Ir para conteúdo

Qual o papel real das agências e agenciadores de pacotes na Amazônia


Posts Recomendados

Olá amigos pescadores.

Como muitos acompanharam e inclusive me ajudaram aqui no fórum, conversei com diversas pousadas em algumas regiões da Amazônia como Juma, Mutuca, Uatumã, Rio Preto da Eva entre outros. Percebi que em poucos casos consegui falar diretamente com a Pousada, sendo que na maioria das vezes tinha um agenciador ou até mesmo uma empresa de turismo de pesca que era responsável por toda a operação.

Minha pergunta é: O que nós pescadores e os próprios donos de pousada ganham com estes serviços intermediários?

Obs:. Eu não tenho nenhuma experiência com pescarias na Amazônia e estou apenas querendo entender este modelo, visto que as empresas que conversei sinceramente não ofereceram nenhum serviço agregado que me leve a entender.

 

Um abraço e boas pescarias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Fabricio.Passos disse:

Olá amigos pescadores.

Como muitos acompanharam e inclusive me ajudaram aqui no fórum, conversei com diversas pousadas em algumas regiões da Amazônia como Juma, Mutuca, Uatumã, Rio Preto da Eva entre outros. Percebi que em poucos casos consegui falar diretamente com a Pousada, sendo que na maioria das vezes tinha um agenciador ou até mesmo uma empresa de turismo de pesca que era responsável por toda a operação.

Minha pergunta é: O que nós pescadores e os próprios donos de pousada ganham com estes serviços intermediários?

Obs:. Eu não tenho nenhuma experiência com pescarias na Amazônia e estou apenas querendo entender este modelo, visto que as empresas que conversei sinceramente não ofereceram nenhum serviço agregado que me leve a entender.

 

Um abraço e boas pescarias.

 

Fabricio,nesse caso das pousadas na Amazônia,o papel dos agenciadores ( na sua maioria) é apenas o de atrair mais turistas,através de propagandas e sites,onde as vezes um agenciador consegue mais contatos com grupos de pesca e mais facilmente que o dono em si...Algumas pousadas fecham parcerias com agências exclusivamente por esse motivo,para que esses caras se encarreguem de arrumar gente pra ir pescar.Normalmente esses agenciadores cobram o mesmo preço da pousada e o que ganham é comissão por estarem levando grupos pra lá,nada mais que isso...Há também aqueles que montam roteiros mais "completos" com transfers para restaurantes e hotéis inclusos,aí cobram a mais por esses serviços extras.E por fim há pousadas que operam em exclusividade em algum local,e aí são representadas por alguma agência,que pode ou não ter ligações diretas com o dono....Particularmente,eu acho essencial o serviço de agenciadores se a pescaria for fora do Brasil,Argentina,Costa Rica,Panamá e etc,pois aí sim é importante e irá facilitar e muito alguém que cuide de toda a parte de logística e negociação com a pousada,pra evitarmos alguma dificuldade e ou transtorno que nós ,por sermos de outro país,possa a vir ter.No mais,em pousadas aqui no Brasil,sempre fecho diretamente com a pousada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu ponto de vista é de que qualquer prestação de "melhor serviço" tem um custo agregado a ser pago.

Certamente que em diversos locais (bh, pousadas, etc...) existe o contato direto, inclusive para contratação do pacote.

Mas imaginemos (hipoteticamente) que deseje fazer uma pescaria no rio Trombetas, e após pesquisa na internet, descobri algumas opções a escolher.

Iria até um pouco adiante, que tenha conseguido manter contato com essas opções e que delas tenha recebido "o caminho as pedras".

Naturalmente que existe a questão da "empatia", da impressão visual das imagens recebidas, além dos testemunhos de que é "tudo de bom"... (não pode ser diferente disso).

E agora, como fazer para escolher aquela que melhor possa representar a expectativa do pescador (ou pior, do Grupo de Pesca) ?

Através de um operador (e não descarto que seja o próprio dono do negócio) se torna possível buscar melhores informações (com outros que já tenham ido), bem como procedimentos a serem usados que simplificam e ajudam (muito) a logística do pacote ofertado.

Vou um pouco além para lembrar que a vivência de um operador é algo que possibilita ter respostas para situações já vivenciadas anteriormente.

Voltando ao exemplo fictício "trombetas", como são os "atalhos" para se chegar lá ? E a questão da segurança (inclusive de eventuais acidentes), é tratada de que forma ?

