Ir para conteúdo

[Hélices] ProMax, Fury ou Bravo??? Qual escolher?


Posts Recomendados

Falar de hélice é sempre muito complicado. É muita informação técnica, e é muita gente dando pitaco sem saber realmente a diferença entre elas (inclusive eu).....rsrs

É sério, já testei algumas hélices e já vi q muita coisa se confunde. O resultado final nem sempre bate com as especificações exibidas no site do fabricante. Tenho conhecidos que já gastaram verdadeiras fortunas com hélice e não conseguiram resultados satisfatórios com isso.


A rabeta e a relação de engrenagem (2,38:1) dos motores CT é a mesma do 150HP 4T, ou seja, permite a utilização de grandes hélices. Ocorre q o motor ainda tem 115hp. Vc não conseguirá o mesmo desempenho que um 250hp, por exemplo.

 

Eu, no seu caso, colocaria uma Fury 4 (que é a Fury com 4 pás). É uma hélice descomplicada, da linha Elite. Sou de falar que é uma das mais utilizadas nos bassboats (150 a 250hp).

Eu andei com um 200HP ProXs (2T) com uma Fury 4 (26) e fiquei impressionado com o quanto ela é melhor que uma de 3 pás, isso, em todos os sentidos (arrancada, velocidade de cruzeiro e velocidade final). Antes eu usava um 300XS num Angler, com uma hélice ProMax 28. A arrancada era mediana/ruim e a final boa. Com essa Fury 4, num 200hp, e no mesmo casco, a arrancada melhorou 200% e a final surpreendeu para os 200hp. Ficou muito, mas muito bom.

 

ProMax é da linha Mercury Racing. É projetada para velocidades acima de 80mph. Tem o centro da hélice mais fino, sem o SDV (sistema de ventilação). Esse sistema de ventilação ajuda a produzir bolhas ao redor da hélice durante a arrancada, isso ajuda no planeio. Como a ProMax não tem isso, vc perderá no planeio do barco e ganhará em velocidade final. 

 

A Bravo é mais complicada de vc utilizar. Isso pq tem vários tipos de Bravo.

- Tem a Bravo I FS que é recomendada para motores V8;

- A Bravo I LT que é indicada para barcos que precisam plainar rapidamente e que constantemente fazem curvas/manobras; 

- A Bravo I XS que é a mesma FS, mas tem o SDV para melhorar ainda mais o planeio (o que ajuda ainda mais nos motores 2T, uma vez que tem menos torque que os 4T).

- A Bravo I OC, que tem o barril um pouco menor, o que melhora em velocidade final.

 

Algumas Bravo tem o acabamento chamado Blue Print, que é a mesma coisa que Lab Finish. Do que eu entendo, são hélices com melhor controle de qualidade e mais "amoladas" para cortar água (o q aumenta o giro e dá mais desempenho).

Já a Fury tem acabamento Pro Finish.

 

Ah, e as hélices racing (Lab Finish) são mais caras tb.

 

Hj eu uso uma Bravo I XS no meu 300hp 4T. Dessa vez admito q a Bravo encaixou certinho no motor....mas, todas as vezes que coloquei uma Bravo num motor 2T, ela perdeu desempenho comparada com a Fury (isso pq usava a Fury com 3 pás).

 

Não sei se ajudei ou se atrapalhei mais....rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Fabricio,

Rapaz esse tal de hélice deixa a gente meio perdido,

hoje estou com um mercury 200hp v6 4 tempos no mesmo casco, infelizmente por indicação de alguns, peguei um hélice que não encaixou no conjunto, (promax28) ficou muito longa...

pelos cálculos de rpm que está chegando , preciso de um helice menor , acredito que um 26 vai encaixar melhor.

interessante que no site de seleção de hélices da mercury tbm indicou uma 28p, mas sei que existe uma margem de erro, só não imaginava ser tão grande,

mas o giro ficou muito abaixo do ideal, 

suas informações são de grande valia para min, não sabia que existia tantos modelos de hélice Bravo por exemplo.

obrigado por suas informações são sempre bem vindas..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...Uhmm...saquei.

Hj vc está com o 200hp 4T. 
 

