Ir para conteúdo

Anzóis no lugar de garatéias - como e porque.


Marcel Werner

Posts Recomendados

Os anzóis da VMC que já usei são do modelo 7237 Superlight. O nome já não combina mesmo com a Amazônia...

 

Agora encontrei à venda um modelo que não conhecia, e parece ser mais forte, o 7266. A quem interessar:

 

Tamanhos menores: https://m.iscaecompanhia.com.br/p/Anzol-VMC-Specimen-In-Line-Single-7266TI-10-20-E-30-C-10Un/4366/14/

 

Tamanhos maiores: https://m.iscaecompanhia.com.br/p/Anzol-VMC-Specimen-In-Line-Single-7266TI-40-50-e-60-C-10Un/4380/14/

 

Ou: https://www.juninhopesca.com.br/produto/pesca/anzois/18654-anzol-vmc-s-inline-single-olho-invertidoolho-grande-7266

 

 

15072019_091155_1.jpg.015d0d3b731c77f2429ecf15c7d4a2a3.jpg15072019_091155_2.jpg.6de853099e39e074c07da7f6027daee9.jpg

 

Alguém já usou?

 

Comprei pra ver como fica em algumas iscas e talvez testar nesta temporada...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro Furtado disse:

Os anzóis da VMC que já usei são do modelo 7237 Superlight. O nome já não combina mesmo com a Amazônia...

 

Agora encontrei à venda um modelo que não conhecia, e parece ser mais forte, o 7266. A quem interessar:

 

Tamanhos menores: https://m.iscaecompanhia.com.br/p/Anzol-VMC-Specimen-In-Line-Single-7266TI-10-20-E-30-C-10Un/4366/14/

 

Tamanhos maiores: https://m.iscaecompanhia.com.br/p/Anzol-VMC-Specimen-In-Line-Single-7266TI-40-50-e-60-C-10Un/4380/14/

 

Ou: https://www.juninhopesca.com.br/produto/pesca/anzois/18654-anzol-vmc-s-inline-single-olho-invertidoolho-grande-7266

 

 

15072019_091155_1.jpg.015d0d3b731c77f2429ecf15c7d4a2a3.jpg15072019_091155_2.jpg.6de853099e39e074c07da7f6027daee9.jpg

 

Alguém já usou?

 

Comprei pra ver como fica em algumas iscas e talvez testar nesta temporada...

 

 

Esse modelo tem a ponta mais curta, prende mais um no outro ou nas costas da isca. É leve e forte, mas temo que os peixes tenham certa facilidade para abrir. Estou com uns 2/0 para testar na Amazônia. Na Bahia não abriu, mas fiquei com a leve sensação de que não fisgava tão bem. No geral, eu não gostei do formato, a ponta bem comprida é importante pra mim. 

 

CARECE DE MAIS TESTES

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Marcel. Como já lhe havia dito em algumas oportunidades, achava muito interessante essa questão "IN LINE", mas me parecia muita informação que vc tinha pra eu assimilar e entender de uma vez, mesmo sendo várias vezes que me contou. Agora com este tópico muito bem feito, lembrei de cada detalhe que me falava e de outros que nem recordava, pois tomando umas e em nos almoços a atenção dispersava quase sempre. Como sabe testarei algumas nesta temporada e vamos falando sobre e outras mais. Abração.  

 

Ah, já sabe que estarei em Manaus e talvez nos encontremos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, MatheusGirardelli disse:

Seria esse VMC 4X uma boa escolha para os açus ? Alguém já teve alguma experiência com ele?

https://www.amazon.com/VMC-ILS-0CBPP-Inline-Fishing/dp/B01N99H9L9?ref_=ast_bbp_dp

 

 

71EmVrcWdbL._SL1500_.jpg

Parece mais forte que o comum, e deve ser. Mas não gosto desse formato de ponta curta e mais aberto, acho que fisga mal e fica mais fácil de desfazer a volta ou abrir. Mas é apenas teoria, testar para ver o que acontece é fundamental. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Bom dia turma!

