Ir para conteúdo

Ajuda para escolher varas


Douglas Fernando

Posts Recomendados

Bom dia pescadores,

 

Estou para finalizar a compra de algumas varas de 2 partes (facilidade no transporte) para carretilha e para molinete, de ação média rápida ou rápida, são varas baratas, de entrada, pois pesco pouco, é para iscas artificiais e iscas vivas, para tucunaré, traíra pequenos e curvinas de até 5kg, vamos lá:

 

Primeiro para carretilha, todas elas menos de R$125, sem o frete, eu queria de no máximo 14lb, mas não achei, segue:

 

Quero uma de 6' (1,83m) e estou na dúvida entre essas duas abaixo:

 

- Vara da Marine Sports Titan X 6'0" (1,83m) 17 Lbs - TTX-C602M - 02 Partes (parecida com a da daiwa, porém é mais leve).

- Vara da Daiwa Strikeforce 6'0" (1,83m) 17 Lbs - SF602MRB-BR 02 Partes (encontrei variação do peso dela nos sites de 130gr até 170gr, complicado assim, pessoal não consegue colocar dados corretos nos produtos, e também fala que o blank é de grafite tubular, mas em alguns sites fala que é de fibra de vidro, até agora não entendi o porquê de ser pesada, se for os 170gr, alguém sabe dizer?).

 

A outra que eu quero é uma de no mínimo 6'6" (1,9m):

 

- Vara da Albatroz Viper 1,90m 6-14lb C632 - 2 Partes (ela é leve, aprox. 105gr, mas o que eu achei pouco foi o número de passadores que são 6 + a ponteira, o que acham?)

 

Encontrei essa da Sumax (Vara para carretilha Sumax Java Cast 6'8" (2,04m) 17 Lbs - JVC-682M - 02 partes) porém é bem mais cara, R$170. Não sei se compensa. Ela é um pouco maior e tem mais passadores, mas é mais pesada.

--------------------------------------------------------------------------

Agora as varas para molinete, entre 6' (1,8m) até 7' (2,10m), na verdade prefiro uma de no mínimo 6'6", mas de lb baixo (até 12lb) e está complicado de achar, por isso coloquei todas essas, e estou disposto a pagar até uns R$170, já que vai ser apenas uma:

 

E também aqui vou usar tuvira para pescar curvinas e não tenho a noção de quantas gramas tem uma tuvira rsrsrs, por causa do casting da vara.

 

- Vara para molinete Daiwa Revros 6'6" (1,98m) 15 Lbs - REV 662MFS - 02 Partes (ouvi falar bem dessa linha de vara).

- Vara para molinete Shimano Sienna 6'6" (1,98m) 14 Lbs - SNS66M2 - 02 Partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Stimula 6'0" (1,83m) 12 Lbs - STS60M2B - 02 partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Stimula 6'6" (1,98m) 17 Lbs - STS66MH2B - 02 partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Stimula 7'0" (2,10m) 14 Lbs - STS70M2B - 02 partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Vengeance BX 180L 6'0" (1,83m) 15 Lbs - SVBX18L - 02 partes (diz ser de ação rápida). (poucos passadores 4 e a ponteira).

- Vara para molinete Shimano Scimitar 6'0" (1,83m) 10 Lbs - SMS60ML2B - 02 Partes

- Vara para molinete Shimano Sojourn 6'0" (1,83m) 12 Lbs - SJS60M2B - 02 Partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Sedona 6'6" (1,98m) 12 Lbs - SES66M2 - 02 Partes

- Vara para molinete Shimano Scimitar 6'6" (1,98m) 12 Lbs - SMS66M2B - 02 Partes

 

De todas essas varas, alguém conhece um pouco sobre elas?

Vai me ajudar muito a não errar na escolha.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Douglas Fernando disse:

- Vara da Marine Sports Titan X 6'0" (1,83m) 17 Lbs - TTX-C602M - 02 Partes (parecida com a da daiwa, porém é mais leve).

Uma boa opção em custo-benefício, a linha Titan X usa carbono padrão (com maior proporção de resina) sendo resistente e mais em conta, mas não é tão leve.

- Vara da Daiwa Strikeforce 6'0" (1,83m) 17 Lbs - SF602MRB-BR 02 Partes (encontrei variação do peso dela nos sites de 130gr até 170gr, complicado assim, pessoal não consegue colocar dados corretos nos produtos, e também fala que o blank é de grafite tubular, mas em alguns sites fala que é de fibra de vidro, até agora não entendi o porquê de ser pesada, se for os 170gr, alguém sabe dizer?).

Vara realmente é de fibra de vidro, pesada e ação média (molenga demais). Não consideraria como opção.

A outra que eu quero é uma de no mínimo 6'6" (1,9m):

- Vara da Albatroz Viper 1,90m 6-14lb C632 - 2 Partes (ela é leve, aprox. 105gr, mas o que eu achei pouco foi o número de passadores que são 6 + a ponteira, o que acham?)

É uma vara barata, mas não é uma boa opção. Ação mais para média que média-rápida, acabamento, passadores, reel seat bem ruinzinhos. Eu não considero boa opção.