Há operações mais luxuosas com serviços mais estruturados e preços mais elevados, assim como outros menos sofisticados (sempre), mas qual será sua aposta e/ou desejo ?

O mais barato pode ser fantástico, mas também pode (por um problema técnico) colocar em risco a pescaria (quebra de motor, faz como ?). Já deu para entender, não ?

Finalizando, independente de quem será seu operador, é fundamental que faça uma pesquisa prévia do que precisa ser perguntado a quem quer que seja o responsável pela venda.

A negociação faz parte do processo e não envolve apenas "custos", mas garantias que podem ser previamente avaliadas ! Ex. Tem comunicação por rádio ou celular internacional ?

Pescaria é bem mais do que peixe na ponta da linha. Passei anos coordenando essas idas do Grupo de Pesca criado por mim e meus irmãos, e a cada ano eram mais itens incorporados aos "questionários" que realizávamos (sem esquecer do material de feedback que também incorporamos no retorno para o operador). Facilidade apenas para quem usufrui, jamais para quem "corre atrás".

Por fim, as operadores independentes estão cada vez mais "perdendo espaço" no mercado, principalmente pelos custos operacionais dos pacotes oferecidos aos clientes, que passaram a ser diretamente ofertados pelos proprietários e/ou "sócios" de pontos de operação. Qualquer que seja sua opção, seja cauteloso e "investigue" a trajetória daqueles com quem está tratando o "seu tempo de alegria". :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Fabricio,nesse caso das pousadas na Amazônia,o papel dos agenciadores ( na sua maioria) é apenas o de atrair mais turistas,através de propagandas e sites,onde as vezes um agenciador consegue mais contatos com grupos de pesca e mais facilmente que o dono em si...Algumas pousadas fecham parcerias com agências exclusivamente por esse motivo,para que esses caras se encarreguem de arrumar gente pra ir pescar.Normalmente esses agenciadores cobram o mesmo preço da pousada e o que ganham é comissão por estarem levando grupos pra lá,nada mais que isso...Há também aqueles que montam roteiros mais "completos" com transfers para restaurantes e hotéis inclusos,aí cobram a mais por esses serviços extras.E por fim há pousadas que operam em exclusividade em algum local,e aí são representadas por alguma agência,que pode ou não ter ligações diretas com o dono....Particularmente,eu acho essencial o serviço de agenciadores se a pescaria for fora do Brasil,Argentina,Costa Rica,Panamá e etc,pois aí sim é importante e irá facilitar e muito alguém que cuide de toda a parte de logística e negociação com a pousada,pra evitarmos alguma dificuldade e ou transtorno que nós ,por sermos de outro país,possa a vir ter.No mais,em pousadas aqui no Brasil,sempre fecho diretamente com a pousada mesmo.

Perfeito, mas podemos acrescentar mais. Eu sou operador e optei por aceitar o convite de uma agência para trabalhar na minha agenda. 

 

Agências não devem ser confundidas com formadores de grupos. 

 

Agências são empresas constituídas, que irão responder solidariamente em caso de problema que deva ser resolvido em via judicial. Ao comprar numa agência, você tem 2 empresas se responsabilizando pela sua viagem. Exija sempre contrato com a agência - e a agência também tem (ou deveria ter) contrato com a operadora. 

 

Uma agência que conhece todos os requisitos legais para funcionamento de cada operação de pesca e cobra de todos os seus operadores que cumpram todas as etapas. Você ficaria surpreso de saber a proporção dos pescadores que estão vindo pra Amazônia, por exemplo, com risco de suas pescarias serem interrompidas ou mesmo não acontecerem devido a uma fiscalização. Caso a agência te venda um pacote de um operador e aconteçam problemas, por exemplo: “a operação é ilegal, não tem CNPJ nem as 5284 licenças necessárias, é fechada pela fiscalização e você já pagou” a agência deve ser responsabilizada sozinha. Exija contrato, sempre. 

 

Caso a operação tenha algum problema técnico ou administrativo (já houve casos em que o barco-hotel virou, outro pegou fogo, empresas que faliram às vésperas da temporada, operador que morreu etc.), a agência fará o possível para que os clientes sejam realocados pra outra estrutura (caso assim o queiram), a fim de aproveitarem a data, os voos já pagos, a expectativa e tudo mais que foi programado com antecedência. Depois, a agência vai resolver com o operador nos bastidores, o que importa é o cliente ser atendido!

