Ir para conteúdo

PILOTEIRO PARA O ARAGUAIA


Posts Recomendados

Boa tarde a todos. Acabei de voltar do Rio Araguaia. A pescaria foi razoável em relação a peixes grandes. Eu peguei um filhote de uns 35kg e minha esposa uma pirarara boa, de uns 50kg.

Não por esse motivo mas por um pequeno contratempo no último dia (agendaram o mesmo piloteiro com quem pesco há 6 anos, para mim e para outro grupo). Como o outro grupo era novo e apostaram que eu não trocaria a parceria, o piloteiro foi com o outro grupo e eu fiquei na mão. Tentaram me empurrar outro piloteiro, mas não aceitei, afinal marquei com um ano de antecedência para não ter contratempo, tendo inclusive pagado adiantado. Desisti do último dia de pesca e deixei a pousada um dia antes.

Irritado ao extremo, visitei então a pousada Canoeiros (que já conhecia de nome) e, como minha esposa gostou muito, estou agendando para o ano que vem.

Porém, não é fácil se acostumar com outro piloteiro depois de tanto tempo pescando juntos com o mesmo guia. Especialmente no meu caso que pesco junto com minha esposa.

Ouvi falar do piloteiro Viola e do irmão dele o Dorival. Como costumo agendar sempre com um ano de antecedência, se alguém tiver o contado deles ou dica de algum outro plioteiro bom e telefone de contato, eu agradeço. Vou tentar contatar também o pessoal da equipe SÓPIRAÍBAS. (Dessa equipe, quem voces indicariam?)

As vezes é preciso mudar um pouco... a proximidade pode trazer boas amizades, mas também pode trazer falta de compromisso. A pessoa vai se acostumando om você, e aí você deixa de ser um cliente a ser "fisgado"... Aí o guia dorme na canoa.... já não se empenha tanto... quer pescar junto o tempo todo para levar peixe para casa... Aí soa o alarme: é hora de mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Falcão,

Num passado que já nem lembro mais, usávamos três piloteiros de Porto Luiz Alves !

Eram eles : Ditão, Gilvão e Gilvanzinho !  Todos muito bons...

Pode ser que a Pousada Pescador saiba por onde andam...

Nas últimas vezes em que fomos ao Araguaia, o ponto de ancoragem tem sido a Pousada Asa Branca do Carlinhos

Além de ficar de frente para a boca do rio Cristalino, tem uma estrutura de apoio (piloteiro, botes, motores, etc...) bem satisfatória.

Acho que vale uma consulta ainda que para avaliar o benefício x custo ! O Carlinhos é gente do bem !

Naturalmente que existem outras Pousadas na região (Fio Velasco) que também tem fama e já operam há tempos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Falcão disse:

Boa tarde a todos. Acabei de voltar do Rio Araguaia. A pescaria foi razoável em relação a peixes grandes. Eu peguei um filhote de uns 35kg e minha esposa uma pirarara boa, de uns 50kg.

Não por esse motivo mas por um pequeno contratempo no último dia (agendaram o mesmo piloteiro com quem pesco há 6 anos, para mim e para outro grupo). Como o outro grupo era novo e apostaram que eu não trocaria a parceria, o piloteiro foi com o outro grupo e eu fiquei na mão. Tentaram me empurrar outro piloteiro, mas não aceitei, afinal marquei com um ano de antecedência para não ter contratempo, tendo inclusive pagado adiantado. Desisti do último dia de pesca e deixei a pousada um dia antes.

Irritado ao extremo, visitei então a pousada Canoeiros (que já conhecia de nome) e, como minha esposa gostou muito, estou agendando para o ano que vem.

Porém, não é fácil se acostumar com outro piloteiro depois de tanto tempo pescando juntos com o mesmo guia. Especialmente no meu caso que pesco junto com minha esposa.

