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Mercury 40hp 3 cilindros apaga


JoãoG

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Pessoal, o que pode estar acontecendo com um Mercury 40hp 3 Cil 2t, que apaga em marcha lenta no neutro e também quando engata marcha ele desliga.

Ja foi feito a limpeza dos carburadores, troca de velas, limpeza do tanque e filtro.

Estou usando gasolina aditivada;

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Agora, JoãoG disse:

Pessoal, o que pode estar acontecendo com um Mercury 40hp 3 Cil 2t, que apaga em marcha lenta no neutro e também quando engata marcha ele desliga.

Ja foi feito a limpeza dos carburadores, troca de velas, limpeza do tanque e filtro.

Estou usando gasolina aditivada;

como esta a marcha lenta talvez possa estar muito baixa , quando engata ele afoga já aconteceu isso comigo.

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3 horas atrás, JoãoG disse:

Pessoal, o que pode estar acontecendo com um Mercury 40hp 3 Cil 2t, que apaga em marcha lenta no neutro e também quando engata marcha ele desliga.

Ja foi feito a limpeza dos carburadores, troca de velas, limpeza do tanque e filtro.

Estou usando gasolina aditivada;

Marcha lenta está baixa, se não me engano no Mercury 40 no primeiro carburador tem um parafuso onde vc regula ela, o ideal e regular dentro do rio ou num tambor, no orelhão não adianta. O Parafuso é o de cima chave philips , não o da lateral da cor bronze, que esse é a mistura ar/combustível .    Agora se seu motor foi mudado pra 50hp ele colocam  regulador em cada carburador, ai evite fazer isso.  Conforme vc aperta aumenta o rpm, espere até estabilizar e vai testando até o ponto que não fique muito acelerado mas também não morra quando vc engata ele. 

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1 hora atrás, Marcello Mello disse:

Ao ler surgiu uma dúvida: gasolina aditivada ?

 

Sempre ouvi dizer que deve se usar gasolina comum com óleo 2T...

Os fabricantes recomendam normal, tem um teoria que os aditivos reagem com oleo 2t, não sei se procede.  O  ideal é usar combustível de confiança e qualidade, no caso desses Motores 3 carburadores tem um pessoal esgotando com gasolina azul de aviação que não contém etanol minimizando  a formação de borra e oxidação de agullha dos motores. 

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18 horas atrás, Guto Pinto disse:

Marcha lenta está baixa, se não me engano no Mercury 40 no primeiro carburador tem um parafuso onde vc regula ela, o ideal e regular dentro do rio ou num tambor, no orelhão não adianta. O Parafuso é o de cima chave philips , não o da lateral da cor bronze, que esse é a mistura ar/combustível .    Agora se seu motor foi mudado pra 50hp ele colocam  regulador em cada carburador, ai evite fazer isso.  Conforme vc aperta aumenta o rpm, espere até estabilizar e vai testando até o ponto que não fique muito acelerado mas também não morra quando vc engata ele. 

Qual seria a regulagem Inicial da mistura ar/combustivel? Ele ta com 2 voltas e meia

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3 horas atrás, JoãoG disse:

Qual seria a regulagem Inicial da mistura ar/combustivel? Ele ta com 2 voltas e meia

Do 40 eu não sei, mas lembre-se que tem 3 carburadores, tem que deixá los equalizados, um carburador é mais fácil, no meu Mercury seapro como no yamah 30 eram 2  a 2.5 voltas

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Como tenho um motor deste e também já passei por algum desconforto em relação a estes problemas relatados, tenho a ponderar que é aconselhável colocar apenas gasolina pura sem qualquer aditivo porque se não for assim é certeza que dará problema.

 

No meu motor foi realizada a limpeza dos carburadores e a regulagem (equalização) e nunca mais deu problema, mas o mecânico alertou que não era para ficar fuçando porque depois de arrumado quanto menos mexer /, melhor.

