Ir para conteúdo

[Relato] Barcelos - Set19. TorresmAçu + Biguá Team. Pescaria complicada.


Posts Recomendados

BARCELOS - SET/19 - TORRESMAÇU E BIGUÁTEAM

 

Cidade de partida: Barcelos - AM

Barco hotel: Angatu Açu

Turma: @Fabrício Biguá, @Fábio Neves, @Marquinhos, @Ricardo Nagatomo, @Denis Nagatomo, @Raimundo Dias, @Wallace Rodrigues, @Matheus Testa, @Marlon Iser, @Douglas Irber, @Xandego, @Carlinhos Araguaia, @Caio Pinelli, @Joao Poiani, @Thiago deRoure, @Clodoaldo Lamana.

 

Mais uma vez esta turma se reune na região do Médio Rio Negro.

Infelizmente o nosso amigo @Eduardo Camargo teve um problema de saúde e não pode estar conosco nesta...O amigo Clodoado integrou o grupo aos 42 minutos do 2º tempo.

 

Como a turma do FTB bem sabe, a região de SIRN passa por um enorme conflito envolvendo Terras Indígenas/Pescadores Esportivos/Município. Quem tiver o interesse de entender melhor o assunto, basta pesquisar pela palavra SIRN aqui no fórum, q encontrará mais informações.

 

Mas no ano de 2019 a empresa Angatu Pesca Esportiva, nossa parceira de sempre, e o nosso grupo em comum acordo, para fugir dos conflitos de SIRN resolveu partir diretamente da cidade de Barcelos. Menos tempo de voo (e mais barato), melhores opções de hotéis, mais opções de afluentes, fizeram com o que o grupo não partisse de SIRN e ficasse rondando a região do Negrão, Paranã da Floresta, Atauí e Preto. Resolvemos sair dos conflitos e pescar em paz. 

São 07 anos juntos e nenhuma discussão até hoje. Não havia razão para ingressarmos no "olho do furação", até pq as informações do nível de água dos afluentes de SIRN tb não eram boas. 

Nosso grupo tem pescador de todo Brasil. 

Antes, aquela passada básica por Manaus. Quase todos da turma chegaram em Manaus por volta do meio dia, e partindo  todos para o Restaurante Amazônico (fantástico por sinal)...

 

barcelos01.jpg

 

Cerveja gelada, tira-gostos variados, pratos excelentes...realmente uma boa opção para quem quer comer e beber bem, e no ar condicionado...rsrs

Do restaurante todos para a loja Sucuri Pesca do Manauara Shopping (conhecida por quase todo pescador amazônico, mas desta vez a novidade foi a nova loja, inaugurada poucos dias atrás. Partimos pra lá e ficamos impressionados com a qualidade, quantidade e o preço dos produtos que a Sucuri tem comercializado.

Confesso q quando o dólar estava baixo e quase todo mundo trazia produtos de pesca de fora (USA, PY e etc), ficava complicado comprar algo na loja. Hj a situação se inverteu completamente. Eles estão vendendo Carretilha Curado por R$ 850,00, sendo q ela custa $200 dólares lá nos EUA. O preço de quase tudo está parelho com o Mercado Livre.

 

Alicates Boga Grip, régua oficial da IGFA, iscas variadas para todos os tipos de peixes a preço super competitivos, a mais variadas vitrine de carretilhas e molinetes que tenho visto por aí...e, é claro, o Espaço Heineken, que não poderia deixar de fora...rsrs.

Só digo uma coisa...Você e seu grupo estarão passando por Manaus?!?! Deem uma ligadinha para o Jorge e digam o que vcs ainda precisam. Ele tem itens que não se encontra facilmente no Brasil. Fizemos isso e conseguimos Jummping Minow a R$ 39,00...😱

Ah, e a loja fica localizada no bairro Vieiralves (muitos barzinhos top), e no térreo do Hotel Manaus Express. Dá para aliar o útil o agradável.

 

barcelos02_p.jpg  barcelos03_p.jpg

 

barcelos05_p.jpg  barcelos04_p.jpg

 

Dia seguinte, logo cedo, todos partimos para o Aeroporto Internacional de Manaus. Aquele voo partindo do Eduardinho não existe mais.

