Ir para conteúdo

QUEIMADAS NA REGIAO NORTE/NORDESTE


Joao Simon

Posts Recomendados

Estive como faço nos últimos 3 anos, no Mato Grosso  entre maio e junho/19 no Rio das Mortes e presenciei uma fiscalização do Ibama/ Policia Federal como jamais havia visto.

Estamos vivendo um momento muito difícil aonde as forças politicas  estão disputando seu espaço e acho que não cabe a este debater sobre quem esta certo ou errado.

Passei 9 dias acampado na beira do rio e subindo o mesmo todos os dias em até 2 horas de navegação e não vimos nenhum absurdo em relação aos anos anteriores sobre queimadas.

Este grupo talvez uma das maiores referencias, uma linha de frente sobre o que realmente esta acontecendo em relação as nossas florestas e rios, principalmente na região amazônica aonde temos varios 

membros todos os dias em toda esta área , poderíamos dar nossas opiniões sobre estes fatos.

Estou editando este tópico pra gente verificar praticamente on line o que realmente esta acontecendo !

 Como presenciei em viagem de GYN ao MT de carro por 1200 KM (ida e volta 2400 km) na região de Barra de Sto. Antonio ja dentro do parque do Araguaia, não presenciei nada, mais nada mesmo referente

ao apocalipse de nossas matas.

 

 

IMG_6415.JPG

IMG_6406.JPG

IMG_6390.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive lá semana retrasada.

 

Como o tema já tinha repercussão, eu abri a janela do avião quando estava passando ali na região de Alta Floresta até pousamos em Manaus,( esse percurso é praticamente inteiro sob a mata)  e não vi nenhum foco de incêndio. 

De Manaus até o Rio  sucunduri também não vi... assim como em todos esses anos que eu vou pescar na Amazônia, nunca vi uma ONG ajudar os ribeirinhos, entregar um mísero panfleto no hotel ou aeroporto falando a respeito de seu trabalho de preservação na região.

 

Eu acho engraçado que no Nordeste, nenhum país europeu fala ou quer ajudar.

Porque não proteger a caatinga ?

Cadê a verba para proteção dos manguezais? ( bioma tão rico quanto da Amazônia ).

Cadê a verba dos europeus para levar água ao sertão?

E ONGs no Nordeste, de proteção ou ajuda, cadê? Porque só na Amazônia?

 

 

Só pra deixar claro, tem desmatamento na Amazônia? Sim! Grileiros, posseiros, madeireiros... tem aos montes, mas FOGO mesmo eu nunca  vi, ainda mais em abril( quando começou a guerra midiática) que é época de chuvas.

 

 

Matar baleia, geração de energia quase toda mineral, alta produção de madeira, percentual do território  de matas nativas devastadas, exploração do petróleo em galerias da Groelândia...entre outras tantas barbáries...não fazemos!.

 

Alguém acha coincidência começar esse bafafá depois do acordo do Mercosul com a UE ?

 

Nosso agronegócio engoli os meios de produção agrícola de qualquer país europeu, querem usar isso para acabar com o acordo... o lema deles é "Farms here, forest there".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a questão política (geopolítica) é discutível. A questão das causas das queimadas tb é discutível. Agora, nossos depoimentos de pescarias e viagens é mais confiável que imagens de satélites e dados oficiais? É como se eu achasse que não está tendo tanto acidente de trânsito assim pq só vejo uns 2 por semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedro Furtado disse:

Eu acho que a questão política (geopolítica) é discutível. A questão das causas das queimadas tb é discutível. Agora, nossos depoimentos de pescarias e viagens é mais confiável que imagens de satélites e dados oficiais? É como se eu achasse que não está tendo tanto acidente de trânsito assim pq só vejo uns 2 por semana...

Nesse momento  ? eu confio mais nos relatos e no que eu não vi ( sobrevoando uma grande área)!

 

Dados oficiais e imagens, dependendo de onde vem eu desconfio.

O grande IBGE, INPE... xiiiiiii.....

