Ir para conteúdo

Duvida?? Tucunaré Paca ??? Tucunaré açu???? que Tucunaré é esse???


Posts Recomendados

Olá pescadores, meu amigo pescador Michel Yoshida, pescou no Juma um tucunaré muito diferente, conhecemos o tucunaré açu e o tucunaré paca, esse exemplar que ele pescou tem um padrão muito atípico como voces verão nas fotos abaixo. Teorias que já ouvi: 1)Tucunaré açu e Tucunaré paca são espécies diferentes e que se acasalam e formam o tucunaré paca-açu;  2) Tucunaré paca é uma fase do Tucunaré açu.

Já ouvi pessoas dizendo que não existe o Tucunaré açu de porte pequeno no Juma, todos são Tucunaré paca até atingirem maturidade e virar tucunaré açu, mas em Barcelos já pescamos dubles de Tucunaré açu e tucunaré paca no mesmo local e de tamanhos, semelhantes então  essa teoria de fase de tucunaré açu é real ?? não seriam  especies diferentes?? cada um tem a sua opinião.

Mas o padrão de coloração que o Michel pescou é totalmente diferente, segundo ele, não era um peixe doente o peixe que brigou muito antes de sair para as fotos. Bom vejam as fotos abaixo: Seria a prova da mudança do tucunaré açu para o paca ou o inverso??? ou um hibrido???

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.27 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.28.jpeg

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.28 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.27 (3).jpeg

DSC02000.JPG

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.27.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso,

Confesso que esse da foto está difícil de identificar. rsrs

Mas falando um pouco sobre as teorias, também já ouvi várias delas, mas a que mais me convenceu foi a do falecido Sr. Milton da Pousada Itapará.

Ele me disse que o paca é uma fase do açu sim, e que inclusive ele já viu ninhadas de açu onde os filhotes não tinhas as características dos pais, ou seja, não nascem açu e sim se tornam açu.

Inclusive ele disse que onde se captura açus muito pequenos é que a população não está tão saudável e o peixe está virando açu antes da hora para reproduzir.

Achei que faz bastante sentido, inclusive já ouvi o Lawrence falar algo parecido com isso no Biopesca.

Mas esse da foto continuo sem saber. hahahaha

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo muito pouco para dizer o que é o certo, mas pelo pouco que estudei a coloração paca é apenas uma camuflagem de guerra do tucunaré, período em que ele esta caçando mais. 

Inclusive em Três Marias já peguei vários tucunarés com as pintinhas típicas da coloração paca.

 

Quanto ao peixe da foto já vi muitas fotos assim e muitos dizem que é fungo no peixe ou algum tipo de doença.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Ricardo Nagatomo disse:

Celso,

Confesso que esse da foto está difícil de identificar. rsrs

Mas falando um pouco sobre as teorias, também já ouvi várias delas, mas a que mais me convenceu foi a do falecido Sr. Milton da Pousada Itapará.

Ele me disse que o paca é uma fase do açu sim, e que inclusive ele já viu ninhadas de açu onde os filhotes não tinhas as características dos pais, ou seja, não nascem açu e sim se tornam açu.

Inclusive ele disse que onde se captura açus muito pequenos é que a população não está tão saudável e o peixe está virando açu antes da hora para reproduzir.

Achei que faz bastante sentido, inclusive já ouvi o Lawrence falar algo parecido com isso no Biopesca.

Mas esse da foto continuo sem saber. hahahaha

Abraço.

Valeu Ricardo, daqui a pouco teremos a resposta final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Eder Nascimento disse:

Eu entendo muito pouco para dizer o que é o certo, mas pelo pouco que estudei a coloração paca é apenas uma camuflagem de guerra do tucunaré, período em que ele esta caçando mais. 

Inclusive em Três Marias já peguei vários tucunarés com as pintinhas típicas da coloração paca.

 

Quanto ao peixe da foto já vi muitas fotos assim e muitos dizem que é fungo no peixe ou algum tipo de doença.