 

Marquinhos encontrou alguns parentes, mas passa bem...rsrs

barcelos06_p.jpg

 

Como sempre, fomos recepcionados no aeroporto pelo nosso amigo Magal.

Voo tranquilo até Barcelos..

IMG_2517.JPG

 

Turma reunida e sendo recepcionada pela equipe do Angatu, e nossas Heinekens.

 

IMG_2516.JPG

 

IMG_2518.JPG

Biguá Team marcando presença.

 

IMG_2515.JPG

 

As informações eram de que o Negro estava secando, mas os afluentes subindo.🤔

Tomamos conhecimento de que o Rio Alegria (cabeceira do Cuiuni) estava secando. Todos os outros afluentes, subindo. E agora?!?! Em quem acreditar?!?! Como sempre, as informações obtidas são sempre contraditórias.

 

Como esta turma já é conhecida e é formada por amigos que gostam mais de pesca que de pegar peixe, escolhemos o Alegria, sabendo que o "tiro" dado não poderia ser desfeito. Ou era o Rio Alegria, ou era o Rio Alegria. São mais de 300Km de rio a ser navegando para subir, e o mesmo para descer. Se desse errado, já era.

Na semana anterior os barcos hotéis de Barcelos não foram muito felizes em suas pescarias no Negrão.

Como a turma gostar de navegar junto, almoçar junto, e estar mais junto 🥰...rsrsr., resolvemos partir mesmo para a cabeceira do Alegria.

 

No primeiro dia a turma resolveu não pescar. Como todos estavam cansados e o barco tinha que navegar muito, resolvemos partir para a nossa primeira churrascada...rsrs

E que churrascada....

barcelos14.JPG

 

barcelos12.JPG

 

 

Essa picanha a pururuca feita pelo nosso amigo Caio Pinelli foi o ponto alto da noite...rsrs

 

barcelos08.JPG

 

 

barcelos09.JPG  barcelos13.JPG

 

barcelos11.JPG  barcelos10.JPG

 

Ver o Dentinho, ops, o Wallace e o Carpincho juntos não tem preço.

Amor incondicional. Casal maravilhoso...rsrs

 

barcelos07.JPG

 

 

Logo na manhã do dia seguinte ultrapassamos a antiga pista de pouso da River Plate (desativada a vários anos)...mas serve de referência para a navegação. Já estávamos no alto Cuiuni.

Mesmo lá pra cima o nível não estava ideal. Precisaria abaixar mais de 1m para termos as boas condições de sempre. Mesmo assim continuávamos a subir.

 

Não pegamos nada de interessante no primeiro dia de pescaria.

Na manhã do segundo dia, amanhecemos o dia dentro do Alegria. Eu, Poiani, Marquinhos e o Fábio, voltamos um pouco de voadeira e resolvemos subir o Cuiunizinho (afluente que, juntamente com o Alegria, formam o Cuiuni) por mais de 1h para sondarmos as condições por lá.

Puts, altíssimo. Lá sim, a água estava sem condições. O nível dava no meio dos molongozais. 

Pescamos apenas por parte da manhã, e resolvemos descer rapidamente de volta para o Alegria.

 

Depois do almoço estávamos pescando no Lago dos Patos (mais de 1h acima do repartimento). O nível era outro. Muito mais propício a pesca. Tínhamos muito barranco. Mais 50cm e o nível estaria perfeito, ou seja, o Cuiunizinho estava represando o Alegria e lascando o nível do Cuiuni.

Tivemos mais ações de peixes, mas nada de monstro bater na isca de nenhum dos 16 pescadores. 

Neste dia pegamos 30 minutos de chuva, e foi só essa a chuva que pegamos em toda a semana. No resto foi sol forte na cabeça.

 

Alguns amigos pescaram bem acima do Lago do Patos e nos relataram q lá estava com nível perfeito.