 

Até porque, segundo as fotos de satélite do EMBRAPA, mostram um "desmatamento" sem alterações comparado a outros anos.

 

Agora que está começando a temporada, teremos mais relatos dos amigos que irão à aquela região.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas este é o objetivo deste post, esclarecermos todas nossas duvidas referente a este assunto.

 

Ontem no JN foi noticiado que a região de São Felix do Araguaia (a três horas de barco onde estivemos)  estava havendo o maior

 

nível de desmatamento e queimadas da historia , não presenciei e não escutei em nenhum momento sequer fumaça e barulho de moto-serra.

 

Nossos amigos daqui estão in loco nestas regiões, portanto irão nos trazer  informações muito mais confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Situação muito complicada essa.

 

Sou leigo no assunto e desde já peço desculpas se estiver errado, mas ver uma região tão úmida pegar fogo do nada é no minimo um tanto estranho, se bem que as imagens divulgadas na mídia mostravam mais áreas de pasto e capim do que mata cerrada. 

 

Sinceramente podemos dizer que nunca houve fiscalização ou prevenção por parte de união sobre as florestas brasileiras ou qualquer tipo de biodiversidade do país, pois são tão poucos fiscais e policiamento, que chega a ridículo. 

 

Quanto a gestão do atual presidente, também me decepciona bastante pois deveria aumentar a fiscalização para aumentar a preservação do nosso bem, mas aparentemente ele vive em um cabo de guerra para medir forças com a mídia.

 

A oposição? Como sempre a oposição com seu oportunismo se aproveita da situação e torce para que a devastação seja ainda maior, isso se não tiver um dedo podre no meio.

 

Complicado cravar, mas a meu ver esse incêndio nada mais é do que criminoso.

 

Se foi realizado por ONG's, Indíos, Madereiros, Ribeirinhos, Vereadores, Deputados............ ou a mando de alguém, eu não sei, mas que foi intencional não há dúvidas.

 

Quem pesca na região do norte do Brasil sabe que ali tem mais aproveitadores do que empresários sérios. Não é atoa que há até rios privatizados por empresas estrangeiras que praticamente impossibilitam o nacional de usufruir do mesmo devido ao alto custo.

 

Pagamos taxa pra tudo e sinceramente gostaria de uma maior fiscalização do nosso país. 

 

Bem, aonde tem $$$$$$$$$$$, ali estará o Homo e Mulheres-Sapiens tentando se aproveitar.

 

Torço para que essa situação se resolva o mais rápido possível.

 

Abraços.

Bragatto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inegavelmente estão usando um fato verídico (que são as queimadas) para ampliar o efeito perante o mundo ecológico !

Claro que as queimadas existem, e mais que isso, é preciso avaliar se estas ocorrem em regiões ainda virgens, ou em locais já alterados em anos anteriores.

Longe de mim desejar que o "fogo se espalhe", mas é preciso que vejamos esses fatos com mais lucidez !

Não advogo "causas ou partidos", tão somente observo as discrepâncias existentes nessas áreas, muitas das quais griladas e - por que não dizer - abandonadas pela União. Mais que isso, é duro encarar a realidade dessa população tão carente de QUALQUER atenção, por menor que seja do poder público...

Não podemos querer repassar "a culpa" desse processo à essa população, pois estes sequer têm como gerar toda essa "fumaça" ! No entanto os latifundiários e criadores de gado certamente merecem uma melhor investigação, inclusive seus "laranjas"...

Estive voando de Manaus para a região do Sucunduri, e também não consegui ver qualquer indício de queimadas na região do rio encontramos "madeireiros" atuando com total tranquilidade... (fato aparentemente comum com vinda posterior de tratores e balsas para a retirada dos troncos abatidos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Corretíssimo, dizer que desmatamento, queimadas,madereiros,grileiros não fazem parte da região norte/nordeste é pura utopia, eles estão la sim !

 Mas o que não da para considerar é esta vitrine do mal e com interesses escusos  que estão tentando vender para nós .

