Ir para conteúdo

[Relato] Serra da Mesa tá morta? Vai nessa!! Pescaria top - Set19


Posts Recomendados

Biguá Team na Serra da Mesa - Set19

Local: Pousada Serra Negra

Data: 31/08 e 01/09

Pescadores: Adriel, Marquinhos, Fabrício Biguá, Ícaro, Márcio e Jr.

Guias: Alessandro e Celino

 

O que já foi a meca da pescar de tucunarés azuis do Brasil ainda é incompreendida. 🤔

E realmente, os últimos anos na Serra Mesa passaram longe do que éramos acostumados a ver. Até este final de semana. :wild:

Nossa turma já levou muita latada por lá, mas temos certeza q lá ainda é lugar de peixe grande, e muito peixe grande. Quem mergulha por lá se impressiona com a quantidade de cardumes de tucunarés gigantes que são vistos por todos os lados. O problema continua saber como fisgá-los.

Matança indiscriminada, explosão de construções às margens, pressão de pesca gigante e uma variação de nível q deixa qualquer um maluco (imagina o peixe), fizeram, na minha opinião, mudar completamente o comportamento do tucunaré de lá.

 

Como pescador não se rende nunca, resolvemos fazer mais uma pescaria com a nossa turma por lá. Dessa vez convidamos todos do nosso grupo. Por problemas pessoais/profissionais apenas parte do grupo conseguiu ir.

Meu barco que está guardado em outro ponto da Serra, continuou guardado. Resolvemos contratar barcos e guias da própria pousada.

 

Foram apenas 2 dias inteiros de pescaria que me fizeram relembrar o que era, ou o que É a Serra da Mesa.

Cenas homéricas, tucunarés voando, capotando, alucinando por cima de isca. É sério, uma pescaria que ficará guardada como uma das melhores q já fizemos. Tudo na superfície (zigzara e firestick).

 

No sábado, em apenas 40minutos de pescaria, embarcamos 04 tucunarés com mais de 50cm. surtei::

Imaginem quantos não perdemos, ou quantas vezes o parceiro do casal não veio por baixo e não entrou na isca do parceiro?!? hehee...Foi muito legal...palmas::

 

Vamos as fotos.

 

Começamos bem...rsrs...

SM_Set19_28.jpg

 

SM_Set19_2.jpg

 

SM_Set19_6.jpg

 

SM_Set19_1.jpg

 

SM_Set19_7.jpg

 

SM_Set19_4.jpg

 

SM_Set19_5.jpg

 

Este tucunaré acima marco a pescaria.

Joguei a firestick próximo a margem, por trás de uma árvore morta. Este tucunaré voou por trás da árvore em cima dela. O peixe estava na raseira e capotou com isca e tudo. Só q a isca não engatou na primeira investida.  Tentando continuar o trabalho da isca quando ele investiu uma segunda vez. Uma ignorância desproporcional...e lá se vai a isca voando pro lado oposto....kkkkk...e mais uma vez não engatou na cara do peixe. 🙄

O melhor foi continuar trabalhando a isca na velocidade (simulando uma fuga maluca), quando ele veio acompanhando por baixo, marolando tudo, e, já na borda do barco deu a porrada final...kkkkkk.

Até o guia não respirava...kkk enquanto o peixe não engatou...kkkkk...Foi muito fera.

 

SM_Set19_3.jpg

 

SM_Set19_10.jpg

 

SM_Set19_9.jpg

 

SM_Set19_8.jpg

 

SM_Set19_35.jpg

 

Ainda tivemos algumas ações fantásticas, mas não competência para tirar os bichos. Vez ou outra o bicho sacava a isca do nada (coisa q pescador sabe bem o que é...rsrs).

 

Paradinha para o rango...

 

SM_Set19_14.jpgSM_Set19_11.jpg

 

SM_Set19_16.jpg  SM_Set19_12.jpg

 

SM_Set19_17.jpg    

 

SM_Set19_23.jpg

 

SM_Set19_24.jpg

 

 

Ainda fui presenteado com este belo peixe. 

