Ir para conteúdo

2019 - Histórico do nível do Rio Negro em Barcelos


Mensagem adicionada por Kid M

Recomeçando "ciclo dos ansiosos" (2019) na região do Rio Negro::fish2

Posts Recomendados

22 horas atrás, Octávio Amaral disse:

Gabriel...

Aqui no forum existem pessoas muito mais capacitadas do que eu para te responder esta pergunta...

Massssss vou dar um palpite me baseando em 3 medições: Cucuí (São Gabriel da Cachoeira) , Barcelos e Manaus..

 

Pode parecer loucura de quem está a 1 dia do embarque para Manaus e a 2 dias do embarque de Barcelos, mas vamos lá... kkkk

 

Comecei a observar a estação de Cucuí no dia 17/10, quando estava subindo., rio enchendo..

Dia 21/10 voltou a descer.... e assim está até hoje. De ontem (29/10) para hoje (30/10) secou 16cm !!!!!

 

Barcelos, até então, estava secando a media de 8cm dia... até que a água de Cucuí, além das chuvas, chegou em Barcelos no dia 18/10... e assim em Barcelos, está subindo diariamente.

 

Essa agua toda, chegou em Manaus em 26/10, foi o primeiro dia do segundo semestre de 2019 que encheu o rio...

 

Observando tudo isso, eu acredito que nesta semana Barcelos comece a secar novamente.

Claro, estou falando do Negro.. e não dos afluentes...

O negro puxando água, a tendência é que os afluentes baixem também...

 

Eu acredito que na sua data, você fará uma ótima pescaria, se depender somente do fator rio subindo ou descendo.

 

Desculpem se viajei demais... mas foi o que observei... rs

Abraços!

 

Bora pescar!

Octávio,

 

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Espero que toda essa água desça e vá embora ainda essa semana.

Estou torcendo para baixar uns 42 cm e estabilizar, ai vai dar pra brincar um pouco.

Agora é relaxar e aguardar a ida.

 

Vlw,

E boa pescaria pra ti, se ainda estiver para ir.

 

Abraço.

Bragatto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei em Barcelos em 01/11, chovendo por aqui desde ontem. Relatos de poucos peixes, a maioria pequenos. Rio Negro ganhando água, hoje começa a minha subida em direção ao Aracá/Demeni rezando para o tempo melhorar, ótima pescaria pra todos nós, abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2019 em 10:04, Gabriel Bragatto disse:

Galera, bom dia.

 

Aparentemente o ralo foi fechado em Manaus, pois já é o 5º dia que não desce 1 cm. Pelo contrário, só sobe.

Ontem em 1 dia subiu 12cm em Manaus e em Barcelos 10 cm em 4 dias, marcando 4,42.doeu::doeu::doeu::

 

Tendo em vista que faltam 10 dias para minha pescaria, faço uma pergunta aos mais experientes em nível das águas do Rio Negro.

 

Há a possibilidade do nível do RN baixar em Barcelos ou no máximo é torcer para estabilizar?

:help:

 

Abraço.

Bragatto.

Tem que ter bastante fé 😂😂😂😂... 

Essa temporada esta muito instável, acredito que só terá pescarias boas em dezembro ou janeiro se parar de chover... E olha se essa chuva continuar e complica toda a temporada... Tá osso, leve equipamento de peixes de couro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem recebi um audio do cabelo que opera no Kalua e me informou que as últimas duas semanas foram bem difíceis pelo repiquete forte.

Mas nesta semana ja esta melhorando e ele falou que a próxima semana que é a minha deve começar a ficar bom. vou do dia 9 a 16/11.

Estou indo com a operadora Protucuna, primeira vez com eles e ja posso elogiar pelo ótimo atendimento!

Na volta informo ao pessoal como foi.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Quito disse:

Ontem recebi um audio do cabelo que opera no Kalua e me informou que as últimas duas semanas foram bem difíceis pelo repiquete forte.

Mas nesta semana ja esta melhorando e ele falou que a próxima semana que é a minha deve começar a ficar bom. vou do dia 9 a 16/11.

Estou indo com a operadora Protucuna, primeira vez com eles e ja posso elogiar pelo ótimo atendimento!

Na volta informo ao pessoal como foi.

 

 

Opa parceiro, beleza ?

Estou nessa sua mesma expectativa.

Estamos indo no sábado em uma turma de 50 malucos.

É a nossa pescaria comemorativa dos 20 anos da Piranha com Cachaça.

