Ir para conteúdo

Não Deposite Toda Sua Fé em Suas Iscas


SilvanioDC

Posts Recomendados

Desde quando vi a primeira isca artificial em um programa do Pesca & Companhia, como a maioria eu também pensei “Essa é a isca que pega o peixe, então, eu preciso de uma!”.

 

Confesso que demorou anos até que eu realmente engrenasse nesse mundo de quem utiliza isca artificial, tendo a ideia formada de que a isca era o segredo do sucesso.

 

Hoje, anos e anos mais tarde, depois de passar por muitos erros e acertos, sem vergonha de dizer, mais erros do que acertos.

 

Sei que tem muito mais coisa a ser feita para se ter resultado na pesca além de se ter um boa isca.

 

Já usei iscas consagradas, desconhecidas, feias, quebradas e artesanais.

 

E posso afirmar que em alguns poucos momentos até parecia que a isca era mágica, porque só aquela danada pegou.

 

Mas também tive inúmeras situações onde em um único dia só ela pegou e depois nunca mais.

 

Quando me dei por mim, lá estou eu com caixas e caixas de iscas, e me pego hoje utilizando 1 ou 2 iscas durante toda a pescaria e pegando muito peixe.

 

Pra mim ficou claro porque os meus resultados na pesca cresceram exponencialmente, foi simplesmente deixar de dar tanta atenção para a isca e dar mais atenção para mim mesmo.

 

Ninguém entra em um carro pela primeira vez e sai dirigindo, aliás, pode até sair, mais vai dar ***** logo logo.

 

E mesmo se aprender a dirigir sozinho vai adquirir vícios, converter sem dar seta, parar em local proibido, andar lento na pista da esquerda (aff), acho que você entendeu… 

 

Ou seja, se não aprende direito sempre vai ter resultados ruins.

 

Garanto que muitos vão descordar, e tudo bem, mais o que defendo primeiramente para todos os meus alunos é “saiba o que você deve fazer e como fazer, independente da isca que for utilizar”.

 

Uma boa isca deve durar, ser resistente, ter um bom acabamento e uma cor que esteja dentro de suas escolhas frente a leitura do ambiente.

 

Mas… “Um pescador ruim com uma isca boa pode até pegar 1 peixe, já um pescador bom com uma isca ruim vai fazer a festa”

Isso faz sentido pra você?

 

Deixa seu comentário e compartilha para sabermos a opinião do seu colega de pesca.

 

Um grande abraço e me segue ai!

 

 

➡️ Gostou! Que tal participar de um Curso [Grátis] para Iniciantes na Pesca com Iscas Artificiais? E só se cadastrar e começar agora mesmo:  https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/inscricaominicurso/

 

 ➡️ Conheça este novo Método passo a passo que vai transformar VOCÊ em um Ninja da pesca com Iscas Artificiais em apenas 21 dias: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/conhecendometodo60up/ 

 

 ➡️ Pegue aqui o seu e-book sobre Iscas Artificiais: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/ebook-iscas-artificiais-para-iniciantes/

 

 ➡️ Conheça aqui meu Blog onde posto diariamente várias Dicas e Segredos sobre Pesca Esportiva: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/

 

 ➡️ Facebook: https://www.facebook.com/silvaniopescaesportiva/

 

 ➡️ Instagram: https://www.instagram.com/silvaniopescaesportiva/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, SilvanioDC disse:

Desde quando vi a primeira isca artificial em um programa do Pesca & Companhia, como a maioria eu também pensei “Essa é a isca que pega o peixe, então, eu preciso de uma!”.

 

Confesso que demorou anos até que eu realmente engrenasse nesse mundo de quem utiliza isca artificial, tendo a ideia formada de que a isca era o segredo do sucesso.

 

Hoje, anos e anos mais tarde, depois de passar por muitos erros e acertos, sem vergonha de dizer, mais erros do que acertos.

 

Sei que tem muito mais coisa a ser feita para se ter resultado na pesca além de se ter um boa isca.

 

Já usei iscas consagradas, desconhecidas, feias, quebradas e artesanais.

 

E posso afirmar que em alguns poucos momentos até parecia que a isca era mágica, porque só aquela danada pegou.

 

Mas também tive inúmeras situações onde em um único dia só ela pegou e depois nunca mais.

 

Quando me dei por mim, lá estou eu com caixas e caixas de iscas, e me pego hoje utilizando 1 ou 2 iscas durante toda a pescaria e pegando muito peixe.

 

Pra mim ficou claro porque os meus resultados na pesca cresceram exponencialmente, foi simplesmente deixar de dar tanta atenção para a isca e dar mais atenção para mim mesmo.

 

Ninguém entra em um carro pela primeira vez e sai dirigindo, aliás, pode até sair, mais vai dar ***** logo logo.

