Ir para conteúdo

Como usar o Conjunto na água salgada?


Posts Recomendados

Boa tarde galera, recentemente tem aparecido em minha região uns locais bons para pesca de robalos no mangue e também na baía de Guanabara...mas nunca utilizei meu conjunto na água salgada....minha carretinha não é galvanizada a fogo e tenho medo de estragar demais...

Sei que ao chegar em casa devo lavar todo o conjunto,mas a água do mar ou salobra, realmente é muito prejudicial ao nosso equipamento? Haverá um boom de pontos de ferrugem? E quanto ao motor...o segredo é somente adoçar ou tem mais algum segredo?

O barco é de alumínio, provavelmente não terei problemas com ele,o motor elétrico é marinizado...

E ae pessoal que usa o conjunto na água salgada...alguma manha pra manter o equipamento intacto quanto ao desgaste do sal?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa e aí Taylor, não fique tão preocupado assim, os materiais não estragam da forma que está pensando não...

Carretilha e vara, ao fim do dia, banho de água doce, tirando o sal do equipamento e da linha, secar bem e lubrificar os rolamentos mais expostos.

Motor de popa, precisa colocar ele para funcionar em água doce, para lavar o sal do sistema de refrigeração, na cabeça do motor, um wd40, bem como nos parafusos e demais peças.

Tenha em mente que ao usar em água salgada terá de fazer manutenções periódicas com menor tempo que se usado em água doce...apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a carretilha e vara... lave bem, sem preguiça...

Fiz uma pescaria no mangue e ao terminar, chegando em casa, lavei tudo muito bem, deixei secar e guardei... igual ao amigo disse acima..

Meu tio lavou uma curado 201E7 dele bem meia boca kkkk.. o eixo do carretel onde apoia no rolamento enferrujou e virou uma peça só... o carretel não girava.... com muito trabalho e muito mais ainda WD conseguimos reverter....

A minha carretilha, uma Scorpion XT 1001, está zero como nunca.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandro Gofert disse:

Opa e aí Taylor, não fique tão preocupado assim, os materiais não estragam da forma que está pensando não...

Carretilha e vara, ao fim do dia, banho de água doce, tirando o sal do equipamento e da linha, secar bem e lubrificar os rolamentos mais expostos.

Motor de popa, precisa colocar ele para funcionar em água doce, para lavar o sal do sistema de refrigeração, na cabeça do motor, um wd40, bem como nos parafusos e demais peças.

Tenha em mente que ao usar em água salgada terá de fazer manutenções periódicas com menor tempo que se usado em água doce...apenas isso

Na paz meu querido, graças a Deus... é rapaz, não tenho experiência nenhuma com água salgada..sempre achei que comeria todo meu material..kkkkk

Meu maior medo é com a carretinha do barco cara...e ae,o que acha? visto que minha carretinha é de ferro mesmo e não é galvanizada pra água salgada....as lanternas entram água e tals...pois quando vou embarcar ou desembarcar molha a carreta e também as lanternas e tals.. será que somente um banho d'água resolve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Octávio Amaral disse:

Sobre a carretilha e vara... lave bem, sem preguiça...

Fiz uma pescaria no mangue e ao terminar, chegando em casa, lavei tudo muito bem, deixei secar e guardei... igual ao amigo disse acima..

Meu tio lavou uma curado 201E7 dele bem meia boca kkkk.. o eixo do carretel onde apoia no rolamento enferrujou e virou uma peça só... o carretel não girava.... com muito trabalho e muito mais ainda WD conseguimos reverter....

A minha carretilha, uma Scorpion XT 1001, está zero como nunca.

Abraços!

Ee amigo irei seguir suas dicas e partir pra água...sou doido pra pesca de robalos,mas infelizmente nunca fiz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Na paz meu querido, graças a Deus... é rapaz, não tenho experiência nenhuma com água salgada..sempre achei que comeria todo meu material..kkkkk

Meu maior medo é com a carretinha do barco cara...e ae,o que acha? visto que minha carretinha é de ferro mesmo e não é galvanizada pra água salgada....as lanternas entram água e tals...pois quando vou embarcar ou desembarcar molha a carreta e também as lanternas e tals.. será que somente um banho d'água resolve?

Realmente a carretinha do barco, não sendo de material apropriado, vai durar bem menos na água salgada...dicas virão de quem entende de náutica. Que não é meu caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandro Gofert disse:

Realmente a carretinha do barco, não sendo de material apropriado, vai durar bem menos na água salgada...dicas virão de quem entende de náutica. Que não é meu caso...

