Ir para conteúdo

Dúvida em qual sonar. PiranhaMax ou Helix?


Posts Recomendados

Bom dia turma ! 

 

Tenho uma embarcação, um Marfim 5 mts, o sensor do sonar se perdeu, devo ter pego algum toco, alguma coisa que arrancou ele e deixou somente o fio...é o PMAX 160, o problema é que o preço só do sensor é praticamente o preço de um novo.

 

estou na dúvida desses 2 sonares, alguém tem deles e pode opinar ?? a ideia é que funcione para ver profundida, temperatura, localizar cardumes e principalmente ver a profundidade enquanto se navega

 

estou na dúvida entre esses 2 modelos 

 

Piranhamax 4 DI - https://www.waveinn.com/loja-nautica/humminbird-piranha-max-4-di/136514106/p

 

Helix 5 G2 - https://www.waveinn.com/loja-nautica/humminbird-helix-5-g2/136305713/p

 

a diferença de preço não acho muito coisa, desde que o ganho com o sonar melhor seja considerável

 

quem puder me ajudar, agradeço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz pura, Thiago?!?!

 

Vamos lá...O PiranhaMax, por ter a tecnologia DI vai lhe entregar melhor imagens do fundo. Entretanto, ele tem a tela menor e uma resolução menor da tela.

Já o Helix G2, apesar de ser maior e mais bonito, não é o mesmo modelo que aparece no vídeo do produto. Fique esperto com a jogadinha da loja.

 

Eu, no seu caso, iria no Helix G2, mas o modelo com a tecnologia CHIRP...é um pouco mais caro, mas não tem nem comparação.

 

Sobre ver a profundidade enquanto se navega, puts, isso é uma praga. Mesmo bem instalado no espelho de popa do barco, a turbulência q passa por ali vai atrapalhar de qualquer maneira. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Blz pura, Thiago?!?!

 

Vamos lá...O PiranhaMax, por ter a tecnologia DI vai lhe entregar melhor imagens do fundo. Entretanto, ele tem a tela menor e uma resolução menor da tela.

Já o Helix G2, apesar de ser maior e mais bonito, não é o mesmo modelo que aparece no vídeo do produto. Fique esperto com a jogadinha da loja.

 

Eu, no seu caso, iria no Helix G2, mas o modelo com a tecnologia CHIRP...é um pouco mais caro, mas não tem nem comparação.

 

Sobre ver a profundidade enquanto se navega, puts, isso é uma praga. Mesmo bem instalado no espelho de popa do barco, a turbulência q passa por ali vai atrapalhar de qualquer maneira. :good:

sim sim , reparei isso quando vi o vídeo, acho que o do vídeo deve ser algum modelo acima do anunciado

 

na verdade o fato profundidade enquanto navega é mais por segurança, onde navego e pesco como é represa e é relativamente pequeno não teria problema não ser "exato" a medição de profundidade...tem uma ou outra ilha que se forma que sei onde fica, é mais por segurança mesmo

 

o Piranhamax com essa tecnologia DI que disse para a leitura de fundo seria melhor que o Helix G2 isso ?

 

na verdade o que teria maior utilidade é temperatura da água e localizar cardume ( corvinas no caso ) isso acho que ambos fazem

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Thiago_Ivo disse:

sim sim , reparei isso quando vi o vídeo, acho que o do vídeo deve ser algum modelo acima do anunciado

 

na verdade o fato profundidade enquanto navega é mais por segurança, onde navego e pesco como é represa e é relativamente pequeno não teria problema não ser "exato" a medição de profundidade...tem uma ou outra ilha que se forma que sei onde fica, é mais por segurança mesmo

 

o Piranhamax com essa tecnologia DI que disse para a leitura de fundo seria melhor que o Helix G2 isso ?

 

na verdade o que teria maior utilidade é temperatura da água e localizar cardume ( corvinas no caso ) isso acho que ambos fazem

 

 

É q tem o Helix G2 CHIRP...q é uma tecnologia bem superior a do modelo comum (G2 apenas).

 

Com CHIRP você quase vê o peixe... É bem superior.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabrício Biguá changed the title to Dúvida em qual sonar. PiranhaMax ou Helix?

Opa...me interessa esse assunto...kkkkkk

Tenho um flashbass de 5.t e tô pensando em colocar um sonar também..pra pesca no mar e pra ajudar na navegação.. alguém tem uma opção pra mim?

Quero algo que não custe mais caro que o conjunto..kkkk

Gostei do valor do Garmin Striker 4 plus...mas será que ele mostra profundidade a 50km/h?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Opa...me interessa esse assunto...kkkkkk

Tenho um flashbass de 5.t e tô pensando em colocar um sonar também..pra pesca no mar e pra ajudar na navegação.. alguém tem uma opção pra mim?

