Ir para conteúdo

Cuca Pesca no Rio Manso - A técnica por trás de Um Grande Dourado


Posts Recomendados

Cuca Pesca no Rio Manso 
A técnica por trás de Um Grande Dourado
por CucaPesca

IMG_3538.jpg

Para conhecer o destino acesse clicando aqui
 
Berçário de grandes Dourados (Salminus Brasiliensis), o belo e cristalino Rio Manso no Mato Grosso, abriga a subida e desova do “rei do rio”, piraputangas, curimba, lambaris e entre outros peixes do Pantanal brasileiro…
 
Fiz o vôo de São Paulo a Cuiabá, fui recebido pela equipe local e tomei o transfer de apenas 2 horas para a Pousada Rio Manso, a melhor estrutura profissional da região. Na chegada já tive noticias de que, com o atraso das chuvas e da lufada (subida dos peixes e frenesi alimentar), o dourado estava muito manhoso e comendo pouco. Percebi que a tralha deveria estar completa para descobrir o padrão de ataque e entender o tamanho dos peixes para ajustar o equipamento...
 
Batendo papo com amigos e guias locais, encontraríamos uma média de dourados entre 4 à 6kg tidos como normais. Logo dourados de 7 à 12kg seríam excelentes exemplares. E por fim, 13 à 20kg consagrariam grandes trofeus…
Observação: Há relatos e imagens que rodaram as mídias sociais com exemplares de dourados entre 15 e 20kg nadando na região! Vou tentar encontrar novamente e postar aqui...  
 
Com dicas dos amigos Carlos Dini, Roberto Conti, Sergio Yamauti e outros… Soube que iscas pequenas de 7 à 9cm seriam mais efetivas, principalmente na categoria Twitch Bait sem ratlin (barulho). Então caprichei nas minhas OCL e Araçatubinhas Originais. Ambas em madeira e feitas a mão… Trabalham e arremessam muito fácil.
Utilizei varas de alta qualidade da japonesa Major Craft, nos modelos Benkei 14lb e Speedstyle 16lb com tamanho 5’8”e 6”respectivamente. A carretilha ideal foi a Shimano Metanium DC XG, os arremessos ficaram fáceis com a linha fina e top YGK G-Soul X8 PE2.5 (0,27) com impressionantes 45lb de força. O curioso foi o Shock leader de 50lb (YGK Absorber) que aparentemente fica grosseiro, porém necessário para segurar um pouco as secas e rápidas batidas dos dentes dos dourados…
 
IMG_3397.jpg
 
Seguindo para a pesca, lembrei das recomendações e o guia Danda (garoto de 22 anos, conhecedor e vem de famílias de guias locais - sabe tudo) já perguntou: 
-Sua carretilha é rápida? 8 pra cima? 
-Sim! A minha é 9!
-Então trabalhe o mais rápido possível!
 
Não acreditei! Mas realmente o trabalho das iscas tem que ser extremamente rápido. 
Penso que a água é muito cristalina e o dourado já está acostumado a selecionar e enxergar bem as suas presas. Então ele ataca iscas rápidas sem “pensar” em um puro reflexo instintivo e natural do predador que o é. Para ajudar na efetividade deste ataque certeiro, notei que os maiores exemplares, tanto comigo e em relatos antigos, foram nas iscas de coloração Fire Tiger (verde-limão com dorso preto e detalhes laranja) ou puro Chartreuse (verde-limão).
 
Também testei algo novo em que estava acostumado a usar somente no mar e passarei a utilizar em minhas pescarias de tucunaré: anzol Inline (olho virado) específico para solid plugs de baticasting - iscas sólidas de arremesso. Apliquei pelo menos na traseira das iscas Araçatubinhas 9cm, anzóis VMC S-Superlight Inline 3/0 e o 2/0 nas iscas variadas de 7 e 8cm. Em algumas situações apliquei garatéia VMC n2 6x no meio da isca e o Inline 2/0 ou 3/0 na traseira... Sempre com argola reforçada da cultiva n4 ou 5.
 
Assim, com tudo preparado e ajustado, os melhores pontos são nas rasas (0,30 - 1,5m) cabeceiras das corredeiras (antes de borbulhar a correnteza), buscando passar a isca nas partes escuras e mais fundas, assim como entre as estruturas de algas verdes e nos remansos pós corredeiras.
 
Pesquei apenas 2 dias e meio, com ações variadas de douradinhos e piraputangas que comem nas estruturas de pau e rochas bem rentes à margem - pescaria parecida com de tucunaré. No entanto, com um arremesso longo (lembrando que a água é cristalina e o peixe pode se assuntar com o barco ou nossa presença) em direção ao meio do rio, próximo a cabeceira de uma corredeira, um pouco antes da água começar a correr… Recebi um forte tranco e ataque certeiro do lendário Rei do Rio! 
 