Estou indo para amazônia, Rio Sucunduri, e precisava de um suporte sobre a troca das garateias de algumas iscas que vou levar!

Qual o tamanho de garateia da VMC ou OWNER devo usar para essas iscas?

Ou seria melhor eu trocar por anzol in-line? Quais?

 

- T20

- Sara Sara 100 e 120

- Sticknina 110

- Pop Quenn 105

- Rover 128

- Magic Stick 110

- Zig Zara 110

 

 

- Biruta 110

- Borá 10 e 12

- Curisco 110

- Brava 110

 

Alguém pode me dar um suporte?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, FlavioTNS disse:

Bom dia turma!

Estou indo para amazônia, Rio Sucunduri,

Amigo Flávio,

Dessas iscas relacionadas, a única que me parece necessário mudar a garateia é a T20

As demais já vem prontas para serem usadas nos nossos rios.

De qualquer forma os peixes do Sucunduri são fartos e fortes, mas não chegam a ser açus !

Estive por lá em Ago 19 e testei o que estou informando.

Leve também uns jigs de pena (ou similar) pois tem vezes que os grandes estão manhosos.

Boa sorte e sucesso ! alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, FlavioTNS disse:

- T20 - Garateia N2 6X

- Sara Sara 100 e 120 - Não altero

- Sticknina 110 - Não uso essa isca

- Pop Quenn 105 - Garateia N2 6X

- Rover 128 - Garateia N1 6X

- Magic Stick 110 - Não altero

- Zig Zara 110 - Não altero

 

 

- Biruta 110 - Não uso essa isca

- Borá 10 e 12 - Não altero

- Curisco 110 - Não altero

- Brava 110 - Garateia N4 6x

 

E muito boa sorte!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Kid M disse:

Amigo Flávio,

Dessas iscas relacionadas, a única que me parece necessário mudar a garateia é a T20

As demais já vem prontas para serem usadas nos nossos rios.

De qualquer forma os peixes do Sucunduri são fartos e fortes, mas não chegam a ser açus !

Estive por lá em Ago 19 e testei o que estou informando.

Leve também uns jigs de pena (ou similar) pois tem vezes que os grandes estão manhosos.

Boa sorte e sucesso ! alegre::

Nossa amigo, obrigado! Valeu pela dica!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2020 em 11:59, Kid M disse:

Amigo Flávio,

Dessas iscas relacionadas, a única que me parece necessário mudar a garateia é a T20

As demais já vem prontas para serem usadas nos nossos rios.

De qualquer forma os peixes do Sucunduri são fartos e fortes, mas não chegam a ser açus !

Estive por lá em Ago 19 e testei o que estou informando.

Leve também uns jigs de pena (ou similar) pois tem vezes que os grandes estão manhosos.

Boa sorte e sucesso ! alegre::

Quais iscas tiveram mais sucesso la amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2020 em 07:32, FlavioTNS disse:

Nossa amigo, obrigado! Valeu pela dica!!

Flávio, 


Sobre anzóis na prática, leia o tópico abaixo. Eu descrevi muita coisa lá, espero que seja útil. Se não encontrar as iscas iguais às suas, tenha como referência as mais parecidas. 
 

 

Eu não uso garatéias, mas há muitos tópicos sobre o assunto, inclusive com tabelas de substituição. Uma busca rápida no fórum vai te ajudar. 

 

E suas iscas estão adequadas Se você quer focar apenas nos maiores peixes do Sucunduri. Se quiser aproveitar a grande quantidade de lá, sugiro iscas de tamanho 90. 
 

Abraço e boa pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, FlavioTNS disse:

Quais iscas tiveram mais sucesso la amigo?

Flávio,

As de sub-superfície funcionaram bem, mas tem outras também... ! 

Seguem abaixo algumas para sua escolha !

ISCAS PEQUENAS ! Concordo com o Marcel !

