Ir para conteúdo

Mercury 30 HP (Desempenho aceitável)


Posts Recomendados

Ola meus caros, qual seria o desempenho aceitável do mercury 30 HP em meu barco.

 

Barco paranã sport bass 5mts

Motor Mercury 30HP

4 Pessoas ( 2 acima dos 90k e 2 na faixa de 60k)

bateria 115 amperes

Motor Eletrico 54Lbs

Caixa termica 37lts com bebidas

 

Eu fiz um teste e deu em torno de 38KM/H e 4600 RPM.

3º tanque

 

é isso mesmo ou acham que posso tirar mais do conjunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Sim aceitável pelo barco ser curto e estar com muito peso,  se reduzir o passo do hélice original que é 13 pelo passo  9.9 x 12 vc conseguirá subir de 200 a 300 o RPM e subir  de  2 a 3km/h na velocidade final em média

Obrigado Guto, como isso é novo para mim fico na dúvida até que ponto o conjunto pode ir, Já percebi que quanto mais peso na popa e banco a frente o barco rende menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um motor Mercury 30 HP também (estou no 2º tanque)

 

Meu casco é um Brazuka 500 da MetalForte, todo plataformado, piso elevado, viveiro central grande, enfim, é um barco pesadão.

 

Fiz o teste no domingo 13/10, com hélice original 9.9 x 13. 

 

Estava sozinho, porem tinha uma bateria de 120 amperes para o motor elétrico, uma bateria de 75 amperes para a partida elétrica do motor de popa, tralha de pesca (muita coisa rsrs) e caixa térmica. A represa estava um espelho!!

 

Nestas condições (hélice x peso do conjunto x condições climáticas) o motor deu 4.860 rpm e bateu 42 km/h.

 

Na segunda-feira passada comprei um hélice da Sorabo 9 7/8 x 12 (indicação do amigo Taylor aqui do FTB) e no sábado 19/10 fui pra água novamente.

 

A tralha/conjunto de pesca era a mesma, porem a represa esta com um pouco de vento e de marolas (não estava lisa como no teste anterior).

 

Nestas condições, o motor deu 5.300 rpm em 90% do tempo (em um momento ou outro deu um 5.360 ou 5.260, mas a maior parte ficou nos 5.300 rpm) e a velocidade foi para 44,5 km.

 

Acho que pro meu conjunto (barco pesado) ta excelente, mais que isso, só trocando o motor mesmo.

 

Abçs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Alessandro Sanches disse:

Estou com um motor Mercury 30 HP também (estou no 2º tanque)

 

Meu casco é um Brazuka 500 da MetalForte, todo plataformado, piso elevado, viveiro central grande, enfim, é um barco pesadão.

 

Fiz o teste no domingo 13/10, com hélice original 9.9 x 13. 

 

Estava sozinho, porem tinha uma bateria de 120 amperes para o motor elétrico, uma bateria de 75 amperes para a partida elétrica do motor de popa, tralha de pesca (muita coisa rsrs) e caixa térmica. A represa estava um espelho!!

 

Nestas condições (hélice x peso do conjunto x condições climáticas) o motor deu 4.860 rpm e bateu 42 km/h.

 

Na segunda-feira passada comprei um hélice da Sorabo 9 7/8 x 12 (indicação do amigo Taylor aqui do FTB) e no sábado 19/10 fui pra água novamente.

 

A tralha/conjunto de pesca era a mesma, porem a represa esta com um pouco de vento e de marolas (não estava lisa como no teste anterior).

 

Nestas condições, o motor deu 5.300 rpm em 90% do tempo (em um momento ou outro deu um 5.360 ou 5.260, mas a maior parte ficou nos 5.300 rpm) e a velocidade foi para 44,5 km.

 

Acho que pro meu conjunto (barco pesado) ta excelente, mais que isso, só trocando o motor mesmo.

 

Abçs!!

Então pelo que vejo, meu conjunto esta dentro da perfomance ideal. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um Seapro 30hp por 10 anos e fiz tudo que é teste possível e usei em um monte de barco.  3 coisas que se faz pra melhorar um pouco o rendimento  nessa potência, é ajuste do trim conforme o peso que vc ande, regulagem da altura do motor frente a placa antiventilação e selecionar o passo ideal do hélice, feito tudo isso se consegue o desempenho máximo( difícil ultrapassar 10 a 15 % do desempenho inicial), mais que isso só partindo pra um motor maior.  Velocidade em náutica tem inumeras váriaveis, então não fiquem fuçando em motor não é porque   o motor do fulano atinge X de velocidade que o seu vai atingir, já atingi mais de 54km/h num 30 e no mesmo motor  já  usei em condição que não passava de 38km/h. Tudo depende  do peso carregado, tipo e estilo de barco, corrente vento e altitude.   Normalmente o Mercury 25 sp/ 30 ele pede uma hélice passo 12 quando se anda com um pouco mais de peso, pelos testes que fiz acima de 250kg no barco ela já é vantajosa.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2019 em 15:59, Guto Pinto disse:

Eu tive um Seapro 30hp por 10 anos e fiz tudo que é teste possível e usei em um monte de barco.  3 coisas que se faz pra melhorar um pouco o rendimento  nessa potência, é ajuste do trim conforme o peso que vc ande, regulagem da altura do motor frente a placa antiventilação e selecionar o passo ideal do hélice, feito tudo isso se consegue o desempenho máximo( difícil ultrapassar 10 a 15 % do desempenho inicial), mais que isso só partindo pra um motor maior.  Velocidade em náutica tem inumeras váriaveis, então não fiquem fuçando em motor não é porque   o motor do fulano atinge X de velocidade que o seu vai atingir, já atingi mais de 54km/h num 30 e no mesmo motor  já  usei em condição que não passava de 38km/h. Tudo depende  do peso carregado, tipo e estilo de barco, corrente vento e altitude.   Normalmente o Mercury 25 sp/ 30 ele pede uma hélice passo 12 quando se anda com um pouco mais de peso, pelos testes que fiz acima de 250kg no barco ela já é vantajosa.  

Bom dia Guto!!

 

Concordo com você, e, no meu caso, foi o que disse, se quiser mais velocidade, só partindo para um Mercury 50 HP.

 

Porem, também no meu caso, meu objetivo era fazer o motor trabalhar num giro mais próximo do ideal possível, como havia dito, com o hélice passo 13, tava dando 4.800 giros e com o hélice passo 12 ficou em 5.300 giros.

 

Pelo que sei, conversei e pesquisei, de forma geral os motores 30 HP, num casco com dimensões parecidas com o meu, dão uma velocidade media de 42 a 49 km/h (se olhar o próprio tópico aqui do fórum "Qual a velocidade de seu barco" veremos isso), outras velocidades na casa dos 50 km/h acho que são exceções. Velocidades acima dos 50 Km/h, num conjunto como o meu, só de motor 40 ou 50 hp pra cima.

 

Mas penso que todos devem buscar o melhor desempenho/ajuste de seu conjunto, para o que motor trabalhe "redondo".

 

Abçs!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, lembrando que o Brazuka comum é um barco bem pesado e reforçado, já usei muito o Pitbull da uberfort que é um irmão gemêo,  são barcos todos com chapas grossas, muitas,  cavernas e plataformas em aluminio xadrez espesso, uns tanques de guerra, então por isso o dsempenho não é o forte dele.    Já usei também os Brazukas mais largos uqnado pesquei na Serra da Mesa e Lago  do Peixe não sei se era Super ou New o modelo tanto 5, 5,5 e 6m , barcao hein mais só o 40 toca eles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...