O guia cantou a pedra. Arremessa lá...No terceiro arremesso, o bicho acerta a minha isca. 

 

SM_Set19_20.jpg

 

SM_Set19_19.jpg

 

SM_Set19_21.jpg SM_Set19_22.jpg

 

 

 

E ainda saiu um menor pra alegrar a tarde.

SM_Set19_18.jpg

 

 

No dia seguinte resolvemos partir para os mesmos locais. 

Por incrível q pareça, NÓS NÃO PEGAMOS UM PEIXE SEQUER nestes locais...rsr...É incrível como peixe muda de comportamento e de local.

O dia estava um pouco mais nublado, só isso era diferente...mas tivemos q mudar de estratégia.

 

SM_Set19_27.jpg

 

SM_Set19_26.jpg

 

E o Adriel q começou os trabalhos (pra variar). Pense num moleque largo?!?! Além de arremessar muito, ele tem a sorte que faltou no pai...kkkkkkkkkkk...

 

Márcio tb encontrou bons peixes.

 

SM_Set19_41.jpg

 

SM_Set19_40.jpg

 

 

 

Ainda tive a sorte de ver este peixe caçando na margem e acertei a cabeça dele. Linda porrada.

 

SM_Set19_25.jpg

 

SM_Set19_24.jpg

 

Os popócas tb deram as caras nestes dia.

SM_Set19_45.jpg

 

 

Ícaro, Márcio e Jr, tb acertaram peixes fantásticos no final da tarde. Um lindo azul com 63cm e outro com 59cm.palmas::

 

 

SM_Set19_38.jpg      

 

 

SM_Set19_31.jpg

 

SM_Set19_32.jpg

 

SM_Set19_39.jpg

 

SM_Set19_42.jpg

 

 

 

SM_Set19_33.jpg

 

SM_Set19_34.jpg

 

SM_Set19_36.jpg

 

 

E esta foi a nossa pescaria de apenas 2 dias em Serra da Mesa.

Para aqueles que acreditam q a Serra acabou, aí está a prova de que ela ainda tem muito o q ser explorado e compreendido.

O lago ainda continua baixo, mas secou apenas 1,5m do ponto onde chegou este ano. Acredito q lá para dezembro, ele ultrapasse a cota deste ano.

O tempo estava muito quente, sem vento, e no lago, poucos barcos foram avistados. Lago silencioso e que agora, de setembro em diante, tem a sua melhor época de pesca.

 

Agradeço a cada um dos amigos pela fantástica pescaria. Rimos demais, bebemos mais ainda, vimos o Marquinhos colocar o seu filho para acertar uns monstros....O Jr tb esteve pela primeira vez na Serra da Mesa....E reunir as "putas-véias" é sempre certeza de sacanagem....com peixe grande, puts, bom demais.

 

O pessoal da Pousada Serra Negra tb nos atendeu super bem. Lembrando que lá é um local simples, sem conforto...mas para quem quer apenas dormir e comer bem, é local certo. Banho é de lascar, o chuveiro não cai água...rsrs....mas nada q lavar um olho de cada vez não resolva...rsrs...

Fato é q desta vez estivemos de cara pro gol. 

Nossos guias Celino e Alessandro, tb fizeram a diferença. Mesmo eu conhecendo muito bem o lago, não sei como está o comportamento do peixe. 

 

Vlw turma...e já estou agoniado parar voltar.

Dia 13 estarei de volta...rsr

 

SM_Set19_15.jpg  SM_Set19_37.jpg

 

::thanks

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Azulões fantásticos hein!!!!

Parabéns pela pescaria!

É sempre bom ouvir que um local ainda é bastante promissor!

 

A foto do camarada com um monte de pedra em cima, foi de lascar... kakakakkaa

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PQP capitão!!!

que pescaria fantástica.

