Ir para conteúdo

Hélices paralelas fique atentos!


Posts Recomendados

Galera tomem cuidado com essas hélice paralela do mercado tive uma grande surpresa em colocar um tacômetro no meu motor esses fds ! Meu amigo tem um motor igual meu tohatsu 18 e estava com hélice original passo 9 aí comentei que estava usando uma 10 da marflex que o motor estava andando muito tanto leve quanto pesado ele pegou ela para testar no motor dele aí veio a surpresa ele me alegou que com a minha hélice em duas pessoas barco de 6 metros  sem nada dentro motor tava dando rpm máximo de 6250 a 6300 aí fiquei encucado pois no meu motor nunca havia percebido que o giro estava tão alto assim!  

Com a original dele passo 9 no dia que ele testo no motor dele máximo rpm 5750 aí esse fds eu levei o tacômetro para o rio e o meu motor estava estrapolando o giro também na casa de 6250 com uns 250 kilos de carga total no meu barco de  6 metros. Quando eu coloquei mais um tripulante que no total uns 350 kilos facio de carga o giro caiu para 5800 pico máximo permitido pelo fábricante !  

Velocidade boa a hélice tem, mais com giro muito alto . a passo 9 deu um km a menos mais com giro bem mais baixo no teste que meu amigo fez no barco dele eu deduzi que essa hélice seja um passo 8 pelo giro que deu no motor e vem timbrado passo 10 mais comparando uma com a outra e diferente !  Vou mandar as velocidades que consegui com essa 10.

Barco fluvimar 6 metros 

2 pessoas mais tralha subindo 38 decendo 42 

Rpm 6300 maximo 

3 ppessoas mais tralha subindo 31 decendo 35 

Rpm máximo 5800 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado  Ricardo elas não tem padrão.  Mas mais complicado ainda é achar hélice original.   

Eu tenho um Tohatsu 18 também só pra comparar ele na chatinha 5m com 2 caras pesados elétrico bateria e tralhas ele anda a 37km/h  a 5.250 rpm na represa com hélice original 9.  O Máximo que consegui foi 47km\h porém descendo rio sem nada no barco num dia que o rio tava correndo muito o giro chegou a 5850. 

Eu tenho duas reservas uma 9 e outra 10 ambas Sorabo porém nunca testei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa também é saber se esses tacometros chineses marcam corretamente, meu Yamaha 30 quando experimentei uma hélice 12 e o motor passava de 5500 ele  começa a cortar giro, parece que falha,  o 18 meu a 5850 parecia que estava explodindo imagina a 6300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é guto com essa hélice 10 o máximo que consegui  foi 46 km/h decendo rio com barco de 6 metros sem nada dentro.

Esses tempos vi um vídeo de um tacômetro que o cara instalou em uma moto ele comparava com o tacômetro do painel marcava sertinho ! Agora oque me deicha mais encucado é o barulho pois o motor  a 6300 rpm não parece tá tão alto o giro pelo ouvidometro kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me lembro quando comprei o motor veio com hélice passo 9 original dele mais o antigo dono relatou estar vibrando por ter batido em uma pedra aí nem testei ela peguei essa da marflex passo 10 que meu amigo tinha de reserva ele me deu , aí comprei uma passo 9 da sorabo o motor fico froxo ele parecia só urrar e não andar aí logo tirei e voltei essa 10 mais não medi velocidade nem o giro com a da sorabo um grande erro meu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não amigo,mas esse tacômetro seu deve estar com a configuração errada.... não creio que um motor daria esse rpm sem que começasse a falhar... também não acredito que a hélice original daria 5750 rpm.... provavelmente o tacômetro está com defeito,ou está com a configuração errada.... depois dá uma conferida,pois hélice ruim o motor teria que estar patinando muito... já atingi 5700 rpm no Mercury 30 hp, sozinho hélice passo 12 sorabo...o barulho do motor é muito alto..incomoda demais... imagine a 6300 rpm....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Sei não amigo,mas esse tacômetro seu deve estar com a configuração errada.... não creio que um motor daria esse rpm sem que começasse a falhar... também não acredito que a hélice original daria 5750 rpm.... provavelmente o tacômetro está com defeito,ou está com a configuração errada.... depois dá uma conferida,pois hélice ruim o motor teria que estar patinando muito... já atingi 5700 rpm no Mercury 30 hp, sozinho hélice passo 12 sorabo...o barulho do motor é muito alto..incomoda demais... imagine a 6300 rpm....

