Ir para conteúdo

Conjunto para pesca de tucunaré


Posts Recomendados

Boa tarde pescadores,

 

Preciso da ajuda e opiniões de quem possui mais propriedade que eu no assunto.

Estou planejando comprar um kit completo(casco/motor de popa/motor elétrico/carreta) para pesca de tucunaré. 

Pesquisei bastante e li muita coisa aqui no fórum, inclusive um post do @Fabrício Biguá de 2010 que me ajudou muito.

 

Vou citar algumas características que pesam na escolha aqui:

- Nossos pontos de pesca nem sempre possuem desembarcador, ou seja, preciso de uma carreta com roda louca grande pra que seja possível a gente descer no braço as vezes que não der para o carro entrar na água, sendo assim o conjunto não pode ser tão pesado.

- Geralmente pescamos em 3 pescadores em pé, ou seja, estabilidade é uma qualidade necessária muito importante. 

- Nossas pescarias se concentram em represas de barragens e constantemente enfrentamos marola, assim o conjunto precisa ser um tanto quanto bom. Quando o tempo fica muito feio a gente encosta.

- O conjunto precisa ser transportado por pickups pequenas e camionetes.

- Geralmente levamos 3 pessoas, 3 tralhas, uma caixa de isopor media/grande.

- Praticamos o pesque e solte, ou seja, não é necessário um viveiro tão grande pq também não participamos de torneios.

- Nossos pontos de pesca não são tão afastados, a maioria não passa de 1h no local de embarque navegando com um 25hp.

- Pensando em um mes pelo outro, pode se considerar que pesco pelo menos uma vez por mes, sendo assim, economia de combustível não é um fator limitante e sim desempenho da embarcação, menos tempo navegando e mais pescando.

 

Bom, acredito que disse tudo, agora vem o que eu estava pensando e o que apareceu.

A princípio eu havia pensado em uma canoa de alumínio de 6m plataformada, com um mercury 50hp e um motor elétrico manual....gastando nesse conjunto até uns 25 mil reais.

Esse fim de semana pesquei em um spot bass da quest equipado com um evenrude 90hp e um minn kota com comando a distância e fiquei muito surpreso pq a estabilidade do casco é sensacional, único ponto negativo foi o desempenho em marolas porém acredito que isso seja possível melhorar ajustando o conjunto de motor/jack plate.

 

Devido ter despertado o interesse no casco, fui atrás e encontrei um a venda porém equipado com um mercury 50hp de manche e esse conjunto sairia por um valor bem acima, cerca de 38 mil reais (casco e motor são seminovos com garantia)

 

Devido o alto valor do investimento e com todas as características que eu disse, gostaria que me ajudassem na escolha pois diminuiria bastante a chance de erro.

O post ficou meio longo mas é semelhante ao medo de fazer uma compra errada kkkkk.

Abraço e desde já agradeço a atenção de todos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho um casco de alumínio seria a melhor pedida, é mais leve , dá pra dar mais relaxo e dependedo do modelo dá pra enfrentar marolas com certa tranquilidade, aliado a isso uma pós venda melhor no futuro.  Conversa com o Renato Barreto aqui do  forum ele tem um conjunto legal pra esse tipo de pesca que vc faz, se não me engano é um Fluvimar boto tucunaré com 3 plataformas e feito pra encarar marolas pois ele e o Marfim Levefort são os mais usados na região de Epitácio onde elas são frequentes, são barcos que possuem um certa estabildade e por possuirem fundo em V e ter proa lançada  são mais confiaveis e confortavéis nas marolas que as Semichatas.    O Spotbass eu nunca vi ao vivo pra opinar, porem é um barco de 1.80 de boca com 5m  e 250kg , não sei se um motor de 40/50hp tocaria ele bem com 3 nego em cima e tralha  fora o caso de se pescar em marolas , porem com certeza terá mais estabilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela citação @Guto Pinto , ainda estou com esse barco da Fluvimar, o Boto 5500T , antes dele tive um Levefort Marfim 5.5 TR , os dois são muito bons, encaram as marolas das represas com segurança, e são o modelo de barco mais acertado para o meu uso e tipo de pesca que mais pratico (bait)....mas achei o acabamento do Boto melhor e a plataforma do meio é bem mais espaçosa, pesca se tranquilamente em três...as 3 plataformas do Boto é de alumínio xadrez....já o do Marfim 5.5 TR é de compensado naval revestido com um tipo de napa grosso, que com o tempo de uso começa a estragar....por alguns desses detalhes gostei mais do Boto da Fluvimar.  Se o amigo quiser ver as fotos e descrição desse conjunto, de uma olhada neste post:   