Mas será que mesmo lavando ela depois do uso terei problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Boa tarde galera, recentemente tem aparecido em minha região uns locais bons para pesca de robalos no mangue e também na baía de Guanabara...mas nunca utilizei meu conjunto na água salgada....minha carretinha não é galvanizada a fogo e tenho medo de estragar demais...

Sei que ao chegar em casa devo lavar todo o conjunto,mas a água do mar ou salobra, realmente é muito prejudicial ao nosso equipamento? Haverá um boom de pontos de ferrugem? E quanto ao motor...o segredo é somente adoçar ou tem mais algum segredo?

O barco é de alumínio, provavelmente não terei problemas com ele,o motor elétrico é marinizado...

E ae pessoal que usa o conjunto na água salgada...alguma manha pra manter o equipamento intacto quanto ao desgaste do sal?

Obrigado

Vamos por partes e por duvidas:

1-Sim agua do mar acaba rapidamente com teu conjunto, pois nao tem nenhum tipo de proteção, como a galvanizacao (que eu nao gosto e tem topico meu a respeito), primer de qualidade, lixamento, tratamento quimico etc. Sua carreta sera consumida realmente de forma rapida, digamos que uma carreta dura em media sendo bem usada uns 15 a 20 anos, no mar vai durar pouco mais de 3 a 5.

Lembre-se todos os pontos de solda serao grande atrativos para a oxidacao, e justamente os piores locais para tais, assim td que tiver canto, quina, dobra, etc.

2- Sim havera um boom de ferrugem com menos de 1 ano de uso frequente.

3- como é sua carreta? Viga U? U enrigecida? Fechada? Cada uma delas se comportará de forma diferente.

4- Chegando em casa, lavagem bem feita em tudo, barco e carreta, so que isso meia boca sao pelo menos 2 horas de trabalho, acha mesmo que cansado vai conseguir fazer??? Eu nao consigo nem no outro dia. Imagina depois de chegar de uma pescaria.

5- Lave muito bem, deixe a carreta empinada, bem limpinha, com agua e sabao.

6- BArco é de aluminio, nao de adamantium, aluminio oxida, corroi, e tb ENFERRUJA, ainda que raro, basta que outro metal esteja em contato que ele vai enferrujar no local, mas o que normalmente ocorre é oxidação e com o tempo vai perdendo material e força. POr isso precisa ser limpo tambem.

14 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Na paz meu querido, graças a Deus... é rapaz, não tenho experiência nenhuma com água salgada..sempre achei que comeria todo meu material..kkkkk

Meu maior medo é com a carretinha do barco cara...e ae,o que acha? visto que minha carretinha é de ferro mesmo e não é galvanizada pra água salgada....as lanternas entram água e tals...pois quando vou embarcar ou desembarcar molha a carreta e também as lanternas e tals.. será que somente um banho d'água resolve?

7- lanternas tem que ser isoladas ermeticamente, ou seja, ou vc veda td com silicone (que nao dura nada) ou compra uma lacrada, de qqr forma, sempre ha os cabos que oxidam rapidamente tb, se entrou agua e vc ligou na tomada, vai oxidar muuiito rapido. Vai ter que lavar td todas as vezes muito bem e secar depois...

 

11 horas atrás, Leandro Gofert disse:

Eu além de lavar, secaria e pulverizaria óleo frequentemente...

8- jamais use oleo para o chassi, alem de ser um terror pra natureza, so vai fuder ainda mais rapido sua carreta. O oleo gruda sal, areia, sujeira etc, nao sai de jeito nenhum e ali vira um ponto de ferrugem invisivel por baixo da sujeira, o oleo tb se mistura com a agua com a vibracao da carreta, entra agua por baixo do oleo e vc nao ve e ai ja era...

Nunca use oleo, é a primeira coisa que vc deve evitar, JAMAIS coloque oleo ou produtos pulverizados pra chassi, eles nao protegem ao contrario, potencializam os problemas, Imagina uma borra de oleo com sujeira, e areia, alem de corrosao vai ser um atrito a mais nas pecas e vai literalmente COMER tudo que estiver atritando, inclusive soldas.

Quanto mais seca e limpa estiver a carreta melhor, é simples.

Quanto mais facil a agua escorrer melhor.

 

Quanto mais visivel estiver as coisas, inclusive a pintura sem nada mascarando melhor.