 

Realmente Eder o Tucunare paca encontramos em varios rios e represas, esta  hipotese de algum fungo ou doença não podemos descartar, ou é a prova da mudança de "camuflagem" do tucunaré

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo...

Meu primeiro tucunaré grande foi exatamente com essa coloração, parecia enferrujado... 

Foi Rio Uatumã, em 2015...

O piloteiro, na época disse que era um tucunaré açu já de idade avançada... com uma genética não favorável que o fez não crescer tanto quanto deveria... 

O meu pesou 5kg... 

 

Se é verdade, não sei... rsrs mas que são extremamente lindos, isso são.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Octávio Amaral disse:

Amigo...

Meu primeiro tucunaré grande foi exatamente com essa coloração, parecia enferrujado... 

Foi Rio Uatumã, em 2015...

O piloteiro, na época disse que era um tucunaré açu já de idade avançada... com uma genética não favorável que o fez não crescer tanto quanto deveria... 

O meu pesou 5kg... 

 

Se é verdade, não sei... rsrs mas que são extremamente lindos, isso são.

Boa Otávio👍, outra hipotese TUCUNARÉ VÉIO , tá valendo 👍 kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Adalberto Magrao disse:

Acompanhando o topico.

Ainda hoje tenho duvidas se o paca é o açu juvenil, e depois vira o açu grande.

 

Que  o paca é bravo na porrada isso é mesmo.....kkkkkkk

Olá Adalberto!

Segundo estudos, eu particularmente aprendi muito com o nobre Rodrigo Scambati @cichlas;

Na realidade "paca" é uma fase de qualquer Tucunaré, podendo ser o Açu como qualquer outro das outras 14 especies relacionadas.

É uma característica digamos que por não "estar disponível" para fazer sexo, uma característica para se diferenciar dos outros, a maioria mantém esse padrão na fase juvenil, mas não é raro encontrar tucunarés adultos também nesse padrão...

Para mais informações busque nas redes sociais a marca @cichlas que ela publica muita coisa relacionada...

 

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Olá Adalberto!

Segundo estudos, eu particularmente aprendi muito com o nobre Rodrigo Scambati @cichlas;

Na realidade "paca" é uma fase de qualquer Tucunaré, podendo ser o Açu como qualquer outro das outras 14 especies relacionadas.

É uma característica digamos que por não "estar disponível" para fazer sexo, uma característica para se diferenciar dos outros, a maioria mantém esse padrão na fase juvenil, mas não é raro encontrar tucunarés adultos também nesse padrão...

Para mais informações busque nas redes sociais a marca @cichlas que ela publica muita coisa relacionada...

 

Abraços!

 

Ponto importante.... e de total relevância..

Nunca fisguei um Paca de cupim... tem razão no que disse...

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Vou pedir licença ao pessoal do Pesca Amadora (www.pescamadora.com.br) e transcrever um texto e imagens sobre o assunto no sentido de facilitar (ou não) o entendimento das espécies existentes...

Segundo o Wellerson Santana, em material publicado em 28.04.17

 

"Existem 15 espécies diferentes no Brasil.

O nome tucunaré tem origem indígena, porém incerta, especula-se que seu significado seja “olho para trás” ou “olho para a água”, devido à presença de uma mancha em forma de olho (ocelo) na cauda, típica da espécie. O tucunaré pertencem à família Cichlidae, considerada a mais rica em espécies de peixes de água doce do mundo e uma das maiores famílias de vertebrados, com pelo menos 1.300 espécies registradas e estimativas de aproximadamente 1.900 existentes.

O nome do gênero, Cichla, tem origem na palavra kichla, que os gregos antigos usavam para denominar diversos peixes. Em 1801, quando Cichla foi descrito, muitas espécies de várias partes do mundo (incluindo o tucunaré), foram incluídas neste gênero. Com o passar dos anos e aumento dos estudos, muitas mudanças taxonômicas ocorreram, e hoje apenas os tucunarés são chamados de Cichla.