 O que podemos aproveitar é esta ferramenta importantíssima que este SITE tem a disposição :

  Um grupo de pescadores que vão e voltam todos os dias daquela região , e podem nos dar a verdadeira dimensão  do que esta acontecendo.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não vai ser fácil reconstruir o Brasil, o descaso não é de agora e também nem dos últimos governos.

Só que o descaso é acumulativo.

Cansei de ver queimadas de se fechar a estrada no MS, toras na beira da estrada então nem se fala.

 

Há poucos dias e depois de 20 anos estive na região do rio Miranda e me surpreendi pelas coisas que vi, inclusive a mata a beira da estrada bem recomposta.

Acredito que o maior problema do Brasil vai ser acabar com as mamatas, aqueles que sempre viveram às custas das maracutaias e estes não dá para queimar.

O que sinto é que a pessoa que esta sentada ao lado no barco esta fazendo um furo no fundo e não se toca que vai se afogar também.

 

É hora de termos maturidade para pensar no bem comum, parar um pouco com picuinhas e antes de opinarmos devemos nos informar corretamente.

Falar em dois ângulos diferentes é pouco, hoje a informação se transformou numa arma e cada pessoa munida de um simples smart fone se transformou num

editor de noticias e muito pior, um atirador ao léo que certamente vai atingir alguém.

 

Mas a maior destruição que este país teve foi da educação, ao longo dos anos decaiu de tal forma que nivelou tudo por baixo.  Não vamos conseguir nos recuperar

tão rápido como precisamos, nossa crise não é só econômica ela é moral e intelectual.

 

Uma mata queimada se recupera em alguns poucos anos, uma mente deformada dificilmente se recupera e ai vai no mínimo uma geração. São muitos e diversos os

interesses e vai ser difícil cada um abrir mão de alguma coisa, não podemos ser radicais e nem hiper flexíveis e devemos acordar todos os dias com um enorme senso

de equilíbrio. 

 

Não se limpa o chão sem sujar o pano.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe amigão, aqui não se discute politica, queremos saber a realidade dos fatos e nossos amigos deste site estão dentro dos rios e no interior das florestas,

portanto a gente só quer saber a verdade do que realmente esta acontecendo e sua dimensão .

 

Aqui não a aparelhamento, nem da esquerda e nem da direita.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, você tem instrução o suficiente pra entender que 4 horas sobrevoando uma enorme parte  da floresta daria pra ter visto alguma mísera fumaça no horizonte. 

Assim como em anos naquela região nunca foi visto o tal "aparato fiscalizador"das ONGs, o tal INPE divulga dados contraditórios a anos.

 

Mas enfim, a opinião/visão de quem mora, viaja  ou está lá não tem relevância...

Vale somente a opinião do  Macron, a da modelo que mora a 30 anos no EUA e dos atores globais que a única coisa que conhecem da região é boto e açai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Eu gostaria da intervenção de nosso mediador, eu não criei este tópico para politização , se o Sr Victor não acredita na credibilidade do grupo, por favor respeite 

as informações que estão sendo passadas pelas membros deste, são de quem esta na região dos fatos in loco.  Obrigado

 

 

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele acredita no que ele quer, típico né.

Pediu até o plano de vôo pra saber a área que passamos..kkkkk

 A,  eu não deveria mas vou postar aqui um parágrafo do professor da USP, Alexandre Galvão, sobre os o

Erros desses dados aí do INPE 

 

"contagem duplicada do desmatamento. A segunda são as áreas desmatadas há meses ou anos que supostamente não foram detectadas na época e só foram contabilizadas em junho de 2019. E a terceira diz respeito a áreas com baixa vegetação que teriam sido detectadas como desmatamento."

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Polícia investiga ação de incendiários....segundo relatos, pessoas envolvidas com Ongs estão botando fogo criminoso...é a turma da esquerda que foi "desmamada" fazendo de tudo para que o Brasil não dê certo....O problema no Brasil não é o desmatamento, e sim o "desmamamento".