Quero algo que não custe mais caro que o conjunto..kkkk

Gostei do valor do Garmin Striker 4 plus...mas será que ele mostra profundidade a 50km/h?

 

Opa...vamos lá, Taylor. O ideal mesmo seria você abrir um outro tópico, mas vamos lá.

 

Existem duas formas de se instalar o transducer no barco.

- Exterior

- Interior

 

Geralmente instalamos o transducer apenas no interior de bassboats (por ser de fibra), mas temos aqui no fórum um tópico de um amigo q instalou dentro de um casco de alumínio e deu certo. 🤪...mas instalou dentro do casco, você não terá quase nada de "turbulência" gerada pelo arrasto do casco, e terá uma leitura mais precisa e em maiores velocidades.

Agora, quando você instala no espelho de popa do casco, a "turbulência" gerada pelo deslocamento do barco vai gerar a perda ou confusão das informações lidas pelo transducer. Isso é fato, independente do transducer custar R$ 200,00 ou R$ 3.000,00.

Lá no espelho de popa, passou dos 40km/h, 50km/h, certamente a "turbulência" vai causar confusão no transducer. Não me lembro agora ao certo, mas acho q já consegui boas leituras a 50km/h....acima disso q deu problema.

 

E qualquer um destes sonares com tecnologia DI (Down Image) ou CHIRP (melhor transducer e maior definição) e por aí vai, irão te atender bem. Mais isso tem um preço, tb.

 

O q encarece um sonar/combo???

- Qualidade da imagem/transducer (CHIRP, DI, CI, 3D, Panoptix, Livescope, HDSLive, e etc.);

- Tamanho da tela (quanto maior, mais caro);

- Opcionais (NMEA, Ethernet, Módulos e etc.);

 

O segredo é achar o melhor custo x benefício para o seu bolso e para a sua necessidade. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Opa...vamos lá, Taylor. O ideal mesmo seria você abrir um outro tópico, mas vamos lá.

 

Existem duas formas de se instalar o transducer no barco.

- Exterior

- Interior

 

Geralmente instalamos o transducer apenas no interior de bassboats (por ser de fibra), mas temos aqui no fórum um tópico de um amigo q instalou dentro de um casco de alumínio e deu certo. 🤪...mas instalou dentro do casco, você não terá quase nada de "turbulência" gerada pelo arrasto do casco, e terá uma leitura mais precisa e em maiores velocidades.

Agora, quando você instala no espelho de popa do casco, a "turbulência" gerada pelo deslocamento do barco vai gerar a perda ou confusão das informações lidas pelo transducer. Isso é fato, independente do transducer custar R$ 200,00 ou R$ 3.000,00.

Lá no espelho de popa, passou dos 40km/h, 50km/h, certamente a "turbulência" vai causar confusão no transducer. Não me lembro agora ao certo, mas acho q já consegui boas leituras a 50km/h....acima disso q deu problema.

 

E qualquer um destes sonares com tecnologia DI (Down Image) ou CHIRP (melhor transducer e maior definição) e por aí vai, irão te atender bem. Mais isso tem um preço, tb.

 

O q encarece um sonar/combo???

- Qualidade da imagem/transducer (CHIRP, DI, CI, 3D, Panoptix, Livescope, HDSLive, e etc.);

- Tamanho da tela (quanto maior, mais caro);

- Opcionais (NMEA, Ethernet, Módulos e etc.);

 

O segredo é achar o melhor custo x benefício para o seu bolso e para a sua necessidade. 😉

Opa meu amigo..eu ia abrir um tópico mesmo,mas ainda estou estudando.o assunto... muito interessante suas dicas,mas eu sempre tive uma dúvida quanto a instalar o sonar no espelho se popa...o sonar tem que ficar cerca de 1cm abaixo da linha do casco pelo que li na instalação....o tranducer não ficaria desregulando a inclinação por causa do arrasto gerado? Me desculpem,pois sou totalmente leigo no assunto de sonar...e a instalação por dentro do casco, será que funciona mesmo sem ter aquela reserva de água no fundo do casco?

Já li muitas coisas a respeito,mas parece que ninguém tem tanta experiência no assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Opa meu amigo..eu ia abrir um tópico mesmo,mas ainda estou estudando.o assunto... muito interessante suas dicas,mas eu sempre tive uma dúvida quanto a instalar o sonar no espelho se popa...o sonar tem que ficar cerca de 1cm abaixo da linha do casco pelo que li na instalação....o tranducer não ficaria desregulando a inclinação por causa do arrasto gerado? Me desculpem,pois sou totalmente leigo no assunto de sonar...e a instalação por dentro do casco, será que funciona mesmo sem ter aquela reserva de água no fundo do casco?