A primeira vez que fui pra serra da mesa arrebentamos, depois fomos outras duas vezes e não fomos tão bem assim.

mesmo assim saíram bons peixes.

Mas essa vocês acertaram em cheio, só placa.

Rapaz, esse botinho está cada dia mais feio hein... ahhahahha

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Showww de bola, serra da mesa sempre nos presenteia com os grandes azulões, não vou lá p dar viagem perdida sempre pego peixes grandes, não divulgo mais as pescarias que faço lá pois acho é bom quem pensa q lá morreu, que não tem mais peixe! Só assim p dar uma trégua aos peixes e diminuir a quantidade de pessoas que vão p lá p destruir, matar tudo quanto é peixe que bate no anzol, encher freezers de peixes sem respeito algum pela natureza... Mas é isso aí companheiro, foi lá, pegou peixes bonitos, devolveu eles para a natureza, fez sua parte como sempre vc faz,,, top demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ce ta doiiiiido !
show de pescaria  BIGUAS, ainda mais numa turma animada, e com bons peixes.
Faz tempo que nao acerto uma dessas, mas SERRA DA MESA, ainda esta na lista de sonhos!!!

Parabens!!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É,mais uma vez a Natureza mostrando toda sua força...Mesmo com os longos períodos de seca e a alta pressão de pesca,o lago ainda está cheio de vida.

Parabéns á galera pelos lindos peixes capturados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Octávio Amaral disse:

Que Azulões fantásticos hein!!!!

Parabéns pela pescaria!

É sempre bom ouvir que um local ainda é bastante promissor!

 

A foto do camarada com um monte de pedra em cima, foi de lascar... kakakakkaa

Abraços

 

 

Vlw, Octávio...Não é a tôa que o Marquinhos é conhecido como Boto Maldito....kkkkk...:gorfei:

 

6 horas atrás, Ricardo Nagatomo disse:

PQP capitão!!!

que pescaria fantástica.

A primeira vez que fui pra serra da mesa arrebentamos, depois fomos outras duas vezes e não fomos tão bem assim.

mesmo assim saíram bons peixes.

Mas essa vocês acertaram em cheio, só placa.

Rapaz, esse botinho está cada dia mais feio hein... ahhahahha

Abraço.

 

Puts, Japonês...Não vejo a hora de pescar contigo e seu irmão na SM. 

Vlw pelo comentário. joia:::

 

5 horas atrás, Tejota Bettio disse:

show hein... q pescaria boa!!! Viva SM... muito peixe bonito. Parabens.

Vlw, TJ...joia:::

 

5 horas atrás, Junior disse:

Showww de bola, serra da mesa sempre nos presenteia com os grandes azulões, não vou lá p dar viagem perdida sempre pego peixes grandes, não divulgo mais as pescarias que faço lá pois acho é bom quem pensa q lá morreu, que não tem mais peixe! Só assim p dar uma trégua aos peixes e diminuir a quantidade de pessoas que vão p lá p destruir, matar tudo quanto é peixe que bate no anzol, encher freezers de peixes sem respeito algum pela natureza... Mas é isso aí companheiro, foi lá, pegou peixes bonitos, devolveu eles para a natureza, fez sua parte como sempre vc faz,,, top demais.

 

Vlw, Jr...E tomara q continue com pouca pressão de pesca por lá...joia:::

 

4 horas atrás, Leandro Gofert disse:

Muito obrigado pelo excelente relato e lindas fotos, para mim que nunca pesquei tucunarés, deu água na boca...::thanks

 

Vlw, Leandro...joia:::

 

4 horas atrás, Julio C Rodrigues disse:

ce ta doiiiiido !
show de pescaria  BIGUAS, ainda mais numa turma animada, e com bons peixes.
Faz tempo que nao acerto uma dessas, mas SERRA DA MESA, ainda esta na lista de sonhos!!!