 

E mesmo se aprender a dirigir sozinho vai adquirir vícios, converter sem dar seta, parar em local proibido, andar lento na pista da esquerda (aff), acho que você entendeu… 

 

Ou seja, se não aprende direito sempre vai ter resultados ruins.

 

Garanto que muitos vão descordar, e tudo bem, mais o que defendo primeiramente para todos os meus alunos é “saiba o que você deve fazer e como fazer, independente da isca que for utilizar”.

 

Uma boa isca deve durar, ser resistente, ter um bom acabamento e uma cor que esteja dentro de suas escolhas frente a leitura do ambiente.

 

Mas… “Um pescador ruim com uma isca boa pode até pegar 1 peixe, já um pescador bom com uma isca ruim vai fazer a festa”

Isso faz sentido pra você?

 

Deixa seu comentário e compartilha para sabermos a opinião do seu colega de pesca.

 

Um grande abraço e me segue ai!

 

 

➡️ Gostou! Que tal participar de um Curso [Grátis] para Iniciantes na Pesca com Iscas Artificiais? E só se cadastrar e começar agora mesmo:  https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/inscricaominicurso/

 

 ➡️ Conheça este novo Método passo a passo que vai transformar VOCÊ em um Ninja da pesca com Iscas Artificiais em apenas 21 dias: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/conhecendometodo60up/ 

 

 ➡️ Pegue aqui o seu e-book sobre Iscas Artificiais: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/ebook-iscas-artificiais-para-iniciantes/

 

 ➡️ Conheça aqui meu Blog onde posto diariamente várias Dicas e Segredos sobre Pesca Esportiva: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/

 

 ➡️ Facebook: https://www.facebook.com/silvaniopescaesportiva/

 

 ➡️ Instagram: https://www.instagram.com/silvaniopescaesportiva/

Já usei varias iscas, minhas premiadas eram as Acú da Aicas, mas com o tempo percebi que não dá para ficar o dia todo pescando com uma isca pesada. Então comecei a dar preferencia para iscas menores, no máximo 9cm. Comprei um isca que acho desconhecida, isca Matts. Mas comecei a ter sucesso em todas as pescarias usando a danada, todas mesmo. Então comprei outras cores do mesmo modelo, mas aqui na minha região a azul com barriga prata é campeã. Mas o pescador que faz a diferença, tenho amigos que usam e não conseguem tanto sucesso.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa provocação Silvanio !

Essa conversa em torno de "iscas artificiais" é para "mais de metro"...

O "feitiço" que quase sempre faz com que as pessoas (pescadores) comprem tamanho número de tipos, variedades e cores é a realidade que muitos não gostam de admitir...

Somos mais do que "consumistas", somos mesmo "colecionadores", ou será que nenhum de vocês já hesitou em usar uma isca "matadeira" num local onde ela pudesse ser perdida ?

Tem gente que adora colecionar carrinhos de brinquedo (match box), soldadinhos de chumbo, etc... e tem gente que gosta mesmo é de TER ISCAS ARTIFICIAIS... (é compulsivo).

Superado esse pequeno "entrave" de botar os pingos nos "is", vamos ao questionamento do tópico que envolve alguma "malícia" na compreensão e resposta.

Não existe isca melhor ou pior e sim pescador competente ou sem fé na sua qualidade ! Melhor dizendo, há iscas que por seu próprio formato e tradição não precisam mais que ser tracionadas...

Vejamos se os pescadores esportivos não preferem usar as iscas de superfície onde tem que fazer com que estas apresentem simulações de presas em dificuldades para os predadores, do que simplesmente trazer de volta uma isca de "meia água" ! Nada contra essas iscas e até mesmo as de profundidade e jigs, mas a competência do sucesso está diretamente ligada à fé do pescador em tornar produtiva a isca que esteja usando... independente de em que nível da água ela esteja sendo tracionada...

Claro que não basta apenas isso, pois tem que haver algum grau de similaridade entre a isca usada e as presas existentes na região, não apenas nas cores, formatos e tamanhos e formas de serem trabalhadas. 

O pescador "calejado" é - via de regra - menos ansioso que os demais. Conversa com o piloteiro, observa o local do pincho para escolher o que irá usar no lançamento, e provavelmente terá uma produtividade mais acentuada. Bons equipamentos são excelentes para fazer da pescaria algo que nos traz alegrias, gere adrenalina e até mesmo esportividade, mas não pega mais peixe por conta disso.

Quantas foram as vezes que observei piloteiros com material rudimentar ao extremo embarcar grandes troféus ! Claro que o treino ajuda na precisão do lançamento, mas o olhar daqueles que se consideram um pouco mais experientes é o que fará (sempre) a diferença...