Ouvi falar do piloteiro Viola e do irmão dele o Dorival. Como costumo agendar sempre com um ano de antecedência, se alguém tiver o contado deles ou dica de algum outro plioteiro bom e telefone de contato, eu agradeço. Vou tentar contatar também o pessoal da equipe SÓPIRAÍBAS. (Dessa equipe, quem voces indicariam?)

As vezes é preciso mudar um pouco... a proximidade pode trazer boas amizades, mas também pode trazer falta de compromisso. A pessoa vai se acostumando om você, e aí você deixa de ser um cliente a ser "fisgado"... Aí o guia dorme na canoa.... já não se empenha tanto... quer pescar junto o tempo todo para levar peixe para casa... Aí soa o alarme: é hora de mudar.

Falcão eu fui no Araguaia em 2010 e 2012 , fiquei justamente na Canoeiros, por sinal uma bela pousada, e também pesquei com o Viola,  ele é muito bom, cara engraçado e conhecedor do Rio, meu tio quando vai lá sempre pesca com ele ,   outro guia também que achei top foi o Juarez, um senhor timído e humilde mas pensa num nego bom de pesca, lembro quando fomos a segunda vez e sorteamos os guias  ficamos com pé atrás pois era um senhor já de idade, porém foi no nosso barco que se pegou quase todas Pirararas da turma , porem não sei em dias atuais  mas os guias da Canoeiros não eram "especializados " em grande  peixes de couro principalmente Piraíbas, eu voltei lá no ano de 2016  só pra ir atrás dela, dessa vez peguei uma pousada mais simples que foi a Beira Rio, porem muito confortável também, e contratamos o Tetéu dos Irmão Piraíbas, infelizmente não tivemos sucesso pois pegamos uma semana que a água gelou , demos um azar grande  tanto que naquela semana não saiu nenhuma pra ninguém, mas só de pescar com ele vc percebe que o cara conhece as Piraíbas ali por nome.   Devo voltar no Araguaia em breve adoro aquele rio, porém ficarei lá pra baixo no Cristalino pra mesclar um pouco das modalidades de pesca, e fugirum pouco da muvuca que virou LA hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,na região de Luiz Alves tem muitos excelentes piloteiros....A pousada Canoeiros realmente tem uma estrutura excelente,porém,até certo tempo atrás,não eram todos piloteiros que trabalhavam nela..Alguns as vezes se recusavam a trabalhar pra ela por motivos particulares entre eles..Mas não sei se isso mudou e como está hoje em dia.

Mas vamos lá,como você mesmo já disse ,os irmãos SÓ PIRAÍBAS são realmente excelentes,e eu indicaria principalmente o Tatinha e o Caçula.....Só vi alguns contratempos com apenas um dos 5 irmãos até até hoje.

Além deles,eu indico por lá o Valdimar...Cara extremamente atencioso,pesquei 2 anos com ele e foi show de bola...Adair,outro cara muito bom...Alonso,também grande piloteiro...Mario Côco,muito bom também...Enfim,em qualquer pousada de Luiz Alves que você perguntar por algum desses,saberão te informar....Mas se quiser se isolar um pouco mais,vá até a região do Cristalino...Pousada Asa Branca II como já foi dito é uma opção,mas eu indico a pousada Cristal,pelo excelente atendimento prestado à meu grupo nesses últimos 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal. O Odirlei também me mandou umas boas sugestões no whatts. Acho que vou me aventurar mais adiante e ir até São Félix. E vou investir um pouco mais e ver se contrato um dos irmãos do SóPIraíbas.  Ele falou de descer pescando, Volta Grande, Maria Mendes, Caracol... e depois, voltar pescando... Gostei da idéia. Agora é "só" convencer Dona Onça... Mas essa é fácil. É só mostrar as fotos dos peixes grandes que ela topa na hora kkkkk Aliás estou devendo a postagem dos que pegamos este ano. Assim que alguém me ensinar postar foto aqui eu ponho.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Falcão disse:

Obrigado Kid.

Fechei ontem com o Caçula para 7 dias de pesca.