E foi assim q no dia seguinte metade do grupo partiu para acampar lá na cabeceira. O barco de apoio seguiu atrás com o Jairo, gerente do barco, com o nosso garçom, e mais uns 2 funcionários para nos atender, e no final da tarde todos estávamos confortavelmente comendo e bebendo bem, numa estrutura de pousada abandonada.

 

barcelos_229.jpg  barcelos_228.jpg

 

barcelos_32.JPG  barcelos_31.JPG

 

Este foi o dia de maior atividade de peixe. 

Eu e o Fábio Neves, amigo de voadeira neste dia, pescamos bem acima do Marituba, e tivemos boas ações. Nenhum peixe grande bateu em nossas linhas (incrível), mas os pequenos começaram a aparecer, e passamos a ver atividade nos lagos, coisa q antes não víamos.

 

Daqui pra baixo irei colocar as fotos de maneira aleatória. Não me lembro ao certo o dia que todos pegaram seus peixes, então, vai assim mesmo.

 

 

barcelos24.JPG  barcelos_230.jpg

 

 

E a turma foi garimpando e acertando alguns peixinhos.

 

barcelos_231.jpg   barcelos_24.jpg

 

barcelos_225.jpg   barcelos_29.jpg

 

barcelos_223.jpg   barcelos_214.jpg

 

barcelos_217.jpg  barcelos_221.jpg

 

 

No dia seguinte em q eu e o Marquinhos pescamos juntos, naquele mesmo lago em q eu e Fábio vimos bem ativo, o bicho acerta este belo peixe.

 

 

barcelos18.JPG 

 

 barcelos_27.jpg  barcelos_224.jpg

 

barcelos_24.jpg  barcelos_23.jpg

 

barcelos_222.jpg  barcelos_218.jpg

 

Matheus tb pegou este bruto da foto acima. Não é o Carlinhos, é o peixe da direita...rsr

 

barcelos_26.jpg

 

barcelos_25.jpg  barcelos_219.jpg

 

barcelos_220.jpg  barcelos_22.jpg

 

 

barcelos_35.JPG   barcelos_33.JPG

 

E durante os assados nas praias a turma sempre pronta para sacanear o outro e rir as palhaçadas. Claro, tomando umas...rsrs

 

barcelos_21.jpg    barcelos_213.jpg

 

barcelos_215.jpg

 

A água estava muito baixa, e não era só isso. A água estava secando "na porrada". 

Aquele lago onde o Marquinhos pegou o maior peixe dele era grande, parecia fundo. Tentei passar o jig na cara de uma filhoteira, quando vi q a linha não afundou. Enfiei a ponta da vara na água para ver a profundidade e quase quebrei a ponta...rsr...Era raso demais.

A marca nas praias demonstravam que o nível estava abaixando cerca de 10cm por dia. Os molongós e jarás estavam com lodo, ainda molhando, logo acima do nível da água. Acredito q esta semana a pescaria já esteja comprometida em face do baixo nível.

 

barcelos_37.JPG  barcelos_39.JPG

 

barcelos_310.JPG  barcelos_36.JPG

 

Vi vários comentários da turma falando que o Cuiuni estava de repiquete e tals...mas não era do Alegria. Era do Cuiunizinho...rsrs.

Apenas o flutuante do Amazon Fisher estava lá pra cima com 4 voadeiras. Pescamos praticamente sozinhos.

Muitos não acreditariam, mas tiramos algumas fotos para mostrar pra turma.

 

E assim foi a nossa pescaria.

Nada de peixe enorme, nada de pancada bruta, tudo muito difícil em se tratando de peixe.

 

No Negrão o Caio ainda pegou um belo peixe.

 

barcelos_211.jpg   barcelos_210.jpg

 

 

Não descobrimos a razão do peixe não estar comendo. Colocamos a culpa na água abaixar rápido demais, e com isso aquela nata de sujeira pode ter diminuído a oxigenação da água...mas tudo isso é só cogitação.

Acredito q os peixes estavam acasalando..só pode. Não tem justificativa para o q ocorreu.

 

Mas isso pouco importou para o nosso grupo...Como seu sempre digo a todos, esta turma é muito, mas muito diferenciada.

