Ir para conteúdo

Me antecipando... "Breaking news" !


Posts Recomendados

Estamos (Equipe de Moderação) revendo a estrutura de postagem de tópicos do nosso Fórum !

Diria até que sendo um pouco mais radical na atualização/manutenção dos temas que hoje figuram no FTB !

O trabalho ainda não está finalizado (é demorado mesmo...), mas já posso iniciar com algo que será considerado nessas mudanças !

Há tempos que buscamos uma forma de ampliarmos os nossos procedimentos & preferências do que tratar no Fórum !

Claro que pela sua própria origem, a pesca em água doce e mais especificamente focada nos tucunarés será sempre o "carro chefe".

Mas não precisamos deixar de considerar (e agregar) outros tipos de pescaria, sejam elas em mar, com caiaques, etc...

Com vistas a isso, vou antecipar a postagem do tópico que preparei (mar) já sabendo que o mesmo será remanejado quando as mudanças ocorrerem !

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - -  - -  - - - -  - - - -  - - -  - - -  - - -  - - - -  - - -  - - - -  - - - -  - - - - -

 

1213292628_BTS2.jpg.2ef3f02ec968bf7b06de6279f86aec2c.jpg 1147606587_BTS3.jpg.f69098dc066e43d7c405ecb692bcca4d.jpg

Muitos de nós tem a preferência pelos rios e lagos onde a pescaria (quase sempre) é imune às intempéries, pelo menos daqueles que nos fazem ter mais do que "receios"... Nem por isso "rejeitamos" a possibilidade de uma ou outra saída marítima, seja em local protegido ou mesmo em alto mar (às vezes chamado de "azul"...).

Não me considero exceção à regra ! Gosto muito mais das pescarias ribeirinhas, onde o procedimento de pesca com iscas artificiais agrega um mínimo de técnica e criatividade mental na escolha do que usar, mas "não renego" as eventuais saídas "salgadas", principalmente morando numa cidade à beira-mar que oferece diversas alternativas & opções de pesca partindo de dentro da sua região metropolitana.

BTS.jpg.ec511ae64cd1e5b6034438a8aa12c8a2.jpg

Aqui temos a possibilidade de fazer uma pescaria dentro da Baía de Todos os Santos (BTS) - também conhecida de forma "quase pedante" como "inshore" (costeira), que é tranquila e quase sempre nos reserva os resultados esperados... 

A outra opção é fora da baía, costeando a margem em busca dos diversos bancos de arrecifes / corais (baixios) existentes há algumas centenas de metros da praia, ou até mesmo se deslocando mais para fora, saindo da plataforma continental (profundidades de 100 à 200 m) - depois do GPS, a marcação prévia dos pontos é de grande valia para acertar no local dos cardumes procurados... 

Nos dias de hoje cresce de forma acentuada a pesca esportiva com iscas artificiais marinizadas ! O que antes era quase que uma demanda específica das pescarias de arrasto (corrico), onde a busca eram os peixes de nado rápido e incisivos (albacoras, cavalas, bonitos e peixes de bico...) em disparada atrás desses plugs ou colheres arrastadas pelas lanchas e barcos, passou a ter um novo componente com a chegada (em definitivo) dos jigs e shads em grandes profundidades. Em contrapartida já existe a popularização crescente das carretilhas elétricas que são essenciais nas profundidades acima de 100 m ! Com esse "novo instrumental" (que não é tão novo assim, mas somete agora efetivamente se populariza de fato) pode-se pescar tanto em áreas internas (inshore) quanto nos baixios e locais com paredes divisórias de águas fundas para águas ainda mais profundas ("offshore"). Mudam-se basicamente os pesos dos jigs e os alvos desejados ! Claro que também um sonar se torna imprescindível para que as iscas sejam disponibilizados em locais onde existam presas para pegá-las, mesmo com toda a maestria de quem esteja dirigindo a embarcação.

Pretendo apenas descrever um pouco do que tenho vivenciado nessas saídas em que ocasionalmente me presenteio, compartilhando com os que tem interesse nesse esquema de pescaria algumas observações colhidas e transformadas em narrativas pessoais. Vamos ver se funciona, e encoraja outros pescadores a fazerem o mesmo... O FTB tem na água doce seu principal público usuário, mas não precisa ser tão exclusivo assim... Respeitando o existente e ampliando as salas de acesso em outros temas tão interessantes quanto os atuais, poderemos - quem sabe - ter novas possibilidades de interação !       

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid, parabens pela iniciativa! Desejo sorte e sucesso .

 

Posso dar minha sugestao de ex dono de forum , ex moderador de sei la qtos foruns e calvo desde os 17?

Se vcs desejam que 1 ou varias formas de pescaria ou temas tenham potencia de conteudo, criem sub foruns para elas.

Eqto estiverem todas agrupadas sob um unico guarda chuvas, a impressao eh q so existirá um foco e o resto se perderá no meio das mensagens.

Subdivida, assim como foi feito com bass boats, nautica, pescarias, etc..

E obvio, incentivem os posts.

Se for produtivo a idéia, absorvam, senao, foquem num tonico capilar.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a iniciativa Kid...Diferenciar e mesclar os assuntos será muito bom na minha opinião...Mas você está num local privilegiado para a pesca em água salgada hein...Num raio de poucos quilômetros você acha ótimos pontos de pesca...O Nordeste se diferencia das demais regiões do país principalmente pela plataforma continental,bem menor que a da região Sudeste por exemplo...Águas profundas a poucos minutos de navegação,enquanto que aqui no estado de SP é necessário navegar muito pra se chegar em bons pesqueiros...A propósito,me lembro de um DVD gravado pelo Rubinho,onde ele pescou verticalmente lindos olhos-de-boi bem de frente ao centro de Salvador...Mas isso à talvez quase uns 15 anos...Já experimentou ou não há mais essa operação por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2019 em 09:49, Astra-Taranis disse:

Se vcs desejam que 1 ou varias formas de pescaria ou temas tenham potencia de conteudo, criem sub foruns para elas.

Astra,

Esse também é nosso entendimento !

O Fabrício é que está demorando de reformatar o Fórum dentro dessas premissas...

Valeu pela contribuição ! :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2019 em 12:34, Leandro Gofert disse:

me comprometo a ser um dos incentivadores desses tópicos``salgados´´

Pois é Leandro, estamos tentando resgatar um propósito antigo, e pessoas que somem sempre são bem vindas:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2019 em 20:19, Cristiano Rochinha disse:

ele pescou verticalmente lindos olhos-de-boi bem de frente ao centro de Salvador

Grande Cristiano,

Temos esse hábito de correr atrás dos grandes "olhos de boi" (OB's) criados nas sombras dos edifícios da orla baiana... 

Claro que vamos ter tópicos disso também, mas é preciso começar pelo aperitivo para chegar à sobremesa, não !

Vamos ver se há interesse de outras postagens dos amigos que também desfrutam das águas marinhas...

De fato Salvador é privilegiada de possuir tantos pontos de pesca próximos à cidade ! ::bassboat:: ::fish2 ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...