Ir para conteúdo

Atrás dos azulões goianos de São Simão-GO / Outubro de 2019


Posts Recomendados

Turma, boa tarde!

Instigado pela experiência em julho em São Simão/GO, e com a dica do amigo Tuênio de que a pesca era muito boa em setembro e outubro, resolvemos voltar pra São Simão/GO, dessa vez em 4 pescadores esportivos.
Como disse em outro tópico, pescamos tucunarés esportivamente há três anos, desde outubro de 2016 e já estamos viciados na pesca de superfície desses lindos e vorazes peixes.
São Simão possui o diferencial de oferecer diversos tipos de pesca esportiva, em diferentes modalidades, pois é banhada pelo rio Paranaíba e pelo reservatório de São Simão.

Juntamos 4 amigos e partimos mais de 700km de sp até Goiás.
Turma muito animada, saímos numa segunda-feira, com previsão de pescar terça, quarta, quinta e sexta!

Fechamos tudo com o Tuenio pra pescar em dois barcos, com os guias Eder e Chereguini, dois dias na represa de São SImão e dois dias no rio Paranaíba, onde eu particularmente mais gosto, apesar de nunca ter pego bons exemplares lá.
Chegamos bem no hotel e terça pela manhã já estávamos na água!

O Eder - guia - tinha nos dito que a pescaria seria diferente, pois os azuis estavam de casal, com boa produtividade durante o dia todo, e baixa produtividade nos horrios de manhã cedo e fim de tarde.
´Não sou muito fã de pescaria no visual - caçando o peixe -, gosto mais de ser surpreso pinchando.....então, disse que queria aproveitar o dia todo.

 

Primeiros dois ou três pontos, nada de ação....a represa estava num nível muito abaixo do que encontramos em julho, e quando encontramos o barco dos amigos Lucas e Akira, nos disseram terem tido boas ações e perdido peixes grandes, com leader estourando e tudo mais, nos deixando animados!

Logo depois de irmos pro 4 ponto, meu parceiro Fabio já toma um susto na meia água, e um lindo amarelinho aparece pra foto!
GOPR6913_1570904467161_high.JPG.0e306938045d28c17024c1f0f650a94f.JPG

 

Como a gente costuma brincar, uma ação renova nossa energia pra mais uns 300 arremessos, e vamos lá pinchar o Stick!
Já era mais de 13h e não tido nenhuma ação...

Passando de frente pra um rancho, vejo uma onda seguindo minha Bonnie e o coração vai a mil, o guia grita não pára de trabalhar a isca, a mão já trabalha sozinha e pronto, estouro na isca, briga limpa e um bonito azul de seus 50cm!!!
GOPR6923_1570904467161_high-01.thumb.jpeg.ae420ad4c4eee5d11df7e30fc964d549.jpeg

 

O dia estava díficil, avistamos alguns casais, mas estavam muito ariscos e mal chegávamos perto, afundavam.

Meu parceiro pegou mais um amarelinho e no fim do dia, o guia Eder me conta a história de um um ponto e uma Firestick prateada.....olho na caixa, a Firestick olha pra mim....coloco na linha, 3º arremesso e....inacreditável, um lindo azul estoura na isca, com um lindo por do Sol ao fundo!

 

IMG_20191008_171815009.jpg.65446d83475acc461749ec63d03ebdb9.jpg

 

GOPR6927_1570904467161_high-01.jpeg.dc8fe78a4d42d33fb826716ef118cd54.jpeg

Peixe com uma coloração incrível na água e que brigou lindo!

Assim finalizamos o 1 dia, sem muitas ações, mas com certa qualidade no tamanho!!!
Parceiros do outro barco não tiveram bons resultados de peixe, mas gostaram muito do local e da pesca.


2 dia!
Animados com as ações de bons peixes no 1 dia, fomos sabendo que insistindo, eles entrariam!

Logo meu parceiro começa com bastante ação na meia água, engatando dois ou três bonitos amarelos e um pequeno azul!

 

IMG_20191009_104111027_PORTRAIT.jpg.6393b07ab2c565850080ac33359a845d.jpg

 

Como faria duas pescarias de 4 dias em duas semanas, resolvi levar uma carretilha lado esquerdo tb - pesco de lado direito - afim de tentar aprender a pescar com os dois lados, pra não sofrer tanto com as dores de 6-8h de trabalho de Stick-zara-superfície......mas n fui muito bem não, só consegui meia água e jig....rsrs

 

Mas com insistência, pego meu primeiro peixe com carretilha lado esquerdo:

IMG_20191009_133736532_HDR.jpg.bb27cf671365fdb6d04239b791472dc4.jpg

 

Pequeno, mas de grande valor emocional! rs


Insisto num ponto perto de uma cerca e um bonito azul estoura na superfície!!!
Briga limpa e gostosa, com tomada de linha e gritaria no barco!!!

IMG_20191009_140236481_PORTRAIT-01.jpeg.e9d1df20d868a305ea532f04aedf7632.jpeg
54cm

O Guia Eder diz que o peixe estava de casal, insistimos bastante no ponto e nada....
Batendo uma rapala pro meio do lago, isca  que sempre salva a pescaria, tenho uma surpresa com uma forte arrancada!

