Ir para conteúdo

Varas de Pesca - quando ter uma customizada ?


Kid M

Posts Recomendados

895881888_Ftb02.jpg.3e185406e046aac0422cc85ba27f11b9.jpg 351884532_Ftb03.jpg.32b6b2948857b025173e9701de292cb3.jpg 1958106852_Ftb04.jpg.06950a52677c6e22abd1bc7d0a32c17b.jpg

Chegou o momento de abordar um "tema" que sempre nos remete a uma leve insegurança ao "ter que definir" o que levar com as tralhas de pesca !

Estou me referindo ao importante item chamado de "vara de pesca", sem o qual a pescaria perde todo "seu charme de esportividade"...

Como tudo que é comercializado, há "varas" e "varas", da mesma forma que há "custos" e há "investimentos"... cabe-nos identificar como queremos chamar.

Antes de falar de customização, é importante ter em conta que "a indústria" que as fabrica para comercialização busca (sempre) um aprimoramento de seus produtos, adaptando-os às necessidades (crescentes) desejadas pelo mercado comprador. Existem varas de todos os tipos, tamanhos, qualidades e preços, envolvendo os interesses médios a que o interessado (pescador) possa buscar no seu equipamento, dentro das possibilidades de gastos desejados. Muitas vezes o "magnetismo" que já ocorre com as iscas artificiais, se repete também nas "coleções de varas" (quase sempre com justificativas para explicar tanto investimento...) que temos (pelo menos alguns de nós).

O que mais se procura numa vara de pesca ? Peso, tamanho, ação do "blank", capacidade de arremesso, resistência, cabo bi-partido ou inteiro (cortiça, madeira ou espuma), passadores específicos ou "comuns", "reel seat" confortável ou que apenas lhe dê segurança dentro do conjunto a ser montado, etc... ?

São tantas variáveis que alguns de nós, quase sempre ainda no início desse vício conhecido como "pesca esportiva", acaba se deixando levar pela marca (marketing) ou aconselhamento (vendedor, pescador mais experiente ou até mesmo profissionais da pesca) e quase sempre funciona bem para esses momentos iniciais... e as primeiras varas chegam e são estreadas na pescaria realizada. Daí em diante, já era... o cara estará "fisgado" e irá buscar modelos em que pretende sejam mais adequados à sua atuação para as próximas pescarias independente de onde venham ser feitas.. (difícil é achar um "antídoto" para isso...).

O mercado - como já foi dito - está apresentando uma variedade enorme de possibilidades e até mesmo nos valores pretendidos... (essa será sempre uma tendência).

Ficaremos nessas opções (muitas das quais excelentes) até o momento em que entendermos "ser a hora" de possuir algo personalizado, que tenha sido customizado especialmente para suas características, com um design específico para ser admirado e exibido junto aos amigos pescadores. Muitas vezes essa etapa "se antecipa", através de um "presente" ou preparo coletivo do grupo para uma pescaria que será feita e merecerá ser celebrada (tudo isso é sempre válido).

A questão principal que desejo ressaltar neste tópico é quanto a "real percepção" do que se deseja encomendar ao customizador ! Sem qualquer demérito a quem quer que seja, para muitos de nós é difícil "interpretar" o que deve ser prioritário numa vara customizada para o próprio uso ! O customizador executará a encomenda da forma como ela for feita, aconselhando - em muitos dos casos - a determinados ajustes construtivos, mas dificilmente irá se afastar do que lhe foi solicitado. E o que foi solicitado, será mesmo o resultado que se deseja ao final do processo ? Percebam que quanto mais "detalhista" for o pescador, maiores informações serão passadas ao "construtor" e com isso, muito maior a possibilidade de um "happy end" para as partes envolvidas.

Com relação aos custos (ou investimentos) é sempre bom lembrar que a função da vara é atender os requisitos que dela se espera numa pescaria, ou seja, tem que estar apta e pronta para "brigar com o peixe" ! Assim como um carro que nos leva à um determinado lugar, ele poderá (ou não) ter ar condicionado, mas chegará no seu destino ! Vara customizada é algo parecido com isso ! Chegar no destino desfrutando de mais prazer... material mais leve, empunhadura mais apropriada para o estilo do pescador, flexibilidade certa e esportiva para o que se está pescando, e por aí vai... Quanto vale isso ? Para certas pessoas faz parte da pescaria, para outras nem tanto, e assim se mesclam as alternativas daquela quantidade enorme de tralhas que se vai acumulando em casa e quase sempre nos trazem problemas com nossos cônjuges...

