Ir para conteúdo

Modelos de iscas X anzóis Inline - na prática!


Marcel Werner

Posts Recomendados

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
Em 08/12/2019 em 21:19, Dr.Alex disse:

Pra pesca do dourado o anzol inline é mais eficiente que garateias?

Dizem que anzol de uma maneira geral é melhor do que garatéias para dourados, mesmo antes de começarmos a usar os inline.  Mas não sou pescador de dourados, então não sou uma boa fonte neste caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gabriel C. disse:

Qual tamanho e modelo é o mais recomendado para a T20 osso? E na Bonnie 128?

T20 o tamanho é 3/0. Recomendo Decoy Jigging Single ou Maruri Kaiju Red. 
 

Bonnie 128 tem os pitões transversais, não pega inline. Há vários modelos que pode ser tentados. Eu citei um da Owner no tópico, tem ele no tamanho 3/0, coloquei e ficou bom. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Marcel Werner disse:

T20 o tamanho é 3/0. Recomendo Decoy Jigging Single ou Maruri Kaiju Red. 
 

Bonnie 128 tem os pitões transversais, não pega inline. Há vários modelos que pode ser tentados. Eu citei um da Owner no tópico, tem ele no tamanho 3/0, coloquei e ficou bom. 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
5 horas atrás, Rodrigo de Souza Gonçalves disse:

Marcel, tudo bem?

 

Por acaso você já usou a argola com trava da CCM (de 130 lbs) para fazer a substituição? O que acha?

 

Abraço! 

 
Oi, Rodrigo!

Já usei 80 e 130 lb. São ultra grossas e com acabamento ruim. Todas nacionais que conheço são assim. Essa tem o agravante de diminuir a mobilidade da garatéia - pode ser uma vantagem no caso do uso de anzol, preciso testar novamente. 
Pelo menos, possuem fama de serem fortes. 
São o oposto dos snaps: nossos artesãos fazem os melhores snaps e as piores argolas. 
Precisamos de argolas fortes, mas que caibam com folga nos apertados pitões das T20, Realis Pencil 110 etc., por isso faço questão de serem bem finas, achatadas lateralmente. Ficam bem compactas. O peso é irrelevante na prática, só faz diferença em laboratório. 
Uso na Amazônia Owner, Duel, Shout... japonesas! São perfeitas. Todas na faixa de 80 lb para a maioria das iscas e de 100 lb para hélices. Já tive deformações nas de 80 lb algumas vezes, mas nunca abriram completamente. 
Ano passado testei da Celta, acho que de 80 e 90 lb, não tenho certeza. Zero deformações. E comprei para uso fora da Amazônia em tamanhos menores, sem queixas também. E é baratíssima e com bom acabamento. 
Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2020 em 13:48, João Vitor Quadra disse:

O modelo da Celta é o : super split sw de 87lb ? 

 

Celta.JPG.cec372fa86aa52507d825d939343d7cd.JPG arrow::  1550788781_FTB-ajudaespecial.JPG.51bb92da9eb6240a10c4eb2dd4ae9405.JPG

Oi, João! Beleza?

Não lembro de ter lido SW nos que comprei. Pela foto e proposta, parece bom também. 

 

Mas vou aproveitar para deixar um alerta a você e a todos! 
 

CUIDADO com snaps que são muito grossos. Nós pescamos tucunarés, que são muito fortes, e por isso usamos anzóis/garatéias muito grossos também. Quanto mais “reforçada” a argola, mais vejo deformar na instalação. O anzol já passa abrindo a argola, então todo aquele reforço já não serve mais de nada. E, frequentemente, abre o suficiente para encaixar o pitão da isca na argola durante a briga e o Peixe tirar ou arrombar a argola. 
 

Tive algumas argolas deformadas, mas aberta, só uma no ultra light. Suspeito que a maioria dos casos de argola estourada acontecem porque ela deformou no ato da instalação. Claro, não devemos subestimar o tucunaré, mas argola estourada me parece muito mais incompetência de pescador do que falha dessa peça. Devemos reforçar, mas não a ponto de estragar a resistência final. 
 

