Ir para conteúdo

Serviços de logística !


Posts Recomendados

Já tem um tempo que não me pronuncio, ou melhor, abro um novo tópico aqui na Sala de Bate Papo

Gostaria de me manifestar sobre as questões de logística das encomendas / compras realizadas dentro do nosso País !

Correios.jpg.0389b3df3f47efebdfda5ac1c7e28778.jpg

Falando sobre os "Correios" (nosso atual "elefante" que já prestou excelentes serviços no passado), é muito difícil entender a opção estratégica de alguém que detinha um "monopólio" dessa atividade se afastar de uma eficiência que é o principal item requerido para atuar nessa área de logística ! Nem preciso mencionar que os valores cobrados nos dias de hoje se tornaram absurdos, mesmo com a péssima qualidade do serviço prestada ! Se for para chegar, tem mesmo que apelar para o Sedex (bem mais caro) e mesmo assim com restrições de entrega - não compensa o benefício x custo ! Receber encomendas por PAC é uma loteria ainda mais se direcionada para o Nordeste. Tudo indica que irá ser privatizado a título de "economia"... embora seu problema mesmo seja uma questão de Gestão ! Quem sabe o novo dono venha fazer o que dele se espera ? Tomara que sim...

Há empresas privadas que trabalham com esse tipo de logística (todas as companhias aéreas tem seu nicho de serviço em atividade), mas realmente umas poucas colocam a qualidade de seus serviços (mais caros que os demais) em prioridade perante seus clientes ! Pegar a domicílio, embarque, tracking eficiente, entrega, etc... é simplesmente uma rotina acompanhada (e aferida) por essas empresas ditas "de ponta" ! Para não ficar "vago", listo como exemplo a DHL, UPS, Fedex, etc... (só algumas delas).

DHL.jpg.44a346df5265ea70550b32b737969b56.jpg UPS.png.e29da1c1c1d763a15f5523702d1964af.png FEDEX.jpg.d9a2f49276626824a8922b02af9129ec.jpg 

Pois bem, o que me assusta é que uma encomenda postada num determinado dia é transportada neste mesmo dia, chega no seu destino (aeroporto) e não consegue ser entregue ao cliente há diversos dias... (está no depósito da empresa aguardando rota para ser despachada). Também não vou deixar de mencionar esse serviço, pois é preciso ficar alerta na hora da escolha ! Trata-se da LATAN Cargo. Começa bem o serviço (dentro do que se propõe a executar) mas se perde nos detalhes que fazem a diferença perante os clientes ! Acredito que não tenham competência para se qualificarem e disputarem "esse mercado" com quem é do ramo ! Aproveitam os canais de distribuição já existentes para "arriscarem-se" nessa atividade, mas deverão ter "vida curta" salvo se conseguirem rever a questão de controles e acompanhamentos de suas cargas. De minha parte já perderam a oportunidade de fidelização ! Pago mais um pouco e fico satisfeito... 

1519277124_LATAMCARGO.jpg.c060059f5c755b133571f69d72ff7116.jpg

E com vocês isso também acontece ou é algo que "fui escolhido" para "sofrer"... ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu problema é aquele maledeto centro de triagem acho que em Curitiba, mercadorias vindas de fora passam por lá e evaporam.

Tem umas que espero há anos e outra há meses e todas isentas pelo valor.

Incompetência é pouco, pela DHL e Fedex recebo coisas da China e EUA em 4 ou 5 dias, quando taxadas pago o imposto no portão.

PRIVATIZAR É POUCO PARA OS CORREIOS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente triste.

Me recordo que a pouco mais de 10 anos, os serviços dos nossos Correios eram melhores que q os USPS, UPS ou FEDEX, isso, dentro dos EUA. É sério...a velocidade, competência e praticidade dos nossos Correios impressionava.

Infelizmente o PT e a sua corja acabaram com tudo. Adicionaram o tal do Banco Postal q, independente da necessidade, era outro ralo para o escoamento de dinheiro, sem falar que tinha outra finalidade, diferente da proposta dos Correios (o transporte de mercadorias).

O Brasil perdeu muito...mas se é para tirar das mãos do Estado, q seja privatizado. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive passeando no Canadá e nos Estados Unidos...

O que me impressionou é que por lá existem entre 7 a 10 empresas operando e existe concorrência entre elas! Mesmo com eventuais falhas o serviço prestado é bem melhor do que o dos Correios e, então, vejo a privatização com muito bons olhos (tomara que eles abaram para mais empresas, não privatizando para uma só).