Finalizando, todos temos as nossas preferências mesmo que nem sempre elas venham conseguir nos satisfazer como imagináramos (tipo um peixe por lançamento), e elas sempre estarão nas nossas caixas de isca - se possível em mais de uma unidade... (just in case)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro  passo pra ter sucesso em uma pescaria de isca artificial não é modelo, cor, tamanho, trabalho e sim  pescar onde tem peixe, segundo pescar quando eles estão ativos, terceiro saber "ler" o rio e não ficar arremessando igual um animal,  os guias pegam o peixe com um ou dois arremessos pois sabem onde o peixe está.  Eu digo isso pois eu sou quase um guia de pesca aqui onde pesco kkkkkkkk, pois moro a 10km do rio e pesco 2 a 3x na semana, conheço os tucunas pelo nome, com 10 arremessos em 30minutos garanto que pego mais peixe que quem não conhece o lugar e bate o dia todo.  E quarto e último lugar aonde o pescador bom faz a diferença, saber escolher a isca certa , a cor certa o trabalho certo pra ter sucesso  quando os 3 outros itens não estão presentes.   O fator sorte melhor nem comentar, kkkkkkk.   Comprar um monte de isca é consumismo como Kid citou    mas também a fé naquele modelo que olhou pendurado na loja, e isso faz parte da pescaria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou montando minha tese sobre iscas. Mas garanto que algumas iscas se sobressaem. Não negam fogo. Vou para outras iscas quando aquela não funciona. Mas daí o peixe já não está lá, ou tá de barriga cheia, ou a água sujou. Enfim, N fatores. Mas acredito que iscas preferidas, vem da capacidade do pescador acertar no trabalho dela. Por isso num mesmo local, dois pescadores utilizando a mesma isca, tem resultados diferentes. Mas por enquanto é achômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Guto Pinto disse:

Primeiro  passo pra ter sucesso em uma pescaria de isca artificial não é modelo, cor, tamanho, trabalho e sim  pescar onde tem peixe, segundo pescar quando eles estão ativos, terceiro saber "ler" o rio e não ficar arremessando igual um animal,  os guias pegam o peixe com um ou dois arremessos pois sabem onde o peixe está.  Eu digo isso pois eu sou quase um guia de pesca aqui onde pesco kkkkkkkk, pois moro a 10km do rio e pesco 2 a 3x na semana, conheço os tucunas pelo nome, com 10 arremessos em 30minutos garanto que pego mais peixe que quem não conhece o lugar e bate o dia todo.  E quarto e último lugar aonde o pescador bom faz a diferença, saber escolher a isca certa , a cor certa o trabalho certo pra ter sucesso  quando os 3 outros itens não estão presentes.   O fator sorte melhor nem comentar, kkkkkkk.   Comprar um monte de isca é consumismo como Kid citou    mas também a fé naquele modelo que olhou pendurado na loja, e isso faz parte da pescaria. 

Parabéns Guto.

Perfeita colocação.

Sucesso na pescaria independe de apenas um fator, claro que técnica, ambiente, e material contam muito, e muito mesmo. Principalmente conhecer o local e entender o comportamento dos peixes naquele dia para poder trabalhar a isca como eles querem. 

Conhecer o local é fundamental, por isso a importância de um bom guia de pesca, pois a maioria de nós não tem o privilégio de poder pescar 2 a 3x na semana. kkkkkkkk 

Mas verdade seja dita pois as vezes nada disso também adianta. 

Sabemos que tudo afeta nossa pescaria, seja, arremesso preciso, pressão atmosférica, maré, lua, fartura de alimentos, repiquete, rede, boto, piranha, e muito mais. Até aquele parceiro chato com a caixa de som escutando música de chifrudo na frente do barco interfere na pescaria.

Você pode fazer várias pescarias no mesmo local, e todas elas serão diferentes umas das outras.

Como você disse, as vezes é só a velha e boa sorte que trará resultados. As vezes técnica, as vezes o material, as vezes qualquer coisa e as vezes nada.

Com certeza posso dizer que uma ótima pescaria será realizada quando temos todos esses fatores agregados.

Claro que quanto mais conhecimento, maior a probabilidade de fazer uma ótima pescaria ou torná-la menos difícil.

Mas sem dúvida alguma, acredito que o fator mais importante para o sucesso da pescaria é o churrasco e a diversão com os amigos.

Churrasquinho na beira do barranco ajuda muito a pegar peixe. Já comprovei isso várias vezes, inclusive estou realizando um estudo sobre "A importância do cheiro da gordura da picanha pingando no carvão, para atrair os peixes". Parece que os peixes se alegram com o cheiro e com a farra. Pretendo realizar essa técnica mais algumas vezes antes de concluir o estudo.

Abs meu amigo.

Bragatto. 