Encontrei essa da Sumax (Vara para carretilha Sumax Java Cast 6'8" (2,04m) 17 Lbs - JVC-682M - 02 partes) porém é bem mais cara, R$170. Não sei se compensa. Ela é um pouco maior e tem mais passadores, mas é mais pesada.

Varinha muito boa, entre ela e a Viper, ficaria com essa Java Cast. Não sei dizer se ela é mais pesada que Viper, eu acho que não, em todo caso, se vc viu nas especificações que é...

--------------------------------------------------------------------------

- Vara para molinete Daiwa Revros 6'6" (1,98m) 15 Lbs - REV 662MFS - 02 Partes (ouvi falar bem dessa linha de vara).

Varinha muito elogiada por muitos pescadores experiente, pode ir nela sem medo.

- Vara para molinete Shimano Sienna 6'6" (1,98m) 14 Lbs - SNS66M2 - 02 Partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Stimula 6'0" (1,83m) 12 Lbs - STS60M2B - 02 partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Stimula 6'6" (1,98m) 17 Lbs - STS66MH2B - 02 partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Stimula 7'0" (2,10m) 14 Lbs - STS70M2B - 02 partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Vengeance BX 180L 6'0" (1,83m) 15 Lbs - SVBX18L - 02 partes (diz ser de ação rápida). (poucos passadores 4 e a ponteira).

- Vara para molinete Shimano Scimitar 6'0" (1,83m) 10 Lbs - SMS60ML2B - 02 Partes

- Vara para molinete Shimano Sojourn 6'0" (1,83m) 12 Lbs - SJS60M2B - 02 Partes (poucos passadores).

- Vara para molinete Shimano Sedona 6'6" (1,98m) 12 Lbs - SES66M2 - 02 Partes

- Vara para molinete Shimano Scimitar 6'6" (1,98m) 12 Lbs - SMS66M2B - 02 Partes

Não conheço nenhuma dessas Shimano, o que me estranha é vc coloca-las como opção, varas Shimano (boas) são muito caras, ultrapassando esse valor de R$ 170,00 que estipulou.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leandro Gofert disse:

 

Leandro, valeu pela sua ajuda. Na mgpesca todas essas que eu coloquei de molinete da shimano estão abaixo de R$170. Porém, de todas essas daí, só conheço as da linha Sojourn.

Essa Daiwa strikeforce no final das contas é de fibra de vidro né, mas não é em todos os sites que você vê essa informação. Talvez por causa do peso dela seja mais provável mesmo. E também achei que fosse mais dura, tipo a titan x que é ação rápida, já pegou ela na mão?

Só falta definir essa de molinete, da Daiwa está sendo a mais indicada. Essas da Shimano não deve ficar para trás, mas precisa de alguém que conheça para opinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Murilo Fernandes disse:

Cara, eu tenho essa daiwa revros 15lbs (2 partes) e posso te adiantar que a vara é filé! bem leve, excelente custo beneficio, vc não vai se arrepender.

Já ouvi vários relatos mesmo, acho que o Guto têm 5 delas kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Douglas Fernando disse:

Essa Daiwa strikeforce no final das contas é de fibra de vidro né, mas não é em todos os sites que você vê essa informação. Talvez por causa do peso dela seja mais provável mesmo. E também achei que fosse mais dura, tipo a titan x que é ação rápida, já pegou ela na mão?

Já sim, essa Strikeforce é bem molenga, até porque a fibra de vidro oca nunca conseguirá a mesma rigidez do carbono. Por isso ela é tão barata, mesmo sendo uma Daiwa.

Já a Titan X é uma varinha rápida, é de carbono, não é tão leve, mas considero uma boa opção.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a Java Cast 12lbs e 17lbs

Tenho a Daiwa Revros 6'6' 12lbs

As duas são varas bem leves .... Porem o acabamento da Java Cast eu acho melhor do que da Revros ....

No entanto, as duas são mto honestas pelo preco que custam! A que vc escolher, estará bem servido!

Abçxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em se tratando vara de molinete nessas libragens temos ( eu e meu irmão) uma cacetada em casa pois usamos muito elas pra pescar Pacus na batida, Piaucu e piaus  na boinha  e Tucunas na isca viva.  Sem duvida as Revros são as melhores custo x benefício,  pena que o frete anda caro,  eu comprei todas minhas pelo ML na época o frete  era free, hoje mudaram a politica de tamanho e o preço subiu.  Revros temos desde a 10lbs a até a 15 de 7pés, aguentaram Pacus aqui de 7kg, nunca nenhma quebrou e se tem esportividade  num tucuna de 1kg.  A java spin eu achei a principio excelente muito parecida na ação e peso  com a Revros, e com melhor acabamento, porem  a minha quebrou no segundo uso.   Shimano temos  FX, Stimula e Sienna, não indico , pesadas e muito moles. A Daiwa Strikeforce é intermediaria, mas também meio mole.  A Lumis infinity é excelente porém  não se acha tamanho bom com libragem menor, temos também porem de 25 e 30lbs . 

