjuntos que pesco em Três Marias e pode servir como base.

Vara Viking 20lb + Metanium DC XG (para iscas maiores e onde tem muita estrutura)

Vara Enzo 17lb Custom + Metanium DC XG

Vara Viking 14lb + Daiwa Alphas 105 SV

Antes eu usava a Curado 71xg e me atendia super bem.

Estou na eminencia de pegar uma Custom 14lb Black Fish All Black e colocar com uma Aldebaran 51hg ou 31hg, assim deixaria uma Metanium guardada exclusivamente para Amazônia, sendo que hoje uso as duas tanto em Três Marias quanto na Amazônia.

Também tenho a vara venator se 17lb + carretilha venator lite, esse conjunto deixo só para Amazônia com jigs.

Todas as minhas vara para bait são 5.8' ou 6', menor do que isso eu particularmente não gosto.

A vara viking esta fora de estoque em quase todas as lojas, pois em Setembro será lançado a segunda geração dela.

Ah! Com toda certeza vão te indicar a Benkei também que é uma varinha top demais da Major Craft.

Espero ter ajudado.

 

Boa tarde Eder,

 

Primeiramente obrigado pela atenção. 

Eu particularmente não pesco na Amazônia, o mais perto disso será agora em junho que estarei indo ao Teles Pires então hj minha pescaria é sim muito parecida com a sua de Três Marias.

Já me indicaram a Metanium DC porém foi ai que fiquei na dúvida, se seria ela ou uma aldebaran 51hg que além de mais em conta me disseram ser melhor.

Nossa pescaria de tucunare aqui é mais em represa aberta, bem pouco entre estruturas, por isso talvez seria melhor ter mais opção de distancia.

O que vc me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leandro Gofert disse:

Eu sei que manifestou a preferência por Shimano (que são carretilhas tops) mas minha preferencia pessoal são pelos modelos Daiwa, principalmente pelo freio magnético delas conseguir resultados melhores que o centiífugo da Shimano em dias de vento forte, fazendo o que o sistema DC faz, com muito mais simplicidade, menor custo e menor peso.

Carretilha: CARRETILHA STEEZ SV TW1012SV-XHL 8.1:1

Vara: Majorcraft Benkei 5,8 pés é ótima opção, as Redai Viking tb, mas no valor destas eu pessoalmente mandaria fazer uma vara customizada.

Espero que esta sugestão lhe seja útil.

Boa tarde Leandro,

Essa daiwa é uma excelente opção, vou procurar sobre pq aqui em Goias eu nunca vi. Assisti uns vídeos sobre ela apenas.

Falando em valores ela iria de frente com essa nova, vc acredita que qual seria a melhor opção? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Amigo bom dia!

Se for para pescar tucunaré azul e amarelo, 12lbs esta de bom tamanho, se quiser uma tralha pesada vai para 14lbs, mais que isso é puro exagero.

Se for para listar as opções de varas vou citar só as mais caras, mas sinceramente acho que vale mais a pena customizar uma. montei uma com a waka custom que ficou show de bola, leve e como eu sempre quis.

Redai Black mamba second generetion 12lbs

Zodias 12lbs

major craft benkei 12lbs

 

Qualquer uma destas tres vc vai estar muito bem servido para tucunares azuis e amarelos, ainda mais pescando com iscas pequenas.

Quando ao sistema dc, a primeira pergunta que vc deve se fazer é, os locais aonde vc pesca, os arremessos são longos ou são precisos? A resposta disso ja vai te dizer se vale a pena investir no sistema dc ou nao.

 

Eu já tive a metanium dc e a metanium mgl xg.

 

Acabei optando pelo sistema convencional, justamente pq os pontos de pesca que bato, sao abertos e arremessos longos sao mais efetivos.

 

Mais em conta escorpion, mais em conta curado todas 71, 200 é exagero.

 

Abraços e boas pescarias.

 

 

Boa tarde João,

 

Pois é, nossa pescaria é mais em represa aberta, não são tão precisos, acredito que a distancia agrega mais que a precisão.

Valeu pela recomendação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valtolino, boa tarde...

Como os colegas disseram e vc já sabe, existem muitas opções...