Um sedex de POA para Goiânia levou cinco dias e olhem que era apenas um documento ...

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros, bom dia.

 

entendo vossas queixas e incredulidade, como consumidor também obviamente passo pelo mesmo e gostaria que explodisse o correios.

Mas a realidade é que os correios não são ruins ou um antro de bosta seca.

Correios é gigantesco, possui um know how absurdo e se compromete a chegar em locais onde nenhuma empresa privada quer trabalhar.

problemas de lá foram 16 anos de total escárnio e putaria da pior qualidade com a própria empresa.

Então qual ou quais as soluções?

 

privatizar? 

Essa é a mais óbvia, acontece que a simples privatização melhora obviamente, mas nao resolve os principais problemas.

falamos muito que a privatização das teles foi benéfica, foi sim, mas não resolveu, somos tratados como lixos humanos a serem exterminados,  por todas elas, recebemos um serviço altamente questionável e caríssimo (meus amigos, eu pago sei lá quanto por mes para 2 celulares e uso 1/100 do serviço ... se eu tentar diminuir, fico sem o básico do que preciso)

A privatização das elétricas foi benéfica? sim, temos energia em todos os cantos do país, mas caem mais rápido e com mais frequencia que o meu saldo bancário, o que mundialmente era um case de sucesso de energia barata, hoje pagamos a energia eletrica mais cara do continente e uma das 5 mais caras do MUNDO!

Entretanto manter um estado gigantesco e cancerígeno como o nosso não faz sentido algum.

 

Minha visão pessoal: 

Deveríamos fatiar o correios em pelo menos 50 ou 80 empresas, algumas com a possibilidade de compra com outra empresa, outras não, outras compradas em bloco (para atender locais de dificil acesso junto com locais desejados como SP por exemplo).

 

Feito isso, teríamos no mercado entre 30 e 40 empresas operando, da um tempo de contrato de 3 a 4 anos de não concorrencia (como é o monopolio de hoje, onde os correios imperam e nao podem liberar alguns serviços para as privadas), isso daria tempo para demissões e reestruturações.

Após esse tempo é mercado aberto 100%, mete o pau em td... Ai vc vai ver esse país ter serviço de primeira.

 

Pq isso? pq nao ja abrir de inicio?

Pq o passivo de hoje demora tempo pra resolver e as empresas precisam lidar com nossos impostos e custos absurdos, entao precisam de um tempinho pra se organizarem e verem um minimo de margem entrando.

Depois pq se privatizar o correios, irão meia dúzia apenas fazer parte da concorrencia, se o monopolio governamental é ruim, o monopolio privado é ainda pior. É nefasto ... E no campo da clemencia ao próximo o brasileiro é mais cruel que o próprio capeta!

Não temos ética, respeito, carinho muito menos lealdade quando agimos um contra o outro, diferente de uma DHL lá no Canada que respeita o próxima e luta para ser a melhor para o cliente, aqui uma DHL ta querendo é bonus e lucro e fuder o brasileiro na ponta por conta de aparecer em capa de revista com cara de santo e terno bonito dizendo que é o máximo.

Brasileiro é ruim com o próprio brasileiro, e por pouca coisa, faz o proximo se arder no inferno.

Logo é importante que antes da gente se esfaquear entre nós, consigamos abrir o máximo possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Privatizar é a solução mais prática???Talvez.....

Trabalhei por 5 anos numa concessionária de energia elétrica que era estatal....Após a privatização,houve uma significativa melhora na qualidade dos serviços e investimentos em novas tecnologias....Isso,nos primeiros 2 ou 3 anos...Após esse período,começaram as transições de um grupo acionista pra outro,grupos que pegavam e ficavam de 2 a 3 anos,e depois vendiam a outro grupo..Até chegar no atual (espanhol) que simplesmente sucateou sua frota de veículos,deixou de investir um só centavo por mais de 2 anos nos seu principal ativo (redes de distribuição de energia)precarizou todos,ISSO MESMO,TODOS seus serviços de atendimento á clientes e se tornou campeã do ranking de multas e processos trabalhistas perdidos....Agora,está a venda novamente....Tudo isso pode já estar acontecendo nos CORREIOS,talvez sim...Mas simplesmente vender talvez não seja a solução...Acho que o melhor passo é saber à QUEM VENDER...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano,

Entendo que o papel do estado é (ou deveria ser) estratégico nesses serviços que podem ser privatizados.