Quanto a vara de carretilhas eu possuo alguns modelos citados como a Lumis excence, viper, mas como uso elas só pincho só tenho de 1 parte e até  5.6pes. Aliás comprei  recentemente uma Viper 4-12lbs 5.6 que ficou top pros tucuninhas aqui, arremessa isca de 6g muito bem

Pra curvina eu não indico muito vara tubular de baixa libragem, pois normalmente se pesca  em baixo do barco com chumbo mais pesado, lambari e profundidade de até 20m então uma fisgada mais forte é adeus, eu costumo  pra curvina aqui varas de carbono sólido como a Evolution g3 e a Saint Profishing entre 12 a 17 lbs

Olha aí a revros 7' 15lbs em ação num pacuzinho que meu irmão pegou no pardo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, FabianoRenner disse:

Douglas, recentemente eu comprei uma Lumis exsence, achei ele muito boa pelo valor cobrado, acho que vale a pena dar uma olhada.

 

Fabiano, valeu, dei uma pesquisada nela e parece ser boa, porém é de 5'6" a de 2 partes, vou deixar para a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Guto Pinto disse:

Em se tratando vara de molinete nessas libragens temos ( eu e meu irmão) uma cacetada em casa pois usamos muito elas pra pescar Pacus na batida, Piaucu e piaus  na boinha  e Tucunas na isca viva.  Sem duvida as Revros são as melhores custo x benefício,  pena que o frete anda caro,  eu comprei todas minhas pelo ML na época o frete  era free, hoje mudaram a politica de tamanho e o preço subiu.  Revros temos desde a 10lbs a até a 15 de 7pés, aguentaram Pacus aqui de 7kg, nunca nenhma quebrou e se tem esportividade  num tucuna de 1kg.  A java spin eu achei a principio excelente muito parecida na ação e peso  com a Revros, e com melhor acabamento, porem  a minha quebrou no segundo uso.   Shimano temos  FX, Stimula e Sienna, não indico , pesadas e muito moles. A Daiwa Strikeforce é intermediaria, mas também meio mole.  A Lumis infinity é excelente porém  não se acha tamanho bom com libragem menor, temos também porem de 25 e 30lbs . 

Quanto a vara de carretilhas eu possuo alguns modelos citados como a Lumis excence, viper, mas como uso elas só pincho só tenho de 1 parte e até  5.6pes. Aliás comprei  recentemente uma Viper 4-12lbs 5.6 que ficou top pros tucuninhas aqui, arremessa isca de 6g muito bem

Pra curvina eu não indico muito vara tubular de baixa libragem, pois normalmente se pesca  em baixo do barco com chumbo mais pesado, lambari e profundidade de até 20m então uma fisgada mais forte é adeus, eu costumo  pra curvina aqui varas de carbono sólido como a Evolution g3 e a Saint Profishing entre 12 a 17 lbs

Olha aí a revros 7' 15lbs em ação num pacuzinho que meu irmão pegou no pardo

 

Guto, show essa explicação sua, essa revros realmente é bem comentada na internet. Vou fazer uma compra única na mgpesca, mesmo pagamento R$60 de frete, no final vai compensar melhor se fosse comprar uma vara em cada site e pagar vários fretes.

Dessas da Shimano, aparentemente apenas as Sedona e Scimitar parecem ser mais leves e com 7 passadores, o que nas outras não tem.
Daiwa já descartei, pelos comentários. Lumis realmente não acha tamanho grande com lb menor, por ser uma marca nacional e nossos peixes do sudeste são de pequeno e médio porte, poderiam começar a lançar umas varas maiores para esses tipos de peixes.
Para curvina o meu pai pegou algumas de quase 3kg com uma sojourn de 6lb do meu irmão, foi show a briga com a varinha rsrsrsrs. Até lambari da emoção nessa varinha kkkk. Por isso estou procurando uma de lb baixo para manter a emoção, pois normalmente pesco curvina com varas de lb alto, e nem sempre mantém a esportividade.
Esse pacu do vídeo deu trabalho em, a vara e o molinete trabalhou legal. O legal do pacu que ele briga mesmo, seja no rio ou pesqueiro, é um dos peixes que mais leva linha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Douglas Fernando disse:

Vou comprar uma dessa então. Porém a de 12lb é de 6', vou pegar a de 17lb que é de 6'8".

Qlq uma das duas estara bem servido!

So achei o acabamento da Java Cast bem melhor, alem de ter o grip melhor! O Grip da revros eh mto tosco .... O reel set eh tamanho 18, mto grande pra uma vara dessa, alem de ter um fore grip enorme. Eu ate mudei o cabo inteiro da minha e melhorou 1000000% ... A java tem um grip melhor, com reel set tipo fuji vss que encaixa bem melhor na mão, alem desse reel set ser tamanho 16 que eh o padrão pra varas dessa libragem .... Bem mais confortavel!

Mas as duas são bem honestas para o preco que custam ... Na mesma faixa de preco eh dificil citar outros modelos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...