Sei que fui redundante, mas ênfase se fez necessária. 
 

Espero ter ajudado. Sempre disposto!

 

Abraco!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 24/05/2020 em 13:28, Gabriel C. disse:

Olá Marcel,

Para a Brava 77 você usa VMC #1 e para a Brava 90 qual indicaria?

Oi, Gabriel!

 

Não uso essas iscas, mas provavelmente 1/0 na 90. 
 

Recomendo, ao invés do VMC, o Maruri Kaiju Red. Muito superior, não tem comparação. Preço parecido. Provavelmente #2 na 77 e 1/0 na 90, mas tem que experimentar, não tenho essa isca para te dar certeza. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marcel Werner disse:

Oi, Gabriel!

 

Não uso essas iscas, mas provavelmente 1/0 na 90. 
 

Recomendo, ao invés do VMC, o Maruri Kaiju Red. Muito superior, não tem comparação. Preço parecido. Provavelmente #2 na 77 e 1/0 na 90, mas tem que experimentar, não tenho essa isca para te dar certeza. 

Obrigado pelo retorno!!! Vou comprar para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@Marcel Werner, excelente artigo.

Uma dúvida: você costuma respeitar o peso original das garatéias para efetuar a troca?

Entendo que para iscas maiores, a influência do peso do anzol/garateia no trabalho da isca é menor que em isca menores.

 

Sempre tive dificuldade para troca das garatéias da T10. Elas são super leves: 0,37g

 

A opção de troca por anzóis parece ser uma ótima opção para este caso.

 

O Anzol in line da Owner, número 1, possui 0,36g. Mesmo trocando as garateias por um anzol de mesmo peso, entendo que o arrasto poderá ser diferente. 

Vou trocar e ver o comportamento da isca.

 

Como você recomenda a posição dos anzóis? Um virado pra frente e outro pra trás?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2020 em 21:13, William.Takahashi disse:

Olá,

@Marcel Werner, excelente artigo.

Uma dúvida: você costuma respeitar o peso original das garatéias para efetuar a troca?

Entendo que para iscas maiores, a influência do peso do anzol/garateia no trabalho da isca é menor que em isca menores.

 

Sempre tive dificuldade para troca das garatéias da T10. Elas são super leves: 0,37g

 

A opção de troca por anzóis parece ser uma ótima opção para este caso.

 

O Anzol in line da Owner, número 1, possui 0,36g. Mesmo trocando as garateias por um anzol de mesmo peso, entendo que o arrasto poderá ser diferente. 

Vou trocar e ver o comportamento da isca.

 

Como você recomenda a posição dos anzóis? Um virado pra frente e outro pra trás?

 

 

Oi, William! Beleza?

 

Obrigado pelas palavras. 
 

Quando comecei a trocar por anzóis, eu me preocupava bastante com peso, pesei todos os modelos que usei, e cheguei à conclusão de que é desnecessário. 
 

Como você mesmo pôde ver, o peso de um inline que substitui uma garatéia é muito próximo. 
 

Note: nós usávamos garatéias muitíssimo mais pesadas, então mesmo que você coloque um inline mais reforçado, bem mais pesado, não chegará ao peso de uma garatéia reforçada. Então, pesar se tornou desnecessário. 
 

Inclusive, devido a termos toda essa margem de acréscimo de peso agora disponível, podemos reforçar argolas e snaps sem que isso faça qualquer diferença. 
 

O uso do anzol simplesmente aboliu o uso da balança e das preocupações com peso, podemos reforçar tudo sem medo. 
 

Só observe pra não usar argolas muito grossas, elas deformam no ato da instalação do anzol, que é mais grosso. 
 