Ele saltou apenas uma vez de forma lenta e pesada! O guia já alinhou o barco para descer a corredeira enquanto brigávamos com o peixe e ele "cantou": 
-Mais de 8kg!
Não pesamos o peixe e o valor é apenas um palpite do guia!
 
Emoção e adrenalina disparavam enquanto eu tentava tirar o peixe das pedras. Ele tomava linha sem demonstrar conhecimento de que estava fisgado! O peixe controlava a situação e eu apenas tentava entrar no seu ritmo… Com o peixe sendo trabalhado a uns 10 metros do barco, entramos em um remanso com redemoinho e ali ele ficou, mais parado e pesado! Comecei e trabalhar o peixe e senti ali, a oportunidade de tirar o bicho...
Ele tomou fôlego e ameaçou outro salto, porém o cansaço já era nítido após somente a cabeça ter chacoalhado na superfície e reparei que o anzol inline estava no “canivete” do dourado! Já gritei para o guia Danda e parceiro Julivan:
-É nosso! Agora não escapa!
Fui otimista em dizer isso, pois eu já havia perdido uma média de 7 peixes para um embarcado durante os dois dias.
 
Lá veio o animal com a cabeça refletindo o forte amarelo, lembrando ouro, rente a superfície e pranchando ao lado do barco. Julivan - parceiro de pesca e dono da pousada - imediatamente apoiou o shock leader com uma mão e travou o grip na boca do peixe e o embarcou! 
 
Confesso que fazia tempo que não ficava nervoso com um peixe. Rodo o Brasil e o mundo atrás de peixes variados, mas devido a toda técnica empregada, expectativa, dificuldade vencida e também por ter perdido um animal similar a este 30 minutos antes… Fiquei tremendo para tirar a foto...
 
Julivan foi o fotografo deste belo peixe com minha Canon T3i, equipada com lente 10-18mm. Além de ser o proprietário da Pousada Rio Manso, foi excelente parceiro de pesca e demonstrou que todos seus rígidos projetos de preservação local estão no caminho certo e já podem colocar sim, o Rio Manso como o melhor destino para a pesca de dourados e piraputangas do Brasil.
 
Espero que tenham gostado e comente para incentivar o trabalho!
Grato
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem precisava dizer para comentar, más sei como é... 

Muito TOP Cuca!!! show mesmo e para quem gosta de mentalizar como é uma situação desta de pesca então danca::

O relato ficou tão bom que vivenciei o momento mestre::

Adoro relatos de pescaria e este será revisto :good:

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza, Cuca. Parabéns pela pescaria e relato.  Irei em final de julho para o MANSO e também farei dois dias e meio de pesca. Você usou a METANIUM DC. Vou levar uma SCORPION DC7, CURADO 71 XG e CITICA 201 HG. Minha intenção é usar varas  15, 17 e 20 Lbs, sendo que a 15 para a DC7 e a CURADO coma 17. A CÍTICA pretendo deixar de reserva. Acha boas opções?

Obrigado por compartilhar sua experiência no MANSO.  

Abraço  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Vicente_SennaJR disse:

Que beleza, Cuca. Parabéns pela pescaria e relato.  Irei em final de julho para o MANSO e também farei dois dias e meio de pesca. Você usou a METANIUM DC. Vou levar uma SCORPION DC7, CURADO 71 XG e CITICA 201 HG. Minha intenção é usar varas  15, 17 e 20 Lbs, sendo que a 15 para a DC7 e a CURADO coma 17. A CÍTICA pretendo deixar de reserva. Acha boas opções?

Obrigado por compartilhar sua experiência no MANSO.  

Abraço  

Excelente opções! 
Conjuntos e equilibrados...

Sugiro usar linha fina e suava de bom arremesso!
Cuidado com o "fina"! PE2.5 pra cima... Não recomendo linhas grosseiras de 40lb+ pq reduzem muito o arremesso... MAS CLARO QUE FUNCIONA!

Lembre-se dos anzois inline (olho virado)! Faz a diferença!

 

abs e grato por comentar

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2019 em 18:33, Marcelo Terra disse:

Nem precisava dizer para comentar, más sei como é... 

Muito TOP Cuca!!! show mesmo e para quem gosta de mentalizar como é uma situação desta de pesca então danca::

O relato ficou tão bom que vivenciei o momento mestre::

Adoro relatos de pescaria e este será revisto :good:

:amigo:

Que bom! 
Fico feliz que gostou e se imaginou lá dentro rio!