Já li muitas coisas a respeito,mas parece que ninguém tem tanta experiência no assunto...

 

Bom demais.

Instala-lo 1cm abaixo da linha do fundo do casco vai ajudar a leitura na hora da navegação, mas irá ficar mais vulnerável a pancadas. Além disso, em velocidades maiores, ele vai fazer uma “canaleta” na água, espirrando pra todo lado.

Eu sempre instalei alinhado com a linha do fundo.

 

E a base do transducer tem alguns dentes/travas que não deixam o transducer girar, mesmo sob forte pressão da água.

 

😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

...mas irá ficar mais vulnerável a pancadas...

a provável explicação para onde foi o meu sensor 

 

ai na primeira resposta seria esse né, que falou 

 

https://www.waveinn.com/loja-nautica/humminbird-helix-5-g2-di-chirp/136305715/p

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Bom demais.

Instala-lo 1cm abaixo da linha do fundo do casco vai ajudar a leitura na hora da navegação, mas irá ficar mais vulnerável a pancadas. Além disso, em velocidades maiores, ele vai fazer uma “canaleta” na água, espirrando pra todo lado.

Eu sempre instalei alinhado com a linha do fundo.

 

E a base do transducer tem alguns dentes/travas que não deixam o transducer girar, mesmo sob forte pressão da água.

 

😉

Essa era minha curiosidade...se Deus quiser daki uns dias estarei com uma instalação aqui no fórum...muito obrigado por tirar minhas duvidas... abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Thiago_Ivo disse:

a provável explicação para onde foi o meu sensor 

 

ai na primeira resposta seria esse né, que falou 

 

https://www.waveinn.com/loja-nautica/humminbird-helix-5-g2-di-chirp/136305715/p

 

Ola meu amigo...vi que você citou o link de um site estrangeiro.. lá o sonar é bem mais em conta... você já comprou nesse site waveinn? Teve que pagar impostos da importação? Eu estava querendo comprar um Garmin Striker 4 plus..no eBay tem,mas a taxa de importação é alta...ou até mesmo um usado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Taylor Oliveira disse:

Ola meu amigo...vi que você citou o link de um site estrangeiro.. lá o sonar é bem mais em conta... você já comprou nesse site waveinn? Teve que pagar impostos da importação? Eu estava querendo comprar um Garmin Striker 4 plus..no eBay tem,mas a taxa de importação é alta...ou até mesmo um usado...

Taylor, 

 

já comprei sim, porém foram iscas, uns amigos também compraram iscas e não foram taxados assim como eu

porém sabe como é né...é sorte ou sei la a lógica que o nosso querido e amado governo utiliza. 

 

DEPENDENDO do custo, mesmo que leve um pouco mais de tempo para chegar prefiro comprar de fora e talvez não ser taxado...se for paga o tributo e paciência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vagner disse:

 

FAbricio com o que voce cola seu tranducer no fundo do barco?

 

Uhm...vou tirar foto e coloco aqui pra vcs verem.

E fazemos o seguinte:

1 - Enrolamos fita isolante na lateral do transducer (apenas umas 3 voltas). No fundo e na parte de cima não vai fita;

2 - Limpar bem o fundo do casco;

3 - Jogamos Araldite (10min) no fundo do casco e "afundamos" o transducer nesta cola;

4 - Seguramos firme para q a cola seque para q não entre ar entre a cola e o transducer.

 

Prontinho. Não tem mistério.

Colocamos a fita isolante na lateral para preservar o transducer. Assim, daqui uns anos, se você precisar retirar o transducer do barco, basta dar umas porradas na lateral dele q irá descolar. Depois, basta ir cortando a cola. Quando você tirar a fita o transducer estará novinho em folha. palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vagner disse:

interessante seria as pesseas aqui do forum mandar fot de seus sonares estalado pra gente ver

FAbricio com o que voce cola seu tranducer no fundo do barco?

Rapaz,seria muito bom mesmo..mas a verdade é que na maioria das vezes não ficamos sabendo do desfecho dos casos...

Ajudaria bastante a galera que têm sonar mandar fotos e dicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago_Ivo disse:

Taylor, 

 

já comprei sim, porém foram iscas, uns amigos também compraram iscas e não foram taxados assim como eu

porém sabe como é né...é sorte ou sei la a lógica que o nosso querido e amado governo utiliza. 