 

Em relação ao que o Guto falou sobre a gasolina de aviação eu desaconselho totalmente, primeiro porque teria que diluir a mistura  para no máximo 10% de gasolina verde(?) de aviação e segundo que ela "come" as borrachas tipo aquelas borrachas amarelas do pescador do tanque...

 

Se não resolver com as regulagens previstas acho que valeria a pena ele colocar as velas de iridium já fartamente comentadas aqui no fórum.

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2 horas atrás, JCKruel disse:

Como tenho um motor deste e também já passei por algum desconforto em relação a estes problemas relatados, tenho a ponderar que é aconselhável colocar apenas gasolina pura sem qualquer aditivo porque se não for assim é certeza que dará problema.

 

No meu motor foi realizada a limpeza dos carburadores e a regulagem (equalização) e nunca mais deu problema, mas o mecânico alertou que não era para ficar fuçando porque depois de arrumado quanto menos mexer /, melhor.

 

Em relação ao que o Guto falou sobre a gasolina de aviação eu desaconselho totalmente, primeiro porque teria que diluir a mistura  para no máximo 10% de gasolina verde(?) de aviação e segundo que ela "come" as borrachas tipo aquelas borrachas amarelas do pescador do tanque...

 

Se não resolver com as regulagens previstas acho que valeria a pena ele colocar as velas de iridium já fartamente comentadas aqui no fórum.

E voce sabe me explicar como se faz essa equalização?

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3 horas atrás, JCKruel disse:

Como tenho um motor deste e também já passei por algum desconforto em relação a estes problemas relatados, tenho a ponderar que é aconselhável colocar apenas gasolina pura sem qualquer aditivo porque se não for assim é certeza que dará problema.

 

No meu motor foi realizada a limpeza dos carburadores e a regulagem (equalização) e nunca mais deu problema, mas o mecânico alertou que não era para ficar fuçando porque depois de arrumado quanto menos mexer /, melhor.

 

Em relação ao que o Guto falou sobre a gasolina de aviação eu desaconselho totalmente, primeiro porque teria que diluir a mistura  para no máximo 10% de gasolina verde(?) de aviação e segundo que ela "come" as borrachas tipo aquelas borrachas amarelas do pescador do tanque...

 

Se não resolver com as regulagens previstas acho que valeria a pena ele colocar as velas de iridium já fartamente comentadas aqui no fórum.

Jk Cruel no caso a gasolina azul ou uma que contenha menos  etanol( argentina tem 10%)   é  só pra esgotar, em marina faz esse procedimento, coloca 200ml ou menos numa garrafa pet esgota  combustível com ela quando o motor for ficar muito tempo sem rodar, pois ela não acumula borra como a nossa porcaria que usamos com 27% ou mais de cana.    Esses motores 3 carburadores andam sofrendo com nosso combustível ainda mais quem não usa direto ,  vejo por exemplo meu Tohatsu 18 e Yamaha 30hp que tem apenas 1 carburador ambos tirei zero, rodei mais de 2 anos no Tohatsu e 70h e 1 ano no Yamaha e 60h e nunca nem abri o capo deles, só troquei oleo da rabeta por conta própria.  

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Caro xará João G.

 

A equalização dos carburadores foi feita pelo mecânico da revenda Mercury onde adquiri o motor. Parece ser coisa simples (para eles) mas não participei de nenhuma fase da limpeza e regulagem até porque o motor ainda está na garantia.

abs

 

Guto: obrigado pelos esclarecimentos... é QUE UMA VEZ FUI AO PANTANAL E LEVEI GASOLINA DE AVIÃO! Adivinha o estrago... O pior é que estava com meus dos meninos (eram crianças mesmo) e rodamos ´por horas rio abaixo pois não consegui socorro de ninguém. Ainda bem que estava rio acima, mas os meninos nunca mais foram pescar comigo!!!

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5 horas atrás, JCKruel disse:

Caro xará João G.