 

A comissão média pedida pelas agências no Brasil é de 10% do preço do pacote. O cliente não paga nada a mais. O operador é que está pagando para:

1- ter acesso a clientes que ele não teria diretamente 

2- dar ao cliente uma segurança maior

3- ter uma segurança extra em caso de problemas que o agente possa ajudar. 

 

O formador de grupo é um cliente que reúne mais pessoas até formar o grupo do tamanho que a operação comporta, compartilhando a experiência dele de já ter ido antes, ratificando a qualidade da operação de maneira informal, e só. Não se responsabiliza por nada e não tem condições de resolver problemas complexos. Geralmente, o formador de grupo ganha a pescaria dele, vai grátis, o que pode significar até mais do que uma agência cobraria. 

 

O formador de grupo, se for alguém que agrega conhecimento (que é a única coisa que ele pode fazer), pode ser útil a alguém que está indo pela primeira vez. Eu mesmo, quando pesquei pela primeira vez na Serra da Mesa fui com um grupo, no Lago do Peixe fui com um grupo, em Barcelos fui com um grupo, tudo isso em 2012, daí aprendi o suficiente para me virar sozinho e fechei as próximas pescarias sempre direto, além das vezes que fui pescar sem operador - sim, para que eu pudesse aprender como me tornar um. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Fabricio,nesse caso das pousadas na Amazônia,o papel dos agenciadores ( na sua maioria) é apenas o de atrair mais turistas,através de propagandas e sites,onde as vezes um agenciador consegue mais contatos com grupos de pesca e mais facilmente que o dono em si...Algumas pousadas fecham parcerias com agências exclusivamente por esse motivo,para que esses caras se encarreguem de arrumar gente pra ir pescar.Normalmente esses agenciadores cobram o mesmo preço da pousada e o que ganham é comissão por estarem levando grupos pra lá,nada mais que isso...Há também aqueles que montam roteiros mais "completos" com transfers para restaurantes e hotéis inclusos,aí cobram a mais por esses serviços extras.E por fim há pousadas que operam em exclusividade em algum local,e aí são representadas por alguma agência,que pode ou não ter ligações diretas com o dono....Particularmente,eu acho essencial o serviço de agenciadores se a pescaria for fora do Brasil,Argentina,Costa Rica,Panamá e etc,pois aí sim é importante e irá facilitar e muito alguém que cuide de toda a parte de logística e negociação com a pousada,pra evitarmos alguma dificuldade e ou transtorno que nós ,por sermos de outro país,possa a vir ter.No mais,em pousadas aqui no Brasil,sempre fecho diretamente com a pousada mesmo.

Entendi @Cristiano Rochinha essa questão da montagem dos grupos realmente é complicada e sem dúvida ter alguém para fazer esse serviço, unindo grupos diferentes principalmente é uma vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kid Msem dúvida o que você chamou de "atalho" e "caminhos das pedras" agrega valor, principalmente para os que como eu estão indo pela primeira vez. Tenho acompanhado a muito anos vocês que vão todo ano para Amazônia e vejo que são muitas questões a se avaliar e muitas incertezas que podem ser decisivas no momento da definição do pacote. Esse ponto não tinha pensado e vale considerar, apesar que todas as minhas viagens fiz com a ajuda do pessoal aqui do fórum e fui muito feliz graças a Deus.

Estive em contato com duas agências que fizeram um pouco desse suporte, mas confesso que o custo ficou muito acima do que eu esperava.

Citando como exemplo no alto juma e rio mutuca, pegamos duas pousadas com características parecidas e o valor falando com a agência e falando com a pousada diretamente chegou a 25%.

Com bem disse o barato pode sair caro, mas quando falamos de pescaria nada tem sido "barato" ultimamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcel Werner você como operador sério que é falando dessa questão da responsabilidade solidária e compartilhada realmente é importante e uma segurança a mais, tive nesses meses de procura muita gente falando das pousadas que não entregaram o prometido.

Só não sei se caberia para esses casos que tem muitos pescadores que são parceiros da pousada e nem são citados nós contratos.

Estive conversando com o Choma e ele me disse como foi caótico resolver a questão dos vôos para Barcelos esse ano em função do encerramento das atividades da Map.