Do mesmo jeito q fomos, voltamos...Sem uma discussão sequer, sem uma palhaçada sequer, sem uma babaquice sequer.

 

 

barcelos_227.jpg   barcelos_216.jpg

 

barcelos_226.jpg

 

 

Finalizo com uma fotinha do Caio levando os 18kg de bagagem dele...:gorfei:

Ah, isso pq a Azul não deixou ele embarcar com o tubo de varas de 300mm...

 

 

barcelos_232.jpg

 

Agradeço a turma do Angatu pela atenção dada. Eu que conheço a turma de perto, sei o quanto foi desgastante essa mudança de SIRN para Barcelos. Muitos grupos cancelaram a pescaria, o q atrapalhou a logística das operações, mas a equipe não mediu esforços em nos atender bem.

Ao amigo Jairo q, mesmo estando doente, prontamente se colocou a frente da excursão/acampamento sem deixar o nosso garçom pra trás...rsrs

 

E aos amigos do TorresmAçu, mais uma vez agradeço pela confiança de organizar a pescaria e ajustar o detalhes dela. 

 

E quanto aos peixes de Barcelos q não quiseram vir na isca, q se lasquem vocês. 

 

Fui....e ano q vem estaremos por aí pescando novamente. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu por mais este relato presidente , sacanagem essa churrasqueira dessa altura  , o churrasqueiro ai pescador tava quase na ponta do pé kkkkkkk , ai no outro dia haja ombro pra bater isca rs.....

daqui 45 estou por lá  , vamos ver oq nos aguarda!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa vida!!!

 

Uma das melhores semanas de pesca da minha vida, sem chupeta do caraio de mimimi dos infernos...todos determinados a conquistar o objetivo mas sem fuder com o objetivo dos outros....

 

Parabéns Biguá, pelo relato e pelo compartilhamento das informações e ajuda efetiva pros pescadores, pois é fácil  chegar e postar 18lbs , 20lbs quando acerta...agora compartilhar dificultade pra auxiliar o conhecimento dos usuários do fórum é virtude, até por que hoje só tem sangue suga do caraio...nessa porra!!!

 

 

Turma, show!! pescaria show!!

 

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Marquinhos disse:

Puxa vida!!!

 

Uma das melhores semanas de pesca da minha vida, sem chupeta do caraio de mimimi dos infernos...todos determinados a conquistar o objetivo mas sem fuder com o objetivo dos outros....

 

Parabéns Biguá, pelo relato e pelo compartilhamento das informações e ajuda efetiva pros pescadores, pois é fácil  chegar e postar 18lbs , 20lbs quando acerta...agora compartilhar dificultade pra auxiliar o conhecimento dos usuários do fórum é virtude, até por que hoje só tem sangue suga do caraio...nessa porra!!!

 

 

Turma, show!! pescaria show!!

 

Parabéns!

Q menina mais brava...rsrrs

 

Vlw mlk...A pescada contigo é sempre top, top, top...:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Bigua belo Relato 

Acredito que essa seja a filosofia mais acertada para região de Barcelos diversão e companheirismo.Peixe é consequência. Sirn é top para tentar o troféu mas a encheção de saco e discussões não valem a pena.

Parabéns por compartilhar😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, como é bom ver relatos como esse,igual aqueles das antigas....Pelo visto pegar peixe é uma coisa "extremamente importante "para essa turma kkkk.....Parece que esses caras servem pra jogar no meu time kkkk....Pescarias assim o peixe passa longe de ser o mais importante com certeza....Parabéns galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa biguazada.

Difícil entender porque os brutos não apareceram, ainda mais com tanto pescador fera nessa turma.

Difícil achar um ponto "descansado" e secando bem. Era pra ter sido bom de peixe.

 

O mais importante é não esquentar a cabeça com problemas desnecessários extra pescaria... sorte achar uma galera assim.  

 

Pena o Angatu ter ficado fora da patota de SIRN.

 

Fim do mês estarei em Brasília num curso.

Tô aceitando uma desculpa pra tomar uma heineken com os velhos amigos aí.