Na T10 eu uso VMC 7237 #1, fica perfeito. Também pode usar o Owner S-75M que é muito parecido. Melhor que os dois é o Maruri Kaiju Red, só não sei te dizer o tamanho exato porque eu não consegui comprar todos, sempre acho só tamanhos muito distantes uns dos outros. 
 

Bonnie 85 e Realis Pencil 85 também vão bem com esses mesmos anzóis. Mas elas aguentam mais, dá pra usar modelos mais pesados, como Owner S-125 e Lone Diablo - este último é o mais forte de todos. 
 

Forte abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Inspirado pelo excelente tópico, vou experimentar em poppers nas cachorras do Rio Tocantins!
Trago os resultados aqui!

Werner, excelente tópico!
Quais in line vc sugere usar nas Mambas (popper) da Yara?
Innas ou Borá 14?

Muito legal toda ideia, explicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Marcel, desde que li seu tópico, iniciei as trocas baseadas nas suas recomendações. Inicialmente, troquei em uma de cada modelo para a primeira pescaria. Só utilizei as iscas com anzol e, portanto, troquei de mais modelos e quantidade, ou seja, 2/3 das minhas iscas com anzol e deixei 1/3 para casos especiais. Fiz mais duas pescarias e só utilizei as iscas com anzóis e foram super aprovadas. Resumindo, não vejo mais necessidade de grateias e já troquei 100% para os anzóis. Comprovei pescando tudo o que você, de forma impecável, descreveu como vantagens. Meu muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

@Marcel Werner , obrigado pela aula e pelas dicas nestes seus dois tópicos dedicados à substituição das garateias pelos anzóis.

 

Após muita procura, finalmente consegui encontrar os anzóis da decoy JS-1 e JS-2 e irei fazer a substituição nas minhas iscas preferidas e iniciar alguns testes na água. Assim que nossa turma retornar da pescaria em Novembro/21 postarei o relato da viagem e meus comentários sobre as iscas.

 

Como informação, nosso contato em Manaus desaconselhou o anzol Maruri Kaiju Red para os Açus, informando que perderam muitos exemplares ao utilizar estes anzóis.

 

Sds,

 

Fernando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 20/08/2020 em 23:19, Rafael Takahiro disse:

Inspirado pelo excelente tópico, vou experimentar em poppers nas cachorras do Rio Tocantins!
Trago os resultados aqui!

Werner, excelente tópico!
Quais in line vc sugere usar nas Mambas (popper) da Yara?
Innas ou Borá 14?

Muito legal toda ideia, explicação!

Fala, Rafael! Beleza? Como foi nas cachorras? Lembro que conversamos, mas não lembro do resultado. 
 

Essas iscas que você citou ficam boas com 4/0, pode ser Owner S-125 (neste tamanho ele é forte, nos menores não é) ou Decoy Jigging’n Single. Para cachorras, que brigam mais limpo, capaz de os VMC também aguentarem. 
 

Em 16/10/2020 em 14:28, Joao Priolo disse:

Marcel, desde que li seu tópico, iniciei as trocas baseadas nas suas recomendações. Inicialmente, troquei em uma de cada modelo para a primeira pescaria. Só utilizei as iscas com anzol e, portanto, troquei de mais modelos e quantidade, ou seja, 2/3 das minhas iscas com anzol e deixei 1/3 para casos especiais. Fiz mais duas pescarias e só utilizei as iscas com anzóis e foram super aprovadas. Resumindo, não vejo mais necessidade de grateias e já troquei 100% para os anzóis. Comprovei pescando tudo o que você, de forma impecável, descreveu como vantagens. Meu muito obrigado!