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia a todos
Recentemente troquei meu barco Multinautica por um da Mare Nautica, e foi a melhor escolha que fiz. Meu barco multinautica era 5,5 bico fino 3 plataformas com 1,50 de boca porem sua navegabilidade nao me agradava nenhum pouco, por ser bico fino esperava muito mais em cortar marolas, porem nao foi o que aconteceu. Peguei um mare nautica, 5,5, semichato com 1,70 de boca 3 plataformas, e por incrivel que pareca, corta marolas bem melhor que o multinautica ( NAO ESTOU FALANDO QUE BARCO SEMI CHATO É MELHOR PRA CORTAR MAROLAS QUE O BICO FINO, estou apenas citando o meu caso). Enfim, vale a pena ver essas duas fabricas. eu particularmente fui muito melhor atendido na MARE NAUTICA. e o acabamento dos barcos deles sao top.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu acho um casco de alumínio seria a melhor pedida, é mais leve , dá pra dar mais relaxo e dependedo do modelo dá pra enfrentar marolas com certa tranquilidade, aliado a isso uma pós venda melhor no futuro.  Conversa com o Renato Barreto aqui do  forum ele tem um conjunto legal pra esse tipo de pesca que vc faz, se não me engano é um Fluvimar boto tucunaré com 3 plataformas e feito pra encarar marolas pois ele e o Marfim Levefort são os mais usados na região de Epitácio onde elas são frequentes, são barcos que possuem um certa estabildade e por possuirem fundo em V e ter proa lançada  são mais confiaveis e confortavéis nas marolas que as Semichatas.    O Spotbass eu nunca vi ao vivo pra opinar, porem é um barco de 1.80 de boca com 5m  e 250kg , não sei se um motor de 40/50hp tocaria ele bem com 3 nego em cima e tralha  fora o caso de se pescar em marolas , porem com certeza terá mais estabilidade. 

Boa tarde Guto,

 

Minha dúvida é realmente essa, se o 50 não vai ficar pequeno para este casco do spot. Esse fim de semana pegamos algumas marolas na represa em Buritama e vi que ele não foi muito bem nem com uma 90hp, imagina com um 50. Porém o casco é fantástico.

Muito obrigado pela dica, vi o conjunto do Renato aqui e realmente se adequa ao que eu preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato Barreto disse:

Valeu pela citação @Guto Pinto , ainda estou com esse barco da Fluvimar, o Boto 5500T , antes dele tive um Levefort Marfim 5.5 TR , os dois são muito bons, encaram as marolas das represas com segurança, e são o modelo de barco mais acertado para o meu uso e tipo de pesca que mais pratico (bait)....mas achei o acabamento do Boto melhor e a plataforma do meio é bem mais espaçosa, pesca se tranquilamente em três...as 3 plataformas do Boto é de alumínio xadrez....já o do Marfim 5.5 TR é de compensado naval revestido com um tipo de napa grosso, que com o tempo de uso começa a estragar....por alguns desses detalhes gostei mais do Boto da Fluvimar.  Se o amigo quiser ver as fotos e descrição desse conjunto, de uma olhada neste post:   

 

Boa tarde Renato,

 

Realmente, muito interessante o seu conjunto.

Atualmente moro em Goiás e nunca havia ouvido falar dessa marca de casco até então por aqui. A princípio se eu for optar por um conjunto de alumínio deverei ficar entra Calaça e Mare Náutica que ambos estão entregando bons projetos de acordo com o gosto do cliente.