 

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Cuca Pesca disse:

Excelente opções! 
Conjuntos e equilibrados...

Sugiro usar linha fina e suava de bom arremesso!
Cuidado com o "fina"! PE2.5 pra cima... Não recomendo linhas grosseiras de 40lb+ pq reduzem muito o arremesso... MAS CLARO QUE FUNCIONA!

Lembre-se dos anzois inline (olho virado)! Faz a diferença!

 

abs e grato por comentar

 

 

Vou usar linha 30 lbs em todas as carretas, com leader de fluorcarbono de 0,70 mm. Anzóis in line já comprados. 

Abraço e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 02/08/2019 em 19:34, João Henrique Módolo disse:

Boa noite , Parabéns Cuca 

saberia dizer qual a melhor época pra pegar os bichões?

Amigo,

Estive minha só mês passado de 25 a 28 de julho, com.ima turma e foi bem divertido.  Fiquei no Rancho Do Mano,  lugar excelente,  que recomendo em todos os sentidos. 

Conversando com o Alysson,  dono do local e com os piloteiros, me informaram que o MANSO tem pescaria o ano todo, mas dependendo da sua preferência, tem meses mais indicados.  Se você prefere  pescaria de pincho, com iscas artificiais,  como eu, os melhores meses são fevereiro e março,  que é quando se inicia a temporada, o que não significa que nos outros meses vocês você não conseguirá pegar peixes nessa modalidade.  Mas, se assim.como eu, você curte todo tilonde pescaria,  o MANSO tem diversão o ano todo. Sem dúvida a modalidade mais produtiva é de rodada, utilizando-se iscas vivas. 

Nessa minha estada no MANSO saíram muitos peixes com mais de 8kg, verdadeiros monstros,  lindos, esportivos, brigadores,  brutos, a grande maioria na pesca de rodada. Da nossa turma eu fui o único que do seguiu tirar um peixe na artificial . Acho que principalmente fato de ter tentado mais que os outros, por gostar mais deste tipo de  pescaria. 

Fora tudo isso,  o lugar é lindo. O rio é maravilhoso,  com águas cristalinas. Com certeza voltarei. 

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2019 em 10:31, Vicente_SennaJR disse:

Amigo,

Estive minha só mês passado de 25 a 28 de julho, com.ima turma e foi bem divertido.  Fiquei no Rancho Do Mano,  lugar excelente,  que recomendo em todos os sentidos. 

Conversando com o Alysson,  dono do local e com os piloteiros, me informaram que o MANSO tem pescaria o ano todo, mas dependendo da sua preferência, tem meses mais indicados.  Se você prefere  pescaria de pincho, com iscas artificiais,  como eu, os melhores meses são fevereiro e março,  que é quando se inicia a temporada, o que não significa que nos outros meses vocês você não conseguirá pegar peixes nessa modalidade.  Mas, se assim.como eu, você curte todo tilonde pescaria,  o MANSO tem diversão o ano todo. Sem dúvida a modalidade mais produtiva é de rodada, utilizando-se iscas vivas. 

Nessa minha estada no MANSO saíram muitos peixes com mais de 8kg, verdadeiros monstros,  lindos, esportivos, brigadores,  brutos, a grande maioria na pesca de rodada. Da nossa turma eu fui o único que do seguiu tirar um peixe na artificial . Acho que principalmente fato de ter tentado mais que os outros, por gostar mais deste tipo de  pescaria. 

Fora tudo isso,  o lugar é lindo. O rio é maravilhoso,  com águas cristalinas. Com certeza voltarei. 

Abraço 

Vicente,como o Alisson mesmo já te disse,tem pesca o ano todo,mas em fevereiro e março costuma dar mais resultado no pincho porque normalmente são os únicos meses que a água não está tão cristalina...No restante do ano,devido a falta de chuva,a água fica translúcida demais,isso faz com que os peixes refuguem mais devido a visibilidade bem maior....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Cristiano Rochinha disse:

Vicente,como o Alisson mesmo já te disse,tem pesca o ano todo,mas em fevereiro e março costuma dar mais resultado no pincho porque normalmente são os únicos meses que a água não está tão cristalina...No restante do ano,devido a falta de chuva,a água fica translúcida demais,isso faz com que os peixes refuguem mais devido a visibilidade bem maior....

Exatamente isso. Nesses meses a água não está tão cristalina. Alia-se a isso o fato se ser início de temporada. Grande lugar para se pescar. Nunca havia pescado dourados e foi incrível.

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...