Ir para conteúdo

Serra da Mesa atinge o maior nível desde 2016.


Posts Recomendados

Análise feita pelo nosso amigo @Nadimir.

 

Captura de Tela 2020-03-28 às 1.49.23 PM.jpg

 

"Amigos Pescadores, no meio de tanta notícia ruim, lá vai uma boa, para nós que somos apaixonados pela Serra da Mesa:
O nível da água da Serra da Mesa está subindo bem. Isto se deve a uma resolução da ANA – Agência Nacional de Águas, que reduziu a vazão mínima de 300 m³ para 100 m³. Esta vazão reduzida deve permanecer até 30/04, quando voltará a 300 m³. Isto se não for revogada a resolução e/ou acontecer algum outro fato quer faça liberarem as comportas (geração de energia, $$$$), o que já ocorreu em outros anos. A vazão reduzida (principal motivo) e a boa quantidade de chuvas, está permitindo este aumento do nível.
No gráfico anexo, vocês podem ver com está a subida em relação a outros anos (linha verde, de 2020. Obs: para 30/03 é estimado).
Esta é a notícia boa. A notícia ruim é que a própria resolução reafirma o que já era sabido: de que a Serra da Mesa “deverá, sempre que necessário, suprir as vazões defluentes necessárias para garantir o atendimento das restrições de vazões defluentes mínimas das UHEs de Cana Brava, Peixe Angical, Lajeado e Estreito, localizadas no trecho do rio Tocantins a jusante da UHE de Serra da Mesa”. Ou seja, a Serra da Mesa é uma grande “caixa d’água” para as represas situadas abaixo dela, por isto sempre haverá grande oscilação em seu nível (basta verificar o gráfico anexo).
A Serra da Mesa ainda está muito longe de atingir o seu nível máximo (460 metros), e até mesmo o nível máximo que já atingiu em 15/04/2012 (454,28). Considerando que todo ano ela sobe bem até maio, mas desce bem também até dezembro, o saldo positivo de subida é pequeno todo ano.
Mas é um alento sabermos que, ao menos este ano, no final do período de chuvas, teremos um bom nível de água.
Temos que ver como os tucunarés se comportarão com este aumento rápido do nível da água, mas isto somente tem um jeito de descobrir: PESCANDO!!!!!!!!!!! E SOLTANDO!!!!!! BORA PESCAR ENTÃO!!!!!!!!!!
Um abraço a todos.
Nadimir"

 

 

Obrigado ao amigo pela análise.

E puts, assim q abrirem Niquelândia vou lá dar uma esticada na linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...