Ir para conteúdo

Encastoador de anzol (arame fino para peixes como Piapara, Piauçú, Caranhas, etc.)


Posts Recomendados

Boa tarde galera...

Entendo que muitos deverão pensar que é frescura... que é mais fácil comprar e etc, etc...

Mas pergunto aos membros do FTB se alguém já comprou ou até mesmo inventou alguma ferramenta para encastoar anzol pequeno para peixes como Piapara, Piauçú, Caranhas, etc...

Usa-se aqueles arames finos senão me engano, os mesmos que vão nos aparelhos dentários, para encastoar anzol pequeno.

Em dias onde não há muito o que fazer, é sempre bom perder algumas horas mexendo na tralha de pesca.

Quem sabe alguém já teve alguma ideia e deu certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoRossi disse:

Boa tarde galera...

Entendo que muitos deverão pensar que é frescura... que é mais fácil comprar e etc, etc...

Mas pergunto aos membros do FTB se alguém já comprou ou até mesmo inventou alguma ferramenta para encastoar anzol pequeno para peixes como Piapara, Piauçú, Caranhas, etc...

Usa-se aqueles arames finos senão me engano, os mesmos que vão nos aparelhos dentários, para encastoar anzol pequeno.

Em dias onde não há muito o que fazer, é sempre bom perder algumas horas mexendo na tralha de pesca.

Quem sabe alguém já teve alguma ideia e deu certo.

 

Quando uso encastoado (raro) eu faço com cabo de aço encapados mesmo.

Nunca tive problemas e é fácil de fazer.

Só tenho preguiça de amassar os tubinho de metal. Recentemente venho dando nó igual aos de atar isca de fly ao leader. E para cobrir as pontas do cabo de aço eu uso um plástico termo retrátil (custa miséria: R$1,00 o metro). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ThiagoRossi disse:

se alguém já comprou ou até mesmo inventou alguma ferramenta para encastoar anzol pequeno

Thiago,

Entendo seu "passatempo", mas reconheçamos que esse é um trabalhinho "ingrato" e o benefício x custo de um feito industrialmente é muito mais simples. Não tenho mais trabalhado com empates pequenos, optando (quando é o caso) por uns preparados e reforçados...    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, JuniorBsb disse:

Quando uso encastoado (raro) eu faço com cabo de aço encapados mesmo.

Nunca tive problemas e é fácil de fazer.

Só tenho preguiça de amassar os tubinho de metal. Recentemente venho dando nó igual aos de atar isca de fly ao leader. E para cobrir as pontas do cabo de aço eu uso um plástico termo retrátil (custa miséria: R$1,00 o metro). 

Amigo @JuniorBsb, me refiro àqueles empates pequenos para peixes pequenos, creio que esteja falando sobre empates para Dourados e peixes maiores. Realmente ficar apertando os tubinhos enche o saco mesmo, ainda mais quando se está pescando e precisa fazer um pois acabaram todos, dá aquele desespero pra terminar logo e voltar a pescar, ainda mais quando o parceiro fisga um atrás do outro... kkkkk.

De qualquer agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kid M disse:

Thiago,

Entendo seu "passatempo", mas reconheçamos que esse é um trabalhinho "ingrato" e o benefício x custo de um feito industrialmente é muito mais simples. Não tenho mais trabalhado com empates pequenos, optando (quando é o caso) por uns preparados e reforçados...    

Grande @Kid M, naquele domingão onde não há o que fazer, a não ser assistir o Faustão !!! Melhor ficar fazendo encastoado.... rs...

O motivo maior Kid, na verdade, é que há anzóis de determinadas marcas muuuuuuito boas para esse tipo de pescaria que citei que não vende na versão encastoado, então não há saída a não ser colocar a mão na massa mesmo e tentar encastoar alguns.