9- o que voce pode fazer é buscar ter um anodo de sacrificio, igual de motor, mas o anodo por si só não vai resolver totalmente, mas ajuda alguma coisa. Instale uns 2 ou 3 na carreta e ja ajuda alguma coisa.

10- agua e cubos nunca sao boas combinacoes, agua do mar e cubo é altamente destrutiva, principalmente pq diferente do rio que vc roda e seca o cubo e acaba, com a agua do mar, vc roda, evapora a agua mas continua o sal... rodas sao outros pontos de atencao, certamente de 6 em 6 meses ou de ano em ano tera que desmontar td e trocar rolamentos etc.

 

11- entao eh impossivel ? nao.. mas da trabalho, qm normalmente usa carreta nessas situacoes, usa de encalhe ou roda pouquissimo, ja sabe q vai apodrecer td e tem uma carreta pra rodar tipo uns 4km e voltar, devagar e ja compra sabendo q logo vai acabar

 

da pra escrever bastante mas ja deu pra vc ter nocao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhei por algumas vezes o que o povo da marina Porto Seguro em Ubatuba fazia com a lancha do meu tio com um E- Tec 115 hp. Após uso lava tudo com água doce, motor ainda quente, pois quente abre micro fissuras que a água salgada é depositada, então quente a água doce também entra para lavar, povo la só usa silicone para proteção do motor e da lancha, e esse silicone compra de galão por la. Com uma frequência maior é feito engraxamento da coluna do motor bem como onde tiver pino de engraxar. A lancha ficava no barracão da marina aberta com todas tampas baús também aberta ate secar, aí então cobriam com a capa noite dia.

Carreta meu tio tinha uma de ferro com pintura eletrostática da FreeHobby, mas na marina já recomendaram de cara comprar uma de madeira e guardar a de ferro, que era utilizada aqui em furnas, MG, água doce. E foi que meu tio fez, comprou uma carreta rodoviária de madeira para usar em Ubatuba, e trouxe a carreta de ferro e guardou. Lancha ficou lá uns 3 anos, foi feita uma troca de anodo, e quando trouxe de volta para cá aparentemente estava tudo ok.

Tenho um amigo, Donato, que usa as vezes um Mercury 25 hp americano no mar, motor não tem marca de corrosão, sempre adoça certinho e tal. mas esses dias precisou desmontar para trocar uma junta desse motor que estava vazando, e dois parafusos estavam 100% travados, não conseguiam tirar na oficina náutica, por fim quebrou la dentro do bloco e tiveram que levar no torneiro mecânico para tirar o parafuso quebrado, isso se deu pelo sal, que travou tudo dentro da rosca, impressionante como saiu sal de dentro do parafuso, tava branco. 

Mas como fanático em pesca, se morasse perto do mar ou mangue, tivesse oportunidade de dar umas pescadas iria sem dúvida alguma, mesmo tendo esse trabalho a mais com o com o conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha carreta é de viga fechada, provável que não entre água...pessoal,irei entrar pelo mangue,e a água não é tão salgada quanto no mar, ou, dependendo da maré a água é completamente doce...e pretendo ir pescar no mar esporadicamente,coisa de 1 vez por mês no máximo,e depois lavar tudo...

As lanternas da minha carreta são abertas mesmo,mas já tem 2 anos submergindo e nada de oxidação e bem lâmpada queimada...

Eu poderia ir com o guia que cobra 300 pilhas pra 2 pessoas,mas tenho que ficar refém do guia e de barco eu economizo uns 200 reais por Pescaria.... não creio que terei problemas com o conjunto com um uso tão esporádico e se for bem cuidado depois....e o lance do óleo antes do uso também não irei fazer, visto que traria tantos malefícios....os rolamentos da carreta estão novos também,irei abrir pra lubrificar...

E ae,O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Taylor Oliveira disse:

A minha carreta é de viga fechada, provável que não entre água...pessoal,irei entrar pelo mangue,e a água não é tão salgada quanto no mar, ou, dependendo da maré a água é completamente doce...e pretendo ir pescar no mar esporadicamente,coisa de 1 vez por mês no máximo,e depois lavar tudo...

As lanternas da minha carreta são abertas mesmo,mas já tem 2 anos submergindo e nada de oxidação e bem lâmpada queimada...