Como diversos usuários daqui, temos diversos tipos de varas, customizadas ou não, bem como conhecemos fabricantes (ou distribuidores) e customizadores a quem recorremos (vício é algo que não se desfaz com simplicidade...), de forma que não é interessante citar nomes ou mesmo fazer indicações específicas nesse momento. Recomendo sim, àqueles que buscam seu apetrechos personalizados (e não me refiro apenas às varas) dentro do que entenderem ser o desejado, o façam com consciência e conhecimento de como será feita a encomenda (ou compra), pois os que estão em seu entorno vão sempre "palpitar", mas a escolha será sua ! Boa sorte

1675575354_Ftb01.jpg.0c5e7113928b93119a6dbb92883a1ec1.jpg  436616642_Ftb05.jpg.df792e3e93cd05d61d0c11b0bfc7f5a4.jpg  1522177149_Ftb06.jpg.b2b9023442236f214e838a1c1f6fa70e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

varas de séries sao varas muito boas, tatula, zodias, Rapala, Shimano, Saint etc etc etc .... todas são ótimas .. para cada panela tem uma tampa acredito que por isso exista concorrência de mercado pois tem consumidor para a de 50 e a de 3000.

eu tenho vara de preço 50 reais e tenho custom que foram 1900.

uso as custom em pescarias mais selecionadas, nao levo elas na pescaria de caiaque, de barranco etc para essas pescarias eu uso as baratas pois o risco de quebrar é maior por algum descuido, em barcos com mais conforto eu uso as custom ( cada um sabe onde leva sua joia ou nao )

o que eu quero dizer com isso : a customização de uma vara te proporciona vc ter uma vara exclusiva que só vc possui com trançado, penas, com seu nome ( filho pai Mae etc) Blanck top  passadores topppp, e tudo que tem direito.. você vai comprar uma custom.

isso é o significado de customização ( exclusividade ) e ego é claro 'Ah eu tenho uma StCroix com passador de titanium feita pelo fulano ou ciclano' e é claro a qualidade é muito melhor em comparação com varas de série que é produzidas em escala e tudo que é produzido em escala tem um 'detalhe ou outro' seja na pintura na resina ou outro componente e não significa tbm que as custom nao tenha Detalhes mais nesse caso vc reclama com o customizador e ele refaz.

custom = exclusividade, escolha do Blanck que lhe agrada e componentes que lhe agrada e nome e personalização que vc sempre quiz.

série = varas iguais ( nao quero dizer que nao sao boas ), mesmo grafismo, mesmo blanck, mesmas ponteiras e passadores.

 

desculpe os erros pois estou com problema na configuração do teclado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como bem disse o Kid, o customizador vai trabalhar naquilo que o cliente pediu, sem fugir muito daquilo.

Agora, eu me pergunto: será que eu ou outro amante da pesca entende tanto a ponto de saber detalhes e minúcias?

Acho que qualquer material de pesca (entre eles e principalmente as varas), deve se buscar investir em qualidade.  Vale dizer, qualidade do blanque, dos passadores, peso, resistência e tipo  de ação desejada, tudo de acordo com a pescaria que se vai fazer...  Mas para isso, não é "necessária" a customização... Como disse o outro colega: existe material de boa qualidade no mercado...

Sempre tenho comigo que material de qualidade é investimento pela durabilidade e confiabilidade.... fugindo disso, estarei partindo para um luxo pessoal que pode me satisfazer, mas que, sinceramente, não vai alterar substancialmente o resultado da pescaria... A menos que voce tenha uma necessidade específica: como recentemente estive consultando alguns customizadores sobre a possibilidade de incluir um passador mais próximo à carretilha de uma vara para pesca pesada, a fim de facilitar na hora de recolher a linha sem devaneador. A necessidade é porque o equipamento era para minha esposa e como ela tem as mãos pequenas tinha dificuldades com isso, pois o dedão usado para distribuir ficava longe da linha...

