Ir para conteúdo

O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

FabianoRenner

Partida Motor Mercury 30HP. Aprenda como não sofrer.

Posts Recomendados

Pessoal comprei um motor Mercury 30 e sinto que ele é bem diferente do yahama 15h que eu tinha. Como estou começando a usar os motores e estou com dúvidas com relação a partida. O Yamaha na primeira pegava, mas notei que o mercury não é bem assim. Minha duvida é o seguinte:

Puxo o afogador, coloco a acelareção na marca, puxo a fiera. Se não pega na primeira continuo a puxar a fiera com o afogardor puxado? quantas vezes posso fazer com o afogador puxado? antes de ir para o procedimento que a loja me passou abaixo.

 

Liguei para a nautica no ultimo sábado depois que as primeiras tentativas não ligaram o motor, me orientaram a voltar o afogador, acelareção máxima e puxar a fiera até ligar. acho que depois de umas 5 puxadas ligou.

 

Ai fiquei na dúvida se eu tinha feito errado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procedimento da partida do MErcury  Seapro 25/30 tem um macete.  Puxe o afogador acelere um pouco dê UMA fierada não muito forte, volte o afogador  dando sinal ou não , depois dê partida com força até o motor pegar,  normalmente ele pega de segunda ou terceira. Evite puxar mais que 1x com afogador puxado pois esse motor  encharca fácil .   Quanto a pegar de primeira, nenhum motor acima de 25hp que conheço ou usei pega.  

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Guto Pinto, motor maior que 25hp dificilmente pega de primeira ainda mais se tiver a dias parado.

 

Tenho um 50 mercury e faco como o guto falou, puxo o afogador, dou uma fierada devagar para descolar os pistoes, deixo ele acelerado e dou partida ate ele pegar, a unica diferença que só volto o afogador quando ele pega.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso se deve a um "erro" de projeto do motor, se vc tirar a capa do carburador notará que  quando vc aciona o afogador a borboleta tampa por completo a entrada de ar do carburador enquanto que normalmente nos outros motores tem dois ou mais furos onde o ar ainda passa, por isso ele afoga fácil.  Pra sanar esse problema muitos fazem furos na borboleta do afogador ou acaba comprando uma partida elétrica.  Mas fazendo o macete correto dificilmente ele irá afogar se o carburador tiver tudo certo. 

Mercury devia colocar esse procedimento num adesivo no motor pra evitar os usuários afogarem ele.  

Mas isso só nesse modelo, nos outros modelos ou marcas o procedimento é dar partida com afogador acionado até dar sinal, dando sinal volta ele

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro procedimento que o pessoal principalmente no exterior faz é dar a primeira partida com afogador puxado e o corta cicuito desconectado, na segunda  volta o afogador coloca a chave e manda ver, também funciona.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fazia o seguinte, puxava o afogador, acelerava um pouco, deixava o dedo sob o afogador e puxava a fieira e imediatamente voltava o afogador, sempre pegava de primeira, algo q notei e ajudava a pegar, acelerar um pouco mais, ou

mesmo puxar a fieira e acelerar ao mesmo tempo, funcionava. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/08/2019 em 08:37, Guto Pinto disse:

Procedimento da partida do MErcury  Seapro 25/30 tem um macete.  Puxe o afogador acelere um pouco dê UMA fierada não muito forte, volte o afogador  dando sinal ou não , depois dê partida com força até o motor pegar,  normalmente ele pega de segunda ou terceira. Evite puxar mais que 1x com afogador puxado pois esse motor  encharca fácil .   Quanto a pegar de primeira, nenhum motor acima de 25hp que conheço ou usei pega.  

 

Muito Obrigado, irei fazer assim. Vamos ver se a experiencia melhora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Concordo com o @Guto Pinto, motor maior que 25hp dificilmente pega de primeira ainda mais se tiver a dias parado.

 

Tenho um 50 mercury e faco como o guto falou, puxo o afogador, dou uma fierada devagar para descolar os pistoes, deixo ele acelerado e dou partida ate ele pegar, a unica diferença que só volto o afogador quando ele pega.

Muito Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, Guto Pinto disse:

Outro procedimento que o pessoal principalmente no exterior faz é dar a primeira partida com afogador puxado e o corta cicuito desconectado, na segunda  volta o afogador coloca a chave e manda ver, também funciona.

