Ir para conteúdo

Linha multi ou mono para molinete?


Sandoval Freire

Posts Recomendados

Pesco em uma represa do rio São Francisco aqui em Pernambuco,uso iscas spinner laser peixinho da marine sports, geralmente capturo pirambebas, tucunarés, apaiaris e traíras com elas, peixes de 1kg, 1,5kg no maximo 2kg, sempre utilizei linha mono no meu molinete ( essas linhas baratinhas), mas cansei de me estressar com o excesso de memoria que elas criam com o passar do tempo, estou em duvida sobre qual linha comprar, entre a shimano technium ( monofilamento) que custa em media 100 reais, ou linha multi da kastiking ( a mega x8) vi falarem muito bem delas, me ajuda ai galera, ouvi falar que as linhas multi se desgastam muito e tem que ficar trocando e tals... enfim, quem poder me ajudar, agradeço!! um abraçooo!!

 

linha-shimano-technium-300m-0225mm-monof

linha-de-pesca-kastking-mega-8-s-forte-2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A multi dura muito mais que a mono, tem zero elasticidade, zero memória, muito melhor para trabalhar iscas artificiais. O único cuidado para usar em molinetes é colocar a linha bem apertada no carretel para evitar os nós de vento e encavalar a linha. A linha Kastking citada é um excelente custo-benefício, principalmente se comprada no Aliexpress...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma linha boa para você usar para esse tipo de isca (Iscas artificiais de fundo/meia agua) é Super Raiglon Tournament

Para peixes até 2 kg pode usar uma de máximo 20 libras.

 

Linha monofilamento com revestimento em fluorcarbon que diminuirá bastante a memoria e aumentará a resistência em troncos pedras etc...

 

Mega 8: Cara comprei um linha dessa, usei uma unica vez mês passado e joguei o carretel fora...

Em teoria a linha é uma maravilha, mas na prática me decepcionou...desfia muito fácil! Qualquer nó que dá ela se desfaz e arrebenta...

Uma boa opção custo beneficio é as maruri Max force 4x;

Uma verdadeira BBB...Boa bonita e barata hehe

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for optar por multi , dê preferência por molinetes com embobinamento uniforme ( tipo os shimanos ) ....

 

se usar em molinetes com embobinamento ruim , só vai passar nervoso .... 

 

se for usar mono ... prefira as mais elásticas ( tipo as super bass , owner , applaud , etc ) ... normalmente a incidência de memória é menor ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Leandro Gofert disse:

A multi dura muito mais que a mono, tem zero elasticidade, zero memória, muito melhor para trabalhar iscas artificiais. O único cuidado para usar em molinetes é colocar a linha bem apertada no carretel para evitar os nós de vento e encavalar a linha. A linha Kastking citada é um excelente custo-benefício, principalmente se comprada no Aliexpress...

Obrigado amigo, mas você já adquiriu essa linha? Pelo aliexpress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TiWillian disse:

Mult vai resolver muitos dos seus problemas, só que tem um arremesso mais curto em relação a mono, pra iscas leves com molinete micro eu não me adaptei pra mult porque pesco muito de barranco e a mono me dá um arremesso mais longo.

Qual mono você usa amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, TiWillian disse:

Mult vai resolver muitos dos seus problemas, só que tem um arremesso mais curto em relação a mono, pra iscas leves com molinete micro eu não me adaptei pra mult porque pesco muito de barranco e a mono me dá um arremesso mais longo.

Pesco de barranco tbm, meu Molinete é um venator 1000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Edmar Alves disse:

Uma linha boa para você usar para esse tipo de isca (Iscas artificiais de fundo/meia agua) é Super Raiglon Tournament

Para peixes até 2 kg pode usar uma de máximo 20 libras.

 

Linha monofilamento com revestimento em fluorcarbon que diminuirá bastante a memoria e aumentará a resistência em troncos pedras etc...

 

Mega 8: Cara comprei um linha dessa, usei uma unica vez mês passado e joguei o carretel fora...

Em teoria a linha é uma maravilha, mas na prática me decepcionou...desfia muito fácil! Qualquer nó que dá ela se desfaz e arrebenta...