Eu poderia ir com o guia que cobra 300 pilhas pra 2 pessoas,mas tenho que ficar refém do guia e de barco eu economizo uns 200 reais por Pescaria.... não creio que terei problemas com o conjunto com um uso tão esporádico e se for bem cuidado depois....e o lance do óleo antes do uso também não irei fazer, visto que traria tantos malefícios....os rolamentos da carreta estão novos também,irei abrir pra lubrificar...

E ae,O que vocês acham?

viga fechada: sempre entrará agua e nunca saira.... odeio essa moda de viga fechada, e ela enferruja de dentro pra fora, se fosse vc nao arriscaria. vc nunca vai conseguir tirar o sal das paredes dela.

 

nunca havera agua doce, sempre sera salobra, mais ou menos, mas doce nunca sera... 

 

as suas lanternas nao estao oxidadas q usou em agua doce, poe na salgada 4x pra ver se nao ta td grudado... aminha usei 2x em agua doce, visualmente tavam perfeitas, qdo fui desenroscar ja vi pontos de ferrugem escondidas.

 

300 pilas por pescaria em 2? vai de guia cara.... paraa..

 

o resto nao mudo minha opiniao...

 

pra qm vai esporadicamente, vai de guia com tralha dele e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, pesco quase que somente em agua salobra, e o que noto é o seguinte  o motor vc adoçando por dentro e por fora não terá problemas, claro que se entrar agua dentro do capo tem que ter algum cuidado especial, mas fora isso não tem grande problema, o barco é de alumínio, então terá problema só nas partes que não forem de alumínio (estrutura de bancos essa coisas) agora a carreta complica ai vc passa agua lava e tal mas com o tempo o ferrugem é inevitável aqui o negocio é fazer a carreta de madeira com tudo que for possível em inox, mas mesmo assim sobra a suspensão que não tem o que fazer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Astra-Taranis disse:

viga fechada: sempre entrará agua e nunca saira.... odeio essa moda de viga fechada, e ela enferruja de dentro pra fora, se fosse vc nao arriscaria. vc nunca vai conseguir tirar o sal das paredes dela.

 

nunca havera agua doce, sempre sera salobra, mais ou menos, mas doce nunca sera... 

 

as suas lanternas nao estao oxidadas q usou em agua doce, poe na salgada 4x pra ver se nao ta td grudado... aminha usei 2x em agua doce, visualmente tavam perfeitas, qdo fui desenroscar ja vi pontos de ferrugem escondidas.

 

300 pilas por pescaria em 2? vai de guia cara.... paraa..

 

o resto nao mudo minha opiniao...

 

pra qm vai esporadicamente, vai de guia com tralha dele e seja feliz.

Água salgada é tenso mesmo....mas acho que a primeira vez irei no meu barco..se for pra comprar uma coisa ora não poder usar ae desanima...vou usar e depois tentar limpar o máximo possível, lubrificar o que dá e tentar ser feliz.kkkkkk

A galera que vai lá nunca reclamou de ferrugem nem nada,vamos ver no que dá..minha maio preocupação é com o barco e o motor....

Tem um amigo meu que fala "- se quebrar,quebrou no serviço"kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Neoti disse:

Amigo, pesco quase que somente em agua salobra, e o que noto é o seguinte  o motor vc adoçando por dentro e por fora não terá problemas, claro que se entrar agua dentro do capo tem que ter algum cuidado especial, mas fora isso não tem grande problema, o barco é de alumínio, então terá problema só nas partes que não forem de alumínio (estrutura de bancos essa coisas) agora a carreta complica ai vc passa agua lava e tal mas com o tempo o ferrugem é inevitável aqui o negocio é fazer a carreta de madeira com tudo que for possível em inox, mas mesmo assim sobra a suspensão que não tem o que fazer. 

É meu amigo, talvez pra quem use sempre no mar mesmo o melhor seria ter uma carreta em madeira mesmo,mas pra mim que vou usar uma vez na vida e outra na morte..kk  acho que seria inviável pelo peso e seria mais um trambuco na minha garagem...

Vou usar a que tenho mesmo e quando for preciso agente lixa,pinta e faz as manutenções necessárias....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ressuscitando o tópico,fui no mar com meu conjunto... após o uso em água salgada,lavei o barco e a carreta logo na saída da água... não tive nenhum resultado ruim..tudo lavado e vou contar pra vocês,nada como usar nosso conjunto,pescar da forma que queremos...o único cuidado que tive foi de lavar o conjunto todo com água doce..muito obrigado quem opinou..um abraço a todos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...