Fora isso, acho que é uma questão de prazer pessoal pela exclusividade e bolso para bancar esse prazer... Isso, para mim em particular, foge um pouco da idéia de pescaria, da coisa mais simples (com qualidade é claro)... (mas também tenho meus hobbys e respeito o dos outros)

Como disse um amigo meu: pode se levar champagne, taças, caviar e se jogar poquer na beira do rio, mas sejamos francos: pescaria é para tomar cerveja na lata, com um bom churrasco (de preferência uma costela) com uma trucada....

A favor da customização, temos o fato de que algumas marcas tem lançado varas cujo valor estão muito próximos das varas customizadas... Então, já que é para pagar caro, vamos customizar, deixar a coisa bonita, exclusiva... (especialmente se for para presentear alguém) - "espero que meu filho veja esta dica kkkkkkk"

A pescaria evoluiu e com ela os equipamentos... mas não podemos deixar que se perca a essência, sob pena de nos tornarmos parte da "pesca ostentação".

Comecei pescando traíra e lambari com meu pai e meu tio, usando varinha de bambu... Depois meu pai entrava no rio e metia a mão nas tocas para pescar cascudo e fazer uma sopa deliciosa...

Hoje pesco de lancha, com equipamento relativamente caro, mas que saudades... Trocava tudo para ter eles aqui a meu lado numa barranca de rio...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Falcão disse:

Como bem disse o Kid, o customizador vai trabalhar naquilo que o cliente pediu, sem fugir muito daquilo.

Agora, eu me pergunto: será que eu ou outro amante da pesca entende tanto a ponto de saber detalhes e minúcias?

Acho que qualquer material de pesca (entre eles e principalmente as varas), deve se buscar investir em qualidade.  Vale dizer, qualidade do blanque, dos passadores, peso, resistência e tipo  de ação desejada, tudo de acordo com a pescaria que se vai fazer...  Mas para isso, não é "necessária" a customização... Como disse o outro colega: existe material de boa qualidade no mercado...

Sempre tenho comigo que material de qualidade é investimento pela durabilidade e confiabilidade.... fugindo disso, estarei partindo para um luxo pessoal que pode me satisfazer, mas que, sinceramente, não vai alterar substancialmente o resultado da pescaria... A menos que voce tenha uma necessidade específica: como recentemente estive consultando alguns customizadores sobre a possibilidade de incluir um passador mais próximo à carretilha de uma vara para pesca pesada, a fim de facilitar na hora de recolher a linha sem devaneador. A necessidade é porque o equipamento era para minha esposa e como ela tem as mãos pequenas tinha dificuldades com isso, pois o dedão usado para distribuir ficava longe da linha...

Fora isso, acho que é uma questão de prazer pessoal pela exclusividade e bolso para bancar esse prazer... Isso, para mim em particular, foge um pouco da idéia de pescaria, da coisa mais simples (com qualidade é claro)... (mas também tenho meus hobbys e respeito o dos outros)

Como disse um amigo meu: pode se levar champagne, taças, caviar e se jogar poquer na beira do rio, mas sejamos francos: pescaria é para tomar cerveja na lata, com um bom churrasco (de preferência uma costela) com uma trucada....

A favor da customização, temos o fato de que algumas marcas tem lançado varas cujo valor estão muito próximos das varas customizadas... Então, já que é para pagar caro, vamos customizar, deixar a coisa bonita, exclusiva... (especialmente se for para presentear alguém) - "espero que meu filho veja esta dica kkkkkkk"

A pescaria evoluiu e com ela os equipamentos... mas não podemos deixar que se perca a essência, sob pena de nos tornarmos parte da "pesca ostentação".

Comecei pescando traíra e lambari com meu pai e meu tio, usando varinha de bambu... Depois meu pai entrava no rio e metia a mão nas tocas para pescar cascudo e fazer uma sopa deliciosa...

Hoje pesco de lancha, com equipamento relativamente caro, mas que saudades... Trocava tudo para ter eles aqui a meu lado numa barranca de rio...

 

 

 

Nada a acrescentar Falcão !!!! Somete uma obs..... Sempre baterei nessa tecla . Jamais confundir varas Custom Personalizadas com cabos e passadores colados em um blank, seja ele supra sumo ou não , e essa regra é no mundo. Chega a ser ofensivo a comparação!