 

710762223_IA1.JPG.59ba65c1acbb1c018d2e23488a06c9f0.JPG 435921513_IA2.JPG.387893f281d1fe2e96b2849adb0b77bd.JPG 1767000929_IA3.JPG.d83121865399c0dda99908025bc9b912.JPG 1603850531_IA4.JPG.b4a7237eb003b2bc6058b7d6ab37ef0f.JPG 451951537_IA5.JPG.f689d82d3e76d00148803fe7dd9c5f78.JPG 2095754699_IA6.JPG.b29159e7482b27a9d60e95b1672e1fdb.JPG 804621067_IA7.JPG.32fb408cbade1b203b6444a529fcabd5.JPG 843930332_IA8.JPG.ae31360a2fcd202e375d83f135329ac0.JPG 1014838954_IA9.JPG.3a0d9b5ad02c47f05401f4415d17cb7e.JPG412230650_IA10.JPG.8eb44f55ea9200ca1ac4e20a935e18bb.JPG 868845893_IA11.JPG.0d35bfb3c48ae5289d54059cf85abb1e.JPG 180286297_IA12.JPG.ea1e88a99a510add9b42c5f87e7d6ac2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2020 em 00:45, Marcel Werner disse:

Flávio, 


Sobre anzóis na prática, leia o tópico abaixo. Eu descrevi muita coisa lá, espero que seja útil. Se não encontrar as iscas iguais às suas, tenha como referência as mais parecidas. 
 

 

Eu não uso garatéias, mas há muitos tópicos sobre o assunto, inclusive com tabelas de substituição. Uma busca rápida no fórum vai te ajudar. 

 

E suas iscas estão adequadas Se você quer focar apenas nos maiores peixes do Sucunduri. Se quiser aproveitar a grande quantidade de lá, sugiro iscas de tamanho 90. 
 

Abraço e boa pescaria!

Marcel, tudo bem?

Li seu tópico que você me indicou , por sinal muito bom viu!! Esta de parabéns!,

Eu queria tirar umas duvidas:

Anzol da marca VMC você indica? Pois vejo que os Owner e Decoy são de preços mais elevados.

E por acaso você tem as referencias certas dos anzóis Owner ou ate VMC para que eu não compre nada errado?

Segue os da VMC, qual seria desses e qual tamanho?

Grato

Flavio

anzol.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, FlavioTNS disse:

Marcel, tudo bem?

Li seu tópico que você me indicou , por sinal muito bom viu!! Esta de parabéns!,

Eu queria tirar umas duvidas:

Anzol da marca VMC você indica? Pois vejo que os Owner e Decoy são de preços mais elevados.

E por acaso você tem as referencias certas dos anzóis Owner ou ate VMC para que eu não compre nada errado?

Segue os da VMC, qual seria desses e qual tamanho?

Grato

Flavio

anzol.jpg

Comprei desses usei na Amazônia e achei muito bom. Não no mesmo nível dos Decoy mas são bons e tem os Maruri Rede e Black .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2020 em 15:59, FlavioTNS disse:

Marcel, tudo bem?

Li seu tópico que você me indicou , por sinal muito bom viu!! Esta de parabéns!,

Eu queria tirar umas duvidas:

Anzol da marca VMC você indica? Pois vejo que os Owner e Decoy são de preços mais elevados.

E por acaso você tem as referencias certas dos anzóis Owner ou ate VMC para que eu não compre nada errado?

Segue os da VMC, qual seria desses e qual tamanho?

Grato

Flavio

anzol.jpg

Flávio,

 

Para amarelos e azuis, com varas de 14 lb, VMC vai bem. Para tucunarés grandes, não serve, a menos que você use varas de 14 lb ou menos. Quando eu saio pra pescar jacundás, matrinxãs e outros peixes pequenos, com T10 ou iscas de meia água de 7 cm, geralmente entram peixes grandes, já tirei o maior da temporada com vara 10 lb, mas não é o normal. Quem só tem uma oportunidade, deve mesmo usar material proporcional ao troféus. 
 

Entendo que ache caro o Decoy, eu também acho. Mas, se você comprar menos iscas e outras coisas que não vai usar, dá para comprar tranquilamente. 
 

Um anzol forte e barato é o Maruri Kaiju Red. O preto não usei, mas o Red é bom. Ainda não peguei peixes grandes com ele, mas a estrutura dele é confiável. Acredito ser mais forte que o Owner. 
 

