Ir para conteúdo

Acessórios do pescador (úteis)...


Posts Recomendados

529184504_Ftb9.jpg.fcfd2ecdfb36f82aadab9c4199b9d962.jpg Fbt7.jpg.4485aaa9c4864ffde4960d1715c4d295.jpg 1780209949_Ftb10.jpg.9abcca6fc740ae274c2b8dd0c3abd420.jpg 9.jpg.4af347640b2d9bbfded43de8e68e1bb2.jpg 2040053000_Ftb8.jpg.cba5935f27bcf71ac545f1848f5b6f0a.jpg

Mais um início de tópico cujo objetivo é verificar se existe concordância dos mais experientes e que sirva de orientação aos que agora iniciam suas pescarias "mais elaboradas" (tendo a Amazônia como "pano de fundo").

arrow:: Longe de ser um material "assertivo", o objetivo é buscar posicionamento dos demais amigos pescadores.

Itens importantes (porte pessoal do pescador, que podem /devem estar na caixa de pesca).

195103849_Ftb3.jpg.8756d5c1aa63c31de7f40db5a03c64d5.jpg  1764363173_Ftb2.jpg.0cb3e7f34cbd46252ffc3f8792ea5768.jpg  1895535246_Ftb1.jpg.e4e9cc39a480c14bf7500fefd183e011.jpg

  • Filtro solar (inclusive a opção de divisão de um extra com os companheiros)
  • Apito (sabe aquele apitinho de plástico usado pelos juízes do futebol ?) para ser usado no caso de uma quebra de motor e não haver comunicação disponível
  • Esparadrapo par "socorrer os calos" que irão surgir após tantos arremessos e "maniveladas" (luva sendo usada, ameniza bastante o efeito final)
  • Boné extra, pois ninguém está livre de perder aquele em uso, principalmente sem que este tenha uma "cordinha de salvação".
  • Óculos escuros extra, pelos mesmos motivos descritos no item anterior e que geralmente estragam a pescaria se não tiverem substitutos...
  • Remédios para uso pessoal (quais são aqueles que costuma usar em ocorrências ? Sempre bom tê-los "por perto", inclusive relaxantes musculares)
  • Canivete, tesourinha ou cortador de unha (qualquer desses para aparar os nós e emendas feitas durante a pescaria)
  • Caixa de pesca com iscas artificiais compatível ao que pretende utilizar, ou seja, não precisa "levar todas as 50 para o bote" pois só vai usar umas 10... 
  • Linha reserva se não for possível ter um carretel extra pronto para ser usado. A depender do lugar, se houver muita pauleira, é bom substituir no 3º dia...
  • Conjuntos - isso é normalmente algo contestado, pois o mais coerente seriam duas varas à bordo do bote, mas tem muita gente com mais de 3...
  • Sacola plástica impermeável para "blindar" esses itens que "se dissolvem" na umidade (tem de vários tamanhos para a escolha do que vai dentro...)
  • Máquina fotográfica (ou celular) - primordial para "não passar por mentiroso" e poder guardar a lembrança daquele troféu embarcado...
  • Licença de Pesca - não entrar no mérito do que fazem com o dinheiro arrecado e ter a sua atualizada para evitar problemas é uma ótima política !  
  • Capa de chuva - item questionável embora seja útil na "enxurrada". Sugestão: saco de lixo de 200 l - corta para a passagem da cabeça e dos braços.
  • Alicate de bico (tirar o anzol), Boga grip (retirada do peixe), Passaguá (pois é...), Faca/facão amolado, Óculos de mergulho, etc... todos esses itens (*) 
  • arrow:: Pequeno isqueiro (daqueles "BIC's que são descartáveis) para queimar as pontas dos nós e outras necessidades (Eduardo Sone :good:)
  • arrow:: Faquinha (pode ser um canivete também, embora o melhor seja uma faca afiada de pequeno porte) - quem sabe ? (Eduardo Sone :good:)
  • arrow:: GPS portátil é algo que pode ter utilidade, seja num eventual desencontro ou mesmo para assinalar rotas e pontos de pesca (Eduardo Sone :good:)
  • arrow:: Material de cirurgia simples (pré anestésico, seringa para anestésico (dentista) e pequeno bisturi) quase sempre quebra o galho (Falcão :good:)
  • arrow:: Super bonder (ou adesivo similar) para colar alguma ponteira de vara solta ou quebrada - quebra sempre um galho... (Guto :good:)
  • arrow:: Alicate de corte de pressão para se cortar alguma garateia extra forte ou anzol grande em caso de acidente - fundamental de se ter no grupo (Guto :good:)
  • arrow:: Fita isolante ou silver tape para se arrumar desde um cabo de vara frouxo até um tênis que rasgou - mil e uma utilidades numa pescaria (Guto :good:)
  • arrow:: "Enforca gato" que serve pra "N" coisas desde prender os zíperes das malas até uma mangueira frouxa de combustível do barco. (Guto :good:)
  • arrow:: Óleo Singer pra lubrificar alguma carretilha ou molinete que emperre - versão pequena que possa ser usada por todos no grupo. (Guto :good:)
  • arrow:: Réguas de tomadas no quarto para a recarga do celular ou outro equipamento (filmagem, etc...) a cada dia (C Rochinha :good:)
  • arrow:: Uma boa lanterna...para não ocupar muito espaço o ideal seria dessas lanternas táticas, que são muito boas e pequenas (Renato Barreto :good:)