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2019/08/grupo-usou-whatsapp-para-convocar-dia-do-fogo-no-para.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Renato Barreto disse:

Polícia investiga ação de incendiários....segundo relatos, pessoas envolvidas com Ongs estão botando fogo criminoso...é a turma da esquerda que foi "desmamada" fazendo de tudo para que o Brasil não dê certo.

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2019/08/grupo-usou-whatsapp-para-convocar-dia-do-fogo-no-para.html

 

 

Renato, não duvido de nada, mas, com todo respeito,  talvez sua conclusão seja um pouco enviesada pela sua posição política, não?

 

Na reportagem fala apenas que 1 pecuarista local falou aos jornalistas que "essas ONGs tão botando fogo".

 

Já no início, o que a reportagem diz é que:

 

"Já se sabe que mais de 70 pessoas – de Altamira e Novo Progresso --  entre sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros, combinaram através de um grupo de whatsApp incendiar as margens da BR163..."

 

Ou seja, apesar de não estar acompanhando detalhes, me parece que ainda está cedo para afirmarmos algo sobre a origem do fogo, que tem vários focos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Victor Cedro disse:

A questão é que até hj nunca houve um presidente com a cara lisa o suficiente pra defender o desmatamento frente à vários veículos de informação. Grileiro, garimpeiro ilegal e posseiros, foram chamados de heróis. O aparato fiscalizador foi intencionalmente fragilizado, pra agradar uns poucos grileiros e afins, juntamente com madeireiros.

 

Só que na burrice ideológica, o presidente se esquece que o agronegócio brasileiro depende de produtos com rotulagens ambientais, como selos verdes e afins, pra ter acesso a importantes mercados, como a UE e a Ásia.

 

O mais engraçado são os insights aqui nesse tópico.

 

Pescador que passou em margem de Rio vale mais do que o INPE e IBGE...

 

-> Dizem as más línguas que geralmente de desmata longe de margens, pra não chamar atenção, pois é exatamente pelas rotas fluviais que o IBAMA  chega... Ou não?

 

A mata queimada se recupera em poucos anos.

 

-> Eu não deveria nem comentar uma sandice dessas mas vamos lá... A floresta amazônica existe em cima de um solo que nu é extremamente pobre. Por isso que o Cerrado sofre mais pressão agrícola, pois tem solo de melhor qualidade, com menor necessidade de correção bioquímica.  A floresta existe em um ciclo onde a própria matéria orgânica gerada por ela atua como adubo orgânico, com o complemento mineral vindo do Saara.

 

Em  vez de ficarem se deliciando com teorias da conspiração, cobrem de vosso presidente que pare de falar merda e precarizar a fiscalização ambiental, pois o agronegócio vai ser fragilizado, pois quem deveria prezar por ele, municia os competidores internacionais, dá poder de barganha, falando merda na TV e no Twitter.

 

Pescador que passeia na margem > sensoriamento remoto

 

 

 

@Victor Cedro... Entendi perfeitamente o seu comentário e concordo em quase 99% dele. Iria comentar sobre o "intencionalmente fragilizado para agradar madeireiros e etc", mas acredito que não ajudaria muito, uma vez q sou de apostar que do grupo, apenas você acredita nisso (o q respeito, é seu direito)....Podem ter sido fragilizado para fortalecer o agronegócio, não os madeireiros (eu acredito nisso, e é meu direito acreditar).

 

As informações prestadas por você tem coerência sim, mas a sua abordagem é péssima. seila::

Se você acredita que o NOSSO (não vosso) presidente, em apenas 8 meses de governo já "prejudicou" o nosso meio ambiente como você diz, imagina o que a esquerda em 14 anos não fez com todos estes órgãos (IBAMA, INPE, e etc)??!?! Eu ainda era garoto quando meu pai foi pescar em Cáceres-MT. Saiu de avião de Brasília para Cuiabá e, por conta da fumaça, teve q retornar poucas horas depois pq não tinha teto para o pouso. E olha q isso ocorreu bem antes do PT assumir o Governo.