A referência correta do Decoy é Sergeant Jigging’n Single. Já o Owner, que não recomendo nos tamanhos amazônicos, é o S-125. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Diego Juliana disse:

Comprei desses usei na Amazônia e achei muito bom. Não no mesmo nível dos Decoy mas são bons e tem os Maruri Rede e Black .

O 7237, que é o pretinho, esse é bom, mas apenas com varas de baixas libragens. 
 

O 7266, que é prateado, pra mim é o pior que já usei. Fraquíssimo, o 2/0 abre super fácil com paquinha abaixo de 1 kg. Eu tava ensinando uma menina e ela pegou um trickzinho de nada e o anzol abriu. Troquei e na primeira batida já abriu novamente. O Maruri Red até 10 lb no 2/0 foi sossegado, falta bater peixe grande (7kg pra frente) no 3/0 pra ver se aguenta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2020 em 18:53, Marcel Werner disse:

O 7237, que é o pretinho, esse é bom, mas apenas com varas de baixas libragens. 
 

O 7266, que é prateado, pra mim é o pior que já usei. Fraquíssimo, o 2/0 abre super fácil com paquinha abaixo de 1 kg. Eu tava ensinando uma menina e ela pegou um trickzinho de nada e o anzol abriu. Troquei e na primeira batida já abriu novamente. O Maruri Red até 10 lb no 2/0 foi sossegado, falta bater peixe grande (7kg pra frente) no 3/0 pra ver se aguenta. 

Qual desses seria Marcel?

 

8D5F3F6F-76B0-4214-AB3B-DAC4382ACAFB.jpeg

E75AB99C-5006-4497-8D20-FC6F5DC116C2.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, FlavioTNS disse:

Qual desses seria Marcel?

 

8D5F3F6F-76B0-4214-AB3B-DAC4382ACAFB.jpeg

E75AB99C-5006-4497-8D20-FC6F5DC116C2.jpeg

Já respondido no WhatsApp, mas pra ficar aqui disponível a todos a informação: os Owner S75 eu só uso com varas de até 12 lb, para pesca leve. Os S125 uso com varas de até 17 lb, até o tamanho 2/0. O tamanho 3/0 é muito frágil, não sendo recomendado para os tucunarés amazônicos. Para estes, Decoy Jigging Single segue sendo a melhor opção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa noite Marcel. Parabéns pelo Tópico... e também sou mais um a começar a adotar os anzois em grande parte das minhas iscas... queria apenas "matar"  minha curiosidade... porque o mais indicado seria um anzol para cada lado?? Algum motivo específico???

valeu!!!! E novamente Obrigado por compartilhar conhecimento!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2020 em 00:08, Tammer Mendes disse:

Boa noite Marcel. Parabéns pelo Tópico... e também sou mais um a começar a adotar os anzois em grande parte das minhas iscas... queria apenas "matar"  minha curiosidade... porque o mais indicado seria um anzol para cada lado?? Algum motivo específico???

valeu!!!! E novamente Obrigado por compartilhar conhecimento!!!

Oi, Tammer! Que bom que este material está sendo útil!

 

Eu penso cada anzol separadamente e também em conjunto. Varia conforme o tipo de isca e situação. 
 

O anzol da barriga da isca fica mais exposto virado pra frente. Caso vá arremessar dentro de raízes de mangue, virado para trás enrosca muito menos. Também em pontos repletos de capim ou outra vegetação, virado pra trás quase não pega o mato. 
 

O anzol de trás virado pra cima aponta para estruturas mais seguras e firmes na boca do Peixe. Se virado para baixo, o apoio mais provável é nos arcos branquiais (totalmente indesejado) ou na língua, que é frágil. 
 

Se olharmos em conjunto, também pode-se intuir que pontas opostas aumentam a chance de acharmos um dos cantos da boca, onde a linha correrá, facilitando a fisgada no canivete. Você já deve ter percebido a alta frequência de fisgadas nesta região da boca. 
 

