Ir para conteúdo

Como melhorar os "serviços" pretendidos ?


Posts Recomendados

1024682816_Pesquisadesatisfao1.png.2a877f79a36f8e879d73c80408081a98.png feedback.jpg.c123f21e46a26a117176230a4fc628de.jpg PSatisf.png.915b14ff10aef5baa527483420db5b4c.png  

 

Não são poucas as vezes em que somos surpreendidos NA PESCARIA por fatos que gostaríamos de levar à conhecimento superior, ou melhor, com aquele com quem se tratou o "pacote de pesca". Contrariamente ao que possa parecer, nem sempre são críticas ou reclamações e sim elogios e parabéns. Infelizmente temos por hábito (e isso é de certa forma generalizado) falar daquilo que nos incomoda, e não do que nos agrada (salvando antecipadamente as "exceções", que sei devem existir...).

Via de regra em qualquer "saída" para pesca (mesmo que solitária) tendemos a ter uma elevada expectativa de sucesso (ainda bem) e com ela a nossa "pouca paciência" com fatores que possam perturbar essa possibilidade ! Não interessa que seja o bom tempo que se tornou chuvoso, ou mesmo do "ventão" que chegou de surpresa, da perda de alguma tralha classificada como "minha predileta", e por aí vai... Sempre haverá "alguém" pagando esse "pato", independente de quem seja !

Até o momento nada de novo ou diferente, não é mesmo ? Principalmente para aqueles com mais tempo de pesca acumulado... Contudo resolvemos (nosso Grupo) estabelecer alguns parâmetros que levam em conta aquilo que é possível de ser "medido", mesmo que de forma abstrata... logicamente estou me referindo às questões de serviços prestados (e muitas vezes inclusos nos pacotes de pesca). A metodologia é "quase infantil" pois a qualificação é feita por "notas" (de 1 à 10) em um pequeno questionário individual (uma única página) onde estão escritas as perguntas previamente elaboradas... (importante - conforme detectamos - que esse material seja preenchido em casa, após o retorno, ou seja, sem a influência emocional positiva ou negativa da pós pescaria). Depois é só recolher esse material com os integrantes do grupo (caso ele tenha existido), juntar todas as "notas" auferidas (item à item) e tirar a média no final da avaliação. Claro que isso deve ser feito por quem se propõe a melhorar o que encontrou naquele serviço contratado, seja para seu eventual retorno, seja para novos grupos que forem contratá-lo. Tudo isso tem apenas um destino, e este é o proprietário (ou o maior responsável na linha de comando - melhor sempre que seja o dono, pois caberá a ele interceder com seu encarregado...)

Consideramos essa forma de interagir com "os operadores" como um "feedback" focado na melhoria e não na queixa, embora as notas "baixas" evidenciem isso. Se há o desejo de uma maior interação (e muitas vezes isso é mais que requerido), pode-se fazer uma síntese (coisa de duas linhas no máximo) sobre cada uma das médias obtidas nos itens avaliados, até para deixar claro o que efetivamente se constituiu a leitura/avaliação dos integrantes do Grupo. Dessa forma alguns podem ter achado que um determinado serviço mereceu uma "nota 3" enquanto outros acharam que (para eles) teria sido "nota 7". O resultado é a média aritmética desse somatório, onde se apresenta a menor e maior nota... Acreditem-me que é um material muito desejado pelos administradores das operações (proprietários ou não), pois ele revela uma percepção comum do Grupo, e não uma "queixa", ou "elogio". 

Por fim, dentro desse tema, uma coisa é "falar" que "foi tudo bem" ou "que bosta me fizeram enfrentar"... Em ambas as situações teremos sempre a presença do emocional e isso sempre é considerado pelos administradores (gestores da operação), pois serão sempre "palavras ao vento..." Já um material escrito é algo que normalmente gera uma reação bem diferente, ou melhor, passa a ser mais considerada, quer por curiosidade ou mesmo por interesse em conhecer o material. Tenho observado que (de uma maneira geral) grande parte dessas observações feitas terminam sendo aproveitadas, tornando mais transparentes as ações do serviço contratado.

Sem desejar "ensinar padre nosso à vigário", reproduzirei algumas de perguntas que sempre são incluídas nos nossos Grupos de Pesca. Pode ser que lhes sirvam para fazer algo parecido, pois o objetivo (de todos nós) é o de ter serviços realizados dentro do que são nossas expectativas e do que foi "contratado". É coisa de mão dupla !

 

Material SIMULADO apenas para exemplificação

- dados e informações podem não ser coerentes...

Se alguém tiver maior interesse, me avise que passo esse material pelo e-mail...

 

Coleta de dados pelos diversos integrantes

(neste caso 8 com um pendente)

1265937185_AvaliaoFTB.JPG.f9bc221480848e00ca67f38f1e9ea939.JPG

Comentários a serem feitos sobre os itens que receberam notas...

1539726181_ComentariosFeedbackpag1.JPG.aafa21a964ab25e7faefc56aba190f20.JPG

5981053_ComentariosFeedbackpag2.JPG.1cff308394851a98a0fbed76c1772bfd.JPG

17284737_ComentariosFeedbackpag3.JPG.34f41464ea5a9edccb3f7fcf4643ee7a.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postei esse material ontem, movendo-o de um outro local onde estava "hibernando"...

Vale a data em que foi "concebido" ! Como as coisas são muito dinâmicas, estou colocando-o na frente da fila...

Me parece que se trata de um assunto / tema interessante na linha em que Marcel Werner tem postado !

O propósito é de apenas passar um pouco do esforço feito pelos Mocorongos em fornecer um feedback aos operadores que usamos !

Os que não estejam a fim de fazê-lo, basta desconsiderar esse propósito, lembrando que muitas das "coisas" só melhoram se informadas...

Tenham um bom proveito na leitura (se der para ler...:blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...