 

Abr Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando.......

a vara não irá mudar o resultado da pescaria.  

Mas é ela que trabalha o peixe, e não tem mimimi, carretilha arremessa ou solta a linha. Demais trabalho e da vara, e não adianta investir muito dinheiro na carretilha ou molinete e quase nada na vara, achando q ela é algo supérfluo. 

Precisamo lembrar q vara customizadas não é só escolher acessórios e blanks e colocar o nome lá, isso é pra quem quer fazer média com os amigos, o pescador precisa saber qual sua necessidade, ao contrário não precisa de uma Custon. 

Defendo muito as varas customizadas, e não é pq as faço, pois eu as uso a mais de 12 anos antes de começar a fazer as minhas próprias varas. A questão é saber o q precisa. E não pedir ao customizador para fazer como está acostumado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe uma clara diferença entre as pesca que eu faço.

Como gosto de pescar, ainda que a pesca de Tucunaré seja a melhor, pesco todos os tipos de peixes e em locais que vão de açudes (que aqui chamamos de tanque), até o mar.

Com finalidade de preservar o material  que julgo ser de melhor qualidade, uso em tanques somente varas e carretilhas mais baratas.

Para os Tucunas é inquestionável a vantagem em ter material mais equilibrado. Os "puxadores" de hélice sentem no braço a dor (dói mesmo) de estar com material mais pesado e de libragem inadequada. Só por isso já devemos comprar material da melhor qualidade que o bolso de cada um permitir, seja ele customizado ou não.

Já o  iludido ou empolgado que gasta além da conta para não ter dor no braço terá a dor no bolso, e de brinde a "busina" da patroa na orelha, dia após dia.

Em uma palavra: Equilíbrio!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1967628064_FTB1.jpg.755422bf7e2f478121a56b5e40495805.jpg 356164198_FTB2.jpg.415694dd42a5323fa1b3d65224498b8c.jpg 1251808020_FTB4.jpg.121cf52b08ac9626651a4eaacf1d8ac1.jpg 319596835_FTB5.jpg.f80505befda74de4d789a3ca904e0896.jpg

Estou achando ótimo essa troca de ideias

arrow:: No final da "resenha" uma coisa que já está evidente (desde já) é que a especificação do que se deseja é a "alma do pedido" !

Que fique evidenciado o propósito de trazer ao "debate" (posicionamentos) os "prós" e "contras" do tema ! O aprendizado é sempre grande ! palmas::

319828160_FTB6.jpg.ac99b257f6cb9ac69fac89c16f04e484.jpg 773903781_FTB7.jpg.1a11d9101f7fb61027922d6a4588f3f8.jpg 1232515942_FTB8.jpg.fbbf7b41bfebe5394e375093695cbfc7.jpg 649880491_FTB9.jpg.c7eb620faceaef6a1360ea9ba24eb527.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

Existe uma clara diferença entre as pesca que eu faço.

Como gosto de pescar, ainda que a pesca de Tucunaré seja a melhor, pesco todos os tipos de peixes e em locais que vão de açudes (que aqui chamamos de tanque), até o mar.

Com finalidade de preservar o material  que julgo ser de melhor qualidade, uso em tanques somente varas e carretilhas mais baratas.

Para os Tucunas é inquestionável a vantagem em ter material mais equilibrado. Os "puxadores" de hélice sentem no braço a dor (dói mesmo) de estar com material mais pesado e de libragem inadequada. Só por isso já devemos comprar material da melhor qualidade que o bolso de cada um permitir, seja ele customizado ou não.

Já o  iludido ou empolgado que gasta além da conta para não ter dor no braço terá a dor no bolso, e de brinde a "busina" da patroa na orelha, dia após dia.

Em uma palavra: Equilíbrio!

 

 

Exatamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por falar em trabalho bem feito, deem uma olhada nessa vara marmorizada em dourado que o Marco postou. Linda demais.

Além da qualidade é muito bonita. Compraria e nem teria coragem de usar com medo de estragar.

Tenho um xodó com minhas coisas....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

90% ego?? acho q eh mais...

 

como eu ja disse dezenas de vezes no forum..... povo aki qr medir tamanho do pipi... no caso, a falta de tamanho do malaquias mesmo...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ainda se usassem como métrica só a mentira ou o ego, tudo bem, duro é que entra cada aberração casado com o brega filha do ridiculo nesse meio que da vergonha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao desmerecendo quem quer (e menos ainda quem pode... vai me empregam ne??)

