Ir para conteúdo

COM QUE LINHA?


Falcão

Posts Recomendados

Boa tarde a todos.

 

Estou com uma pescaria marcada para o Araguaia em 2019. Vou usar duas carretilhas Tiagra 50 e Penn 50 com linha 0,92 Maxforce.

 

Porém para minha esposa que não sabe trabalhar sem o devaneador, vou levar 2 Tekotas 800. Estou pensando em fazer uma "cama" com multifilamento e um chicote deuns 50 metros de mono 0,92.

 

Qual seria a multi e libragem indicada?

 

Seria interessante levar para ela molinetes com a mesma configuração de linha (cama de multi e ponteira de mono)? Tenho um Thunnus e um BG 90 se for o caso.

 

Ah... se algué souber de preço bom da 0,92 Maxforce, me dá um toque... vou precisar de uns 3 pacotes com 10 carreteis emendados (1000m).  Assim terei duas carretilhas carregadas e mais 1000 de reserva para cada uma.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falcão,  a marca dessa mult pra fazer a cama é o menos importante,afinal será só pra caber mais linha mesmo...A linha que vai estar na água e estar em contato direto com pauleiras e o peixe,vai ser a mono...Qualquer uma de boa resistência entre 80 e 100lb irá atender...Eu mesmo uso de 80lb...Mas como você vai de Tekota 800,eu faria o contrário...Colocaria menos multi e mais mono...Colocando uns 80m de mult ainda deve sobrar espaço pra mais uns 150 a 160m de mono....Assim,na maioria das vezes que você soltar a isca na água,a mult nem vai chegar a sair do carretel...Ainda mais porque você vai estar com outras 2 carretilhas maiores,e nessas sim você pode soltar mais linha,250 a 300m ou até mais...Mas na Tekota vocè vai soltar menos linha e deixar a isca mais perto um pouco,variando assim a distância entre as iscas,supondo que você irá soltar 3 linhas na água...Se você tem essa Tekota,substituí-la por molinete é opcional mesmo,até porque a Tekota é uma das carretilhas grandes mais macias e leves que existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigadão Cristiano. Gostei dessa idéia de por menos multi... acho que uma de 100lbs como disse o Odirlei deve bastar. É só para dar a segurança de um pouco mais de linha e conforto para minha esposa trabalhar o peixe com uma carretilha menos pesada e com devaneador. Valeu. ☺️ 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Falcão disse:

Obrigadão Cristiano. Gostei dessa idéia de por menos multi... acho que uma de 100lbs como disse o Odirlei deve bastar. É só para dar a segurança de um pouco mais de linha e conforto para minha esposa trabalhar o peixe com uma carretilha menos pesada e com devaneador. Valeu. ☺️ 👍

Além de que,com menos mult na carretilha,chegar no nó de junção das linhas vai ser mais difícil,enquanto que se você estiver com apenas 50m de mono na água,toda hora o nó vai estar na água,tendo assim mais chances do nó correr durante a briga com um peixão ou coisa do tipo e ficar passando pelos passadores da vara toda hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, se a ideia é colocar multifilamento para aumentar a capacidade de linha nas tekotas, coloque ao menos 200mts de multi 100 lbs e demais em nylon 0,92mm, acredito que colocara pelo menos 300mts de linha na tekota, visto que ela cabe nela 200 mts de Max Force 0,92mm..

sobre marca de Multifilamento, eu uso Vexter 100lb e Power Pro Max Cuatro 100lb, coloque linha de qualidade, Vexter, power pro, Raiglon, etc...o objetivo é pegar o peixe da vida, então perde-lo pela linha não vale o risco,

os molinete que vc pretende usar sao bons, mas ambos com capacidade menor que as tekotas..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo a necessidade de se colocar cama em uma tekota 800, sendo que já vai ter outras carretilhas com gde capacidade, com linha esticada, eu mesmo pesco com uma penn senator 6/0 com a isca bem longe e uma tekota 600 com 0,80mm sem cama bem próximo ao barco e as últimas 2 piraíbas que peguei entraram justamente na tekota 600 pertinho. Colocar cama em uma tekota 800 só valeria a pena se só tiver ela de carretilha, acho que já virou loucura essa obsessão de se pescar cada vez com mais e mais linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Daqui uns dias Edson, vamos estar pescando com aqueles carretéis de linha de alta tensão da CPFL kkkkkkk

 

Eu tive experiência diferente da sua.... minha esposa estava com a Tekota mais perto e eu com a linha bem longe.... Todos os peixeis vieram nas linhas que estavam longe.... Coitada, quase morreu de raiva.... Pior é que ela não dá conta de trabalhar a distribuição de linha sem deveador.... ela até sabe, mas a mão é pequena.... Então resolvi caprichar no equipamento dela este ano.... prefiro que ela pegue os maiores.... vou montar duas tekotas para ela e deixar um Tiagra para mim.... (espero que eu não pegue kkkkkkkkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

 

A meu ver, a principal questão da quantidade de linha é fugir dos botos, que já condicionaram o barulho do motor a comida (isca) fácil na água, e são muitos.

 

Logo, quanto mais próxima a isca do barco, NORMALMENTE, mais rapidamente o boto a encontra. Também notei que, soltando uma maior quantidade de linha, além de dificultar que o boto encontre a isca, aumentando a exposição dela para o peixe foco, abrangemos uma maior área do Rio, logo aumenta-se a chance de fisgar uma Rainha Prateada.

 

Na questão de equipamentos, creio que o famoso "gosto pessoal" seja o maior "vilão" de se chegar a um consenso. Eu faço uma comparação a um carro: "aquele carro chique, com ar condicionado, couro nos bancos, vidros e travas elétricas, suspensão a ar e milhares de botões terá a mesma finalidade que um Fusca, ou seja, levar os ocupantes do ponto A ao ponto B". Logo, entendo que, se o pescador pode investir em um material que trará mais conforto, segurança na briga (maior capacidade de linha com as libras recomendadas), longetividade de uso e a famosa satisfação pessoal, ele está mais do que certo.

 

Vejo o material de pesca, para aquele pescador que tem a pesca como estilo de vida, um super motivo de realização pessoal. legal::

 

Abraços amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...