Acompanhamento real por uma Agência regulatória é o mínimo que se espera em contrapartida na venda do serviço.

A viabilização do serviço deve ser fruto de uma análise prévia, tanto do vendedor quanto dos eventuais interessados !

Tem que estabelecer parâmetros mínimos de manutenção e investimentos para a melhoria dos serviços !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução que enxergo é desregulamentação. Cada um faz o que quiser, desde que não haja vítima. O mercado sempre seleciona o melhor (afinal, ninguém escolhe o pior pra si), quem estraga é o Estado cagando regras. 

Se entram empresas privadas e o serviço piora, a culpa é do Estado: cria um ambiente em que somente os maus se proliferam. Se chega uma pessoa honesta, tem que pagar (e muito!) por fora para resolver a burocracia e ter o direito de trabalhar (todo mundo que já empreendeu passou por isso, talvez não tenha percebido); se chega uma empresa moderna e competente, sofre perseguição para não expor as deficiências dos protegidos (ex.: Uber); se alguém quiser investir numa área onde o Estado atua solitário por força de lei (ex.: construção de estradas), será impedido com todos os recursos que o Estado tem (e que é sustentado com dinheiro tomado de nós à força), para que o Estado não perca aquilo que alimenta seus parasitas (os eleitos, os indicados e os concursados), que são as obras (sempre superfaturadas), manutenção do próprio Estado, empresas públicas etc. 

Sem soluções mirabolantes. Bom mesmo é a liberdade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Desculpem a minha sinceridade, mais , pessoalmente não consigo apontar meu "dedo de seta" desse apagão técnico apenas para costas dos correios.... mesmo sendo uma estatal ou descontente com os 16 anos de governo do PT.

Seus gestores fazem o melhor com o que foi disponibilizado a eles e, acreditem, mesmo com a privatização eu duvido que isso vá melhorar sem um substancial aumento de tarifas daqueles de sentir saudades dos velhos(atuais) tempos.

Existem muitas variáveis a se considerar... o bum do comercio eletrônico, o fato da infraestrutura do estado não acompanhar o aumento da demanda e até fatores culturais e de segurança fazem do Brasil um pesadelo logístico.

Como exemplo costumo citar os EUA onde vc nem precisa ir a uma agencia da USPS ou UPS para despachar uma carga... Vc pode imprimir a etiqueta no site e entregar na mão do veiculo que passa para fazer a entrega.

Entrega? Lá o entregador na maioria dos locais pode deixar na porta da casa do lado de fora que "ninguém rouba". E o que isso muda no processo? Muito pois diminui consideravelmente o numero de reentregas.

Falar do nordeste: A morosidade da fiscalização nesses locais é a cereja do bolo de um país a beira do caos logístico.

PAC? Como pode existir um serviço desses em uma área onde consolidação é economia e conveniência?

A pouco tempo atrás vc comprava no aliexpress uma capa de celular para entregar no Brasil por U$2,00.... isso mesmo dois dólares e com frete grátis! Quem faz um acordo desses e joga a bomba na mão da gestão? Quem paga essa conta? Já ouvi dizer que quem subsidiava esse absurdo era o governo Chinês, mais e a perna Brasileira? Insano isso. ( Acho até que esse caso do Ali mereceria um tópico separado já que se as regras internas não mudarem... duvido que no futuro haja um mercado para chamar se seu e não reclamem quando forem obrigados a pagar o preço dos únicos que restaram no mercado). Essa brincadeira custa R$1 bilhão por ano aos correio que poderia investir em melhorias (foi por isso que mencionei aqui).

Cia aérea? Não foram feitas para carga fracionada. Conhecimento de fracionado gerou negócios bilionários em um passado não tão distante, então, não espere algo diferente do que já tem.

Agora os couriers sim, nasceram para isso mais cobrarão por cada pneu estourado em estradas com condições precárias, pelo combustível furtado na parada do posto, por cada uma das 8 quedas que estatisticamente sua caixa sofrerá no processo e etc.

Temos grande parcela dessa culpa. Analisamos mau, escolhemos mau e votamos mau! Não temos censo do mau causado pelo  continuísmo. Se a corrente esta favorável... continuamos a remar a favor e quando caímos na cachoeira ... vixi.

Grande abraço a todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...