Cara o tacômetro está marcando certo sim pois o meu amigo que pegou a minha hélice no motor dele com a passo 9 rpm máximo em 2 pessoas sem tralha foi 5700 aí no mesmo dia já colocou a minha foi para 6300 essa hélice minha 10 tem uma arranca bem forte e sobe o giro bem mais rápido que 9 original dele ele me comentou o problema e o hélice mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Guto Pinto disse:

Uso aquele tacometro mais comum que vende no ML, se nao me engano ele fica na regulagem 1 tanto no 18 como no 30, no 18 RPM em lenta fica em torno de 800 desengatado e 650 engatado, no 30 deixo em 1200 desengatado e 900 engatado 

Eu regulei em 950 na lenta desenganado o manual fala de 850 a 950 só que quando da partida frio ele fica em 1300 e vai baixando tem vez que chega a 750 bem baixo mais não morre não mesmo se engatar ele !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2019 em 22:52, Guto Pinto disse:

Uso aquele tacometro mais comum que vende no ML, se nao me engano ele fica na regulagem 1 tanto no 18 como no 30, no 18 RPM em lenta fica em torno de 800 desengatado e 650 engatado, no 30 deixo em 1200 desengatado e 900 engatado 

Guto meu motor está 3.5 cm abaixo do casco a placa anti cavitação estou querendo deichar rente será que se eu erguer vai subir mais o giro também ? Me recordo que vc comentou em um tópico antigo que havia colocado um calço no barco para o Sea pro !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Ricardo Ernega disse:

Guto meu motor está 3.5 cm abaixo do casco a placa anti cavitação estou querendo deichar rente será que se eu erguer vai subir mais o giro também ? Me recordo que vc comentou em um tópico antigo que havia colocado um calço no barco para o Sea pro !

Tem que testar, no Seapro ganhei uns 150rpm. Mas só testando, mas se vc tira o motor toda hora  é saco ficar colocando aquilo,  no meu 30 na chata tá 4cm abaixo nem coloquei nada ainda.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Tem que testar, no Seapro ganhei uns 150rpm. Mas só testando, mas se vc tira o motor toda hora  é saco ficar colocando aquilo,  no meu 30 na chata tá 4cm abaixo nem coloquei nada ainda.   

Em termos de desempenho aumento a velocidade ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Ricardo Ernega disse:

Em termos de desempenho aumento a velocidade ?

Aumenta sim mas coisa pouca e o motor fica mais leve no manche,  eu lembro no meu Seapro a mudança da hélice 13 pra 12  junto com o toquinho em uso normal com 2 a 3 com carga subiu uns 4km\h de final,  já sozinho e vazio caiu  1 a 2kmh por causa da hélice mesmo  .  Eu vou ver se coloco na chata e vejo certinho quando mudou, é que nesses motores pequenos a diferença é pouca, já nos acima de 60 já vai mudando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/06/2019 em 08:17, Ricardo Ernega disse:

Guto meu motor está 3.5 cm abaixo do casco a placa anti cavitação estou querendo deichar rente será que se eu erguer vai subir mais o giro também ? Me recordo que vc comentou em um tópico antigo que havia colocado um calço no barco para o Sea pro !

Ricardo ontem fiz o teste, meu motor tava 4cm abaixo, coloquei uma EVA e subi 2.5cm.  Resultado motor subiu 100 a 150 rpm  em 2 Pessoas pesadas e tralha   e velocidade em torno de 1.5km/h a mais de média, como meu barco é fundo chato não dá pra deixar na mesma linha senão ventila, os fundos e V ou v raso já se consegue.  Tava girando em torno de 5.400 RPM  e 47 a 48km/h com pico de 49km/h, represa e uns 300kg de carga sem  contar o motor.  Hélice original passo 13, Yamaha 30

65443241_2294263877338057_59925507059723

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2019 em 10:30, Guto Pinto disse:

Ricardo ontem fiz o teste, meu motor tava 4cm abaixo, coloquei uma EVA e subi 2.5cm.  Resultado motor subiu 100 a 150 rpm  em 2 Pessoas pesadas e tralha   e velocidade em torno de 1.5km/h a mais de média, como meu barco é fundo chato não dá pra deixar na mesma linha senão ventila, os fundos e V ou v raso já se consegue.  Tava girando em torno de 5.400 RPM  e 47 a 48km/h com pico de 49km/h, represa e uns 300kg de carga sem  contar o motor.  Hélice original passo 13, Yamaha 30

65443241_2294263877338057_59925507059723

 

Top de mais o meu vou pegar um fds vou para o rio fazer alguns testes vou levar algumas hélices e erguer um pouco para ver qual será o melhor ajuste depois posto por aqui !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...