 

Abração a todos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts que loucura,  lá p cima já estava seco seco, quem foi umas 2 semanas antes, pode ter pego na caixa o alegria lá no alto, o problema é se o peixe estava comendo 🤣🤣🤣🤣, o Rio negro e seus afluentes,  sempre trazendo uma caixinha de surpresas,  Deus não conta os dias que passamos pescando!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Claudio W. disse:

Valeu Bigua belo Relato 

Acredito que essa seja a filosofia mais acertada para região de Barcelos diversão e companheirismo.Peixe é consequência. Sirn é top para tentar o troféu mas a encheção de saco e discussões não valem a pena.

Parabéns por compartilhar😃

Vlw  Cláudio...obrigado pelo comentário. E bom mesmo é ve-lo novamente postando aqui no FTB. joia:::

 

10 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Putz, como é bom ver relatos como esse,igual aqueles das antigas....Pelo visto pegar peixe é uma coisa "extremamente importante "para essa turma kkkk.....Parece que esses caras servem pra jogar no meu time kkkk....Pescarias assim o peixe passa longe de ser o mais importante com certeza....Parabéns galera!

Vlw Cristiano. joia:::

 

10 horas atrás, João_Medeiros disse:

Sensacional

que baita relato

parabéns a turma, nota 10

 

Vlw João...joia:::

 

9 horas atrás, Neco disse:

Boa biguazada.

Difícil entender porque os brutos não apareceram, ainda mais com tanto pescador fera nessa turma.

Difícil achar um ponto "descansado" e secando bem. Era pra ter sido bom de peixe.

 

O mais importante é não esquentar a cabeça com problemas desnecessários extra pescaria... sorte achar uma galera assim.  

 

Pena o Angatu ter ficado fora da patota de SIRN.

 

Fim do mês estarei em Brasília num curso.

Tô aceitando uma desculpa pra tomar uma heineken com os velhos amigos aí.

 

Abração a todos

Vlw, Neco...Pois é, foi algo muito estranho. Não entendemos a razão dos bichos não terem aparecido.

E será um prazer tomar umas contigo aqui em BSB. Avise uns 2 dias antes q ajustamos com a turma aqui. joia:::

 

9 horas atrás, Feitosa disse:

Top o relato, ajuda os novatos a saber o que é pescar no Amazonas , cada temporada uma surpresa diferente, mas quem ama vai sempre.

E aí, meu amigo Feitosa. Tu tá sumido.

Obrigado pelo comentário. joia:::

 

9 horas atrás, Deivis Piquera disse:

Parabéns!!! Relato top demais.

Vlw. Deivis...joia:::

 

7 horas atrás, FabianoTucunare disse:

Puts que loucura,  lá p cima já estava seco seco, quem foi umas 2 semanas antes, pode ter pego na caixa o alegria lá no alto, o problema é se o peixe estava comendo 🤣🤣🤣🤣, o Rio negro e seus afluentes,  sempre trazendo uma caixinha de surpresas,  Deus não conta os dias que passamos pescando!!!

 

Vlw, Fabiano. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma pra conta capitão!!

Dessa vez erramos os brutos, mas de resto acertamos em cheio novamente.

São nas dificuldades que valorizamos ainda mais o que temos de melhor, companheirismo, amizade e parceria.

Essa turma é diferenciada demais, TMJ.

Parabéns pelo relato.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este ano não tive a oportunidade de estar com esse grupo, que acima de tudo se diverte , companheirismo e muita diversão,, mas leio no relato e fico muito feliz,

pois além dos amigos, meus filhos também estavam juntos, belo relato , biguá!! ahh e quando for jogar agua , o celular dos dois são a prova dagua, manda agua neles,,,,

hahahha,,,  

 

abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

relato top capitão, bem descrito como foi nossa semana, peixe pouco ativo, não estava comendo, massss no barco nós comemos e bebemos e bem kkkkkk, todos dando risada e curtindo a oportunidade de estar em um lugar único, com a turma nota 10.

Valeu meus amigos por mais uma semana incrível!  

Só pescaria e 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2019 em 08:52, Octávio Amaral disse:

Que semana hein senhores...