Os 4T tem maior torque, para decolar é muito melhor...mas Pro Max 28 era a q eu usava num 300XS. Chegava a dar 6.150RPM a 85mph.

Imaginar que essa hélice vai num motor racing de 300hp, fica complicado de entender vc usando a mesma num motor 200HP, mesmo q seja 4T.

 

Acabei de fala com um amigo q tem o novo 200 4T da Mercury, acho q o motor é mesmo q o seu.

Hj ele usa uma Fury 4 passo 26...Ele já usou uma Bravo 28 (não sei qual, mas acredito q seja a XS) e conseguiu apenas 2mph a mais com ela (comparado com a Fury 4). Ambas a 5.500RPM

 

Ainda assim eu iria de Fury 4. É mais barata e, pelo menos nos testes que fiz, cavitava muito menos que a Bravo durante as arrancadas. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2020 em 11:31, Fabrício Biguá disse:

Bom dia...Uhmm...saquei.

Hj vc está com o 200hp 4T. 
 

Os 4T tem maior torque, para decolar é muito melhor...mas Pro Max 28 era a q eu usava num 300XS. Chegava a dar 6.150RPM a 85mph.

Imaginar que essa hélice vai num motor racing de 300hp, fica complicado de entender vc usando a mesma num motor 200HP, mesmo q seja 4T.

 

Acabei de fala com um amigo q tem o novo 200 4T da Mercury, acho q o motor é mesmo q o seu.

Hj ele usa uma Fury 4 passo 26...Ele já usou uma Bravo 28 (não sei qual, mas acredito q seja a XS) e conseguiu apenas 2mph a mais com ela (comparado com a Fury 4). Ambas a 5.500RPM

 

Ainda assim eu iria de Fury 4. É mais barata e, pelo menos nos testes que fiz, cavitava muito menos que a Bravo durante as arrancadas. joia:::

Boa Tarde Fabrício 

poderia me ajudar ? O meu é um Quest 290 está com um 250hp pro xs, você me indicaria esse mesmo Hélice (Fury), o helice atual quando dá uma pisada pra sair ela está saindo de giro. Não sei de preciso dar uma baixada no jack. Pois o motor está um pouquinho acima da linha do casco.. ontem fui andar o barco não está passando de 100km/h isso a 5.900 rpm  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2020 em 17:11, Allan Ryck disse:

Boa Tarde Fabrício 

poderia me ajudar ? O meu é um Quest 290 está com um 250hp pro xs, você me indicaria esse mesmo Hélice (Fury), o helice atual quando dá uma pisada pra sair ela está saindo de giro. Não sei de preciso dar uma baixada no jack. Pois o motor está um pouquinho acima da linha do casco.. ontem fui andar o barco não está passando de 100km/h isso a 5.900 rpm  

Allan....Claro, estamos aí para ajudar.

Hélice para 250ProXs 2T é a Fury passo 27. Pode ir nela q não tem erro. Se a sua é passo 27, o problema está em outro lugar.

Seu jack é mecânico?!?! O motor esquenta facilmente quando você faz uma curva mais acentuada nele???

 

E Allan, repare q na Fury tem uns furos na base na hélice. Isso q é chamado de SDV...Existem umas tampinhas com furos variados q você coloca ali para evitar essa "patinada" durante a arrancada...Mas ainda acredito q o seu motor esteja muito alto. Desça um pouco ele antes de testar outras coisas. Esse motor a 6.000RPM com uma Fury27, neste casco, tem q dar 130Km/h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2020 em 22:55, Fabrício Biguá disse:

Allan....Claro, estamos aí para ajudar.

Hélice para 250ProXs 2T é a Fury passo 27. Pode ir nela q não tem erro. Se a sua é passo 27, o problema está em outro lugar.

Seu jack é mecânico?!?! O motor esquenta facilmente quando você faz uma curva mais acentuada nele???

 

E Allan, repare q na Fury tem uns furos na base na hélice. Isso q é chamado de SDV...Existem umas tampinhas com furos variados q você coloca ali para evitar essa "patinada" durante a arrancada...Mas ainda acredito q o seu motor esteja muito alto. Desça um pouco ele antes de testar outras coisas. Esse motor a 6.000RPM com uma Fury27, neste casco, tem q dar 130Km/h.

