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HELICE INOX PASSO 26 (FURY, BRAVO OU PROMAX)


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Luiz....

 

Vejo que vc está interessado em vários tipos de hélice para comprar, ocorre que cada tipo tem uma aplicação um pouco diferente.

Vou viajar na maionese aqui com este tópico, mas acredito q ele poderá ajudar outros amigos. Vou inclusive copiar todo o texto e criar um tópico sobre o assunto lá na sala náutica. Mas vamos lá.

 

Falar de hélice é sempre muito complicado. É muita informação técnica, e é muita gente dando pitaco sem saber realmente a diferença entre elas (inclusive eu).....rsrs

É sério, já testei algumas hélices e já vi q muita coisa se confunde. O resultado final nem sempre bate com as especificações exibidas no site do fabricante. Tenho conhecidos que já gastaram verdadeiras fortunas com hélice e não conseguiram resultados satisfatórios com isso.

 

Vc não disse qual o seu barco, mas eu sei q vc usa/usou um Mirage F da Fibralar com motor 115hp, Mercury CT (Command Trust).
A rabeta e a relação de engrenagem (2,38:1) dos motores CT é a mesma do 150HP 4T, ou seja, permite a utilização de grandes hélices. Ocorre q o motor ainda tem 115hp. Vc não conseguirá o mesmo desempenho que um 250hp, por exemplo.

 

Eu, no seu caso, colocaria uma Fury 4 (que é a Fury com 4 pás). É uma hélice descomplicada, da linha Elite. Sou de falar que é uma das mais utilizadas nos bassboats (150 a 250hp).

Eu andei com um 200HP ProXs (2T) com uma Fury 4 (26) e fiquei impressionado com o quanto ela é melhor que uma de 3 pás, isso, em todos os sentidos (arrancada, velocidade de cruzeiro e velocidade final). Antes eu usava um 300XS num Angler, com uma hélice ProMax 28. A arrancada era mediana/ruim e a final boa. Com essa Fury 4, num 200hp, e no mesmo casco, a arrancada melhorou 200% e a final surpreendeu para os 200hp. Ficou muito, mas muito bom.

 

ProMax é da linha Mercury Racing. É projetada para velocidades acima de 80mph. Tem o centro da hélice mais fino, sem o SDV (sistema de ventilação). Esse sistema de ventilação ajuda a produzir bolhas ao redor da hélice durante a arrancada, isso ajuda no planeio. Como a ProMax não tem isso, vc perderá no planeio do barco e ganhará em velocidade final. 

 

A Bravo é mais complicada de vc utilizar. Isso pq tem vários tipos de Bravo.

- Tem a Bravo I FS que é recomendada para motores V8;

- A Bravo I LT que é indicada para barcos que precisam plainar rapidamente e que constantemente fazem curvas/manobras; 

- A Bravo I XS que é a mesma FS, mas tem o SDV para melhorar ainda mais o planeio (o que ajuda ainda mais nos motores 2T, uma vez que tem menos torque que os 4T).

- A Bravo I OC, que tem o barril um pouco menor, o que melhora em velocidade final.

 

Algumas Bravo tem o acabamento chamado Blue Print, que é a mesma coisa que Lab Finish. Do que eu entendo, são hélices com melhor controle de qualidade e mais "amoladas" para cortar água (o q aumenta o giro e dá mais desempenho).

Já a Fury tem acabamento Pro Finish.

 

Ah, e as hélices racing (Lab Finish) são mais caras tb.

 

Mas, respondendo a sua pergunta, eu, no seu caso, pegaria uma Fury 4 para o seu motor 115CT. :good:

Hj eu uso uma Bravo I XS no meu 300hp 4T. Dessa vez admito q a Bravo encaixou certinho no motor....mas, todas as vezes que coloquei uma Bravo num motor 2T, ela perdeu desempenho comparada com a Fury (isso pq usava a Fury com 3 pás).

 

Não sei se ajudei ou se atrapalhei mais....rsrsrs

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