Tenho um amigo vendedor de uma loja de pesca que me disse o seguinte: o pescador compra (isca, carretilha, vara), não para pescar, mas porque ele gosta... parece que tem uma formiguinha que fica beliscando falando no seu ouvido dele: vc precisa comprar essa nova carretilha que saiu... vc precisa de mais essa isca (apesar de ter mais de 2000) kkkk

Certo é que existem algumas carretilhas melhores e outras piores... mas num nível de shimano, a maioria atinge as expectativas... O resto é meio "fetiche". Eu por exemplo tenho várias carretilhas, algumas modernas e caras... acho lindo abrir aquela maleta e vê-las kkkkk  Mas há algum tempo essa tara passou (graças a Deus kkkkk). Hoje prefiro gastar mais em "ir pescar" que em colecionar equipamento. 

E na hora de pescar mesmo, acabo pegando sempre a velha e inseparável curadinho 201 E7, aquela verdinha.... (foi minha primeira e até hoje a que realmente uso).

Descobri que o peixe não conhece marca de carretilha, nem de isca, nem vara customizada, nem camiseta com protetor UVA, UVB, UVX... kkkk .... Se o bicho tiver comendo e vc acertar o arremesso, pode ser de Shimano, Daiwa, Abu Garcia ou Titanzinha, que vai grudar o beiço...

Ah, essa Scorpion que o amigo citou é ótima também (é meio que uma Curado com outra cor - vinho - linda).

Um abraço. Boas e muuuuuuuitas pescarias com peixe na linha e gelada no copo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Valtolino disse:

Falando em valores ela iria de frente com essa nova, vc acredita que qual seria a melhor opção? 

Parece ser muito boa também, eu prefiro Daiwa por algumas características que me agradam mais como solidez de construção, durabilidade e por gosto pessoal mesmo, mas tenho certeza que se optar pela nova Antares estará com uma excelente máquina nas mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho um desperdício de dinheiro comprar uma carretilha DC para esse tipo de pesca...

São carretilhas acima das 200 gramas, grandes e que se usada com vara de 12 a 14 lb vai ficar bem desproporcional.

Se quiser gastar um pouco mais, eu iria de Aldebaran ou Metanium MGL, caso queira um valor intermediário tem a curado 70 e a liger nova esta vindo ai com 138 gramas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valtolino,

Investir na vara é mais importante que na carretilha. Se for customizar, recomendo fazer uma com o Waka. Já que precisa de distância, acima de 6’ é recomendável.

Algumas carretilhas DC ajudam a arremessar longe sim, as que são feitas para multifilamento, mas são muito pesadas. Excense, Antares, se não me engano a Metanium também. 

Caso opte pelas convencionais, a Scorpion/Curado 70/71 XG é a opção mais racional de todas. Se puder pagar pela nova Antares mais compacta, sem dúvida valerá a pena.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Falcão disse:

Valtolino, boa tarde...

Como os colegas disseram e vc já sabe, existem muitas opções...

Tenho um amigo vendedor de uma loja de pesca que me disse o seguinte: o pescador compra (isca, carretilha, vara), não para pescar, mas porque ele gosta... parece que tem uma formiguinha que fica beliscando falando no seu ouvido dele: vc precisa comprar essa nova carretilha que saiu... vc precisa de mais essa isca (apesar de ter mais de 2000) kkkk

Certo é que existem algumas carretilhas melhores e outras piores... mas num nível de shimano, a maioria atinge as expectativas... O resto é meio "fetiche". Eu por exemplo tenho várias carretilhas, algumas modernas e caras... acho lindo abrir aquela maleta e vê-las kkkkk  Mas há algum tempo essa tara passou (graças a Deus kkkkk). Hoje prefiro gastar mais em "ir pescar" que em colecionar equipamento. 

E na hora de pescar mesmo, acabo pegando sempre a velha e inseparável curadinho 201 E7, aquela verdinha.... (foi minha primeira e até hoje a que realmente uso).

Descobri que o peixe não conhece marca de carretilha, nem de isca, nem vara customizada, nem camiseta com protetor UVA, UVB, UVX... kkkk .... Se o bicho tiver comendo e vc acertar o arremesso, pode ser de Shimano, Daiwa, Abu Garcia ou Titanzinha, que vai grudar o beiço...

Ah, essa Scorpion que o amigo citou é ótima também (é meio que uma Curado com outra cor - vinho - linda).

Um abraço. Boas e muuuuuuuitas pescarias com peixe na linha e gelada no copo.

 

Bom dia Falcão,

Realmente o que vc disse é uma realidade pra muitos mas graças a Deus eu não sou desses mais consumistas por tralha lkkkkkk e por isso pesquiso muiiito e coto antes de comprar que é pra ter uma tralha que me atende por muito tempo.