Oi, João! Que bom que pude ser útil e fico feliz pelos resultados. Também não usei mais garatéias nos últimos anos, mas relembrarei as duas ressalvas que fiz, não sei mais onde, ambas baseadas na premissa de que a isca precisa estar bem dimensionada para o tamanho da boca dos peixes-alvo (ou seja, deve ser facilmente enxarutável pelo Peixe médio que você quer pegar):

1- se o Peixe está batendo de boca fechada em uma competição (só o fato de estar competindo já anula toda essa preocupação com o Peixe, aquele é o momento emboque vale tudo), é adequado usar garatéias para lambar a cara do Peixe quando ele bater. Porque é isso, usar garatéia e isca grande em relação ao Peixe é pescar de lambada, só que mais sofisticada. Mas, em campeonato, não vejo porque não fazer. Eu já não ligo para competições, então não faço, mas recomendaria a todos abrir mão dessa preocupação com o Peixe quando você se dispôs a competir. Se eu for competir, vou levar algumas iscas de meia água com 3 garatéias, basicamente as competições hoje são de quem lamba mais peixes dessa forma. 
2- usar grandes iscas de hélice, da mesma forma, é pescar de lambada. Mesmo com anzóis, então eu estou dividido, totalmente 50% sem saber o que fazer. As iscas que usamos (Rip 6.25” e Big Game Woodchopper, que são as melhores na minha opinião, alem das que não são mais fabricadas, como as Caribe e Yakima, que eram fantásticas também) são todas muito grandes, quase nunca o Peixe põe na boca, então é lambada. Como tudo é muito rápido e essas iscas aceitam garatéias do tamanho de âncoras, não vejo porque usar anzol simples, a não ser pela menor chance de enrosco do Peixe fisgado e possivelmente acertar o olho do Peixe. Eu estou muito dividido, porque neste caso a premissa fundamental do Peixe botar a isca na boca não tem como ser respeitada. Ainda não perdi peixes o suficiente para abrir mão do anzol nessa situação, mas é possível que aconteça. 
#reflita kkkkk

 

Em 12/07/2021 em 15:21, Fernando_Oliveira disse:

@Marcel Werner , obrigado pela aula e pelas dicas nestes seus dois tópicos dedicados à substituição das garateias pelos anzóis.

 

Após muita procura, finalmente consegui encontrar os anzóis da decoy JS-1 e JS-2 e irei fazer a substituição nas minhas iscas preferidas e iniciar alguns testes na água. Assim que nossa turma retornar da pescaria em Novembro/21 postarei o relato da viagem e meus comentários sobre as iscas.

 

Como informação, nosso contato em Manaus desaconselhou o anzol Maruri Kaiju Red para os Açus, informando que perderam muitos exemplares ao utilizar estes anzóis.

 

Sds,

 

Fernando.

Valeu, Fernando! Se quiser uma ajuda mais personalizada, pode me chamar no privado. O Kaiju Red tem uma eficiência na fisgada das melhores possíveis. Do tamanho #1 para baixo, consegui abrir alguns na marra. O menor de todos, #6, com sobrecarga abre fácil, ele é para iscas miudinhas e equipamento para tucunaré amarelo e semelhantes, que eu considero no máximo vara de 12 libras, já abusando. Com vara de 17 lb, iscas entre 8 e 11 cm, os tamanhos 2, 1, 1/0, raramente sofreram deformações. O 2 já abriu umas 3 vezes em enrosco, Peixe maiorzinho, não tem jeito. Mas os tamanhos 1/0, 2/0 e 3/0, não consegui deformar nenhum, nem com enrosco, nem nada. Já ouvi de um cliente que o 2/0 abriu fácil, enquanto o mesmo tamanho da Decoy não abri. Pode ser lote, já vi VMC também abrindo igual manteiga com o dedo. Até o momento, não tive problemas com os Maruri, e são tão baratos que nada se compara em custo-beneficio. Se quer o melhor, Decoy Jigging’n Single. 
 

Abraços a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marcel!!
Blz?
Cara, usei nas poppers pras cachorras e não tive muito resultado.
Coloquei na Pop Queen 105 e na Mambinha, as Cachorras batiam e não ficavam. Nas garatéias tive um pouco mais de sorte.
Já nos Apapás, funcionou legal na Pop Queen 105!!

Muito obrigado pelo conhecimento!
Agora vou testar nos Dourados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...