Se não der peixe, a cachaçada vai ser grande demais!!!

Se tiver alguma novidade das condições do rio, vai postando aqui...

Quem sabe nos encontramos por lá ?

Abraço,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fábio Espirro disse:

Opa parceiro, beleza ?

Estou nessa sua mesma expectativa.

Estamos indo no sábado em uma turma de 50 malucos.

É a nossa pescaria comemorativa dos 20 anos da Piranha com Cachaça.

Se não der peixe, a cachaçada vai ser grande demais!!!

Se tiver alguma novidade das condições do rio, vai postando aqui...

Quem sabe nos encontramos por lá ?

Abraço,

 

Fabio,

Todo mundo do meu grupo esta com problemas de peso na bagagem, e ninguem vai conseguir levar um quente para a pescaria, ja estamos rezando para achar uma 51 ou algo do tipo em barcelos antes de embarcar, Se conseguir uma vodka daquelas de garrafa de plastico ja vai ser um luxo kkk

 

Boa pescaria para essa turma gigante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2019 em 08:38, Heitor César Maia disse:

Cheguei em Barcelos em 01/11, chovendo por aqui desde ontem. Relatos de poucos peixes, a maioria pequenos. Rio Negro ganhando água, hoje começa a minha subida em direção ao Aracá/Demeni rezando para o tempo melhorar, ótima pescaria pra todos nós, abraços. 

Caros amigos cheguei em casa após uma semana em Barcelos. Não pudemos pescar no Aracá, estava cheio demais, fomos para o Demeni. Peguei dois repiquetes, subimos até onde foi possível com os barcos Poraquê X - hoje proprietário o Pilolô e Perversa. Conseguimos pescar nos lagos centrais, muitos peixes pequenos, máximo 6k. Choveu todos os dias. Apesar de tudo goi uma viagem muito gratificante, execeto a falta de profissionalismo da MAP LINHAS AÉREAS,  cancelando vários vôos de Barcelos. Com certeza volto psta uma nova pescaria na região. Abraços e boas pescarias aos que estão indo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive em Barcelos de 01/11 à 08/11 a bordo do Princesa Amazônia...

Operação, como de costume, nota 1000!
A Pescaria foi extremamente difícil... em todos os dias não escutamos nenhum peixe atacando, nem no igapó... peixe rebojava uma vez na isca e não voltava... podia arremessar qq isca, nenhum voltou...

No pior dia pegamos 5 peixes... em dois pescadores no bote...

No melhor dia no máximo 20 peixes...

O que salvou minha pescaria foi um cavalo de açu de 81cm no stick...

 

 

Chuva todos os dias e chuva forte, temporais, raios... muita água.

Na boca do acará estava secando de palmo, ficava a marca do lodo... mas chovia e enchia tudo novamente..


Eu também acho que pescarias boas podem surgir em Dezembro/Janeiro, se diminuir as chuvas...

 

O que me tranquiliza é que tenho mais uma em Fevereiro, no alto do Aracá!

 

Boa sorte a todos!!!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornei ontem de Barcelos. Estive lá por duas semanas. Condições como todos sabem muito difícil. Na primeira semana devido ao nível alto do Negro resolvemos subir o Demeni assim como varios outros barcos. Lá em cima dava a impressão que o rio estava baixando muito pouco. Foi a pescaria mais fraca desde 2011 qdo começamos nossas aventuras amazônicas. Na segunda semana de  02 a 08 recebemos a informação que em Santa Isabel o Negro estava baixando, e zarpamos para lá sem paradas para pesca. Mais terra a vista, também por ser uma região mais alta. A pesca melhorou um pouco na região da ilha do Silva mas ainda longe de temporadas anteriores. Maior na semana 26 a 01, 78 cm. Na semana 02 a 08, 79 cm. Nao vi ainda a informação da CPRM sobre o nível  em Barcelos, mas parece que estava baixando, esperança para as próximas turmas. 

Apesar da falta de peixes, nas nossas duas turmas a convivência foi maravilhosa, sem reclamações, muitas risadas e histórias do grande que escapou.  

Que venha 2020!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo, o gráfico do nível do Rio Negro em Barcelos.

Em 28/10 de 2017 e 2019 os níveis estavam muito semelhantes. A diferença é que em 2017 o nível estava baixando e em 2019 subindo, ambos lentamente.