 

Então é isso. Na teoria você tem razão em vários argumentos apresentados, mas, se fosse tão lindo como pintado por você, a Amazônia não teria uma árvore derrubada. Tem tanto interesse escuso na Amazônia, que devemos sim, desconfiar de toda informação prestada. Se o Simon, o Carocinho, e outros amigos voaram por horas sobre a floresta e não viram o q estavam acostumados a ver nos anos anteriores, devemos sim, refletir sobre a informação. Refletir não mata. Duvidar, criticar, analisar, não mata ninguém.

Quem aqui não sabe que o IBAMA (exceção) vende laudos falsos e libera o corte irregular de madeira?!?!

Basta que entendamos que uma única árvore da amazônia pode valer milhão de reais. Sim, uma única árvore. Será que apenas o presidente é o desonesto neste processo?!?!

Não justifica um diretor do INPE tratar o presidente da república daquela forma. Ele é um funcionário público do executivo. Por mais técnico q seja (e tenho as minhas suspeitas), o deve fazer de forma sensata e responsável.

 

A abordagem do tópico, mesmo que de forma "amadorística" veio para mostrar que, nada além do que já acontecia, continua ocorrendo. Talvez, até de forma mais branda (talvez), mas esta foi a intenção do tópico.

Não precisa chegar dando porrada pra todo lado, mandando calar alguém, ou procurando a resposta perfeita para um assunto extremamente complexo.

Fato é q conseguiram chamar a atenção para a Amazônia. Isso foi ótimo, pois estavam tomando ela de nós no caladinho. Tenho certeza q muito podre será revelado nos próximos dias.

Bom foi ver que o Macron (esquerdista francês) ser desmascarado ao fazer populismo com os produtores rurais franceses. Se arrombou de verde e amarelo...kkkk.

Bom foi mostrar ao nosso povo como tem estrangeiros de olho na nossa floresta.

 

Pra mim, quem ganhou foi a floresta com todo este mimimi.

 

Voltando...Esta é a última vez q interfiro em tópicos que desandam por conta do seu temperamento. Já nos falamos por MP, eu sei o q você pensa, e você sabe o q eu penso.

 

O @Luciano Lopes sabe te provocar, e você sabe cair nas provocações dele. Tb estou pedindo encarecidamente pro Luciano parar com isso. Na próxima eu bano o Victor, e darei um mês de ban no Luciano...E só não o fiz agora, pq não houve uma ofensa intolerável ou com uso de palavrões. 

Antes que vcs reclamem pra mim, procurem descobrir antes qual é o problema de vcs que não conseguem conviver em grupo. O fórum não tem nada a ver com isso.

 

Tá dito, hein...😘

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Victor Cedro disse:

O agronegócio é exportador de commodities e esses produtos agropecuários precisam de atestados de boas práticas ambientais, pra entrar na UE. Quem mais temeu as bostas que o presidente falou foi exatamente esse setor e ele está agindo agora não por pressão externa, mas dos nossos produtores, com medo de perder competitividade e poder de barganha em acordos comerciais.  Ninguém hoje exporta sem cumprir as normas da ISO/NBR 14020. 

 

O setor madereiro não tem uniformidade como o agronegócio, abastece tanto o mercado interno, como o externo, em países sem requisitos agroecológicos e de rotulagem ambiental. Pra ele, quanto menos fiscalização melhor. E tem outro detalhe, madeireiro não precisa fazer queimada.

 

Em relação aos 14 anos da esquerda, vc é quem tem que dizer o que ela fez. Dizer o que o presidente fez é bem fácil, mesmo sendo em apenas 8 meses: nomeou ministro do meio ambiente CONDENADO por adulterar mapas de áreas ambientais; cortou verbas e insumos que o IBAMA utilizada para fiscalizar; mandou atropelou a lei acerca do maquinário de madeireiros ilegais; censurou dados de institutos de pesquisa; exonerou o servidor público que o multou por pesca ilegal em Angra dos reis; removeu servidores atuantes no litoral do NE, para o sertão, pra agradar a superexploração em áreas de proteção ambiental e adjacências; desmoralizou o IBAMA e o ICMBIO em vários discursos... Em apenas 8 meses.