O Tucunaré é uma espécie carnívora, alimentando-se principalmente de peixes e camarões. No Brasil, encontramos 15 espécies diferentes distribuídas no Amazonas e nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Ele habita principalmente açudes e represas no sudeste e os rios da bacia Amazônica.

Sua reprodução na natureza ocorre no período chuvoso, mas em ambientes como reservatórios e lagoas artificiais, onde há pouca variação no nível da água, a espécie pode se reproduzir várias vezes ao ano.

Este peixe não realiza piracema, mas na época reprodutiva os adultos formam pares, constroem ninhos em ambientes lênticos como fundo de lagos, remansos de rios e embaixo de troncos submersos, onde cuidam de sua prole. Possui escamas pequenas, com corpo alongado e um pouco comprimido. Sua coloração varia de acordo com a espécie e a região, com manchas pretas distribuídas regularmente pelo corpo.

Todos os Tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal. É bastante rápido, agressivo, forte e até estúpido. Também é muito sedentário (não realizando migrações). Tem hábitos diurnos. A espécie açú pode chegar a pescar 15 kg e medir mais de 1 m de comprimento total.

Por serem peixes muito apreciados na pesca esportiva, as espécies de tucunarés vêm sendo, ao longo das últimas décadas, introduzidas em ambientes onde não ocorriam naturalmente. Esta introdução ocorre quando os peixes chegam às lagoas e rios após o rompimento de tanques de piscicultura, ou pela soltura direta por parte de alguma pessoa.

Introdução da Espécie
A introdução de espécies exóticas (não-nativas daquele local específico) traz sérios problemas para a conservação ambiental, e é hoje junto com a construção de barragens e hidrelétricas, um dos maiores responsáveis pelo declínio e extinção de espécies nativas. O tucunaré-amarelo, foi introduzido em diversas localidades onde não estava presente naturalmente. Hoje, há registros da espécie em áreas dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e até no Paraguai.

A Maioria Foi Descrita Apenas em 2006
Das quinze espécies de tucunarés reconhecidas atualmente, nove foram descritas pela ciência apenas em 2006, após um amplo estudo realizado por um pesquisador sueco e outro brasileiro. Várias dessas novas espécies vinham sendo confundida com outras que já eram conhecidas, como Cichla ocellaris e Cichla monoculus.

1715482836_15espciesdetucunars.JPG.d3ad3a4fe09845345cf19f8c052ac879.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Edmar Alves disse:

Olá Adalberto!

Segundo estudos, eu particularmente aprendi muito com o nobre Rodrigo Scambati @cichlas;

Na realidade "paca" é uma fase de qualquer Tucunaré, podendo ser o Açu como qualquer outro das outras 14 especies relacionadas.

É uma característica digamos que por não "estar disponível" para fazer sexo, uma característica para se diferenciar dos outros, a maioria mantém esse padrão na fase juvenil, mas não é raro encontrar tucunarés adultos também nesse padrão...

Para mais informações busque nas redes sociais a marca @cichlas que ela publica muita coisa relacionada...

 

Abraços!

 

Perfeito Edmar👍, este tucunaré seria a prova dessa mudança do Paca para o Açu

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.28.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Celso Miki disse:

Perfeito Edmar👍, este tucunaré seria a prova dessa mudança do Paca para o Açu

WhatsApp Image 2019-09-19 at 21.31.28.jpeg

Aoh Camarada não tem nada a ver...

A Fase paca é o primeiro tucunaré da 5º foto que foi postada;

Já esse padrão ai é outra coisa...acho que são parasitas, mas estou buscando informações.

Estou perguntando ao Rodrigo aqui...assim que souber posto aqui para esclarecer melhor ok; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Octávio Amaral disse:

Ponto importante.... e de total relevância..

Nunca fisguei um Paca de cupim... tem razão no que disse...

Valeu!!

Caramba .......verdade mesmo. Nunca vi ou fisguei um paca com cupim......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...