Obrigado pelas informações e vc tocou em um assunto interessante. 

Gostaria de saber também bons lugares pra se comprar Carretilha. As lojas daqui em GO são impossíveis devido a margem que colocam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Parzianello disse:

Eu acho um desperdício de dinheiro comprar uma carretilha DC para esse tipo de pesca...

São carretilhas acima das 200 gramas, grandes e que se usada com vara de 12 a 14 lb vai ficar bem desproporcional.

Se quiser gastar um pouco mais, eu iria de Aldebaran ou Metanium MGL, caso queira um valor intermediário tem a curado 70 e a liger nova esta vindo ai com 138 gramas....

Bom dia Parzianello,

Pois é, isto que eu queria saber, como nunca tive o DC se vale a pena ou não. Muito obrigado pelo Conselho, já estou formando uma opinião. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu praticamente releguei as minhas pescarias a 3 carretas ...

um Scorpion XT ( equivalente à 70 ) ... uma Zillion e uma Zillion Super PE ...

quando vou pra agua doce , levo a XT e a Zillion ... quando vou pro sal , uso as duas Zillions ....

se tiver ventando ... uso molinete ...

pescar não tem segredo ... a gente é que complica .... rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Marcel Werner disse:

Valtolino,

Investir na vara é mais importante que na carretilha. Se for customizar, recomendo fazer uma com o Waka. Já que precisa de distância, acima de 6’ é recomendável.

Algumas carretilhas DC ajudam a arremessar longe sim, as que são feitas para multifilamento, mas são muito pesadas. Excense, Antares, se não me engano a Metanium também. 

Caso opte pelas convencionais, a Scorpion/Curado 70/71 XG é a opção mais racional de todas. Se puder pagar pela nova Antares mais compacta, sem dúvida valerá a pena.

 

 

Obrigado pela dica Marcel, 

Quero montar um conjunto mais harmônico possível e já peguei muitas dicas nos comentários, tanto em varas quanto em Carretilhas. Essa questão de peso é muito importante pq quando vamos pra tucunaré é o dia todo batendo isca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Armando Ito disse:

eu praticamente releguei as minhas pescarias a 3 carretas ...

um Scorpion XT ( equivalente à 70 ) ... uma Zillion e uma Zillion Super PE ...

quando vou pra agua doce , levo a XT e a Zillion ... quando vou pro sal , uso as duas Zillions ....

se tiver ventando ... uso molinete ...

pescar não tem segredo ... a gente é que complica .... rsrsrsrs

Resumiu muito bem kkkkk ok

Eu tbm gosto de molinete mas pra bater isca ele cansa 3x Mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2019 em 12:47, Valtolino disse:

Boa tarde Eder,

 

Primeiramente obrigado pela atenção. 

Eu particularmente não pesco na Amazônia, o mais perto disso será agora em junho que estarei indo ao Teles Pires então hj minha pescaria é sim muito parecida com a sua de Três Marias.

Já me indicaram a Metanium DC porém foi ai que fiquei na dúvida, se seria ela ou uma aldebaran 51hg que além de mais em conta me disseram ser melhor.

Nossa pescaria de tucunare aqui é mais em represa aberta, bem pouco entre estruturas, por isso talvez seria melhor ter mais opção de distancia.

O que vc me diz?

Bom dia Valtolino, sinceramente não sei que lenda é esta que carretilha com sistema DC arremessa menos. Quarenta metros de distância tá bom? Não! Então que tal sessenta metros?

Carretilha como a Metanium DC arremessa muito também e eu particularmente acho que 50 metros de arremesso é o suficiente em qualquer situação de pesca, mas do que isso na minha opinião é só capricho para pescador que se gaba de fazer um arremesso de esgotar carretel.

Quer que sua DC esgote carretel? Deixa ela toda aberta que vai esgotar o carretel como qualquer outra carretilha que arremessa muito.

Pesquei com amigo do meu lado, eu de Metanium DC e ele de Aldbaran 51hg. Resultado: meus arremessos estavam sempre 10 metros há mais do que o dele.

Isso quer dizer que a Aldebaran arremessa menos? Claro que não, mas em dia com vento como pegamos eu sai na frente e em momentos sem vento acredito que será a mesma distância. Isso que sistema DC arremessa menos é intriga de quem não tem,kkkkkkk. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...