Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Amigos,

Coletei informações a respeito do Nível do Rio Negro no Porto de Manaus dos últimos 04 anos.

Fiz uma projeção (puramente matemática) do nível do Rio até o fim deste ano (2019). Obviamente, como não há nenhum fundamento meteorológico nos meus cálculos, a chance de erro é muito grande. Mas dá uma noção de como o nível do Rio deve se comportar.

De qualquer forma, segue imagem do gráfico. Caso gostem, posso ir postando atualização de tempos em tempos.

image.png.4402a3a222e8d08275f78ece04d1b683.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius

 

Com todo respeito e sem querer causar polêmica. Muito interessante seus estudos elaboração do gráfico, etc. Mas o nível do Rio Negro em Manaus/AM guarda relação com o nível das mesmas águas em Barcelos/AM ou SIRN/AM? Particularmente acredito que não, pois, existem no trajeto inúmeros afluentes, nascentes que desaguam nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Giovani Z. Martins, fique tranquilo. Sem polêmicas.

Olha, não sou tão experiente quanto a maioria dos colegas aqui, mas...

A minha projeção, como eu disse, não tem nenhum embasamento por trás que não seja estatístico/matemático. Aliás, ele poderia ser bem mais rico de informações, mas acabei colhendo dados apenas de 2015 pra frente.

Ou seja: não há qualquer interferência ou análise hidrológica, ambiental, meteorológica ou geográfica. Trata-se apenas de uma brincadeira com números pra alimentar a minha ansiedade pela temporada deste ano. Como todo bom engenheiro, gosto de brincar com números. Aliás, sou formado aí na sua cidade. 

E, ainda, como a natureza não é uma ciência exata, a chance de haver erros graves na projeção é grande. Não tenho a pretensão se "acertar na mosca".

No entanto, como conheço um pouco do Rio Negro - minha digníssima é Manauara - sei que o nível do Rio têm sempre o mesmo "jeitão" dependendo da época do ano, o que quer dizer que as cheias e as secas se acompanham. Por exemplo: você não vai ouvir falar que o Rio está cheio em Barcelos e seco em Manaus. Nem vice-versa.

De fato, você está correto, há interferência dos afluentes do Rio Negro entre Barcelos e Manaus, mas avalio que são marginais, comparados com o volume de água principal (tronco do rio). Não sendo, portanto, suficiente pra mudar o "jeitão" do Rio Negro. 

A projeção, obviamente, ficaria melhor com dados estatísticos da cota do Rio Negro em Barcelos, mas disponível na Internet somente encontrei dados sobre o nível do Rio Negro no Porto de Manaus.

Aliás, o Rio está baixando!!!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...