Interessante esse metodo, vou testar também.

 

 

20 horas atrás, Guto Pinto disse:

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Odirlei Borin disse:

Eu fazia o seguinte, puxava o afogador, acelerava um pouco, deixava o dedo sob o afogador e puxava a fieira e imediatamente voltava o afogador, sempre pegava de primeira, algo q notei e ajudava a pegar, acelerar um pouco mais, ou

mesmo puxar a fieira e acelerar ao mesmo tempo, funcionava. 

Tem que ser ninja para fazer isso ao mesmo tempo, mas vou anotar isso também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 13/08/2019 em 08:37, Guto Pinto disse:

Procedimento da partida do MErcury  Seapro 25/30 tem um macete.  Puxe o afogador acelere um pouco dê UMA fierada não muito forte, volte o afogador  dando sinal ou não , depois dê partida com força até o motor pegar,  normalmente ele pega de segunda ou terceira. Evite puxar mais que 1x com afogador puxado pois esse motor  encharca fácil .   Quanto a pegar de primeira, nenhum motor acima de 25hp que conheço ou usei pega.  

 

Faça exatamente como o Guto disse..ele já teve o motor e está coberto de razão....

Tenho um motor exatamente como o seu ,e sempre fiz esse procedimento de ligada...esse procedimento está no manual..mas ninguém lê...

Meu motor sempre pega na primeira fieirada depois que já coloquei o afogador pra dentro...mas ficou pegando na primeira depois das velas de Iridium.. antes geralmente pegava.na segunda fieirada...

Meu motor nunca afogou..e tem outro segredo..no decorrer do dia,caso você fique mais do que 3 horas sem ligar,pode ser que quando bater a corda ele não ligue de primeira, não se assuste: coloque o acelerador na posição marcada no manche,jamais puxe o afogador pois afoga o motor, e bata corda até pegar....o motor geralmente pega e morte a primeira vez e depois na segunda já fica ligado...gosto muito desse motor,mas ele tem esses segredos, que depois que você acostuma,fica moleza...e outra, esses motores com mais de 30hp,tem partida manual bem pesada..um 50hp é mt pesado.....

E provavelmente você está usando a mistura dobrada com 4%,quando você começa a usar o normal que é 2%, geralmente o motor melhora muito na partida e na aceleração...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Faça exatamente como o Guto disse..ele já teve o motor e está coberto de razão....

Tenho um motor exatamente como o seu ,e sempre fiz esse procedimento de ligada...esse procedimento está no manual..mas ninguém lê...

Meu motor sempre pega na primeira fieirada depois que já coloquei o afogador pra dentro...mas ficou pegando na primeira depois das velas de Iridium.. antes geralmente pegava.na segunda fieirada...

Meu motor nunca afogou..e tem outro segredo..no decorrer do dia,caso você fique mais do que 3 horas sem ligar,pode ser que quando bater a corda ele não ligue de primeira, não se assuste: coloque o acelerador na posição marcada no manche,jamais puxe o afogador pois afoga o motor, e bata corda até pegar....o motor geralmente pega e morte a primeira vez e depois na segunda já fica ligado...gosto muito desse motor,mas ele tem esses segredos, que depois que você acostuma,fica moleza...e outra, esses motores com mais de 30hp,tem partida manual bem pesada..um 50hp é mt pesado.....

E provavelmente você está usando a mistura dobrada com 4%,quando você começa a usar o normal que é 2%, geralmente o motor melhora muito na partida e na aceleração...

Obrigado, dicas valiosas. Vou testar cada uma e ver qual será a melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive o Mercury Seapro por 10 anos , excelente motor , porém  tem esses macetes da partida e de afogar fácil , se vc for ficar muito tempo com o motor eu sugiro colocar uma Partida elétrica, eu coloquei no meu, fica sussegado, não faz força e na revenda o motor é mais valorizado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Agora, Guto Pinto disse:

Tive o Mercury Seapro por 10 anos , excelente motor , porém  tem esses macetes da partida e de afogar fácil , se vc for ficar muito tempo com o motor eu sugiro colocar uma Partida elétrica, eu coloquei no meu, fica sussegado, não faz força e na revenda o motor é mais valorizado

Vou sim, depois de pagar as 12x!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Pré-visualizar Post

×
×
  • Criar Novo...