 

uso varas (COM MUITO ORGULHO, se querem saber) de 40 anos atras, yamato, grilon e dao um cacete em muita vara custom ai viu.... nao deixo de perder peixe com elas nao!!!

esses tempos andei comprando mais umas varas: laguna-daiwa, uma saint nem lembro o nome e uma rio grande-albatroz.... sao varas boas viu, baraaatas e nada a reclamar, mas na boa?? nao deixo as minhas velhonas nao!! vao juntas! e digo mais.... armo elas antes das novatas! sou nem bobo, essas ja chamam o peixe de longe, as novas com wi-fi e 3g ainda tem que provar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá... acho que tem gosto (e bolso) pra tudo....

Tem gente que gosta de pescar lambarizinho na barranca.... outro gosta de ver tucunaré-açú pulando... outro prefere ficar horas e horas na expectativa de uma piraíba (que nem sempre sai)...

Um "coleciona" equipamento de pesca... outro torra em cerveja... É gosto... e dentro do gosto de cada um, a gente tem que respeitar.

Eu não tenho coragem de pagar uma fortuna numa vara de pesca... mas tem gente que gosta e tem condições de sobra...

Na minha cidade tem um cara podre de rico que gosta de fazer as próprias varas (embora pudesse comprar qualquer outra)...

Pescaria é curtição, é pra relaxar...

Como eu disse, deixa cada um na sua...

Tem gente que faz parte do "pesca ostentação"? Tem.

Mas também ficar só criticando os outros, dá uma impressão de despeito...

Eu nunca fui pescar no Suriname, na Patagônia ou em Esquina, mas nem por isso vou falar que bom é pescar no Rio Batalha em Bauru...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astra, eu tô no meio termo...

Tenho um carinho com minhas tralhas véias que só vendo.... e de vez em quando me dá um comichão de comprar alguma coisa nova (as vezes nem uso kkkkk... fica lá na bolsa de carretilhas: de vez em quando só para ver que estão lá...)

Como disse em outro post: atualmente estou tentando gastar mais indo pescar do que ficar colecionando iscas, varas, carretilhas... mas já fiz muuuuito disso 😝

Por isso nem posso criticar 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Continuando.......

a vara não irá mudar o resultado da pescaria.  

Mas é ela que trabalha o peixe, e não tem mimimi, carretilha arremessa ou solta a linha. Demais trabalho e da vara, e não adianta investir muito dinheiro na carretilha ou molinete e quase nada na vara, achando q ela é algo supérfluo. 

Precisamo lembrar q vara customizadas não é só escolher acessórios e blanks e colocar o nome lá, isso é pra quem quer fazer média com os amigos, o pescador precisa saber qual sua necessidade, ao contrário não precisa de uma Custon. 

Defendo muito as varas customizadas, e não é pq as faço, pois eu as uso a mais de 12 anos antes de começar a fazer as minhas próprias varas. A questão é saber o q precisa. E não pedir ao customizador para fazer como está acostumado. 

Eu falo pro Borin fazer uma bacana  quando ele começa a perguntar demais, especialmente uns termos em ingles.. sempre sai coisa boa KKKKKK

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Batista disse:

Ja tem quase uma ano que não compro uma carretilha ou uma vara, estou quase curado desse vício.

Nunca subestime esse vício.... quase não é 100%... é um dia após o outro... kkkkkk

E tb melhorei bastante... kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Octávio Amaral disse:

Nunca subestime esse vício.... quase não é 100%... é um dia após o outro... kkkkkk

E tb melhorei bastante... kkkk

😂

Faz tempo que estava esperando pra ver se saia uma Liger com freio ACB, aí sim eu teria um bom motivo pra comprar já que não tenho nenhuma carretilha de magnésio. Saiu a bendita com ACB, mas não sei se foi sorte minha ou azar, é de carbono kkkk, não vou mais comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Batista disse:

Ja tem quase uma ano que não compro uma carretilha ou uma vara, estou quase curado desse vício.

Essa conversa de "vício curado" é complicada...

Abstinência mínima de 5 anos para começar a ter validade... seila::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...