 Itens importantes (devem ser uma preocupação do operador junto aos piloteiros ou o coordenador embarcado - se for o caso...).

821981857_Ftb4.jpg.f29437a59ebf78576554452b009ee31c.jpg 715632779_Ftb5.jpg.662c7f566238c4a4d83f7a847482dbcd.jpg 922716927_Ftb6.jpg.79e71ad4d0f4823ffc22ac026bd5c94a.jpg

  • (*) Esses itens são (deveriam ser) de obrigação do Operador / Piloteiro, já que são eles que manuseiam o peixe pego e abrem caminho pelos matos...
  • Bastante água (líquido) para hidratação dos pescadores, não apenas na base, mas principalmente nos botes onde estarão os pescadores...
  • Não se deixe levar pelas eventuais aparências ! Só beba líquidos que tiverem sido engarrafados e se conheça a procedência... (sempre)
  • Refeições mais "leves", o que não significa "exilar o feijão com arroz", mas sempre o mais frescas possível, para manter o equilíbrio intestinal (e mental
  • Maneirar nas bebidas alcoólicas, pois é preciso descansar o corpo para o dia seguinte, e fazer "resenha" noite à dentro é contraproducente !
  • Revisão da tralha (estado das linhas e conjuntos), substituição da seleção das iscas e outras ações desse tipo devem ser feitas após o banho e antes da janta.
  • Caixa de primeiros socorros - supõe-se que exista, mas a experiência recomenda que alguém do grupo leve alguns remédios "extras" (antibióticos, etc...)
  • Comunicação celular internacional - isso não é para ser usado com constância, mas considerar como um item de segurança para todos os integrantes !
  • Contato familiar - estabeleça previamente o dia em que vai ligar ou que não irá ligar, evitando os estágios de apreensão - principalmente na família.
  • Estado em que se encontram os botes e motores (gasolina e elétrico - se for o caso), salva vidas, corda, remo (fundamental) e rádio UHF (mais difícil)
  • Se em barco hotel, checar situação do gerador elétrico e experiência do condutor do barco, pois não são poucas as vezes em que se viaja à noite...
  • "Cobrar" sempre dos piloteiros se os demais foram informados para onde seu bote estará indo. Melhor ainda se forem juntos (dois botes) para o mesmo local  
  • Almoço no "barranco" é pitoresco (chega a ser agradável), mas não deve ser uma prática diária, pois um descanso de meia hora pós almoço faz diferença 
  • Se tiver dúvida, qualquer que seja, pergunte ao piloteiro (ou ao operador), pois eles terão muito mais possibilidades de resposta pelo muito que conhecem... 
  • Fazer uma avaliação (feedback) para o principal responsável pela operação, relatando as coisas que considerou ruins, mas principalmente as que foram boas

arrow:: Daria para escrever mais, porém entendo que já está de bom tamanho até para gerar uma complementação por parte de outros pescadores...

890082699_Ftb14.jpg.444873143c770ab94d30f3f174adc6e1.jpg 142676862_Ftb12.jpg.535e382c4c1d82954e66166ff8ca9c20.jpg 1942404071_Ftb13.jpg.b74cc6045ca0270ed3ea9475c518f056.jpg 1423471887_Ftb11.jpg.968748797f7cecec3f927eae12c1da08.jpg

arrow:: E lembre-se que sair para uma pescaria precisa ser - sempre - uma ação prazerosa, de muita alegria envolvida, quando muitos de nós sentem-se crianças (o que é ótimo). Desfrute de todos os momentos e que eles sejam inesquecíveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas séries estão muito boas, Kid! Parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar!

De acessórios, talvez eu incluiria aí um isqueiro, uma lanterna (tem lanternas de LED que pega só uma pilha AA e são muito boas), uma faca (pequena tipo Mora) e, se possível, um GPS (eu considero importante). 