 

 

    image.png.2fa290830715cbac602c7512f1530c60.png 

 

Esta foto abaixo é de um barranco, acima do Paraná do Camuqual no Rio Demeni, acesso a um lago central, que, pelo esforço dos guias conseguimos pescar e rendeu bons açús e pacas em 2017

 

DSC00594.JPG.6b4c6d0f8a1d2178772f4fad4290e904.JPG

DSC00601.JPG.c29565846cbf07ddfdd887ee93557f17.JPG

 

 

Este ano, não fotografei, mas o nível neste barranco estava na altura do assento da cadeira na proa do barco!!!.

Isto comprova que o nível dos afluentes não tem nada a ver com o nível do Rio Negro em Barcelos.

É que neste ano  tanto afluentes e o Negro estavam numa condição de cheia nesta época. Deve ter chovido por todo lado na região do alto/médio Rio Negro.

 

Abraços.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o histórico.

Considerando as semanas amarelas do gráfico como pescáveis na região do Rio Negro em Barcelos esta está sendo umas das três piores desde a temporada 2007/2008. Mas está baixando há duas semanas e tem chances de melhora.

 

Este ano deu para perceber que com 4,20, 4,30 as regiões da foz do Cuiuní, Demeni, e o Itú estão com água lá dentro do Igapó.

 

 

image.png.4ccc8812e852de2919096927d8814579.png

image.png.49d3c148bc424af260c6abb5bc07b36f.png

 

 

nivel Rio Negro Barcelos 2007 2019.xlsx

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou a uma semana em Santa Izabel e chove muito e quase todos os dias o Rio tah ganhando água de balde fomos em todos os pontos possíveis e entrou 4 peixes tah tudo gapó. Os Barcos estão todos tentando descer e batendo no Rio Negro mesmo pq os 4 que desemboca aqui na frente da cidade tah muito cheio.

Dei o maior azar em ter vindo num ano assim. Mas vamos voltar sou mais temimoso que alemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, 

 

Voltei ontem de Barcelos.

Estive na pousada Rei da Amazonia, nas intermediações do Itu.

Rio baixando cerca de 4 cm dia, quase nada. Ontem pela manhã quando ainda estava em Barcelos deu uma chuva braba de 2 horas sem intervalos, torrencial.

A pescaria foi muito dificil mas sairam alguns peixes de 70 e 80 up para o grupo.

 

O peixe não estava comendo, apenas rebojando. Abri mão da pescaria para tentar acertar um grande e fiquei só na hélice.

 

Se puder dar uma dica de iscas de superficies seriam DUO RELLIS PENCIL, SPIT FIRE da OCL e HÉLICE.

 

Daqui uns dias posto o relato.

 

Boa pesca pra quem ainda vai subir. A dica é perseverar, porque vai sair uns bocudos.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Galera, 

 

Voltei ontem de Barcelos.

Estive na pousada Rei da Amazonia, nas intermediações do Itu.

Rio baixando cerca de 4 cm dia, quase nada. Ontem pela manhã quando ainda estava em Barcelos deu uma chuva braba de 2 horas sem intervalos, torrencial.

A pescaria foi muito dificil mas sairam alguns peixes de 70 e 80 up para o grupo.

 

O peixe não estava comendo, apenas rebojando. Abri mão da pescaria para tentar acertar um grande e fiquei só na hélice.

 

Se puder dar uma dica de iscas de superficies seriam DUO RELLIS PENCIL, SPIT FIRE da OCL e HÉLICE.

 

Daqui uns dias posto o relato.

 

Boa pesca pra quem ainda vai subir. A dica é perseverar, porque vai sair uns bocudos.

 

Abraço.

Fala rapaz , como todo mundo vc tbm pegou pescaria difícil , recebi a notícia que subiu 10cm lá na pousada hj. Sábado tô lá 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gabriel Bragatto disse:

Galera, 

 

Voltei ontem de Barcelos.

Estive na pousada Rei da Amazonia, nas intermediações do Itu.

Rio baixando cerca de 4 cm dia, quase nada. Ontem pela manhã quando ainda estava em Barcelos deu uma chuva braba de 2 horas sem intervalos, torrencial.

A pescaria foi muito dificil mas sairam alguns peixes de 70 e 80 up para o grupo.

 

O peixe não estava comendo, apenas rebojando. Abri mão da pescaria para tentar acertar um grande e fiquei só na hélice.

 

Se puder dar uma dica de iscas de superficies seriam DUO RELLIS PENCIL, SPIT FIRE da OCL e HÉLICE.