Acho que nesse caso o importante é questionar a participação dessa agência no contrato como você disse e como falou muito bem o @Kid M avaliar se os serviços de direcionamento e seguranca estão presentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Marcel Werner disse:

Perfeito, mas podemos acrescentar mais. Eu sou operador e optei por aceitar o convite de uma agência para trabalhar na minha agenda. 

 

Agências não devem ser confundidas com formadores de grupos. 

 

Agências são empresas constituídas, que irão responder solidariamente em caso de problema que deva ser resolvido em via judicial. Ao comprar numa agência, você tem 2 empresas se responsabilizando pela sua viagem. Exija sempre contrato com a agência - e a agência também tem (ou deveria ter) contrato com a operadora. 

 

Uma agência que conhece todos os requisitos legais para funcionamento de cada operação de pesca e cobra de todos os seus operadores que cumpram todas as etapas. Você ficaria surpreso de saber a proporção dos pescadores que estão vindo pra Amazônia, por exemplo, com risco de suas pescarias serem interrompidas ou mesmo não acontecerem devido a uma fiscalização. Caso a agência te venda um pacote de um operador e aconteçam problemas, por exemplo: “a operação é ilegal, não tem CNPJ nem as 5284 licenças necessárias, é fechada pela fiscalização e você já pagou” a agência deve ser responsabilizada sozinha. Exija contrato, sempre. 

 

Caso a operação tenha algum problema técnico ou administrativo (já houve casos em que o barco-hotel virou, outro pegou fogo, empresas que faliram às vésperas da temporada, operador que morreu etc.), a agência fará o possível para que os clientes sejam realocados pra outra estrutura (caso assim o queiram), a fim de aproveitarem a data, os voos já pagos, a expectativa e tudo mais que foi programado com antecedência. Depois, a agência vai resolver com o operador nos bastidores, o que importa é o cliente ser atendido!

 

A comissão média pedida pelas agências no Brasil é de 10% do preço do pacote. O cliente não paga nada a mais. O operador é que está pagando para:

1- ter acesso a clientes que ele não teria diretamente 

2- dar ao cliente uma segurança maior

3- ter uma segurança extra em caso de problemas que o agente possa ajudar. 

 

O formador de grupo é um cliente que reúne mais pessoas até formar o grupo do tamanho que a operação comporta, compartilhando a experiência dele de já ter ido antes, ratificando a qualidade da operação de maneira informal, e só. Não se responsabiliza por nada e não tem condições de resolver problemas complexos. Geralmente, o formador de grupo ganha a pescaria dele, vai grátis, o que pode significar até mais do que uma agência cobraria. 

 

O formador de grupo, se for alguém que agrega conhecimento (que é a única coisa que ele pode fazer), pode ser útil a alguém que está indo pela primeira vez. Eu mesmo, quando pesquei pela primeira vez na Serra da Mesa fui com um grupo, no Lago do Peixe fui com um grupo, em Barcelos fui com um grupo, tudo isso em 2012, daí aprendi o suficiente para me virar sozinho e fechei as próximas pescarias sempre direto, além das vezes que fui pescar sem operador - sim, para que eu pudesse aprender como me tornar um. 

 

 

O Marcel foi perfeito...palmas::

 

Caso o responsável/formador do grupo tenha plena condição de resolver estes "B.Os", eu vou pescar com ele sem o menor problema. Ele está ganhando a free?!?!? Não me importa, gerenciar pessoas dá sempre trabalho e, se o formador do grupo já esteve 1000 vezes naquele local, certamente a experiência dele conta E MUIIITTTOOO. O mínimo é ele ganhar alguma coisa por isso, afinal, ele trocou a pescar por lazer, pela pesca como trabalho (q fica muito mais chata).

Eu, quando confio no operador e sei q mesmo no caso de falhas ele irá reparar $$$$ o problema, não tenho medo de contratar diretamente.

Agora, quando tenho 1% de suspeita de que o operador é "complicadinho" e que poderá fazer da minha pescaria um inferno, vou lá em contrato a agência...pois, como disse o Marcel, será corresponsável pelo contrato.

 

Analise o custo x benefício e desencane com o resto. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabrício Biguájustamente pela dificuldade em se definir quem são confiáveis ou não que criei esse tópico e pelos itens levantados creio que vou partir para agências de pesca como forma de me resguardar ao máximo, desde que atendendo alguns dos requisitos bem ilustrados acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...