Parabens!!

abraço

 

Pois é, Julio...fazíamos uns encontros top uns 10 anos atrás...Infelizmente a maior parte da turma não pode estar reunida. Mas foi fera. joia:::

 

 

4 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

É,mais uma vez a Natureza mostrando toda sua força...Mesmo com os longos períodos de seca e a alta pressão de pesca,o lago ainda está cheio de vida.

Parabéns á galera pelos lindos peixes capturados!

 

Vlw, Cristiano.

E não vejo a hora do lago chegar na capacidade máxima. joia:::

 

4 horas atrás, Kid M disse:

Fabrício e pessoal Biguá,

Esquema campeão ! 

arrow:: Farra da boa e com peixes graúdos ! ::fishing

Ainda acabo conhecendo... (já digo isso há quase 10 anos...:blush:

 

 

Ainda tá devendo. Mas o convite estará sempre de pé. joia:::

 

46 minutos atrás, Ramon Paz disse:

Muito Bom saber que Serra pode voltar ao que era no passado, Parabéns a essas feras da pesca, passou um filme na minha mente ,muito bom!!!!

 

Vlw, Ramon...Você é fissura na SM. Daqui pro final do ano a pesca tende a melhorar por lá. joia:::

 

28 minutos atrás, João_Medeiros disse:

Show biguá!

Arrebentaram, só azulão grande

Esse é um dos locais que tenho muita vontade de voltar

Parabéns!

 

 

Vlw, João...tentarei retornar daqui alguns dias. Vamos ver se foi sorte ou se a represa tá melhor mesmo. ]

Obrigado pelo comentário. joia:::

 

6 minutos atrás, Marcel Werner disse:

Sensacional, mestre! Arrebentaram!

Vlw, Marcel...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Ramon Paz disse:

Muito Bom saber que Serra pode voltar ao que era no passado, Parabéns a essas feras da pesca, passou um filme na minha mente ,muito bom!!!!

Eu ia dizer isso.... passou um filme na minha cabeça! 

 

Parabéns aos Biguás pela bela pescaria! E obrigado por compartilhar!

 

Abraxx

 

Sone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, meus amigos! Bela pescaria!

Disse tudo Fabrício. Também penso que esse lago merece mais cuidados de todos que de alguma forma participam do que ele oferece.

Há que se considerar em primeiro lugar os objetivos estratégicos do sistema hidrelétrico, que opera a usina e o reservatório.

Além disso, tenho certeza que somos muitos que ficamos a imaginar como poderiam ser os GANHOS econômico, financeiro, político e também na saúde e nos relacionamentos familiar, entre amigos e no trabalho SE prefeituras, órgãos de fiscalização e controle, proprietários de lotes, pousadas, piloteiros, munícipes, operadores de pacotes de pesca, indústria e comércio de material esportivo, pescadores e turistas diversos tivessem o FOCO principal na preservação da VIDA desse lago.

Sou parceiro em eventual projeto que tenha esse objetivo, desde que e enquanto houver esse primeiro objetivo – preservar a vida no lago de Serra da Mesa.

Parabéns, de novo, professor! :good:mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao Fabricio e aos companheiros da turma que foram junto nessa empreitada....fizeram uma excelente pescaria e o relato ficou bacana...mostraram que SM ainda tem azulão monstros....as vezes pensamos que certo local já não é tão bom, mas como foi falado, é o comportamento do peixe que vai mudando com a pressão de pesca e variação do nível da represa...mas com persistência, fazendo a leitura certa da represa, acertando nas estratégias,  e dando sorte de achar os cardumes ativos, é certeza de uma bela pescaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Eder Nascimento disse:

Show mestre Fabricio Biguá, tinha muito tempo que não viu um relato seu, aí vem este relato espetacular. 

Azulou geral, que top.

Sensacional a pescaria. 

 

Vlw Eder...Obrigado. joia:::

 

11 horas atrás, FabianoTucunare disse:

Top isso porque só foi 2 dias de pesca, esse lago já me trouxe muitos momentos incríveis 😁😁😁... excelente pescaria parabéns a turma.  Deus não conta os dias que passamos pescando!!!