Fabrício o Barco tá na náutica fui lá hoje é conferi a minha hélice é uma Fury passo 27 de 3 pás. Ela tem esses furos o meu não tem tampa esses furos estão abertos.. Meu Jack é mecânico. O Motor navega de 50 a 60 graus só se levantar muito o trim ai ele esquenta chega a 75graus..

Fabrício valeu obrigado você sempre disposto a ajudar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allan, ele está com a hélice correta. 

O jack é q está muito alto, mas muito alto mesmo...rsrs

Passo 1:

Jogue ele todo pra baixo. Você terá q dar 10 no trim e o motor não pode começar a esquentar (a temperatura não pode subir nem 1 grau, se subir, volte para a regulagem anterior).

Passo 2:

Subiu todo o trim e o motor não esquentou?!?! Agora sim, você vai subindo o jack de 2cm em 2cm. 

Levante o trim no 10. O motor não pode esquentar 1 grau sequer. Não esquentou, suba mais 2cm.

 

E assim você vai regulando.

 

Agora, seguinte, barco pesado (em condições de pesca), nem sempre combina com jack alto. Isso acontece pq o motor não tem força para tirar o barco totalmente da água, o que acaba gerando falta de desempenho.

 

Ah, e quando você abaixar o jack, vai melhorar o problema da cavitação. Na arrancada o giro pode dar uma estouradinha, mas coisa rápida. Logo tem q decolar.

 

Teste aí e nos diga o q deu. 😉

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Allan, ele está com a hélice correta. 

O jack é q está muito alto, mas muito alto mesmo...rsrs

Passo 1:

Jogue ele todo pra baixo. Você terá q dar 10 no trim e o motor não pode começar a esquentar (a temperatura não pode subir nem 1 grau, se subir, volte para a regulagem anterior).

Passo 2:

Subiu todo o trim e o motor não esquentou?!?! Agora sim, você vai subindo o jack de 2cm em 2cm. 

Levante o trim no 10. O motor não pode esquentar 1 grau sequer. Não esquentou, suba mais 2cm.

 

E assim você vai regulando.

 

Agora, seguinte, barco pesado (em condições de pesca), nem sempre combina com jack alto. Isso acontece pq o motor não tem força para tirar o barco totalmente da água, o que acaba gerando falta de desempenho.

 

Ah, e quando você abaixar o jack, vai melhorar o problema da cavitação. Na arrancada o giro pode dar uma estouradinha, mas coisa rápida. Logo tem q decolar.

 

Teste aí e nos diga o q deu. 😉

 

Valeu Fabrício vou colocar ele na agua esse final de semana vamos fazer esses ajuste indicado... Valeu meu amigo pela aula. retorno na semana que vem com o resultado... Valeu abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 25/05/2020 em 11:30, Fabrício Biguá disse:

Allan, ele está com a hélice correta. 

O jack é q está muito alto, mas muito alto mesmo...rsrs

Passo 1:

Jogue ele todo pra baixo. Você terá q dar 10 no trim e o motor não pode começar a esquentar (a temperatura não pode subir nem 1 grau, se subir, volte para a regulagem anterior).

Passo 2:

Subiu todo o trim e o motor não esquentou?!?! Agora sim, você vai subindo o jack de 2cm em 2cm. 

Levante o trim no 10. O motor não pode esquentar 1 grau sequer. Não esquentou, suba mais 2cm.

 

E assim você vai regulando.

 

Agora, seguinte, barco pesado (em condições de pesca), nem sempre combina com jack alto. Isso acontece pq o motor não tem força para tirar o barco totalmente da água, o que acaba gerando falta de desempenho.

 

Ah, e quando você abaixar o jack, vai melhorar o problema da cavitação. Na arrancada o giro pode dar uma estouradinha, mas coisa rápida. Logo tem q decolar.

 

Teste aí e nos diga o q deu. 😉

 

Demorei para aparecer... Segui sua recomendação a temperatura está ficando em 48/50 graus (fiz revisão ja troquei todos os filtros rotor tudo novo), a Velocidade máxima 117km/h... sinto que da pra levantar mais uns 2 cm ele está em 5.700rpm.. mais está faltando coragem... ele começou a balançar um pouco quando passa dos 107 km/h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...