 

Sim ele é desonesto. Sabe pq? O IBAMA tem servidor safado, a PF idem. Mas não vemos eles, ou vcs, descendo a lenha na PF. Pq? Pq só generalizar no caso do IBAMA?

 

O tratamento dado pelo presidente do INPE foi o mais adequado, proporcional ao que o presidente falou. Ciência é rebatida com ciência, não com bravatas ou fanfarronice. O presidente ofendeu servidores de carreira, de várias instituições de pesquisa do país. Vc acha isso adequado?

 

Mas o Macron fez isso mesmo, porém quem deu brecha pra isso foi o presidente falando merda pra variar. Populismo, interessante vc citar essa situação. O nosso faz criticando o INPE, adulando madeireiros e garimpeiros ilegais e vc acha isso normal. Como pode?

 

Se o problema for por responder à provocação, pode dar o ban logo agora meu querido.

 

 

Vou começar pelo final.

Não cedo tão fácil a pressões externas. :gorfei:

Enquanto o tópico for "problemático", mas dentro da educação e respeito, não tem problema. Ânimo acirrado, num assunto como este, faz parte da democracia. E não veja minha atitude como sendo de "fraqueza", se você atacar alguém de maneira desproporcional, vai levar o solicitado ban, e eu vou dormir tranquilo como o faço todos os dias. Então, pela sua resposta acima, não é o caso de banimento. joia:::

 

Quanto ao restante da resposta, volto a frisar, podemos passar o dia inteiro dando justificativas de cá e lá, que não vamos chegar a verdade real, considerando a complexidade do assunto.

Não generalizei ao falar apenas do IBAMA, citei o órgão por ter lembrado de uma ação desenvolvida pela PF na semana passada, onde foram presos vários servidores do IBAMA q fraudavam documentação de venda/transporte de madeira irregular. E outra, se no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, existem servidores desonestos, imagina o q não temos nos outros órgãos interligados a ele?!?!

 

Descarece você falar q temos servidores desonestos em todos os lugares possíveis do Governo, estamos no Brasil, se lembra?!?!  Sim, temos vagabundos aos montes, e em todos os lugares.

 

Não acho certo as falas do presidente. Sim, ele fala muita besteira, e o tempo todo....Sabe pq eu ainda o apoio e o apoiarei?!?! Pq ele é verdadeiro (NÃO PERFEITO E 100% HONESTO). Mas sei q ele é o único que não nos engana falando o q queremos ouvir, e, nas reuniões ocultas, entrega ou vende o nosso País para quem pagar mais. O único!!!

 

Bem, voltamos a mudar o assunto do tópico. Caso queira discutir política, abra um tópico exclusivo para isso. Pode copiar todo o texto acima, ou, caso queira, posso cortar essa parte da discussão, e mover para um novo tópico. Eu gosto e sei falar de política sem agredir ninguém. Caso eu veja q o assunto não vai levar a lugar algum, me abstenho de comentar, só isso.

 

Daqui pra baixo vamos respeitar o tópico criado pelo titular dele. Voltemos ao assunto das QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. joia:::

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

Voltemos ao assunto das QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. joia:::

se voce pegar qualquer gráfico de queimadas na região amazônica desde 2000 , vai poder ver que queimadas foram fora da Amazônia brasileira , 90% delas foram nos países adjacentes

isso ocorreu em maiores proporções entre os anos de 2002 a 2010 , é só ver os gráficos que estão aos montes pela net , não sou eu quem diz

acho verdadeira sandice desse povo que fica atacando o governo atual e fazendo verdadeiro carnaval por isso

acho que esses indivíduos só querem viajar na crista da onda e se mostrar os fodões do conhecimento fazendo pesquisa direcionada

uns babacas que não tem o que fazer e ficam postando e repassado bobagens , e que se acham os verdadeiros donos da verdade

 

todos outros são os bois da manada , burros , e sem conhecimento

tá osso ficar vendo isso e ficar calado

INPE-Serie-Historica-Brasil.png

2b92982e323ad54948dad17e3b394d32.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...