Ir para conteúdo

Coexistência tucunaré x traíra


Posts Recomendados

Olá amigos 

 

Pesco numa represa em que haviam trairas como quase todas no Brasil. 

Água limpa. 

Ha 6 anos foram introduzidos tucunaré azuis e amarelos .ha 2-3 anos não se tem notícia de saída de traíras da represa. Trata-se de propriedade privada e as informações são confiáveis ( se tivesse saído traíra saberíamos )

o q acham ?

traira e tucunaré coexistem no mesmo ambiente ??

valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar minha opinião (que não é de especialista, ok), eles coexistem sem problema na natureza, tanto que na bacia amazônica nas lagos onde se pesca tucunarés também pega-se traíras. O problema deve ter sido na introdução dos tucunarés, onde provavelmente não se fez estudo para saber qual população caberia naquele lago e, provavelmente, houve exagero, introduzindo-se tucunarés demais. Numa situação dessas de competição, pode ser que os tucunarés tenham predado demais os alevinos da traíra promovendo uma diminuição extrema da população destas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos,

Também na linha do "palpite", entendo que tanto o tucunaré quanto as traíras são predadores por essência.

Se não existir abundância de alternativas alimentares (lambaris, tilápias, etc...) para funcionarem como presas, a tendência será o "canibalismo" e/ou o ataque aos alevinos nascidos.

É muito difícil que represas onde existam traíras não possuam também lambaris (parece que os ciclos dessas duas espécies estão interligados).

Para melhor garantia, a implementação de tilápias poderá ajudar nesse equilíbrio presa x predador - sabendo do risco do elevado teor de reprodução da tilápia 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tucunaré é um predador de topo, assim como a traíra.

 

Acredito que  houve um erro de cálculo na introdução, que foi feito em duas etapas: 

 

1) não tinha estoque pesqueiro de forrageiros suficiente para atender a demanda de alimento x espaço

 

2) excessiva quantidade na introdução de tucunarés,  superior ao que a represa em questão suportaria


Não sou especialista, tampouco biólogo ou algo do tipo, porém inevitavelmente quem pesca e gosta, estuda e aprende tudo que puder sobre o assunto para maximizar resultados. Tucunarés e traíras comem de quase tudo. A traíra come desde pequenos peixes até sapos, ratos e aves que "moscam" em seu raio de ataque. O tucunaré é um peixe extremamente agressivo e territorialista, e não costuma perdoar nada que esteja ao seu alcance.


Aqui na minha região tenho alguns exemplos de locais onde foram introduzidos tucunarés. Em uma lagoa, gigantesca por sinal, existem tucunarés e traíras, e além destes, tilápias, lambaris, piaus etc. Como há abundância alimentar, os mesmo convivem em equilíbrio e a introdução não foi suficiente para desequilibrar. Tem dias que uns atacam mais, em outras oportunidades vemos mais de outros.

 

Em outra situação, a lagoa é significativamente menor, porém ainda de bom tamanho e foram soltos apenas quatro casais de tucunarés,  (sei porque a lagoa é particular e um amigo fez a introdução) sendo dois casais de amarelos e dois de azuis. A lagoa tem traíras, piaus, e outros forrageiros em uma quantidade boa. A quantidade de tucunarés introduzidos no entanto, não foi suficiente até o momento para modificar a cadeia desta lagoa, visto que não fisgamos nenhum exemplar de tucunaré ainda. Já avistamos umas duas vezes os mesmos em ninhos, mas nada de capturas. Ah, e as traíras não sumiram, nem os forrageiros. 

E existe uma lagoa próxima a uma antiga pedreira desativada aqui onde foram introduzidos os tucunarés em um espaço muito menor, e não sei em que quantidade foi feita esta introdução. Só tem tucunarés nela, nenhum grande, mas muitos amarelos de "quase quilo". Nesse caso, dizem que tinham traíras - hoje raras - e não se tinha muitos forrageiros. Acredito que esta condição é a mais próxima da por ti citada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado 

Todas as afirmações fazem total sentido. 

Os tucunarés são muitos 

ontem conseguia ver os cardumes de 20-30 peixes e estão começando a formação de casais pra reprodução. 

Eu não morava aqui há 6 anos , mas disseram q foram introduzido 4 casais de cada ( amarelo e azul). 

 

O que acontece é que aqui tem muito , mas muito mesmo pitu. E até covardia pescar com camarão vivo de isca , batem tilápias , caras , matrinxã e o tucunare Amarelo mesmo. 

Mas não há muitos peixes forrageiros , como lambaris por exemplo, eu nunca vi. 

Talvez seja isso , tucunaré cresceu muito a população comendo os Camarões que talvez a traíra não coma. Aí com o desequilíbrio da população de tucunare os tilápias e caras vão pra boca deles. As trairas ficaram com escassez de alimento talvez. De qq forma , sempre bato uma isca soft na beirada.... quem sabe 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, acredito que deve ser bem por aí mesmo. Além disso, os forrageiros contribuem para dosar o aumento dos predadores, visto que atacam os ninhos e comem as ovas. Como predomina o pitu como alimento, não ocorre isso e por consequência os tucunarés aumentam significativamente perante os demais peixes que não tem o pitu preferencialmente em sua dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...