Ir para conteúdo

Alteração Tamanho Vara


Sérgio Catto

Posts Recomendados

Salve Pescadores.Me ajudem numa dúvida.

Ganhei uma vara Shimano Mexican Rider II com tamanho de 5'1 e não gostei do tamanho, embora nunca tenha usado.

Coloquei a venda mas pensei em reduzir o tamanho de 1,77 para 1,68 ou 1,60.

O que perco reduzindo o tamanho?

Abracos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Sérgio Catto disse:

vara Shimano Mexican Rider II com tamanho de 5'1 e não gostei do tamanho,

Sérgio,

Acho o mais "aconselhável" nessa situação, vender (ou guardar para outro momento - inclusive "dar de presente") e substituir por algo que lhe atenda melhor.

Varas são projetadas para realizar um tipo de trabalho e modificações no blank geralmente trazem menos vantagens e quase sempre se tornam "tralha encostada".

Não quero desmerecer o presente, mas isso seria o que faria ! Hoje em dia não justifica mais ficar procurando "ajustar" esse tipo de tralha. Acha coisa em conta (R$)... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse que não gostou do tamanho mesmo antes de ter usado? Eu passei muito tempo fazendo o que os outros diziam que eu deveria fazer, tamanho de vara de acordo com estatura entre outras besteiras. Hoje uso vara 6 pés pra pincho sem nenhum problema, inclusive uso até 6.8 quando estou no barranco, ate mesmo com zaras. Hoje vara curta pra mim é abaixo de 5.8, mas se o cabo tiver incomodando nada te impede de cortar um pedaço, se ficar muito desbalanceado é só acrescentar um peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Kid M disse:

Sérgio,

Acho o mais "aconselhável" nessa situação, vender (ou guardar para outro momento - inclusive "dar de presente") e substituir por algo que lhe atenda melhor.

Varas são projetadas para realizar um tipo de trabalho e modificações no blank geralmente trazem menos vantagens e quase sempre se tornam "tralha encostada".

Não quero desmerecer o presente, mas isso seria o que faria ! Hoje em dia não justifica mais ficar procurando "ajustar" esse tipo de tralha. Acha coisa em conta (R$)... 

Obrigado pela dica. Concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Batista disse:

Você disse que não gostou do tamanho mesmo antes de ter usado? Eu passei muito tempo fazendo o que os outros diziam que eu deveria fazer, tamanho de vara de acordo com estatura entre outras besteiras. Hoje uso vara 6 pés pra pincho sem nenhum problema, inclusive uso até 6.8 quando estou no barranco, ate mesmo com zaras. Hoje vara curta pra mim é abaixo de 5.8, mas se o cabo tiver incomodando nada te impede de cortar um pedaço, se ficar muito desbalanceado é só acrescentar um peso.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu gosto de varas entre 5.8' a 6.3'. Antes tinha todas 5.6' e vendi todas e passei para essas novas medidas.

A qualidade do arremesso aumentar demais, eu não mudaria em nada. Vai para prática primeiro é a dica que dou.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2019 em 09:11, Eder Nascimento disse:

Particularmente eu gosto de varas entre 5.8' a 6.3'. Antes tinha todas 5.6' e vendi todas e passei para essas novas medidas.

A qualidade do arremesso aumentar demais, eu não mudaria em nada. Vai para prática primeiro é a dica que dou.

Abraço.

Vcs estão me convencendo. Tenho 1,85 de altura. Creio que é no mínimo tentar e treinar um pouco.

Vlw

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2019 em 20:34, Sérgio Catto disse:

Vcs estão me convencendo. Tenho 1,85 de altura. Creio que é no mínimo tentar e treinar um pouco.

Vlw

 

Sérgio,

Sempre que alguém relaciona altura com comprimento de vara, eu ajoelho no chão, sento sobre os calcanhares, faço flip cast e trabalho a isca, seja zara ou hélice. Não sei de onde tiraram esta bobagem, mas infelizmente chegou até as pessoas. É como se as varas mais comumente encontradas não servissem para japoneses, crianças e anões.

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2019 em 22:39, Marcel Werner disse:

Quantos cm? Deve medir da ponta do cabo até encostar no reel seat. 

Vi essa vara numa loja em SP. O cabo tem uns 17 cm mais ou menos. Os passadores são exagerados e a vara é mais parruda do que vem escrito. 

Essas varas são assinadas por um tal de Ian Miller, aparentemente é um pescador famoso da Austrália e isso explica muito. Algumas varas da série trazem escrito a palavra “Barra”, um diminutivo para o peixe Barramundi, que parece um robalo peva de 20 kg que ataca sticks na superfície tão explosivo quanto um Tucunaré. 

Acredito que, pelas características da briga do Peixe, precisa mesmo de um material mais forte, linha grossa e líder grosso, daí as características da vara.

Para usar, bastaria aumentar o cabo, mas uma troca de passadores por Alconite seria interessante pra deixá-la mais leve. 

Em 15/06/2019 em 13:41, Sérgio Catto disse:

Salve Pescadores.Me ajudem numa dúvida.

Ganhei uma vara Shimano Mexican Rider II com tamanho de 5'1 e não gostei do tamanho, embora nunca tenha usado.

Coloquei a venda mas pensei em reduzir o tamanho de 1,77 para 1,68 ou 1,60.

O que perco reduzindo o tamanho?

Abracos

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 25/06/2019 em 10:40, Marcel Werner disse:

Vi essa vara numa loja em SP. O cabo tem uns 17 cm mais ou menos. Os passadores são exagerados e a vara é mais parruda do que vem escrito. 

Essas varas são assinadas por um tal de Ian Miller, aparentemente é um pescador famoso da Austrália e isso explica muito. Algumas varas da série trazem escrito a palavra “Barra”, um diminutivo para o peixe Barramundi, que parece um robalo peva de 20 kg que ataca sticks na superfície tão explosivo quanto um Tucunaré. 

Acredito que, pelas características da briga do Peixe, precisa mesmo de um material mais forte, linha grossa e líder grosso, daí as características da vara.

Para usar, bastaria aumentar o cabo, mas uma troca de passadores por Alconite seria interessante pra deixá-la mais leve. 

 

👍👍👍👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...