Uma boa opção custo beneficio é as maruri Max force 4x;

Uma verdadeira BBB...Boa bonita e barata hehe

 

Sério cara?? Ouvi

 

7 horas atrás, Edmar Alves disse:

Uma linha boa para você usar para esse tipo de isca (Iscas artificiais de fundo/meia agua) é Super Raiglon Tournament

Para peixes até 2 kg pode usar uma de máximo 20 libras.

 

Linha monofilamento com revestimento em fluorcarbon que diminuirá bastante a memoria e aumentará a resistência em troncos pedras etc...

 

Mega 8: Cara comprei um linha dessa, usei uma unica vez mês passado e joguei o carretel fora...

Em teoria a linha é uma maravilha, mas na prática me decepcionou...desfia muito fácil! Qualquer nó que dá ela se desfaz e arrebenta...

Uma boa opção custo beneficio é as maruri Max force 4x;

Uma verdadeira BBB...Boa bonita e barata hehe

 

Sério cara? Ouvi tão bem dela, e agora, qual linha x8 me recomendaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Armando Ito disse:

se for optar por multi , dê preferência por molinetes com embobinamento uniforme ( tipo os shimanos ) ....

 

se usar em molinetes com embobinamento ruim , só vai passar nervoso .... 

 

se for usar mono ... prefira as mais elásticas ( tipo as super bass , owner , applaud , etc ) ... normalmente a incidência de memória é menor ...

 

Meu Molinete é um venator 1000 será que da certo??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sandoval Freire disse:

Sério cara?? Ouvi

 

Sério cara? Ouvi tão bem dela, e agora, qual linha x8 me recomendaria?

Rapaiz, falar com você a verdade, já testei varias linhas 8x, mas as 4x sempre me dei melhor, bem menos problemas, no de vento principalmente, além de serem mais resistentes, portanto não tenho usado as 8x mais atualmente para te recomendar alguma...

A referência do mercado são as YGX e power pro;

 

As 4x gostei muito da maruri que te falei e também da crown usei a fiber Flex um carretel durou muito tempo, linha fina e muito resistente, além de muito boa para manusear!

Não consigo enxergar vantagens na pratica em usar linhas 8x comparado a 4x, ambas tem pos e contras, mas as 4x proporcionam mais beneficios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pesco aqui os Tucunas até seus 2kg com material UL  com molinetes da capacidade semelhante ao Venator.  Esqueça usar mono, mono nesse tipo de pescaria é bom pra peixes menores e que brigam menos, aí sim dá pra usar uma mono 0.16 a 0.20, porém se usar essa bitola vai perder muito peixe, quando os Tucunas estavam pequenos eu até usava mono 0.20 a 23 mas depois que começaram a passar de 30cm já nao dava mais.  Eu hj uso multi 0.14 a 0.18mm( 14 a 20lbs),  existe hj no mercado ´inumeras linhas pra todos gostos e bolsos, duas que ando usando bem aqui e estou gostanto bem é a Chron 8x e a Maruri Super ( caixa vermelha) 8x, e leader 0.37 fluor, de preferenci compre carretel de 300m, compensa mais e não joga linha fora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Tenho um molinete venator 1k como o seu, uso linha multi vexter 0.15 4x e bem fininha, arremessa muito longe. Gostei bastante dela, mas os tucunas que pego são de no maxímo 2kg, ela aguenta bem.

 

O problema da memória e porque pesca apenas com spiner, eles enrolam a linha toda mesmo impossível não acontecer, já nos plugs e raro esse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...

Tentando entrar no mundo do molinete com iscas leves 

usando um pflueger president 30 e linha kastking 0.15mm. Consegui uns  arremessos legais. Coloquei um giradorzinho no snap , não enchi demais o carretel é mesmo assim em 2h de pescaria 3 nos no meio da linha q tive q cortar e reatar o líder 

algo mais q se possa fazer pra diminuir esse inconveniente ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

encha sempre menos que o normal ..... e sempre muito bem apertado ... o máximo que vc puder ...  nó no meio da linha é pq vc deixou frouxo ...

 

girador se não for de qualidade ( owner micro ) .... só serve como peso a mais ...

 

* de tempos em tempos ... torne a tensionar a multi novamente ( enrolar com pressão ) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...