 

DEPENDENDO do custo, mesmo que leve um pouco mais de tempo para chegar prefiro comprar de fora e talvez não ser taxado...se for paga o tributo e paciência

Na verdade eu faço compras sempre no estrangeiro..mas sempre no eBay e no Aliexpress...nunca fui taxado na vida..mas esse site eu sinceramente não  conheço..o sonar que tenho interesse deles tá 300 reais mais barato que no Brasil.. não seu se valeria a pena o risco....e outra dúvida,o seu barco é de alumínio... você irá tentar instalar o tranducer por dentro do casco?gostei da ideia que o Fabrício disse...ainda mais que tem um amigo do fórum que teve sucesso na instalação....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Uhm...vou tirar foto e coloco aqui pra vcs verem.

E fazemos o seguinte:

1 - Enrolamos fita isolante na lateral do transducer (apenas umas 3 voltas). No fundo e na parte de cima não vai fita;

2 - Limpar bem o fundo do casco;

3 - Jogamos Araldite (10min) no fundo do casco e "afundamos" o transducer nesta cola;

4 - Seguramos firme para q a cola seque para q não entre ar entre a cola e o transducer.

 

Prontinho. Não tem mistério.

Colocamos a fita isolante na lateral para preservar o transducer. Assim, daqui uns anos, se você precisar retirar o transducer do barco, basta dar umas porradas na lateral dele q irá descolar. Depois, basta ir cortando a cola. Quando você tirar a fita o transducer estará novinho em folha. palmas::

Olha..vou tentar fazer isso... caso funcione com certeza será melhor..deixar um sonar na popa do barco externamente é mt arriscado..no caso do amigo,teve um prejuízo de mais de 500 a 1000 reais dependendo do sonar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Taylor Oliveira disse:

Na verdade eu faço compras sempre no estrangeiro..mas sempre no eBay e no Aliexpress...nunca fui taxado na vida..mas esse site eu sinceramente não  conheço..o sonar que tenho interesse deles tá 300 reais mais barato que no Brasil.. não seu se valeria a pena o risco....e outra dúvida,o seu barco é de alumínio... você irá tentar instalar o tranducer por dentro do casco?gostei da ideia que o Fabrício disse...ainda mais que tem um amigo do fórum que teve sucesso na instalação....

Taylor, 

 

meu barco é alumínio sim, um Marfim de 5 mts...ainda não sei se instalaria por dentro ou por fora, vou aguardar as fotos do Fabrício e trocar uma ideia como mecânico que mexe nele pra mim...eu não me arrisco em fazer essas coisas sozinho, prefiro o auxílio de um profissional da área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thiago_Ivo disse:

Taylor, 

 

meu barco é alumínio sim, um Marfim de 5 mts...ainda não sei se instalaria por dentro ou por fora, vou aguardar as fotos do Fabrício e trocar uma ideia como mecânico que mexe nele pra mim...eu não me arrisco em fazer essas coisas sozinho, prefiro o auxílio de um profissional da área.

Ah sim..eu mesmo gosto de fazer essas coisas, é um relax pra mim... gosto de quebrar a cabeça e depois ficar todo bobo que eu mesmo fiz..kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Thiago_Ivo disse:

kkkkk de fato é bom quendo conseguimos colocar a mão na massa e fazer, porém principalmente se for o caso de colocar ele no casco de maneira interna sem chance, deixo pra um profissional kkkkkk

 

Com certeza amigo..eu procuro fazer tudo..kkkk, camarão artificial,jig head, manutenção do motor,....

Vou tentar instalar dentro do casco pra ver o resultado assim que eu tiver um Sonar..kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2019 em 10:30, Fabrício Biguá disse:

 

Uhm...vou tirar foto e coloco aqui pra vcs verem.

E fazemos o seguinte:

1 - Enrolamos fita isolante na lateral do transducer (apenas umas 3 voltas). No fundo e na parte de cima não vai fita;

2 - Limpar bem o fundo do casco;

3 - Jogamos Araldite (10min) no fundo do casco e "afundamos" o transducer nesta cola;

4 - Seguramos firme para q a cola seque para q não entre ar entre a cola e o transducer.

 

Prontinho. Não tem mistério.

Colocamos a fita isolante na lateral para preservar o transducer. Assim, daqui uns anos, se você precisar retirar o transducer do barco, basta dar umas porradas na lateral dele q irá descolar. Depois, basta ir cortando a cola. Quando você tirar a fita o transducer estará novinho em folha. palmas::

fabricio me manda a foto ai

comprei um garmim striker 4 plus , nao sei se coloco o tranducer dentro ou fora do casco, e o que realmente da diferença

o outro que tinha colei com silicone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Vagner disse:

fabricio me manda a foto ai

comprei um garmim striker 4 plus , nao sei se coloco o tranducer dentro ou fora do casco, e o que realmente da diferença

o outro que tinha colei com silicone

Você tinha instalado no outronpor dentro?era barco de alumínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...