Uma dúvida, vi que vc possui um Yamaha 40 e se ele for de partida manual, é muito pesado? Pq estou indo no Mercury 50 justamente por ter partida elétrica e estar num preço acessível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Paulo E. Marra F. disse:

Bom Dia a todos
Recentemente troquei meu barco Multinautica por um da Mare Nautica, e foi a melhor escolha que fiz. Meu barco multinautica era 5,5 bico fino 3 plataformas com 1,50 de boca porem sua navegabilidade nao me agradava nenhum pouco, por ser bico fino esperava muito mais em cortar marolas, porem nao foi o que aconteceu. Peguei um mare nautica, 5,5, semichato com 1,70 de boca 3 plataformas, e por incrivel que pareca, corta marolas bem melhor que o multinautica ( NAO ESTOU FALANDO QUE BARCO SEMI CHATO É MELHOR PRA CORTAR MAROLAS QUE O BICO FINO, estou apenas citando o meu caso). Enfim, vale a pena ver essas duas fabricas. eu particularmente fui muito melhor atendido na MARE NAUTICA. e o acabamento dos barcos deles sao top.

Abraço

Boa tarde Paulo,

 

Realmente a Mare Náutica está com propostas muito interessantes.

Qual o modelo do casco que vc adquiriu com eles e qual motor vc colocou? Estou tentando uma data pra ir la conhecer a fábrica e quem sabe fazer um test drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Valtolino disse:

Boa tarde Paulo,

 

Realmente a Mare Náutica está com propostas muito interessantes.

Qual o modelo do casco que vc adquiriu com eles e qual motor vc colocou? Estou tentando uma data pra ir la conhecer a fábrica e quem sabe fazer um test drive.

O meu é um master 550, uso um motor 40hp, transformado pra 50 pela TiNAutica que eu ja tinha desde meu primeiro conjunto 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Valtolino disse:

Boa tarde Renato,

 

Realmente, muito interessante o seu conjunto.

Atualmente moro em Goiás e nunca havia ouvido falar dessa marca de casco até então por aqui. A princípio se eu for optar por um conjunto de alumínio deverei ficar entra Calaça e Mare Náutica que ambos estão entregando bons projetos de acordo com o gosto do cliente.

Uma dúvida, vi que vc possui um Yamaha 40 e se ele for de partida manual, é muito pesado? Pq estou indo no Mercury 50 justamente por ter partida elétrica e estar num preço acessível.

Olá Valtolino, boa tarde. 

Esse meu Yamaha 40 é sim de partida manual, não acho pesado pra dar partida, eu tinha antes dele um Mercury 40 também manual...acho que os dois são parecidos nesse quesito...mas para aumentar o conforto, futuramente penso em colocar uma partida elétrica nele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um pescaria recentemente em  Planura no Rio Grande.  Onde utilizamos o Mercury 50hp e o Yamaha 40hp, em barcos iguais, com 1.40m de boca , 6m , bico fino.  Em 3 e tralha pesada o Mercury andava a 55km/h enquanto que o Yamaha 52km/h, e no fim do dia bebiam igual.   Yamaha vantagem do tamanho menor , cambio na frente e ter um carburador só facilitando manutenção além de uma tolerância maior a combustível ruim e falta de uso, já o Mercury anda mais  e custa menos e vibra menos por ter 3 cilindros.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu fiz um pescaria recentemente em  Planura no Rio Grande.  Onde utilizamos o Mercury 50hp e o Yamaha 40hp, em barcos iguais, com 1.40m de boca , 6m , bico fino.  Em 3 e tralha pesada o Mercury andava a 55km/h enquanto que o Yamaha 52km/h, e no fim do dia bebiam igual.   Yamaha vantagem do tamanho menor , cambio na frente e ter um carburador só facilitando manutenção além de uma tolerância maior a combustível ruim e falta de uso, já o Mercury anda mais  e custa menos e vibra menos por ter 3 cilindros.  

E resumindo isso que vc observou Guto, a melhor compra realmente é o mercury 50hp?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Valtolino disse:

E resumindo isso que vc observou Guto, a melhor compra realmente é o mercury 50hp?