 

A equalização dos carburadores foi feita pelo mecânico da revenda Mercury onde adquiri o motor. Parece ser coisa simples (para eles) mas não participei de nenhuma fase da limpeza e regulagem até porque o motor ainda está na garantia.

abs

 

Guto: obrigado pelos esclarecimentos... é QUE UMA VEZ FUI AO PANTANAL E LEVEI GASOLINA DE AVIÃO! Adivinha o estrago... O pior é que estava com meus dos meninos (eram crianças mesmo) e rodamos ´por horas rio abaixo pois não consegui socorro de ninguém. Ainda bem que estava rio acima, mas os meninos nunca mais foram pescar comigo!!!

kkkkkkkkkkkkkk.  Não dá pra usar direto não,  fora que tem chumbo pra caramba

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Em 10/10/2019 em 12:32, Guto Pinto disse:

Jk Cruel no caso a gasolina azul ou uma que contenha menos  etanol( argentina tem 10%)   é  só pra esgotar, em marina faz esse procedimento, coloca 200ml ou menos numa garrafa pet esgota  combustível com ela quando o motor for ficar muito tempo sem rodar, pois ela não acumula borra como a nossa porcaria que usamos com 27% ou mais de cana.    Esses motores 3 carburadores andam sofrendo com nosso combustível ainda mais quem não usa direto ,  vejo por exemplo meu Tohatsu 18 e Yamaha 30hp que tem apenas 1 carburador ambos tirei zero, rodei mais de 2 anos no Tohatsu e 70h e 1 ano no Yamaha e 60h e nunca nem abri o capo deles, só troquei oleo da rabeta por conta própria.  

Faço exatamente desta maneira com a azul e nunca mais tive problemas, meu barco fica bastante parado.

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Pessoal , no manual de serviço tohatsu   para o motor 40 a regulagem da mistura e 1:5/8 com gasolina de 5 a 10 % de álcool mas pode variar ate 2,5 voltas , tem que ficar de olho na vela ela tem que estar com a cor café com leite , para adoçar o motor eu utilizo tirar o álcool da gasolina comum  adicionando agua e deixando repousar a noite no dia seguinte retiro a agua e o álcool com uma mangueira , para equalizar os carburadores sem o vacuômetro e simples e só voltar todo o parafuso da lenta , soltar o parafuso no pé do eixo dos carburadores e deixar todos fechados depois aperte os parafusos do eixo dos carburadores (o parafuso só tem nos dois carburadores de baixo e a rosca deles e ao contrario ) e regular a lenta , no caso do amigo que o motor esta apagando na lenta se tiver conta-giros a lenta fica em 900 rpm caso não resolver confira os parafusos de mistura deixem com duas voltas cada caso não resolver e melhor procurar um mecânico ok .   

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Em 12/10/2019 em 10:05, Vladimir Chatalov disse:

Pessoal , no manual de serviço tohatsu   para o motor 40 a regulagem da mistura e 1:5/8 com gasolina de 5 a 10 % de álcool mas pode variar ate 2,5 voltas , tem que ficar de olho na vela ela tem que estar com a cor café com leite , para adoçar o motor eu utilizo tirar o álcool da gasolina comum  adicionando agua e deixando repousar a noite no dia seguinte retiro a agua e o álcool com uma mangueira , para equalizar os carburadores sem o vacuômetro e simples e só voltar todo o parafuso da lenta , soltar o parafuso no pé do eixo dos carburadores e deixar todos fechados depois aperte os parafusos do eixo dos carburadores (o parafuso só tem nos dois carburadores de baixo e a rosca deles e ao contrario ) e regular a lenta , no caso do amigo que o motor esta apagando na lenta se tiver conta-giros a lenta fica em 900 rpm caso não resolver confira os parafusos de mistura deixem com duas voltas cada caso não resolver e melhor procurar um mecânico ok .   

Obrigado.

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