 

Daqui uns dias posto o relato.

 

Boa pesca pra quem ainda vai subir. A dica é perseverar, porque vai sair uns bocudos.

 

Abraço.

Tô achando que vamos sofrer com esse repiquete aí,  mas fazer oq né já tá pago kķkķkk , oqachoubda pescaria e da pousada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Marcos Vinicius de Oliveir disse:

Tô achando que vamos sofrer com esse repiquete aí,  mas fazer oq né já tá pago kķkķkk , oqachoubda pescaria e da pousada?

Boa noite meu amigo,

 

Marcos, a pousada é sensacional. Ótima estrutura, suits climatizadas, ótima comida (não há palavras para o pirarucu a parmegiana) e tem um diferencial, internet muito boa, muito boa msm. Fiquei até surpreso pois em Barcelos pode se dizer que não tem internet pois é muito ruim, e a da pousada é top. Não ligo para ter internet na pousada, pq vc chega cansado da pescaria, dá uma conversada com os amigos, janta e dorme, mas é ótimo poder mandar uma mensagem pra Nega Véia e dizer que está tudo bem.

 

O Junior, um dos sócios e gerente da pousada tmb é um cara nota 10. 

 

A mulher dele, Jane, tmb é fantástica. Manda um abraço pra ela em meu nome, e diz que ela é uma ótima pessoa "FRITA ou DORMINDO" KKKKKKK. Ela vai endoidar.

 

E enche o saco do guia Ronaldo, diz que eu espalhei que o sonho dele é pescar comigo, que eu dei uma surra nele puxando hélice. 

 

Não fique preocupado se o rio subiu seus 10 cm. O segredo está na insistência. A pescaria não está fácil mas pescar é assim. 

 

Cara, não sei se e ajuda, eu não subi para o estreito do rio Itu mas os colegas que subiram disseram que está mais seco que o resto da região e que foi aonde mais tiveram ações. Pena que só dedcobri no ultimo dia. Tenta ir nos primeiros.

 

Abraço e boa pescaria.

 

Se precisar de algo me avise.

 

Bragatto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz aquela turma é top demais eu fiquei lá em.m2017 mais ainda era bem simples nao.tinha nem ar condicionado mas a Jane tava lá sempre fazendo os rango top ķkķkk ,  Ronaldão lá em Barcelos eu no hotel durmindo e 2 mulher batendo uma na outra pra ver quem ficava com ele kķkķkk figuração ,  cara já vou dar a ideia então no paliteiro que for comigo no dia pra onde quero ir!!!! Valeu meu amigo,  quinta tô subindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2019 em 14:02, Marcos Ide disse:

Abaixo, o gráfico do nível do Rio Negro em Barcelos.

Em 28/10 de 2017 e 2019 os níveis estavam muito semelhantes. A diferença é que em 2017 o nível estava baixando e em 2019 subindo, ambos lentamente.

 

 

    image.png.2fa290830715cbac602c7512f1530c60.png 

 

Esta foto abaixo é de um barranco, acima do Paraná do Camuqual no Rio Demeni, acesso a um lago central, que, pelo esforço dos guias conseguimos pescar e rendeu bons açús e pacas em 2017

 

DSC00594.JPG.6b4c6d0f8a1d2178772f4fad4290e904.JPG

DSC00601.JPG.c29565846cbf07ddfdd887ee93557f17.JPG

 

 

Este ano, não fotografei, mas o nível neste barranco estava na altura do assento da cadeira na proa do barco!!!.

Isto comprova que o nível dos afluentes não tem nada a ver com o nível do Rio Negro em Barcelos.

É que neste ano  tanto afluentes e o Negro estavam numa condição de cheia nesta época. Deve ter chovido por todo lado na região do alto/médio Rio Negro.

 

Abraços.

 

 

Corrigindo os níveis de 28/10/17 e 28/10/19, 4,35 e 4,39 e não 3,35 e 3,39.

 

Atualização da CPRM dia 15/11 baixou para 3,96, mas ontem, 18/11 marcava 4,06. Este ano está complicado!!!doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

partindo essa madrugada ruma a manaus e depois barcelos , sabendo que se encontra em repiquete mais fazer oq ne , ja esta pago ....amazonas é isso nao tem jeito , na pousada que irei tem internet , se o braço aguentar , vou tentar ir falando como esta por la e nivel para os anciosos como eu !!!! vamos que vamos que cerveja gelada é certeza!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...