Boas expectativas. 😁

Em termos de conhecimento de pesca,todos os irmãos são excelentes,mas na avaliação geral (tratamento ao cliente,organização etc) Caçula e Tatinha são os melhores na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito feliz em saber, porque vou sempre com minha esposa e um bom piloteiro faz toda a diferença. Ela adora pescar, fica horas debaixo de sol, chuva.. Respeita as águas mas não tem medo. É parceirona de pesca mesmo. Não dá um trabalho... Mesmo assim, é mulher e temos que respeitar certas peculiaridades.

Tenho muito a agradecer ao Odirlei. Ele foi quem me passou o contato.

Agora é só esperar (essa é a parte mais difícil).

E.T.: achei uma solução ótima para o problema de adaptação da minha esposa às grandes carretilhas sem devaneador, por ter a mão pequena. Coloquei multifilamento de 200lbs nas duas Tekotas e deixei para ela. Coube 500m de multi e mais 150m de 0,82. No rio soltamos toda a linha e recolhemos bem acochado para não encavalar. (Deu conta do recado e ela não passou apuro para tirar uma grande pirarara)  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Falcão disse:

Fico muito feliz em saber, porque vou sempre com minha esposa e um bom piloteiro faz toda a diferença. Ela adora pescar, fica horas debaixo de sol, chuva.. Respeita as águas mas não tem medo. É parceirona de pesca mesmo. Não dá um trabalho... Mesmo assim, é mulher e temos que respeitar certas peculiaridades.

Tenho muito a agradecer ao Odirlei. Ele foi quem me passou o contato.

Agora é só esperar (essa é a parte mais difícil).

E.T.: achei uma solução ótima para o problema de adaptação da minha esposa às grandes carretilhas sem devaneador, por ter a mão pequena. Coloquei multifilamento de 200lbs nas duas Tekotas e deixei para ela. Coube 500m de multi e mais 150m de 0,82. No rio soltamos toda a linha e recolhemos bem acochado para não encavalar. (Deu conta do recado e ela não passou apuro para tirar uma grande pirarara)  

 

Opa!

Não precisa agradecer. Espero q faça uma boa pescaria. 

Abraços 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Miron Júnior disse:

amigo vc confundiu em alguma coisa ai...nao cabe esse tanto de linha nunca na tekota

Bom dia Miron. 

Carreguei pessoalmente a Tekota, com linha GOAL 120lbs multifilamento (45mm). Foi todo o carretel de 500m. Como sobrou espaço eu e o piloteiro fomos fazer uma ponto com monofilamento 0,82 da Maxforce. Achei que caberia no máximo um carretel, mas foi um e meio, ou seja 150m.

Anteriormente ela estava com linha 0,92 e cabiam exatos 200m (maxforce).

Aliás essa é uma reclamação que tenho: nunca ninguém sabe exatamente quantos metros de linha cabem nas carretilhas. A gente acaba descobrindo na prática ao colocar.

Acho também que subdimensionei a multifilamento que coloquei na carretilha dela (120lbs). Para a próxima pescaria estou pensando em trocar e voltar com as monofilamento (0,82), que deve pegar uns 230 a 250 metros (já que 0,92 couberam 200m). Qualquer coisa, soltamos o barco. Pelo que vi, as multi de 200lbs, que seria o ideal, tem a medida 0,90, e aí caímos na mesma situação de ter pouca linha (200m). 

Para quem interessar, a Tiagra 30 comporta 300m de 0,92 e 400m de linha 0,82. A Tiagra 50 comporta 500m de linha 0,92 e a Penn Internacional 50 VI, comporta, igualmente, 500m de linha 0,92.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2019 em 12:55, Falcão disse:

Boa tarde a todos. Acabei de voltar do Rio Araguaia. A pescaria foi razoável em relação a peixes grandes. Eu peguei um filhote de uns 35kg e minha esposa uma pirarara boa, de uns 50kg.