 

18 horas atrás, SilvanioDC disse:

Desde quando vi a primeira isca artificial em um programa do Pesca & Companhia, como a maioria eu também pensei “Essa é a isca que pega o peixe, então, eu preciso de uma!”.

 

Confesso que demorou anos até que eu realmente engrenasse nesse mundo de quem utiliza isca artificial, tendo a ideia formada de que a isca era o segredo do sucesso.

 

Hoje, anos e anos mais tarde, depois de passar por muitos erros e acertos, sem vergonha de dizer, mais erros do que acertos.

 

Sei que tem muito mais coisa a ser feita para se ter resultado na pesca além de se ter um boa isca.

 

Já usei iscas consagradas, desconhecidas, feias, quebradas e artesanais.

 

E posso afirmar que em alguns poucos momentos até parecia que a isca era mágica, porque só aquela danada pegou.

 

Mas também tive inúmeras situações onde em um único dia só ela pegou e depois nunca mais.

 

Quando me dei por mim, lá estou eu com caixas e caixas de iscas, e me pego hoje utilizando 1 ou 2 iscas durante toda a pescaria e pegando muito peixe.

 

Pra mim ficou claro porque os meus resultados na pesca cresceram exponencialmente, foi simplesmente deixar de dar tanta atenção para a isca e dar mais atenção para mim mesmo.

 

Ninguém entra em um carro pela primeira vez e sai dirigindo, aliás, pode até sair, mais vai dar ***** logo logo.

 

E mesmo se aprender a dirigir sozinho vai adquirir vícios, converter sem dar seta, parar em local proibido, andar lento na pista da esquerda (aff), acho que você entendeu… 

 

Ou seja, se não aprende direito sempre vai ter resultados ruins.

 

Garanto que muitos vão descordar, e tudo bem, mais o que defendo primeiramente para todos os meus alunos é “saiba o que você deve fazer e como fazer, independente da isca que for utilizar”.

 

Uma boa isca deve durar, ser resistente, ter um bom acabamento e uma cor que esteja dentro de suas escolhas frente a leitura do ambiente.

 

Mas… “Um pescador ruim com uma isca boa pode até pegar 1 peixe, já um pescador bom com uma isca ruim vai fazer a festa”

Isso faz sentido pra você?

 

Deixa seu comentário e compartilha para sabermos a opinião do seu colega de pesca.

 

Um grande abraço e me segue ai!

 

 

➡️ Gostou! Que tal participar de um Curso [Grátis] para Iniciantes na Pesca com Iscas Artificiais? E só se cadastrar e começar agora mesmo:  https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/inscricaominicurso/

 

 ➡️ Conheça este novo Método passo a passo que vai transformar VOCÊ em um Ninja da pesca com Iscas Artificiais em apenas 21 dias: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/conhecendometodo60up/ 

 

 ➡️ Pegue aqui o seu e-book sobre Iscas Artificiais: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/ebook-iscas-artificiais-para-iniciantes/

 

 ➡️ Conheça aqui meu Blog onde posto diariamente várias Dicas e Segredos sobre Pesca Esportiva: https://www.silvaniopescaesportiva.com.br/

 

 ➡️ Facebook: https://www.facebook.com/silvaniopescaesportiva/

 

 ➡️ Instagram: https://www.instagram.com/silvaniopescaesportiva/

Silvanio,

Parabéns pelo tópico e pelo curso.

Show.

Concordo que isca não é o fator principal, pois muitas vezes gatamos dinheiro só pq nos parece uma coisa fantástica e acabamos sendo fisgados ao invés do peixe.

Mas com certeza tem aquelas que fazem a diferença e não tem como negar.

“Um pescador ruim com uma isca boa pode até pegar 1 peixe, já um pescador bom com uma isca ruim vai fazer a festa” PERFEITO

E vai ter iscas que são ótimas e não funcionam para um pescador e iscas ruins que funcionam para outro pescador.

Isca artificial é igual a sapato de mulher, elas tem muitos e usam quase sempre os mesmos, mas vai falar que elas darem. kkkkkkkkkkk 

Sucesso com o curso meu amigo.

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por essas e outras que tenho sempre me esforçado para colocar em pratica em minhas pescarias a seguinte frase...

 

"Pescar é sempre mais divertido que pegar peixe."

 

Independente de qualquer coisa material, se você for para beirada d'água com a intenção de se divertir, se desconectar da rotina e seus problemas e se entregar à natureza em um ambiente onde você goste, pescar como você gosta e com quem você gosta e por ai vai; tenho certeza, no final do dia independente de quantos peixes você pegou mas você vai voltar para casa mais feliz.

 

E como se diz o grande mestre Nelsinho....

 

"Pescar com iscas artificiais é acreditar em cada arremesso!"

 

Isso é o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...