Um ponto curioso é sobre iscas de hélice. Eu considero um erro técnico o uso de anzol ou garatéia na hélice da isca. Mas, para quem insistir em usar, deve colocar com a ponta para baixo, pois no trabalho da isca ela se afasta das palhetas em alta rotação. Quando a ponta está virada pra cima, o anzol sobe até a ponta tocar as palhetas girando rápido e em poucos minutos o anzol não tem mais ponta, que atualmente é muito fina, afiada quimicamente. 
 

Ainda sobre iscas de hélice, é notável que o Peixe tenta, sempre que possível, ultrapassar a isca em velocidade e alcançar sua cabeça, por isso é comum a isca ficar atravessada na boca do Peixe. Nas iscas com dois pitões na barriga, o ideal é colocar os dois pra frente.

 

Espero te ajudado. Grand abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapazzzz que aula!!!! Excelente meu caro!!! Parabéns pela explicação!!! Perguntei realmente pensando em "evitar enrosco" pois na maioria das minhas pescarias é muita estrutura, seja de árvores/troncos ou mato mesmo.... quase nunca pesco no limpo kkkk

muito obrigado Marcel!!! Grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Tammer Mendes disse:

Rapazzzz que aula!!!! Excelente meu caro!!! Parabéns pela explicação!!! Perguntei realmente pensando em "evitar enrosco" pois na maioria das minhas pescarias é muita estrutura, seja de árvores/troncos ou mato mesmo.... quase nunca pesco no limpo kkkk

muito obrigado Marcel!!! Grande abraço 

Valeu! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...
Em 12/04/2020 em 14:26, Marcel Werner disse:

Oi, Tammer! Que bom que este material está sendo útil!

 

Eu penso cada anzol separadamente e também em conjunto. Varia conforme o tipo de isca e situação. 
 

O anzol da barriga da isca fica mais exposto virado pra frente. Caso vá arremessar dentro de raízes de mangue, virado para trás enrosca muito menos. Também em pontos repletos de capim ou outra vegetação, virado pra trás quase não pega o mato. 
 

O anzol de trás virado pra cima aponta para estruturas mais seguras e firmes na boca do Peixe. Se virado para baixo, o apoio mais provável é nos arcos branquiais (totalmente indesejado) ou na língua, que é frágil. 
 

Se olharmos em conjunto, também pode-se intuir que pontas opostas aumentam a chance de acharmos um dos cantos da boca, onde a linha correrá, facilitando a fisgada no canivete. Você já deve ter percebido a alta frequência de fisgadas nesta região da boca. 
 

Um ponto curioso é sobre iscas de hélice. Eu considero um erro técnico o uso de anzol ou garatéia na hélice da isca. Mas, para quem insistir em usar, deve colocar com a ponta para baixo, pois no trabalho da isca ela se afasta das palhetas em alta rotação. Quando a ponta está virada pra cima, o anzol sobe até a ponta tocar as palhetas girando rápido e em poucos minutos o anzol não tem mais ponta, que atualmente é muito fina, afiada quimicamente. 
 

Ainda sobre iscas de hélice, é notável que o Peixe tenta, sempre que possível, ultrapassar a isca em velocidade e alcançar sua cabeça, por isso é comum a isca ficar atravessada na boca do Peixe. Nas iscas com dois pitões na barriga, o ideal é colocar os dois pra frente.

 

Espero te ajudado. Grand abraço!

Marcel saudações, a  muito tempo tenho me incomodado com as garateias ferindo demasiadamente os peixes no ato de captura. Lendo seu post vi meus pensamentos se tornarem uma realidade. Seguramente depois da leitura de um texto desses com tamanha riqueza de detalhes vou me dedicar à substituição das garateias por anzol inline.

Seguindo suas orientações, já comprei uma balança de precisão e vou me ater com afinco nas trocas de agora em diante.

Você teria algum lugar pra indicar onde poderia adquirir os anzóis da Decoy. Andei pesquisando e as opções são muito poucas.

Muito obrigado pela contribuição e é lógico que isso só poderia vir de um apaixonado pela pesca esportiva, mais ainda quando prezamos pela saúde dos peixes que devolvemos à vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...