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Thiago, eu fiz pra mim uma ferramenta simples, bem fácil de fazer e que ajuda muito para fazer os encastoados com arame de aço duro...dá o apoio necessário e facilita bastante para torcer corretamente o arame de aço com o alicate e deixar aquela folga necessária para o anzol ficar solto...é só cortar um pedaço de cabo de vassoura e na extremidade colocar um prego deixando ele bem firme, depois com uma lima vc corta a cabeça do prego e está pronto...veja como é na foto abaixo:

 

5ed59cbe-e59c-489d-913c-86c9e6ac46fd.jpg

1c4c22e0-3e69-4ac3-afa6-43f1b29e6af8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ThiagoRossi disse:

Amigo @JuniorBsb, me refiro àqueles empates pequenos para peixes pequenos, creio que esteja falando sobre empates para Dourados e peixes maiores. Realmente ficar apertando os tubinhos enche o saco mesmo, ainda mais quando se está pescando e precisa fazer um pois acabaram todos, dá aquele desespero pra terminar logo e voltar a pescar, ainda mais quando o parceiro fisga um atrás do outro... kkkkk.

De qualquer agradeço.

Então, uso para dourados, mas faço menores com libragens menores para piaparas, pacús etc...

Funcionam do mesmo jeito.

6 horas atrás, Renato Barreto disse:

Olá Thiago, eu fiz pra mim uma ferramenta simples, bem fácil de fazer e que ajuda muito para fazer os encastoados com arame de aço duro...dá o apoio necessário e facilita bastante para torcer corretamente o arame de aço com o alicate e deixar aquela folga necessária para o anzol ficar solto...é só cortar um pedaço de cabo de vassoura e na extremidade colocar um prego deixando ele bem firme, depois com uma lima vc corta a cabeça do prego e está pronto...veja como é na foto abaixo:

 

5ed59cbe-e59c-489d-913c-86c9e6ac46fd.jpg

1c4c22e0-3e69-4ac3-afa6-43f1b29e6af8.jpg

Esses "petrechos" para mim dão muito trabalho, como disse acima, prefiro fazer com cabos de aço flexivel, dando um nó e ao invés de tubinho metálico amassado eu coloco um pedacinho de plástico termo retrátil (parecido com os de jighead)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2019 em 00:00, JuniorBsb disse:

Então, uso para dourados, mas faço menores com libragens menores para piaparas, pacús etc...

Funcionam do mesmo jeito.

Esses "petrechos" para mim dão muito trabalho, como disse acima, prefiro fazer com cabos de aço flexivel, dando um nó e ao invés de tubinho metálico amassado eu coloco um pedacinho de plástico termo retrátil (parecido com os de jighead)

Qual nó vc usa para segurar o aço encapado?

Já precisei na hora do desespero e não sabia fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/06/2019 em 12:45, Andre Iguti disse:

Qual nó vc usa para segurar o aço encapado?

Já precisei na hora do desespero e não sabia fazer.

Algo parecido com o Homer Rhode Loop. Digo parecido porque eu faço sem saber o nome. Mas tem esse bem parecido também:

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=%23&ved=2ahUKEwjB-bTpzPjiAhX2LLkGHfvxArkQwqsBMAN6BAgEEBQ&usg=AOvVaw0VTJzWxrN8ZFOD4xbU2nov

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2019 em 14:19, ThiagoRossi disse:

Boa tarde galera...

Entendo que muitos deverão pensar que é frescura... que é mais fácil comprar e etc, etc...

Mas pergunto aos membros do FTB se alguém já comprou ou até mesmo inventou alguma ferramenta para encastoar anzol pequeno para peixes como Piapara, Piauçú, Caranhas, etc...

Usa-se aqueles arames finos senão me engano, os mesmos que vão nos aparelhos dentários, para encastoar anzol pequeno.

Em dias onde não há muito o que fazer, é sempre bom perder algumas horas mexendo na tralha de pesca.

Quem sabe alguém já teve alguma ideia e deu certo.

 

Uso o fio de aço 0,12 mm usados em aparelhos ortodônticos,compra os tubos com dez varetas cada,e cada vareta da para fazer três ou quatro anzóis, depende do tamanho que se quer o encastoado,uso alicate odontológico ortodôntico número 139, para fazer,até pegar a mão dá uma furinhos no dedo,mas com um.pouco de prática fica mais fácil, espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Eder campos disse:

Uso o fio de aço 0,12 mm usados em aparelhos ortodônticos,compra os tubos com dez varetas cada,e cada vareta da para fazer três ou quatro anzóis, depende do tamanho que se quer o encastoado,uso alicate odontológico ortodôntico número 139, para fazer,até pegar a mão dá uma furinhos no dedo,mas com um.pouco de prática fica mais fácil, espero ter ajudado...

@Eder campos, vlw pela ideia. Consegue gravar um video mostrando como vc faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...