 

IMG_20191009_153258617_HDR-01.jpeg.53c9bb4d93e23064d8691bba54573be3.jpeg
 

O dia estava muito bom e produtivo!!!!

Já estava dando por satisfeito, quando lanço minha isca despretenciosa num raseiro e ouço um estouro, seguido de uma cantada de linha!!!
Briga frenética, vai pra pauleira, sai, trava, toma linha, e até que se cansa....vem pra foto, troféu!

IMG_20191009_141311828_HDR-01.jpeg.0f910b32111c73b041ddebe98450e432.jpeg

 

Meu recorde de São Simão, 56cm, olha onde foi parar a Bonnie!!!
2 dia completo com expectativa muuuuito ultrapassada!!!!

Encontrando meus parceiros do outro barco, fico muito feliz ao saber que eles tinham pego um troféu de 59cm!!!

 

72086678_2883035721725739_7021701466540736512_n.jpg.7e8e02b3dd067245953aff235f1057b6.jpg

 

Assim terminamos nossa passagem no reservatório de São Simão, dormimos cedo pq no dia seguinte, começaríamos mais uma bela e mais difícil jornada atrás do azuis no rio Paranaíba!!

3 dia!
O rio Paranaíba, que divide os estados de Goiás e Minas Gerais, permite a pesca de uma modalidade um pouco diferente. O grande diferencial pra pegar os tucunarés lá é usando iscas softs, na superfície, com sistema anti-enrosco, no qual aprendi em julho e viciei! Jogar a isca no meio das estruturas e ver o peixe estourando não tem preço. Aliás, tem, o preço é saber que o peixe tem muito mais chances de vencer do que o pescador, o que deixa a pesca esportiva mais atraente!!!!

Os pontos são mais longes, a navegação é mais cansativa, mas o local é muito bonito!!!
 

Pescando no meio dos "varjões", em meio às "quisaças" ou "malicias" ou "unhas de gato", precisamos ter habilidade no lançamento da isca, no trabalho e usar o anti enrosco, pra pescaria acontecer e ser efetiva.

Suei muito na primeira vez pra não ter tanta cabeleira e trabalhar direitinho a isca a fim de atrair o peixe....tirar o peixe é outra história....rsrs

 

O peixe estava muito manhoso, n estava batendo pra comer e dim pra afugentar, pelo comportamento de acasalar.....nos dois dias no rio, vimos muito peixe grande, diversos casais, e peixes que por achômetro, deviam ter mais de 60cm, mas n conseguimos tirar nenhum.

O guia é fundamental pois o barco passa com elétrico em  muita estrutura!!!!

 

Em dois dias, tivemos menos de 15 ações por barco e embarcamos poucos, mas tivemos muita emoção....como emoção não vai pra foto, seguem as fotos dos exemplares que conseguimos embarcar - lembro que todos exemplares foram soltos, nem na beira do rio consumimos nenhuma peixe!

 

IMG_20191010_094639705_HDR-01.jpeg.a9d995ce396ce1f524125b857e4ac05b.jpeg

 

IMG_20191010_153829365_HDR-01.jpeg.c0f41b38f789fc1da3b886af6ffebd79.jpeg

 

IMG_20191010_174749810_HDR-01.jpeg.23bd79f3786124c723f4c5f6bb9cc9bc.jpeg

 

Como disse lá no começo, o "como pegar o peixe" às vezes, pra mim, é muiuto mais importante que o tamanho do peixe, então fiquei muito feliz com a pescaria!!!
Perdi muito peixe, cheguei a trzzer escama na ponta do off-set, mas perdi as melhores batalhas pro azul nos dias no Paranaíba!!! Ficou somente o desejo de voltar a batalhar com esses bocudos do Paranaíba nas iscas soft!

O outro barco ainda tirou um bonito azul de 54cm no meio das estruturas, show de coloração!!!

 

72465128_2883035655059079_1298003936497631232_n.jpg.daa77ea70087cd89a59870a0240fd8b4.jpg


O mais legal disso é amizade feita com os guias e a turma voltar cheia de história!!

IMG_20191011_070607765_HDR.jpg.8506921fef2aaf23d259457b8d586aaa.jpg

 

Nossa galera começou há 3 anos, mas somos 100% pesque e solte, mas infelizmente em São Simão, nessa época de casal, há muito pescador matando peixe.
Arpão, rede, embarcado, pescando perto da barragem.....uma pena, pois acabam pouco a pouco com o que a natureza demora anos pra construir.

 

Equipamentos:
Vara Redai Viking 14lbs 5´8
Vara Major Craft SpeedStyle 14lbs 5´8
Vara Redai Viking 20lbs 5´8
Carretilhas Venator Lite, SE
Linhas 40 lbs

Iscas mais usadas:
Bonnie 95, Pop Action 11cm, M Action 9 cm, Rapala X-rap

Encerramos a pescaria agradecendo bastante a Deus por nos proporcionar mais uma grande empreitada, com pesca, viagem e muita risada garantida!
Tuênio e Eder, muito obrigado pela recepção e dicas valiosas!! A vontade de pegar um 60UP goiano é tão grande que estou voltando logo!!!