Vai de uso, particularmente se  fosse comprar pra mim seria o Yamaha, não tenho mecânico fácil, eu manjo um pouco aí pra desmontar apenas 1  carburador eu mesmo faço isso.  Acho ele mais leve pra pilotar , o câmbio na frente é bem prático, o Mercury judia da mão se vc anda muito tempo cabo enrolado  e tem o velho problema de juntar borra nos carburadores com facilidade quando fica parado nesses motores com 3 carburadores.  E antes que falem que virei fan boy só pq recentemente troquei  meu Mercury 25 Seapro por um Yamaha 30 , temos mais 3 motores em casa um Merc 5hp, um Mariner/ Yamaha 15 , um Tohatsu 18 e esse Yamaha 30, ou seja eu tenho 2 Tohatsu e 2 Yamaha. Agora se vc pensa em preço de aquisição x desempenho x economia sem duvida Mercury 50 .  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Guto Pinto disse:

Vai de uso, particularmente se  fosse comprar pra mim seria o Yamaha, não tenho mecânico fácil, eu manjo um pouco aí pra desmontar apenas 1  carburador eu mesmo faço isso.  Acho ele mais leve pra pilotar , o câmbio na frente é bem prático, o Mercury judia da mão se vc anda muito tempo cabo enrolado  e tem o velho problema de juntar borra nos carburadores com facilidade quando fica parado nesses motores com 3 carburadores.  E antes que falem que virei fan boy só pq recentemente troquei  meu Mercury 25 Seapro por um Yamaha 30 , temos mais 3 motores em casa um Merc 5hp, um Mariner/ Yamaha 15 , um Tohatsu 18 e esse Yamaha 30, ou seja eu tenho 2 Tohatsu e 2 Yamaha. Agora se vc pensa em preço de aquisição x desempenho x economia sem duvida.

Agradeço a dica Guto.

Muito obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Guto Pinto disse:

Vai de uso, particularmente se  fosse comprar pra mim seria o Yamaha, não tenho mecânico fácil, eu manjo um pouco aí pra desmontar apenas 1  carburador eu mesmo faço isso.  Acho ele mais leve pra pilotar , o câmbio na frente é bem prático, o Mercury judia da mão se vc anda muito tempo cabo enrolado  e tem o velho problema de juntar borra nos carburadores com facilidade quando fica parado nesses motores com 3 carburadores.  E antes que falem que virei fan boy só pq recentemente troquei  meu Mercury 25 Seapro por um Yamaha 30 , temos mais 3 motores em casa um Merc 5hp, um Mariner/ Yamaha 15 , um Tohatsu 18 e esse Yamaha 30, ou seja eu tenho 2 Tohatsu e 2 Yamaha. Agora se vc pensa em preço de aquisição x desempenho x economia sem duvida Mercury 50 .  

Blza Guto!!

 

Como é o consumo do Yamaha 30 HP?

 

É parecido Com o Mercury 25/30 HP?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Alessandro Sanches disse:

Blza Guto!!

 

Como é o consumo do Yamaha 30 HP?

 

É parecido Com o Mercury 25/30 HP?

 

 

Sim bem parecido, bebe um pouco mais, mas diferença mínima.  E anda um pouco mais, mas tb  bem parelhos.   Mas comparado com o 25hp modelos anteriores sem ser o com faixa amarela  ele anda bem mais e bebe bem menos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Guto Pinto disse:

Sim bem parecido, bebe um pouco mais, mas diferença mínima.  E anda um pouco mais, mas tb  bem parelhos.   Mas comparado com o 25hp modelos anteriores sem ser o com faixa amarela  ele anda bem mais e bebe bem menos. 

Ok!!

 

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Alessandro Sanches disse:

Ok!!

 

Obrigado!!

Eles mudaram a taxa de compressão de 6.2 pra 7,0, as velas de B7h10 pra B8h10, e o venturi( boca)  do carburador de 22mm para 25mm,  agora o que fizeram pro motor ficar mais econômico com essa potencia a mais eu não sei.  Meu motor está com 67h de uso em 1 ano e meio e até agora eu nem abri o capô dele, é bater pegar e pescar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guto Pinto disse:

Eles mudaram a taxa de compressão de 6.2 pra 7,0, as velas de B7h10 pra B8h10, e o venturi( boca)  do carburador de 22mm para 25mm,  agora o que fizeram pro motor ficar mais econômico com essa potencia a mais eu não sei.  Meu motor está com 67h de uso em 1 ano e meio e até agora eu nem abri o capô dele, é bater pegar e pescar

Top!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...