Não por esse motivo mas por um pequeno contratempo no último dia (agendaram o mesmo piloteiro com quem pesco há 6 anos, para mim e para outro grupo). Como o outro grupo era novo e apostaram que eu não trocaria a parceria, o piloteiro foi com o outro grupo e eu fiquei na mão. Tentaram me empurrar outro piloteiro, mas não aceitei, afinal marquei com um ano de antecedência para não ter contratempo, tendo inclusive pagado adiantado. Desisti do último dia de pesca e deixei a pousada um dia antes.

Irritado ao extremo, visitei então a pousada Canoeiros (que já conhecia de nome) e, como minha esposa gostou muito, estou agendando para o ano que vem.

Porém, não é fácil se acostumar com outro piloteiro depois de tanto tempo pescando juntos com o mesmo guia. Especialmente no meu caso que pesco junto com minha esposa.

Ouvi falar do piloteiro Viola e do irmão dele o Dorival. Como costumo agendar sempre com um ano de antecedência, se alguém tiver o contado deles ou dica de algum outro plioteiro bom e telefone de contato, eu agradeço. Vou tentar contatar também o pessoal da equipe SÓPIRAÍBAS. (Dessa equipe, quem voces indicariam?)

As vezes é preciso mudar um pouco... a proximidade pode trazer boas amizades, mas também pode trazer falta de compromisso. A pessoa vai se acostumando om você, e aí você deixa de ser um cliente a ser "fisgado"... Aí o guia dorme na canoa.... já não se empenha tanto... quer pescar junto o tempo todo para levar peixe para casa... Aí soa o alarme: é hora de mudar.

Pesquei 3 vezes com o Dorival quando fui na Canoeiros... ótimo guia, conhece muito o rio....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mais uma vez Odirlei. Tinha dúvidas quanto a isso. 

É que se usar 200lbs acaba caindo quase na mesma medida em mm das monofilamento. Aí sou mais a mono.

Com eu disse, usei 120lbs e deu conta do recado. Vc viu a foto da pirarara.

Meu receio era uma grande piraíba, mas se vc está falando, eu boto fé.

A vantagem é que vai caber bastante linha e ainda sobra espaço para uma boa ponteira de mono.

👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

exatamente

 

tekota 800 :

200 mts de 0,92

250 mts de 0,82

300 mts de 0,70 

 

embora a 0,70 "dê conta", 300 mts ainda é pouco, para o araguaia 

 

tambem optei por encher com multi .... nao usei nem 100 lbs, nem 200 lbs, fiquei no meio termo: 150 lbs, coube bastante. deixei uma sobrinha pra uns 50 mts de 0,90 ou 0,80

 

👍

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora eu também ache que o mult pra fazer a cama na carretilha tenha que ser de no mínimo 100lb,principalmente pra ficar mais compatível com o monofilamento que usamos,já há 2 pescarias que eu acabei fazendo a cama com um mult de 80lb mesmo.....Explico: como era o único que eu tinha no momento e não queria investir em outro,coloquei cerca de 80m desse mult na carretilha e cobri com o mono 0,92mm...Foram mais uns 220 a 230m aproximadamente....Nessas 2 últimas pescarias soltei a linha até chegar no mult umas 4 ou 5x eu acredito,nas outras vezes sempre soltei na faixa de 200 a 210m no máximo na água....O mult de 80lb pode ser fino???Sim,porém em nenhum momento eu tive esse mult próximo (ou pelo menos bem próximo) das estruturas de pauleira do Araguaia....Sempre tinha pelo menos 200m de mono 0,92mm dentro da água,ou seja,se enroscar ou o peixe passar no pau,vai ser o monofilamento com certeza....Obviamente podemos ter algum galho no meio do rio ou bem perto do barco,mas isso vai ser numa probabilidade bem menor....Ou seja,mesmo com um mult mais fino que o indicado,eu consegui ter uma reserva de pelo menos uns 80m de linha (importante no caso de se brigar com uma grande piraíba) sem perder a resistência do mono,e se necessário fosse soltar mais de 250m de linha na água pra tentar diminuir o ataque dos botos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...