Experiente ou iniciante estamos sempre aprendendo!

abraxxxx

Sone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Eduardo Sone disse:

De acessórios, talvez eu incluiria aí um isqueiro, uma lanterna (tem lanternas de LED que pega só uma pilha AA e são muito boas), uma faca (pequena tipo Mora) e, se possível, um GPS (eu considero importante). 

Grandes contribuições ! Vou agregá-las à listagem :good:

Na verdade me passei nessas lembranças, já que as utilizo na pescaria (exceto o GPS - mas considero útil sim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O GPS eu uso no próprio celular: maps.me ou HERE Wego são dois apps muito bons e funcionam off line (é só baixar os mapas antes).

 

Citar

arrow:: Também acho que essas "dicas" poderão ser muito úteis para os que usam GPS. Valeu pela participação arrow:: 48df3967-dab7-4520-9e86-1cdc2a008385_zps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal mesmo Kid.

Outro dia fui pescar no Amazonas e sugeri vários itens a um grupo de amigos que estavam indo pela primeira vez.... Claro que todo mundo achou um exagero...

E como, sempre, não deu outra: toda hora alguém se dava conta de que estava faltando alguma coisa.

O melhor foi fazer uma "cirurgia" num infeliz que enfiou uma garatéia na própria mão. Por sorte eu tinha levado na maletinha de primeiros socorros um pré anestésico, uma seringa e uma anestesia (dessas de dentista) e um pequeno bisturi. O cara tinha o coro mais duro que jacaré kkkkkkk e ficou muito feliz com a "operação"...

Como diz meu piloteiro, quando alguém pergunta se deve levar isso ou aquilo: "Leva... A lã não pesa pro carneiro" (Nunca me esqueci desse sábio conselho) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais 5 itens bem importantes que ja salvou pescarias minhas .  Super bonder  pra colar alguma ponteira  de vara solta ou quebrada.  Alicate de corte de pressao  pra se cortar alguma garateia extra forte ou anzol grande em caso de acidente.  A velha e boa fita isolante ou silver tape pra se arrumar desde um cabo de vara frouxo até um tenis que rasgou. Enforca gato  que serve pra N coisas desde prender os ziperes das malas até uma mangueira frouxa de combustivel do barco.   E um oleo singer pra lubrificar alguma carretilha ou molinete que emperre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saindo um pouco desse itens primordiais principalmente no barco,já vi muita gente reclamando que não consegue carregar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico no quarto,pois normalmente são 2 ou 3 tomadas no máximo,e normalmente dividimos o quarto com mais 1 ou 2 companheiros..Então,uma dessas réguas de tomadas (eu uso uma de 3)pode ajudar,principalmente quem faz questão de estar com a carga do celular em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Falcão disse:

tinha levado na maletinha de primeiros socorros um pré anestésico, uma seringa e uma anestesia (dessas de dentista) e um pequeno bisturi.

Grande Falcão, excelente contribuição ! palmas::

arrow:: Vou acrescentá-la na nossa lista, embora entenda que seja algo de responsabilidade do operador... seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Super bonder  pra colar alguma ponteira  de vara solta ou quebrada.  Alicate de corte de pressao  pra se cortar alguma garateia extra forte ou anzol grande em caso de acidente.  A velha e boa fita isolante ou silver tape pra se arrumar desde um cabo de vara frouxo até um tenis que rasgou. Enforca gato  que serve pra N coisas desde prender os ziperes das malas até uma mangueira frouxa de combustivel do barco.   E um oleo singer pra lubrificar alguma carretilha ou molinete que emperre

Grande Guto,

arrow:: Vamos compor uma excelente "check list" para os "menos avisados e/ou pouco experientes" !

arrow:: Ótimas dicas, que serão postadas separadamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Super Bonder acabou de me ser útil pra colar um passador solto, como disse o Guto.

Um amolador para anzóis e garateias tb já me foi útil... Uso daqueles pequenos, estilo chaveiro.

Quanto ao isqueiro, carrego um do tipo maçarico. Além de acender meus charutos, de vez em qdo ele serve pra finalizar um nó no vento... 😉

 

Parabéns pelo tópico e contribuições, vai ser muito bom ter essa lista à mão... 👏🏼

Citar

arrow:: Também acho que essa "lista" vai ser muito útil. Valeu pela participação arrow:: 48df3967-dab7-4520-9e86-1cdc2a008385_zps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bacana a relação de acessórios Kid , só achei falta aí de um item que eu acho primordial em ter na caixa de pesca, uma boa lanterna...para não ocupar muito espaço o ideal seria dessas lanternas táticas, que são muito boa e pequenas :good:

155929038709429.jpg

Citar

Perfeito Renato. Mas esse "erro" é meu, pois o Guto já havia mencionado... Valeu pela participação arrow:: 48df3967-dab7-4520-9e86-1cdc2a008385_zps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...