Quem quiser os contatos pra ir pra lá, só me chamar por MP!

Grande abraço rapaziada!

Instagram @rafatako

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relato muito show, Rafael! Sua narrativa me faz sentir junto de vocês na pescaria. E me faz tbm relembrar pescarias minhas de outrora atrás dos azulões.

Achei interessante sua iniciativa de tentar utilizar carretilha da mão contrária. Eu já pensei algumas vezes nisso, mas nunca tentei. O que faço é arremessar com ambos os braços. Ajuda bastante nas pescarias com mais de 6 dias.

Parabéns pela pescaria e obrigado por compartilhar conosco!

Abraxxxx 

Sone 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2019 em 11:46, Ley disse:

Parabéns, show de pescaria.

Obrigado!

 

19 horas atrás, Eduardo Sone disse:

Relato muito show, Rafael! Sua narrativa me faz sentir junto de vocês na pescaria. E me faz tbm relembrar pescarias minhas de outrora atrás dos azulões.

Achei interessante sua iniciativa de tentar utilizar carretilha da mão contrária. Eu já pensei algumas vezes nisso, mas nunca tentei. O que faço é arremessar com ambos os braços. Ajuda bastante nas pescarias com mais de 6 dias.

Parabéns pela pescaria e obrigado por compartilhar conosco!

Abraxxxx 

Sone 

 

 

 

Arremessar é muito difícil, eu tentei mudar o lado da manivela, mas n consegui arremessar com braço diferente ainda....quer dizer, até arremesso, mas não com a mesma precisão e distância. Mas com ctz ajuda muito mesmo, ainda mais se forem iscas pesadas.....no fim dos dias, o braço tá que não se aguenta....
Obrigado pelo comentário Sone!

18 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

Belo relato, belas fotos e belos peixes.

 

Quando a carretilha de mão direita e esquerda, vou começar a usar, boa dica pra salvar as dores nos braços que são muitas em 5 ou 6 dias de pesca.

Obrigado pelo comentário Mauricio.
Então, vale a tentativa, mesmo que seja só pra cobertura, ou bater uma meia água cobrindo um ataque.....dá uma boa descansada no ante-braço! rs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns japoneis pela bela pescada e principalmente pela atitude e consciência,pois la o povo mata com força mesmo...

Tb pesco muito por la,tanto no rio como no lago...tem muitos peixes grandes,dificil mas tem...a matança por la é muito grande,costumo falar que la é um lugar milagroso,nao sei como ainda tem peixe...a pesca profissional e o arpão é demais...a falta de consciência tb,principalmente nesta época em que eles estão reproduzindo,o povo não pesca e sim caça os tucunares,pegam os casais,e não estão nem ai,e junto acaba morrendo todos os filhotes tb....uma pena o ser humano ser assim...uma hr esbarramos por la

um forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2019 em 17:17, Miron Júnior disse:

Parabéns japoneis pela bela pescada e principalmente pela atitude e consciência,pois la o povo mata com força mesmo...

Tb pesco muito por la,tanto no rio como no lago...tem muitos peixes grandes,dificil mas tem...a matança por la é muito grande,costumo falar que la é um lugar milagroso,nao sei como ainda tem peixe...a pesca profissional e o arpão é demais...a falta de consciência tb,principalmente nesta época em que eles estão reproduzindo,o povo não pesca e sim caça os tucunares,pegam os casais,e não estão nem ai,e junto acaba morrendo todos os filhotes tb....uma pena o ser humano ser assim...uma hr esbarramos por la

um forte abraço

Valeu Miron, isso mesmo, lugar milagroso, pois tem muito peixe bom lá....guias até evitam tirar foto que revelam o ponto, pq os matadores olham e vão lá caçar depois, muito triste isso!
O Tuenio, que operou pra nossa turma lá, é 100% esportiva, não mata nem pra comer na beira do rio - ponto super positivo dele e dos guias dele! É difícil, mas a próxima geração já vai ter mais consciência - espero!

 

Em 05/11/2019 em 22:01, João_Medeiros disse:

Show Rafael! Arrebentando como sempre

parabéns!!


Valeu João!! Me inspiro muito nos seus relatos e pescarias! Vc é fera!!!
 

Em 06/11/2019 em 14:09, Marcello Mello disse:

Belo relato. Boas fotos e muita emoção. Faltou só o contato dos guias. Valeu !

Marcello, obrigado! 
Fechei tudo com o Tuenio (64) 9 9666-0001 ou instagram @tuenio_costa , ele é excelente, gente fina, orienta sobre tudo!
Pesquei com o excelente guia Eder Leonel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Puts, q relato show. 
Lindos peixes, Rafael. 
Obrigado por compartilhar sua pescaria conosco. 👏🏻👏🏻👏🏻

Valeu Fabricio, obrigado por acompanhar!

Agora estou devendo o relato do Lago do peixe, logo mais posto tb!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...