 

Pois é...Uma pena não ter 1 semana de férias para continuar a semana...rsrs

Obrigado. joia:::

 

3 horas atrás, Eduardo Sone disse:

Eu ia dizer isso.... passou um filme na minha cabeça! 

 

Parabéns aos Biguás pela bela pescaria! E obrigado por compartilhar!

Abraxx

Sone

 

Vlw, Sone...joia:::

 

1 hora atrás, Macedo Bigua disse:

Parabéns, meus amigos! Bela pescaria!

Disse tudo Fabrício. Também penso que esse lago merece mais cuidados de todos que de alguma forma participam do que ele oferece.

Há que se considerar em primeiro lugar os objetivos estratégicos do sistema hidrelétrico, que opera a usina e o reservatório.

Além disso, tenho certeza que somos muitos que ficamos a imaginar como poderiam ser os GANHOS econômico, financeiro, político e também na saúde e nos relacionamentos familiar, entre amigos e no trabalho SE prefeituras, órgãos de fiscalização e controle, proprietários de lotes, pousadas, piloteiros, munícipes, operadores de pacotes de pesca, indústria e comércio de material esportivo, pescadores e turistas diversos tivessem o FOCO principal na preservação da VIDA desse lago.

Sou parceiro em eventual projeto que tenha esse objetivo, desde que e enquanto houver esse primeiro objetivo – preservar a vida no lago de Serra da Mesa.

Parabéns, de novo, professor! :good:mestre::

Rapaz...só em ve-lo participar novamente do fórum, vlw a pena ter postado o relato...rsr...Saudade de você.

E vamos agitar esta turma....joia:::

 

1 hora atrás, Renato Barreto disse:

Parabéns ao Fabricio e aos companheiros da turma que foram junto nessa empreitada....fizeram uma excelente pescaria e o relato ficou bacana...mostraram que SM ainda tem azulão monstros....as vezes pensamos que certo local já não é tão bom, mas como foi falado, é o comportamento do peixe que vai mudando com a pressão de pesca e variação do nível da represa...mas com persistência, fazendo a leitura certa da represa, acertando nas estratégias,  e dando sorte de achar os cardumes ativos, é certeza de uma bela pescaria!

 

Vlw, Renato...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela pescaria!!! muito bom ler um relato deste a respeito de Serra da Mesa... essa represa foi o meu primeiro contato com o tucunaré... em 2009. Pesquei na regiao de Uruaçu... de la pra cá se foram 10 anos de uma paixão e um vício que é pescar este peixe!!! em breve quero voltar pra essas bandas... Obrigado Fabrício por nos brindar com esses belos peixes!! Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz serra da mesa é sinistra...ainda tem muito peixe naquelas aguas,sempre sai um peixe ou outro,mas acertar pra valer é complicado, e mais difícil ainda de entender...o comportamento dos peixes muda demais...vc tem que estar na hora certa e no lugar certo...ou seja muita sorte de estar la naquele exato momento...

pesco la desde o começo da represa e por duas vezes me aconteceu praticamente a mesma coisa...os dois primeiros dias bonitos mas fracos de peixe,dai no terceiro dia o tempo fecha escurece tudo e chuva e vento,impossibilitando de sair pra pescar,mas de tardezinha o tempo melhorou e resolvemos sair...rapaz do ceu eu nunca vi tanta lapada na isca na minha vida,era explosão sem parar,os peixes ficaram loucos,voavam,capotavam e batiam na isca de superfície com tanta violência que eu nunca tinha visto igual,so peixes graúdos,foi inacreditável...mas logo escureceu,uma pena,em uma hora e meia mais ou menos de pesca fiz a melhor pescaria da vida....depois voltamos no outro dia e nada,vai entender...

foi ai que vi realmente e tive a certeza que serra tem muito peixe por debaixo daquele mundarel de agua...

Valeu e parabéns pela pescaria....abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...