Parabéns pela viagem... pela pescaria... pelo relato... etc etc etc

Levo na mesma pegada... quando a turma é boa, tudo é festa!!!

Abraçossssssss

Vlw meu amigo...joia:::

 

Em 11/10/2019 em 11:11, Isaias disse:

Parabéns!

À todos pela pescaria, muito obrigado pelo relato e imagens, top demais!!

 

joia:::joia:::

Vlw, Isaías...joia:::

 

Em 11/10/2019 em 14:58, Ricardo Nagatomo disse:

Mais uma pra conta capitão!!

Dessa vez erramos os brutos, mas de resto acertamos em cheio novamente.

São nas dificuldades que valorizamos ainda mais o que temos de melhor, companheirismo, amizade e parceria.

Essa turma é diferenciada demais, TMJ.

Parabéns pelo relato.

Abraço.

Ah, Japonês...Eu sou suspeito para falar de você, seu irmão e seu velho. Sou fã demais de vcs.

Boa parte do sucesso do grupo se deve a ti. Eu q agradeço. :amigo:

 

Em 11/10/2019 em 17:59, Paulo Emi disse:

este ano não tive a oportunidade de estar com esse grupo, que acima de tudo se diverte , companheirismo e muita diversão,, mas leio no relato e fico muito feliz,

pois além dos amigos, meus filhos também estavam juntos, belo relato , biguá!! ahh e quando for jogar agua , o celular dos dois são a prova dagua, manda agua neles,,,,

hahahha,,,  

 

abracos

Se vira e dá um jeito de voltar....rsrs...Faltou você. joia:::

 

Em 11/10/2019 em 18:28, Cristiano Julio disse:

Top barata! Bom rever estes relatos aqui! Otimas lembranças ! Turma boa! Thiaguinho arrebentando nos assados👍🏼👏🏻👏🏻

Tá fóda, Bi...Desde 2014 não pescamos mais juntos. Dá um jeito aí de entrar nesta turma...Tu irá se surpreender...

Saudade de pescar contigo. :amigo:

 

Em 12/10/2019 em 09:49, Claudemir Santa Rosa disse:

Fabrício como sempre nos brindando com um belo e detalhado relato. Parabéns! Pescaria é confraternização o peixe é consequência e eles apareceram. palmas::joia:::

Vlw, Claudemir. joia:::

 

Em 12/10/2019 em 21:42, Joao Poiani disse:

relato top capitão, bem descrito como foi nossa semana, peixe pouco ativo, não estava comendo, massss no barco nós comemos e bebemos e bem kkkkkk, todos dando risada e curtindo a oportunidade de estar em um lugar único, com a turma nota 10.

Valeu meus amigos por mais uma semana incrível!  

Só pescaria e 

Eu q agradeço a parceria deste ano João. Foi top demais pescar contigo no mesmo barco. Um grande pescador e amigo.

Obrigado mesmo...:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício, parabéns pela pescaria e por compartilhar a parte difícil da aventura, não se limitando apenas aos peixes capturados.

 

Como já conversamos, estive no Rio Mutuca na mesma semana (por pouco não nos encontramos em Manaus) e também passamos pelo pesadelo do "peixe não está comendo".

 

Segundo os piloteiros e ribeirinhos, pegamos alguns dias de "friagem", fenômeno que ocorre após uma brusca e significativa oscilação para baixo na temperatura e oxigenação da água. Entendi que tal alteração seria suficiente para tirar os peixes de sua "zona de conforto", chegando a matar milhares, incluindo tucunarés de bom porte, como constatamos pessoalmente. Segundo os nativos, tudo começou após o "dilúvio" que acometeu várias partes do estado do Amazonas no dia 27/09 (sexta-feira).

 

Como não existe repiquete em rios como Mutuca ou Juma, essa teoria parece ser a única que explica o problema que enfrentamos, visto que o tucunaré entrou em "modo jejum" por uns 5 dias, após aquela chuva memorável. No caso de vocês em Barcelos, além da questão do repiquete, talvez essa informação possa também ajudar a compreender o problema enfrentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...